sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pv. 19 - Para o sábio, ignorar ofensas é o Seu troféu. - David San Martín


Provérbios 19:11: “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas”. (NVI)
 “A discrição do homem fá-lo tardio em irar-se; e sua glória está em esquecer ofensas”. (ERA)

A riqueza desse versículo é tanta, que não sei por onde começo fazer a observação. Uma das características mais louváveis em uma pessoa normal no mundo de hoje, é a paciência. Quanto mais para um Cristão, por dezenas de vezes a Bíblia nos exorta a sermos pacientes. Pacientes para com Deus e o Seu propósito nas nossas vidas, e pacientes com os nossos irmãos. Paciência geralmente está relacionada ao saber esperar. Mas o seu significado é bem mais amplo, tratando de uma virtude da pessoa ser tardia em se irar, ter o controle emocional, diante a erros ou a fatos indesejados. Pessoas impacientes tem a tendência de se irar com mais facilidade, por consequência por vezes ficam ofendidas e amarguradas. Contudo o padrão de Deus é outro, o homem que tem a sabedoria e a vida com a Palavra, é tardio em irar-se, é paciente, é sábio. E não fica buscando a se defender, justificar diante de uma ofensa ou acusação, a sua glória (premio) esta em ignora-las, esquece-las.

Sinto que Deus hoje, quer me elevar o padrão. Devo a cada dia viver usufruindo dessa paciência que é parte do fruto do Espirito. E quando for ofendido e desapontado, não devo ficar buscando defender-me, nem justificar-me, devo me gloriar em ignorar as ofensas, qualquer que seja.

Meu Pai, obrigado por mais uma vez estar revelando princípios simples e básicos, mas com um poder tremendo. 

Venha mudar o meu coração, renovar o meu entendimento, que a minha glória esteja em ignorar ofensas, acusações, desapontamentos. Enfim Deus, que eu seja cada dia mais parecido com o meu mestre Jesus, priorizando os outros. Em nome de Jesus.. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário