quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pv. 17 - Coração! Como a prata e ouro, no valor e nas provações! - David San Martín

Coração! Como a prata e ouro, no valor e nas provações!


Provérbios 17:3. – “O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração”.

Nossa... Um versículo e diversos princípios! Quanta riqueza em um só capitulo. Mas focando neste versículo. A primeira coisa que o Senhor me traz, é que os nossos corações para eles são valiosos, são joias aos olhos dele. Sabe, a prata e o ouro são os metais mais especiais existentes no mundo. Para começar são os metais existentes na natureza com os maiores níveis de pureza, e outras características singulares de ambos (o ouro, por exemplo, não reage à maioria dos elementos químicos, enquanto a prata é o maior condutor de energia. Mas o interessante é saber que para esses metais (ou joias) ter o valor e a utilidade que se espera deles, eles passam por um processo para ser purificados de toda a impureza. Processo esse chamado de refinação, purificação (ou prova). Curioso, eu fui estudar como é feito a refinação desses metais (descrita nesses versículos). O ouro e a prata são purificados em altíssima temperatura no fogo, e este processo dura horas... Logo após esses metais em forma liquida é colocada pelo oleiro em crisóis modulados, onde ficam horas fervendo também em alta temperatura... Quando parece que a sessão acabou, eles são posto em formas e vão ao forno(algumas vezes mais aquecido). E finalmente, quando sai do forno, tomam um banho de agua fria. Desta mesma forma o Senhor trata os nossos corações, afim de que sejamos mais puros, santificados, com maior valor, maior utilidade, vasos de honra.

Sabe, para que Deus realize o propósito dele na minha vida plenamente, ele me provará da mesma forma. Quantas vezes o Senhor me levou ao fogo aquecido para me provar, para provar o meu coração, para provar das minhas intenções e motivações. Usou de provações, através de percas, frustrações, mudanças, privações, necessidades. Todas fizeram parte do fogo que aquecia e provava o meu coração. E interessante que a cada vez que sou provado e aprovado, o Senhor me confia algo maior. Já teve momentos que pensei que Deus estava brincando de ser deus com minha vida, nossa, tantas intempéries, mas tudo foi por uma mente inexperiente e deturpada. Pois hoje vejo que tudo foi o Senhor provando meu coração no fogo, e vejo que tem pessoa que foram provadas bem mais. Sabe, uma coisa que me alegra, e é a realidade que há no meu coração, é que eu tenho real convicção que Deus me ama, que sou especial para ele, e que ele me tem como uma joia. Porque, pense bem, o ferro, o alumínio, o chumbo, o aço, enfim... Porque que eles não precisam passar no fogo? Porque eles não precisam ser provados, refinados para se tornarem mais valiosos, e mais uteís? Porque eles já tem o seu valor definido, e a sua utilidade definida, que é ser um metal comum. Agora se eu preciso ser provado, refinado, é porque de fato, eu tenho algum valor, eu sou especial, e o Pai quer potencializar, purificar, para que eu seja cada vez mais pleno diante Dele.

Preciso cada vez mais, me render, me lançar sem medos aos braços desse Deus. Tudo muda quando penso, que as lutas e as provações são o Senhor me purificando, provando o meu coração, fazendo tudo cooperar para o meu bem, como diz Romanos 8. Quantas vezes me pego, dominado pela pressa, tentado a tomar as rédeas e fazer acontecer pelas minhas próprias forças. Porém o tratamento do Pai, nem sempre é num minuto, dura tempos, precisa-se ter paciência, perseverança, fé, e é o que e preciso nestes dias. Cada provação que passar preciso ter em mente, que é o Senhor me refinando, para me tornar mais valioso como joia, mais puro e mais útil diante dele.

Meu Amado Deus, Santo, Eterno Pai. Te louvo Senhor, porque a cada dia mais, tenho experimentado do teu amor. Te dou graças por todas as vezes que provastes o meu coração, assim como o ouro e a prata são provados. Me enche da tua presença, a cada dia venha purificar meu coração e minha mente. E me usa como te agradar. Em nome de Jesus amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário