sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Você é lâmpada de Israel! 2 Sm. 21 - Pr Marinho Soares


Texto: 2 Samuel 21:17
"Mas Abisai, filho de Zeruia, foi em socorro de Davi e matou o filisteu. Então os soldados de Davi lhe juraram, dizendo: “Nunca mais sairás conosco à guerra, para que não apagues a lâmpada de Israel”.

Obs. Davi vai a guerra contra os filisteus e corre sério risco de vida. Fica cansado no meio da batalha e quase perde sua vida. Um dos seus guerreiros, Abisai, o salva e os seus soldados o proíbe de ir para novas guerras. A expressão que eles usam me chamou muito a atenção:  “Nunca mais sairás conosco à guerra, para que não apagues a lâmpada de Israel”. Davi era a lâmpada de Israel naqueles dias. Fiquei pensando quantos de nós não atentamos para esta verdade. Deixamos de ser a lâmpada, a luz para nossa própria vida, família, igreja, célula, liderança, cidade, etc. Davi brilhava em seu tempo. Era a lâmpada que Deus usava para trazer luz às trevas adjacentes. Todos ficaram angustiados, pois como poderiam viver sem a lâmpada de Israel acesa?

Prática: às vezes confundo modéstia com falta de responsabilidade. Tenho dificuldade em dizer que sou lâmpada para alguma coisa. Mas, olhando melhor para este texto, sinto que Deus me colocou como lâmpada em vários ambientes nestes dias. Não posso me olvidar. Não posso subestimar o chamado e dom de Deus que há em mim. Pelo contrario devo me revestir de humildade, fé e muita, mas muita vigilância mesmo. Devo refletir que uma queda minha trará prejuízo a muitas pessoas ao meu redor. Que um deslize, uma vacilada poderá comprometer muito do que Deus deseja firmar. Portanto, assumo responsabilidade de me cuidar e procurar viver como lâmpada de Israel.

Oração: Senhor peço-te que mantenhas meu coração humilde e submisso a Ti. Que eu venha estar vigilante e valorizando o dom, chamado e vocação do Senhor. "Para que venha a tornar-me puro e irrepreensível, filho de Deus inculpável no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual eu brilho como estrela no universo" (Fl 2:14)em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário