terça-feira, 30 de outubro de 2012

Líder sob Pressão! 1 Samuel 30 - Marinho Soares, Pr


"Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças...
Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá- lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu- se no Senhor, o seu Deus." 1 Sm 30:4 e 6

Observação:
Davi, após retornar de ser desaprovado de ir à batalha com Aquis, rei dos filisteus, volta a Ziclague, cidade onde morava. A cidade tinha sido atingida pelos amalequitas que a incendiaram e levaram cativos todos os moradores, tanto crianças quanto mulheres. Eles se esvaíram de tanto chorar. Possivelmente a causa maior do choro foi culpa, por terem abandonado a família para lutarem junto a um rei inimigo. Veja que situação! Nesta hora de crise e pressão, quem é o grande culpado? Sem duvida o líder. Davi ficou "profundamente angustiado" todos amargurados e desejando apedreja-lo. O que faz um líder sob pressão?
1. Foca em Deus e não nas circunstancias. Fortalece-se no Senhor, o seu Deus. Não sei bem o que fez. Orou, clamou, buscou misericórdia. Sei que seu coração voltou-se para Deus. Tirou os olhos das circunstancias e focou em Deus.
2. Chama reforço espiritual. Mandou buscar o sacerdote Abiatar. 
3. Consulta o Senhor. Para tudo. Pause (=). É incrível que no calor das criticas e todos esperando uma decisão do líder, Davi para tudo e vai consultar Deus. Vai ouvir a Deus, antes de sair correndo por aí atrás do prejuízo.
4. Vai atrás do prejuízo. Uma vez que ouviu a Deus, ele toma ação. Não fica parado. Assume o controle e corajosamente parte para cima do problema. Muitos lideres morrem aqui.
5. Ao final age com justiça e equidade com os liderados. Todos recebem a honra, até os 200 exaustos que não foram à batalha, mas ficaram cuidado da bagagem e se refrescando no riacho.

Prática: 
Meu Deus, quantas vezes já parto direto para a ação quando estou diante de um problema. A pressão não me paralisa, me leva à ação. Contudo, preciso aprender com Davi pois fez disto o seu quarto passo. Preciso rever. Orar, clamar, me fortalecer em Deus - primeira coisa. Chamar intercessores, mentores e conselheiros espirituais para me apoiarem - segunda coisa. Ouvir a Deus! Parar e ouvir o que Deus quer fazer - terceira coisa. Finalmente ir para a batalha. Mas ir. Não deixar para depois, num processo de procrastinação maléfico e doentio. 

Oração: 
Senhor, nesta terça de manhã tenho um sem número de desafios me pressionando. Mas me ajude a praticar hoje os passos que aprendi. Vou agora tirar um tempo para orar, clamar e me fortalecer no Senhor. Vou buscar ajuda e ouvir ao Senhor. Naquelas situações em que assim já procedi, me ajude a enfrenta-las em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário