terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ouvindo a Equipe - 1 Samuel 29 - Marinho Soares, Pr


Text: 1 Samuel 29:6-7
Então Aquis chamou Davi e lhe disse: “Juro, pelo nome do Senhor, que você tem sido leal, e ficaria contente em tê- lo servindo comigo no exército. Desde o dia em que você veio a mim, nunca desconfiei de você, mas os governantes não o aprovam. 7 Agora, volte e vá em paz! Não faça nada que desagrade os governantes filisteus”.

Observação:
Uma das necessidades mais gritantes na igreja e no mundo hoje em dia é o trabalho em equipe. Para líderes considerados exteriormente fortes, caracterizados por dinamismo, rigidez, foco e domínio, o desafio de trabalhar em equipe ainda se torna maior. Neste texto vemos que Aquis, rei dos filisteus, tinha aceitado a Davi e seus 600 homens para morar em seu território, há mais de um ano, quando fugia de Saul. Davi fora leal e fiel a Aquis. Os filisteus estão saindo para a guerra contra Israel. Davi com seus homens os acompanha, creio que até em forma de gratidão ao que Aquis havia feito a eles. Aqui entra este principio poderoso das equipes: ouvir os membros da equipe. Os conselheiros do rei desaprovam veementemente a participação de Davi e seus homens na guerra. Aquis não hesita em ouvi-los e envia Davi e seus homens de volta para casa, mesmo sob protesto de Davi.

Prática: 
às vezes me considero ou sou equiparado a um líder forte: determinado, decidido, dinâmico e focado. Isto, ainda que pareça benção, muitas vezes se torna em um grande desafio para o trabalho em equipe. Muitas vezes acabo centralizando, não ouvindo os demais conselheiros ao meu redor. Tomo decisões e levo-as a frente com base em minhas convicções, que às vezes são equivocadas. Preciso, com urgência, dar ouvido à equipe que Deus tem colocado ao meu lado.

Oração: 
Senhor, ensina-me, nem que seja com um rei ímpio como Aquis, a ouvir os conselhos daqueles que colocou ao meu redor para me protegerem e guardarem. Ungi-me com este principio poderoso de ouvir e confiar de que o Senhor fala através das pessoas que colocou ao meu redor, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário