segunda-feira, 21 de maio de 2012

A revelação que a Igreja possui - Mt 16 - Pr. Gedimar de Araújo

TEXTO: Mateus 16.13-17
13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os outros dizem que o Filho do homem é?" 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas". 15 "E vocês?", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". 17 Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

OBSERVAÇÃO:
Jesus faz uma pergunta aparentemente casual: “Quem o povo diz que o Filho do Homem é?”. A resposta mostra que o povo estava perdido e sem clareza acerca de quem Jesus era. A igreja precisa estar atenta as respostas do mundo. Ao ouvir esta perspectiva Jesus então lança a pergunta para os discípulos, para a igreja. “E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?”. Pedro então respondeu: “O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus deve ter dito lá dentro: Yes!! É isso Pedro!! Vocês têm uma revelação que o mundo não tem. Vocês tem um conhecimento que o mundo não possui. A responsabilidade da igreja é grande, pois ela é portadora da revelação e precisa anunciar ao mundo aquilo que o mundo não sabe nem conhece. Esta revelação não é para ser colocada debaixo da mesa. É como a luz que precisa ser colocada no lugar alto para iluminar a todos.

APLICAÇÃO:
O que temos feito com a revelação que recebemos? A Igreja é portadora da mensagem que define o destino eterno das pessoas. Podemos deixa-las ignorantes e perdidas, é só nos calarmos e não revelar nada. Ou podemos sair para anunciar em todos os lugares e a todas as pessoas. Preciso ser encorajado a isso, pois tenho estado acomodado. Preciso deixa minha zona de conforto. Como pastor tenho pregado muito para a igreja, e me relacionado muito só com “crentes”, mas percebo que tenho me calado em relação ao mundo. Preciso anunciar com ousadia e coragem a mensagem salvadora e transformadora para este mundo perdido.

ORAÇÃO:
Pai, não me deixe ficar calado, leva-me a ser ousado, destemido e corajoso. Leva-me à proclamar ao mundo, pois eu tenho uma revelação que o mundo não possui. Se eu me calar, eles continuarão a viver na escuridão e não encontrarão o caminho da vida.

Pr. Gedimar de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário