segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Bênçãos não se Compram e nem se tomam a força - Rodrigo Furtado

Bênçãos não se Compram e nem se tomam a força

“Mas eles responderam: Está certo ele tratar nossa irmã como prostituta?” Genesis 34:31

Observação: A beleza de Diná atraiu o coração e aguçou os desejos do jovem Siquem que impensadamente a violentou desonrando toda a família de Jacó. Foi dado a eles a opção de circuncidarem-se sinal da antiga aliança a fim de que Siquem tivesse a moça como esposa, para Hamor seu pai uma ótima oportunidade de aliançar-se com aquele povo tão prospero. Muitas vezes as pessoas são atraídas para as igrejas por paixões momentâneas, interesses próprios ou porque lhe parece uma boa opção e até estabelecem uma aliança com o povo de Deus, porem buscam satisfazer seus próprios desejos frustrando-se e muitas por não achar o que procuram se arruínam, Hamor e seu filho Siquem fizeram uma aliança com homens e por interesses próprios sendo que a circuncisão era uma aliança com Deus tentaram comprar de alguma forma Diná. Devemos buscar primeiro o reino de Deus para que as demais coisas nos sejam acrescentadas e não buscar primeiro as coisas para depois se estabelecer uma aliança com Deus bênçãos não se compram. Talvez o fim de Siquem e seu povo seria outro se ele primeiro conquista-se o coração do Pai para depois pedir a sua filha Siquem não esperou o tempo certo. Toquemos o coração do nosso Deus e certamente as bênçãos viram.

Pratica: Devo buscar o Senhor em primeiro lugar o SENHOR e não correr atrás das bênçãos e fazer de tudo para satisfazer meus pois a conseqüências podem ser trágicas.

Oração: SENHOR da me autocontrole para que eu saiba dominar meus desejos, permita que eu não venha agir por impulso principalmente quando se envolve pessoas, povo santo e ovelhas do SENHOR me ensina a conquistar o seu coração o PAI e certamente o SENHOR me concedera os desejos de meu coração.

Honra, Produto Raro! Pr. Marinho Soares - Gn. 34

Texto: 31 Mas eles responderam: "Está certo ele tratar nossa irmã como uma prostituta?"

Obs. Diná, filha de Jacó sai para passear pela nova “cidade” em que agora estão morando. Ela sai com o objetivo de conhecer as mulheres/moças da cidade. Coisa comum às pessoas que chegam em novo local. Ao caminhar pelas ruas, o filho do governador daquela terra, Hamor, chamado Siquém, a ataca e violenta/estupra. Em seguida diz-se apaixonado por ela. Seu pai e irmãos ficam chateadíssimos e tramam uma forma de se vingarem deles. Fazem todos se circuncidarem e mata-os após três dias quando estão todos doloridos. É uma situação terrível e trágica. Uma situação que hoje não seria considerada tolerável. Contudo o que me chama a atenção é o valor e consideração que aquela família tinha pela sua irmã. Eles tomaram aquela afronta como algo pessoal e partiram para a guerra.

Prática: Tenho eu defendido a honra de meus irmãos e irmãs da mesma maneira que os irmãos de Diná? Sejam meus irmãos carnais ou espirituais? Sinto que este valor tem se perdido no meio da caminhada. Hoje preciso voltar e olhar para aqueles que estão sendo injustiçados e desonrados e entrar em seu favor.

Oração: Senhor peço-lhe perdão pelas vezes que vi meus irmãos sendo desonrados e não entrei em guerra em favor deles. Peço-lhe graça e misericórdia para ser suficientemente corajoso diante destas circunstancias. Me ajude a discernir quando o Senhor está somente tratando com o caráter deles, de quando estão sofrendo injustiças e desonra. Em nome de Jesus. Amém!

Gn. 34 - O Perigo de Olhar apenas para os Benefícios, na hora de uma decisão! - David San Martín


O Perigo de Olhar apenas para os Benefícios, na hora de uma decisão!

Gênesis 34:23 - Lembrem-se de que os seus rebanhos, os seus bens e todos os seus outros animais passarão a ser nossos. “Aceitemos então a condição para que se estabeleçam em nosso meio”.

A passagem de hoje é marcada por anomalias trágicas: 1º O estupro de Diná, filha de Jacó, por Siquem (filho do governador da região); 2º O Extermínio de todos os homens de uma só cidade (em atitude de vingança) pelos filhos de Jacó, Simeão e Levi. Ao estuprar Diná, Siquem se apaixona por ela, e pede a seu pai, Habor (governador da região) para pedir a mão dela para os familiares delas. E Habor vai e fala com Jacó e com os seus filhos, e lhes propões uma aliança. Os irmãos da moça ficaram enraivados, e foram sutis ao vingar, para aceitar a proposta de Habor, lhes propuseram uma condição, onde todos os homens da sua cidade deveriam circuncida-se assim como eles eram, e assim a aliança seria feita. Mas na verdade os filhos de Jacó queriam acabar com a vida de todos os homens daquela cidade. Habor não somente aceita a proposta, mas convence todos os homens daquela cidade a fazer a cirurgia de circuncisão... Porém, o que me chamou a atenção, foi o argumento que Habor frisou para convencer os homens: “Lembrem-se de que os seus rebanhos, os seus bens e todos os seus outros animais passarão a ser nossos”… Isso demonstra que Habor estava interessado na aliança e aceitou a condição dos filhos de Jacó, por interesse material... Ele estava de olho nas riquezas, nos benefícios... Melhor... Ele estava de olho APENAS, SOMENTE nos benefícios dessa aliança, por isso que aceitou facilmente o sacrifício para circuncidar, a si, e os outros homens da cidade.

Não devo olhar apenas para os benefícios, com interesse próprio, quando vou tomar uma decisão ou fizer algo. Pois assim estarei sujeito a cometer equívocos irreversíveis. Habor trouxe desgraça para si e para a sua cidade, pois tomou uma decisão motivada nos benefícios e nos seus interesses pessoais. Devo olhar, e buscar a melhor decisão do Senhor, e não ficar atentando para o que vai ser melhor para mim, o que vai me dar mais lucro, ou o que vai ser. investimento. Devo Fazer aquilo que ele me ordena.

 “Pai agradeço a Ti, por me abrir os olhos nessa metade do dia, em relações as propostas que tenho recebido... Não me deixa olhar apenas para os benefícios apenas, tão somente para aquilo que me trará lucro, mas me guie na tua vontade. Leva-me pelos teus caminhos, para o cumprimento do teu querer, que não aja eu, mas que Cristo aja através de mim. Entrego-me mais uma vez a Ti Senhor, esteja comigo hoje e sempre, em nome de Jesus. Amém!”.

Um Coração Disposto a Perdoar - Rodrigo Furtado - Gn. 33


“Esaú, perguntou: “ O que pretende com todos  os rebanhos que encontrei pelo caminho” – Ser bem recebido por ti, meu senhor, respondeu Jacó. Disse, porem, Esaú: “Eu Já tenho muito, meu irmão. Guarde para você o que é seu”. Gênesis 33:8-9

Observação: 
Neste texto vejo o coração perdoador de Esaú o mesmo percebeu o arrependimento do seu irmão ao receber todos os rebanhos, porem, Esaú tinha muito e era prospero e não queria nada de seu irmão apenas que o mesmo demonstra-se um pouco de arrependimento por todo mal causado a ele. Percebemos hoje uma dificuldade muito grande em se perdoar. As pessoas desejam humilhar a quem o ofendeu e para isso muitas vezes se colocam em uma posição muito superior impedindo que a restauração do relacionamento aconteça. Devemos estar prontos a perdoar e nos colocar em tal posição sem exigências apenas decidirmos perdoar.  Afinal aquele que não perdoar não será perdoado.

Pratica: 
Devo ser ávido a perdoar e buscar sempre a reconciliação sem exigências, sem querer nada. Perdoar é um dos dons mais preciosos, pois, traz a misericórdia do SENHOR para minha vida, preciso estar sempre pronto a perdoar.

Oração: 
SENHOR me da um coração manso e pronto para liberar perdão independente do tamanho da dor,  é o SENHOR que me justifica e sendo assim preciso perdoar a todos a fim de alcançar o seu coração PAI. 

O Preço da Restituição - Rodrigo Furtado - Gn. 32


“ Depois de passar a noite, escolheu entre os seus rebanhos um presente para o seu irmão Esaú.” Gêneses 32:13

Observação:

Após muito tempo longe de casa e ciente que o SENHOR estava com ele Jacó decidiu retornar ao convívio de seu irmão, mesmo com a presença do SENHOR ao seu lado e o abençoando Jacó sabia que deveria restituir seu irmão e assim o fez separou de suas posses vários presentes ao seu irmão a fim de reparar o mal causado no passado. O mais interessante neste capitulo é a posição de Jacó ter se portado como servo de Esaú ou seja ele mesmo reconheceu que roubou de seu irmão o direito a primogenitura. Muitas vezes ferimos as pessoas ao nosso redor e muitas vezes pessoas que amamos muito e geralmente achamos que um simples pedido de desculpa resolve, Jacó não só foi ao encontro de seu irmão para pedir desculpa mais se humilhou a fim de conquistar o seu perdão, a restituição tem um preço e devemos estar dispostos a pagar este preço porque muitas vezes este é um grande sinal de um verdadeiro arrependimento.

Pratica:

Preciso aprender o principio do arrependimento genuíno estar disposto a pagar o preço da restituição e muitas vezes se preciso for me humilhar, considerando-me inferior para que o agir do SENHOR seja completo. Vou buscar a cada dia mais praticar o principio da restituição.

Oração:

SENHOR me ensina a pedir perdão!!! E restituir aqueles que eu fizer algum mal.

domingo, 29 de janeiro de 2012

PENIEL - Pr. Marinho Soares - Gn. 32-33


Texto:Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada".  Gn.32:30

Obs. Jacó vai ao encontro de seu irmão.  Envia mensageiros à sua frente que voltam e  notificam que Esaú está vindo com quatrocentos homens. Ele fica apavorado. Pensa que é um exercito. Muitas vezes quando temos que resolver nossas pendencias, ficamos com o mesmo medo. Quando temos algum “acerto de contas” a fazer, ficamos apavorados. Jacó, porém, age com inteligência e envia cinco grandes presentes para Esaú. Um rebanho de cabras, outro de ovelhas, outro de vacas, outro de camelos e um de jumentos. Contudo, ele não confia na sua astúcia e ao passar pelo ribeiro de Jaboque, deixa sua família ir à frente e fica sozinho e tem um encontro com Deus, que transforma sua vida e história. Muitas vezes agimos com nossa inteligência. O que é correto. Deus nos deu para usá-la. Mas, podemos cair no engano de confiar somente nela. Por isso é importante termos encontros com Deus periodicamente. Precisamos ter o nosso Peniel, onde colocamos nossos medos e inseguranças para Deus.  E não sairmos dali até sermos abençoados.

Prática: preciso ter mais encontros com Deus periodicamente. Preciso levar minhas dúvidas, medos e inseguranças a Ele sempre. Posso agir com inteligência e sabedoria. Posso usar os dons e talentos que Deus me deu. Mas, nada pode substituir um Peniel. Preciso de mais Peniel em minha vida. Preciso subir ao monte. Preciso fazer retiros individuais com Deus. Preciso fazer mais vigílias. Preciso melhorar meu tempo de oração matutina.

Oração: Obrigado Senhor pelos devocionais diários. Muitos deles têm sido verdadeiros Peniel em minha vida. São encontros contigo de grande benção e transformação. Obrigado pela vigília de sexta-feira. Tempo abençoado de encontro Contigo. Assim como Jacó foi transformado, seu nome foi mudado, o coração de seu irmão acalmado e o Senhor o levou em paz a terra que havia prometido; faça o mesmo comigo a cada dia. Diante dos inimigos cotidianos e dos desafios da caminhada, me auxilie a ter cada vez mais Peniel em meus dias. Em nome de Jesus. Amém!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Deus Vê e Recompensa! - Pr. Marinho Soares - Gn. 31


Texto:42 Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão".

Obs. Jacó sai fugido da Mesopotâmia, das terras de seu sogro Labão. Temia que o mesmo lhe prejudicasse, forçando-o a ficar ou tirar as coisas que ele tão arduamente conquistara. Ao proceder desta maneira fez com que seu sogro ficasse muito irado e viesse em seu encalço, encontrando-o sete dias depois. Mas, na noite anterior ao encontro Deus se revela a Labão e diz para ele não mexer com Jacó. Que ele não fizesse promessa nem ameaça a Jacó. Deus cuida dos seus. Nada que pertence aos filhos de Deus pode ser tirado deles a não ser com permissão divina. O que Jacó conquistara fora através da promessa de Deus e que Labão, que não fora justo com ele, não poderia mais tocar. Deus vê o esforço do seu povo. O esforço em ser justo, honesto e verdadeiro em meio a mentira, desonestidade e injustiça. “Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho de minhas mãos...”

Prática: Deus tem visto o trabalho de minhas mãos. Faço para Ele e com os olhos Dele sobre mim. Sei que Ele vê de maneira profunda o meu coração. Isto me leva a ter uma vida muito mais séria e cuidadosa, pois ao homem eu posso enganar, mas a Deus, de forma alguma. Labão achava que Jacó o enganava, mas Deus via o coração. Preciso saber e viver a cada dia sabendo que Deus está vendo minhas práticas diárias. É a Ele que prestarei contas.

Oração: Senhor, olha para mim e tenha misericórdia. Preciso muito ser fiel e santo diante de Ti. Não me deixa viver de aparências ou de engano. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” (Sl.139:23-24) Em nome de Jesus. Amém.

Família = Investimento - Pr. Marinho Soares - Gn. 30

Texto:30 O pouco que você possuía antes da minha chegada aumentou muito, pois o SENHOR o abençoou depois que vim para cá. Contudo, quando farei algo em favor da minha própria família?”"

Obs. Jacó já estava estabelecido na nova terra, casado com Raquel e Lia, tendo muitos filhos, sente necessidade de voltar para sua terra/Canaã. Contudo, até o momento, somente tinha trabalhado para o sogro que não quer que ele vá embora. Jacó responde dizendo, quando farei algo em favor de minha própria família? Vemos que a família é uma instituição divina querida por Deus e que precisa de investimentos sérios para que se mantenha firme e de pé. Jacó somente havia investido no futuro de seu sogro, mas entendia que precisava investir no futuro de sua própria família. Sabemos que de alguma maneira ele já tinha investido na família, pois trabalhara catorze anos para pagar as esposas que tinha. Mas agora ele precisava construir uma estrutura financeira para sustentar o crescimento de sua família. Ele precisava ser menos generoso com o sogro e investir mais no futuro de sua própria família.

Prática: Durante muitos anos vivi de maneira generosa investindo muito nas pessoas e no reino de Deus. Sentia que o Senhor se agradava disto e sempre me abençoava. Contudo houve um tempo posterior a isto que senti que precisava investir um pouco mais em favor de minha casa/família. Um pouco parecido com Jacó: investir em outros primeiro para depois colher o que foi plantado. Preciso continuar realizando isto: investir em minha família. Não somente em recursos financeiros, mas principalmente tempo, carinho, apoio e romantismo.

Oração: Senhor, preciso de sua graça para equilibrar o investimento no reino, nas pessoas e na família. Preciso direção em saber como realizar isto. Peço-te que prosperes minha vida como fez com Jacó. Quero ser um homem rico das virtudes que agradam o teu coração e ter os recursos necessários para viver em paz e com dignidade juntamente com minha família. Que eu venha colher o que tenho plantado, em nome de Jesus. Amém!

Correndo a Maratona - Pr. Marinho Soares - Gn. 29


Texto: “18 Como Jacó gostava muito de Raquel, disse: "Trabalharei sete anos em troca de Raquel, sua filha mais nova". 19 Labão respondeu: "Será melhor dá-la a você do que a algum outro homem. Fique aqui comigo". 20 Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava.

Obs. Me chamou a atenção hoje para o fato de Jacó esperar sete anos para conquistar Raquel como sua mulher. Vivendo nesta sociedade imediatista, somos tentados a querer tudo para ontem. Contudo, nossa vida é mais como uma maratona, do que uma corrida de 100 metros. Se quiser correr a maratona como se corresse os 100 metros, não chegará nem a um terço da corrida. Bem, vejo que a vida cristã é a mesma coisa. Precisamos construir uma vida que subsista por décadas e décadas de caminhada com Deus até que nos encontremos com Ele, seja pela morte ou por sua volta. O mesmo acontece com o trabalho secular ou ministerial. Uma pessoa bem sucedida constrói uma vida de êxito com persistência, trabalho e disciplina. Agora, todos estes anos só podem ser bem vividos se a frase: “pelo tanto que amava”, estiver presente. Se você não amar o que faz, logo se tornará um peso ou algo enfadonho.

Prática: às vezes pratico o ministério com tanta emergência que parece uma corrida de 100 metros. Tenho um sentimento de que é urgente. Que Cristo está voltando. Que as pessoas estão morrendo e indo para o inferno. Sinto um dever profundo de trabalhar enquanto é dia, pois a noite vem quando não poderei mais trabalhar. Por outro lado, tenho consciência de que o projeto de Deus para minha vida extrapola o presente e entra pela eternidade. Preciso fazê-lo como um corredor de maratona. Calcular o custo. Treinar muito. Dividir por etapas e construir de maneira sólida para ser sustentado por muitos anos. Tenho optado pela genialidade do “E” à tirania do “OU”. Ou seja, prefiro ficar com as duas coisas em vez de uma somente. Tem coisas que exigem urgência e devem ser tratadas assim e outras que exigem uma caminhada muito mais longa para acontecer.

Oração: Senhor dá-me amor pelas coisas que tem me chamado a fazer. Quero amar como Jacó amou Raquel, que mesmo fazendo um trabalho rotineiro de cuidar de ovelhas, não se enfadou e sete anos pareceram-lhe como sete dias. Ajude-me alcançar a graça de olhar para trás e contar os setenios como se fossem somente semanas. Em nome de Jesus. Amém!

TEMPO DO DEVOCIONAL - Agapto Silva


Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto, e ele, que está em secreto, te recompensará” (Mt 6:6). 

Estamos vivendo o tempo do devocional. Reuniões, palestras, cultos, material didático, tudo tem nos mostrado a importância de termos um tempo a sós com o Senhor, bem como disciplinarmos nosso espírito para estudo e meditação da Bíblia. Até blogs já estão postados na rede mundial, onde são publicados devocionais de vários irmãos, todos muito bem elaborados, levando-se em consideração o modelo “topo”, que o nosso pastor nos ensinou.


Sem solidão, é impossível ter uma vida espiritual. Ela começa com um lugar e um tempo destinados apenas a Deus. É uma das disciplinas mais necessárias e tam-bém das mais difíceis. A solidão, ou solitude, deve ser nossa resposta à vida ocupada e preocupada. O principal inimigo da vida devocional é a inconstância. Estamos acostumados com rapidez e eficiência, pagar e receber, trabalho e salário, esforço e recompensa. Entretanto, a relação com Deus está em outro nível, em outra órbita. É gratuidade pura. Não podemos traçar rotas alternativas.

Devocional é uma graça recebida e uma disciplina a ser desenvolvida. Mesmo sendo graça e disciplina, é um processo lento e evolutivo como todas as experiências espirituais em nossa vida. É um aprendizado que dura a vida inteira. É graça porque não há nada que possamos fazer para que Deus se relacione conosco. É disciplina porque requer de nós disponibilidade para o encontro, prática exterior que o possibilite e prontidão para o aprendizado.

Sabemos que tudo é graça, e que o maior esforço que fazemos não pode produzir nada de vida em nós. Enfatizamos que a disciplina na vida devocional é tão-somente uma resposta de gratidão e amor ao nosso Deus, que já providenciou tudo para nós e quer que desfrutemos disso. Já que vida devocional também é disciplina, devemos examinar algumas que são importantes ou necessárias para ajudar-nos nesse caminho de dedicar um tempo para Deus e conhecê-lo na intimidade.

A disciplina da solidão é uma das mais poderosas para se desenvolver uma vida de oração. No início, o tempo de solidão poderá ser um tempo em que seremos bombardeados por milhares de pensamentos e sentimentos que emergirão dos cantos mais escondidos de nossa mente, e nos parecerá que estamos perdendo tempo. Porém, aos poucos, se houver fidelidade, perceberemos que divagamos menos, e que nossa mente se deixa dominar mais facilmente pelo espírito.

Neste mundo de ocupações, preocupações e frustrações, Jesus nos oferece solução, nova vida, vida abundante, vida no Espírito, vida num outro reino onde os valores são diferentes e as riquezas, eternas. Para viver essa nova vida que nos é oferecida gratuitamente, é necessário um esforço que não vai além da nossa força. Requer que, em alguns momentos do dia, na presença do Senhor, ouçamos sua voz em meio aos nossos muitos interesses. Requer passos planejados de disciplina e maneiras práticas e nada românticas de buscar as coisas do Reino em primeiro lugar. Se formos fiéis nesses passos, teremos cada vez mais fome e cada vez seremos levados a novas profundidades do Reino e, enfim, descobriremos como e onde seremos cidadãos realizados.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Construindo Escadas - Pr. Marinho Soares - Gn. 28



Texto: “20 Então Jacó fez um voto, dizendo: "Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, 21 e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o SENHOR será o meu Deus. 22 E esta pedra que  hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o  que me deres certamente te darei o dízimo"”.

Obs. Jacó precisava sair de casa. Dois motivos o levam a isto. O primeiro e mais importante era que seus pais, desgostosos com as noras que Esaú havia arrumado, pediram para ele buscar na casa de seu tio, Labão, irmão de sua mãe, uma esposa para ele. O segundo é que a situação em casa estava insustentável. Imagina o espirito de vingança que havia dominado o coração de Esaú! Ele poderia a qualquer momento matar ou ferir Jacó. Em sua caminhada em direção as terras de Labão, Jacó precisa pernoitar e Deus se revela a ele de uma maneira muito linda através da escada que ia da terra aos céus e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. É uma visão muito linda. Temos a impressão que isto somente aconteceu com Jacó, mas na verdade isto está acontecendo todos os dias conosco: a escada está posta e os anjos de Deus continuam a subir e descer e Deus continua ao nosso lado, somente precisamos ter olhos espirituais para vê-los. Precisamos construir as escadas!

Prática: preciso abrir meus olhos espirituais. Preciso ver os anjos de Deus subindo e descendo em todos os momentos e lugares em que estou. Deus está neste lugar. Deus está presente não somente neste lugar, mas Ele habita gloriosamente em minha vida. Preciso ser fiel a Ele como Jacó se propôs a ser: o Senhor será o meu Deus e de tudo o que me deres certamente lhe darei o dizimo.

Oração: Senhor reaviva tuas promessas em meu coração. Alimente-me com elas. Dê-me um coração voltado para o Senhor. Dê-me visões espirituais de que estás comigo. Abençoa-me Senhor. Derrama teu óleo fresco e renovado sobre minha vida. Me coloco cada dia mais em fidelidade ao Senhor com minha vida e os dízimos de tudo o que o Senhor tem me dado. Como favoreceu a Jacó, favoreça também a mim, em nome de Jesus. Amém!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

TRATANDO COM DESPREZO AS PROMESSAS DE DEUS! – Pr. Marinho - Gn.27


TRATANDO COM DESPREZO AS PROMESSAS DE DEUS!

Texto:Perguntou-lhe seu pai Isaque: "Quem é você?" Ele respondeu: "Sou Esaú, seu filho mais velho". Profundamente abalado, Isaque começou a tremer muito e disse: "Quem então apanhou a caça e a trouxe para mim? Acabei de comê-la antes de você entrar e a ele abençoei; e abençoado ele será!" Quando Esaú ouviu as palavras de seu pai, deu um forte grito e, cheio de amargura, implorou ao pai: "Abençoe também a mim, meu pai!" Mas ele respondeu: "Seu irmão chegou astutamente e recebeu a bênção que pertencia a você". Gn.27:32-35

Obs. Esaú tinha por herança/promessa o direito da primogenitura. Era uma benção fenomenal que o filho mais velho recebia de seu pai e que lhe garantia um futuro promissor e seguro. Ele a trocou por um ensopado de lentilhas – “Respondeu-lhe Jacó: "Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho". Disse Esaú: "Estou quase morrendo. De que me vale esse direito?" Jacó, porém, insistiu: "Jure primeiro". Ele fez um juramento, vendendo o seu direito de filho mais velho a Jacó.” Gn.25:31-33. Hoje olhamos para esta atitude de Esaú, e falamos, que loucura este rapaz cometeu somente pelo prazer de uma comida quente num momento de apetite!! Mas, não olhamos para nós que trocamos o direito dos Verdadeiros Filhos de Deus, pelo prazer passageiro e momentâneo ao saciar nosso apetite pelo pecado, como o Espírito Santo nos adverte através de João “Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1 Jo 2:16-17.

Prática: Sinto que tenho agradado a Deus em muitos pensamentos e atitudes que tenho. Que tenho honrado a Ele com minha vida, ministério e bens. Que me esforço para obedecê-lo e ser fiel em tudo o que faço. Contudo, sinto que em algumas áreas meus olhos ainda são cobiçosos, desejando coisas deste mundo; vejo-me em luta com a cobiça da carne, não me fazendo esquecer do velho homem que ainda está dentro de mim – ainda que crucificado; e, tentado pelo conforto e prazer que os bens me trazem – me levando a passividade e preguiça. É uma luta constante para não perder o direito de primogenitura. É um descanso diário na graça de Deus, sem a qual eu não estaria de pé.

Oração: Coloco-me mais uma vez de joelhos diante do Senhor, e clamo que me auxilies nesta luta inglória contra mim mesmo. Não me deixes desprezar tuas promessas nem por um minuto sequer. Sustenta-me com temor e tremor e permanecerei fiel ao Senhor até o fim. Sei que já venceste por mim na cruz todo mal e pecado. Peço-te que o teu sangue, derramado por mim no Calvário, me conserve puro até o dia de sua volta. Em nome de Jesus. Amém!

Noras que Infernizam - Pr. Marinho - Gn. 26


Noras que Infernizam!

Texto:34 Tinha Esaú quarenta anos de idade quando escolheu por mulher a Judite, filha de Beeri, o hitita, e também a Basemate, filha de Elom, o hitita. 35 Elas amarguraram a vida de Isaque e de Rebeca.”

Obs. Hoje, chamou minha atenção, que Isaque não somente repetiu o pecado de seu pai, chamando sua esposa de irmã para livrar-se de ser morto – atitude egoísta e covarde – bem como não buscou uma esposa para seu filho entre os de sua casa. Isto trouxe grande amargura para ele e Rebeca. Repetição de erros é algo que vemos acontecendo todos os dias em nossas vidas. Precisamos buscar a graça de Deus e vigiarmos para não cairmos nesta tentação.  Contudo podemos repetir as coisas certas – Abraão buscou uma noiva para seu filho da mesma família, crença e cultura. Isaque poderia fazer o mesmo – pelo menos com Esaú a quem se afeiçoara. Mas não o fez e trouxe grande tristeza a eles. Esaú escolheu não uma, mas duas mulheres dos Hititas – povo cananeu, que vivia próximo a Canaã – e se tornaram  posteriormente em inimigos de Israel. Veja a dor de Rebeca no cap. 27:46 “Então Rebeca disse a Isaque: "Estou desgostosa da vida, por causa destas mulheres hititas. Se Jacó escolher esposa entre as mulheres desta terra, entre mulheres hititas como estas, perderei a razão de viver”".

Prática: Tenho eu vivido repetições negativas ou positivas em minha vida? Quais heranças tenho recebido e praticado em meu viver? Pelo fato de não ter gerado filhos biológicos , não posso dizer que tenho imitado a Abraão – positivamente, ou Isaque - negativamente. Contudo, tenho procurado passar para os filhos espirituais a mesma experiência que tive de buscar entre os da casa do Senhor uma esposa para mim. Esperei por vários anos. Casei-me aos vinte e cinco anos com uma mulher que busca a Deus, é temerosa e honra ao Senhor, tanto ou mais que eu. Me entristeço muito quando vejo jovens criados na casa do Senhor, discipulados e conhecedores do bem e do mal, fazendo as escolhas erradas. Mas também me alegro com os que fazem as escolhas certas e permanecem nelas!

Oração: Senhor meu desejo profundo é aprender com os homens e mulheres do Senhor e praticar sua virtudes sempre. Desejo viver para tua glória e louvor. Desejo ser exemplo para os filhos espirituais. Peço que os livre de errar. De fazer escolhas que venham trazer amargura a eles e também a seus pais. Livra-nos do mal, em nome de Jesus, amém!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A Decisão Mais Importante Para Esta Vida! - Pr. Marinho Soares


A Decisão Mais Importante Para Esta Vida! - Gn. 24-25

Texto:2 (Abraão) Disse ele ao servo mais velho de sua casa, que era o responsável por tudo quanto tinha: "Ponha a mão debaixo da minha coxa 3 e jure pelo SENHOR, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo, 4 mas irá à minha terra e buscará entre os meus parentes uma mulher para meu filho Isaque" 24:2-4

Obs. Abraão era um homem correto diante de Deus e cheio de temor. Ele recebera uma promessa muito grande em sua vida e sabia que o futuro dela dependia de como seu filho, Isaque, iria se desenvolver. Ele toma um dos maiores cuidados que um pai/mãe deve ter: a escolha de quem irá se casar com seu filho. Ainda que em ultima instância a escolha seja ele, o filho, a fazer, o pai deve dar todas as orientações e a opção correta para ele. Abraão não hesitou em buscar o melhor. Em buscar alguém de sua mesma fé e casa. Já era um prenuncio do que a Palavra irá nos ensinar no Novo Testamento: “14 Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? 15 Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? 16 Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo.” 2 Co. 6:14-16  Este é um cuidado que os pais devem ter hoje. Auxiliar seus filhos na escolha da decisão mais importante de suas vidas aqui na terra: com quem irá se casar. Isto dependerá o futuro da sua família.

Prática: Sou grato ao Senhor pelos pais que tive. Eles me orientaram e opinaram em minha escolha quando chegou a época de meu casamento. Me deixaram um legado de exemplo e também de instrução. Sempre oravam por seus filhos e foram exemplo de casal para nós. Hoje, sempre que vou fazer escolhas importantes, lembro deste principio da Palavra de Deus: não se ponham em jugo desigual. Isto se aplica a amizades, negócios, casamento e qualquer outra aliança.

Oração: Senhor mais uma vez clamo a Ti, por mim e pela igreja que pastoreio. Ajude-nos a fazer as escolhas certas. Oro de maneira toda especial pelos jovens que ainda irão se casar. Que eles façam a escolha certa. Que eles se baseiem no principio da Palavra de Deus. Auxilia-me a ser um exemplo para eles e que eu sempre tome as decisões baseadas no Senhor. Em nome de Jesus, amém.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Colhendo o que Plantou - Pr. Marinho Soares - Gn. 23


Colhendo o que Plantou – Gn.23

6 "Ouça-nos, senhor; o senhor é um príncipe de Deus em nosso meio. Enterre a sua mulher numa de nossas sepulturas, na que lhe parecer melhor. Nenhum de nós recusará ceder-lhe sua sepultura para que enterre a sua mulher".

Obs. Abraão passou sua vida toda em Canaã plantando amizades e relacionamentos. Por onde passou foi um homem conciliador, próspero e bem sucedido. Ele plantou para que depois colhesse. No final de sua vida, quando precisava enterrar sua mulher, foi honrado pelos moradores de sua terra. Quando plantamos em relacionamentos saudáveis, significantes e sólidos, com certeza colheremos bênçãos no futuro. Imagino que Abraão não fez isto pensando no que ele precisaria no futuro, fez porque amava a Deus e ao próximo, era generoso e entendia o valor de bons relacionamentos. Precisamos viver este padrão para que possamos ser bem sucedidos hoje e no futuro.

Prática: todas as vezes que semeei de maneira generosa e desinteressada, colhi frutos de bênçãos em minha vida. Percebo que nos últimos anos tenho ficado mais seletivo em quem investir o meu tempo e recurso. Preciso rever isto. Preciso investir de maneira abundante, generosa e imparcial em todos que o Senhor colocar ao meu alcance e influencia. Preciso  aumentar a semeadura. Preciso crer que os frutos virão.

Oração:  Senhor Tu és minha honra, refugio e libertação. Em Ti me encontro todos os dias, pois em Ti está toda a esperança. Peço-te, em nome de Jesus, me auxilie em ser mais generoso. Mais abundante na semeadura. Em viver mais para Ti e para o meu próximo. Desejo ser cada vez uma benção para o Senhor, sua obra e meus irmãos. Amém.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ENTREGANDO MEU ISAQUE – Pr. Marinho Soares - Gn. 22


ENTREGANDO MEU ISAQUE – Gn. 22

Texto:15 Pela segunda vez o Anjo do SENHOR chamou do céu a Abraão 16 e disse: "Juro por mim mesmo", declara o SENHOR, "que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho, 17 esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos

Obs. Receber a promessa e depois entrega-la. Assim foi com Abraão. Ele esperou tanto pelo filho e agora o Senhor lhe pede que entregue para ser sacrificado. Abraão era um homem muito sério em sua fé. Ele é incrível. Fico pensando que a maior parte de nós questionaria dizendo: como pode! Deu e agora está tirando! Que Deus é este? Abraão não somente conhecia a Deus, mas confiava inteiramente Nele. O senhor pode a qualquer momento pedir o nosso Isaque. Aquela coisa mais preciosa e valiosa que esperamos por vinte e cinco anos por ela. E agora que a temos, Ele pede de volta. Precisamos aprender com Abraão.

Prática: Me sinto constrangido com este capítulo de Gênesis. Como ainda sou aprendiz! Como preciso crescer em praticar a fé e confiança no Senhor. Às vezes seguro as coisas. Tento reter pessoas. Procuro manter tudo sob o meu controle. Sofro demais com perdas. Não sei entregar tudo o que o Senhor pede. Qual seria meu Isaque hoje? Minha esposa? A igreja que pastoreio? Minha posição de liderança na denominação? Minha casa? Os supervisores/líderes da igreja? Preciso pesar meu coração e ver se estou disposto a entregar tudo para Ele. Se Ele me pedisse minha própria vida, caminharia até o monte para sacrificá-la?

Oração: Senhor, nesta oração, entrego a Ti mais uma vez minha vida, o que sou e o que tenho. Não me deixe apegado a coisas e muito menos àquelas que o Senhor está me colocando à prova. Me leve a um nível mais alto de fé e confiança. Quero ouvir: “que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho, esteja certo de que o abençoarei”. Me coloco submisso a Ti senhor e cumpra em mim o Teu querer, em nome de Jesus! Amém!

Quem Espera Alcança a Benção - Gn. 21 - Pr. Marinho Soares


Quem Espera Alcança a Benção – Gn. 21

Texto:5 Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho. 6 E Sara disse: "Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo". 7 E acrescentou: "Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice!"

Obs. São décadas de espera. São muitos anos esperando o cumprimento da promessa. Contudo, Deus não falha. Abraão recebeu o chamado quando estava com 75 anos e somente aos 100 cumpriu-se a promessa. Quantas vezes Deus faz promessas a nós e ficamos desesperados por não acontece-las logo. Somos imediatistas como todo o mundo. Deus quer nos ensinar sobre perseverança. Deus quer nos ensinar sobre permanecer Nele e confiar em suas promessas.

Prática: Preciso aprender a esperar no Senhor. A confiar em todas as suas promessas. Quero me surpreender como Sara se surpreendeu. Quero ter muitos risos e sorrisos ainda. Quero que aqueles que andam comigo possam também sorrir juntamente comigo celebrando as promessas cumpridas por Deus.

Oração: Obrigado Senhor por não me deixar desanimar nos momentos mais difíceis de minha vida. De continuar olhando e vendo o invisível. De crer em suas promessas ante os ataques do inimigo e das circunstancias. Confio em ti e sei que cumprirás tuas promessas em mim e para mim. Amém!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Gn 19 - Não hesite em obedecer, uma ordem imediata que exija uma renuncia! Deus tem um plano! - David San Martín


Não hesite em obedecer, uma ordem imediata que exija uma renuncia! Deus tem um plano!

Gênesis 19:16-17 - “Tendo ele hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles”.

Deus enviou dois dos seus anjos a Ló, e eles anunciaram a Ló que destruiriam as cidades(Sodoma e Gomorra) pois as acusações contra elas diantes de Deus eram tantas. Ao chegar na cidade os homens eram tão mal que tentaram acediar, estuprar os anjos... Porém eles o feriram. E os anjos pediram que Ló se retirasse com a sua familia da cidade para que eles não morressem. Mas o que Deus me chama a atenção, é que os anjos ao anunciar a Ló a destruição das cidades, ele pediu que Ló se retirasse da cidade com os familiares, mas Ló não se retirou imediatamente, como os anjos queriam. A Palavra diz que os anjos ordenaram a Ló: Saiam imediatamente deste lugar ! Porém ele esperou amanhecer e ainda hesitou em sair, tanto que pela misericórdia do Senhor, os anjos agarrou ele e sua família pelas mãos e os retiraram da cidade.

Este ponto observado é muito forte. Fiquei imaginando o que prendia Ló, a ponto dele correr o risco de esperar amanhecer para decidir, titumbear, para ver se sairia da cidade, quando a ordem de Deus, era para que saíssem imediatamenteo... Parecia que ele não tinha entendido bem o propósito da ordem do Senhor... Quem sabe estava dificil renunciar os seus bens, riquezas, e a rotina que ele tinha acostumado ali. Fico me lembrando as vezes que me hesitei, titumbeei, em obedecer ao receber uma ordem do Senhor. Mas o que a Palavra me revela hoje é mais profundo, Deus várias vezes nos dá ordem para que façamos algo dificil, quando precisamos fazer uma renuncia... E não fazemos! Na verdade a renuncia se tratava de um livramento de Deus. E muitas vezes quando ainda insistimos em hesitar, Deus age com misericórdia e nos livra assim mesmo... Porém outras vezes, ele nos permite passar por circunstâncias que nos ensine a ser imediato a ordem que eles nos dá.

Pai eterno, te louvo por até aqui ter me ajudado, por ter aqui ter me inspirado, e me dado forças.
Pai, quantas vezes o hesitei em te obedecer(muitas vezes na dificuldade de renunciar), quando na verdade o Senhor estava querendo me dar um livramento, muitas vezes experimentei da sua misericórdia, e outras vezes do deserto, para não mais hesitar... Peço perdão a ti por todas essas vezes Senhor... E peço que venha me guiar a andar em obediência e na sensibilidade do teu Espirito, para que eu venha discernir o propósito das tuas ordens... Em nome de Jesus, Amém!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Queridinho de Deus - Pr. Marinho Soares - Gn.20


Queridinho de Deus – Gn.20

Texto: 6 Então Deus lhe respondeu no sonho: "Sim, eu sei que você fez isso de coração puro. Eu mesmo impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la. 7 Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão". V.06 e 07

Obs. Abraão mais uma vez “pisa na bola” colocando Sara em uma situação difícil. Já havia feito isto no capítulo 12, no Egito com o Faraó, quando fez o mesmo dizendo ser ela sua irmã. Medo, egoísmo e incredulidade na proteção de Deus, são alguns sinais da humanidade deste grande homem de Deus. Ele tinha dificuldades, pois muitas vezes dependia destes líderes (faraós e reis) para sua própria sobrevivência. Ele ficava “refém” destas circunstancias e acabava cometendo estes deslizes. Contudo, Deus não o desamparava. Deus conhecia o coração de Abraão. Deus sabia de seus limites e entrava em socorro dele. Posso dizer que Deus tinha uma predileção por Abraão, ainda que de vez em quando fosse falho.

Prática: Quantas vezes me vi como Abraão, tendo que falar somente meia verdade para não entrar em situação de grande perigo? Abraão corria risco de morte, pois tinha um tesouro, uma mulher muito bonita dentro de casa sendo cobiçada pelos homens poderosos. Mas quantas vezes vi a misericórdia e graça de Deus mesmo diante de temores e fracassos? Sinto um querer bem de Deus para comigo. Amo a Deus e sei que Ele me ama muito. Sou querido Dele e isto me faz viver cada dia cheio de graça e alegria.

Oração: Obrigado Senhor por me quereres bem. Me sinto amado e querido por Ti. Obrigado por me perdoares e continuar perdoando todas “pisadas na bola” que ainda acontecem. Peço que mantenha meu coração ligado ao Teu e que a sua graça me alcance todos os dias, em nome de Jesus. Amém!

Como Fazer Escolhas e se Arrepender - Pr. Marinho Soares


Como Fazer Escolhas e se Arrepender – Gn. 19

Texto: “Ló partiu de Zoar com suas duas filhas e passou a viver nas montanhas, porque tinha medo de permanecer em Zoar. Ele e suas duas filhas ficaram morando numa caverna.” V.30

Obs. Ló, o sobrinho de Abraão tinha tudo para prosperar, contudo suas escolhas levaram a uma total ruína. Ele tinha um bom exemplo dentro de casa. Seu tio era um homem temente a Deus, fiel e obediente. Contudo, Ló tinha um coração cobiçoso e escolheu um lugar cheio de más companhias que corrompem os bons costumes. Fez a escolha do Vale do Jordão para sua habitação, pois o mesmo parecia muito promissor. Essa escolha o levou para Sodoma e Gomorra e para sua total perdição. Como consequência quase deu suas filhas para os sodomitas abusarem, afim de poupar os anjos do Senhor. Teve que fugir e deixar tudo o que possuía. Sua mulher virou estatua de sal, pois seu coração não havia deixado Sodoma. Suas filhas acabam cometendo incesto com o pai. Seu fim foi morar numa caverna, sem nada. Ao contrário de Abraão que prosperou e tornou-se pai de nações.

Prática: Preciso olhar cada vez com mais carinho para as escolhas que tenho feito em minha caminhada. Às vezes parecem caminhos bonitos e fáceis pela frente para que eu entre neles. Parecem promissores. Mas preciso discernimento para não cair na tentação de escolher o caminho mais atraente. Preciso escolher o caminho de Deus. O que Ele me mostrar esta será a melhor escolha. “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” (Pv.14:12). “O seu Deus o instrui e lhe ensina o caminho.” (Is.28:26).

Oração: Senhor me ajude fazer as escolhas certas em minha vida. Me auxilie em caminhar de forma segura pela tua revelação e caminho. Não me deixes desviar, nem para a esquerda e nem para a direita. Que eu venha glorificar o Teu nome por todas as escolhas que eu fizer. Em nome de Jesus. Amém!

Servindo de Corpo e Alma - Hebert Almeida - Gn.18

Servindo de Corpo e Alma
Texto: Disse ele: "Meu Senhor, se mereço o seu favor, não passe pelo seu servo sem fazer uma parada. Mandarei buscar um pouco d'água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore. Vou trazer-lhes tambem oque comer, para que recuperem as forças e prossigam pelo caminho, agora que ja chegaram ate este seu servo". V. 03-05

Observação:  Olha só Abrão, exemplo de servo, servindo ao Senhor de todo coração, sem pensar em recompensas, fazendo tudo para agradar ao Senhor, e porque para nós, as vezes é tão dificil agradar a Deus? Talves seja por que colocamos na balança, a nossa vontade com a vontade de Deus, Quando sabemos que não é assim que tem que ser, pois a vontade de Deus tem que prevalecer sempre, que tudo que façamos para o Senhor,  seja sempre o melhor, pois é o minimo que podemos fazer; Abrão, dava do seu melhor para o Senhor, e nós, sera que damos do nosso melhor? Temos que servir com o coração, com amor, pois Deus merece muito mais, Submissão, é o que nos falta nos falta.

Prática: Querido Pai, percebo que tenho que servir a ti com mais amor, realmente dando do meu melhor para ti, pois o Senhor sempre me da do seu melhor, mesmo quando eu não mereço, não quero ser relachado, quero fazer a obra com amor, sabedoria, submissão, com o objetivo principal de alegrar a ti, e ganhando vidas, quero dar do meu melhor no Ministerio que o Senhor me confiou, em minha liderança, pois toda honra e toda glória sera dada a ti Pai, pois não sou nada sem o Senhor.

Oração: Deus meu, ensina-me a ser um servo melhor, quero te agradar, te srvir com todo meu ser, tira de mim, tudo que o desagrada e me afasta de ti, tira todo meu ego, pois sem ti, sou como um grão de areia vagando em meio ao deserto, ensiname a te amar como tu me amas, em nome de Jesus, Amem.

Quando o Coração de Deus é Constrangido! - Pr. Marinho Soares - Gn.18


Quando o Coração de Deus é Constrangido!

Texto: “Então o SENHOR disse: "Esconderei de Abraão o que estou para fazer?”” V.17

Obs. Deus vem a Abraão e novamente reforça sua promessa de maneira final. Sara, que ouve atrás da porta (costume das mulheres desde a antiguidade!), simplesmente ri da situação e quando é pega em flagrante, nega. Após reafirmar Sua promessa, Deus revela Seu coração a Abraão dizendo que pretendia destruir Sodoma e Gomorra. Não são muitas pessoa e vezes que Deus revela seu coração ao homem. Deus se sente constrangido em revelar a Abraão o que pretendia fazer com Sodoma e Gomorra. “Esconderei de Abraão o que pretendo fazer?” Deus continua desejoso de revelar seu coração aos seus servos fiéis ainda hoje. Precisamos ser íntimos de Deus e viver segundo o Seu propósito, para que isto aconteça.

Prática: “Esconderei de Marinho o que estou para fazer?” Meu Deus quem dera esta frase fosse dita a meu respeito. Quando terei este privilégio? O que preciso fazer para ser encontrado digno de ser lembrado pelo Senhor? Para que Ele revele Seus planos sagrados e santos a mim? Vejo alguns sinais em Abraão. 1. Ser escolhido de Deus para cumprir algum propósito divino. Caso de Abraão ser pai de uma grande nação. Isto somente será possível a mim se começar a gerar filhos que se tornem em uma grande geração. 2. Ser obediente ao Senhor em tudo. 3. Ter humildade para reconhecer o erro e confessar. 4. Ser paciente na espera do cumprimento da promessa. 5. Estar disposto a entregar o filho quando o mesmo for pedido pelo Senhor para o sacrifício. 6. Ser um homem de fé.

Oração: Senhor, graças lhe dou pela revelação da Sua Palavra mais uma vez ao meu coração. Sinto-me privilegiado por isto. Dá-me a cada dia a porção da Tua revelação ao meu coração. Dá-me também revelações especiais para este tempo. Assim como revelou a Abraão o que farias naqueles dias com Sodoma e Gomorra, me revela o que pretende fazer nestes dias com o Brasil, com Cuiabá e com o povo deste tempo. Clamo a Ti para ser voz profética, com revelação, não somente da tua Palavra, mas diretamente do Senhor a mim, em nome de Jesus! Amém.

El Roi - O Deus que Vê! Pr. Marinho Soares - Gn.15-16


El Roi - O Deus que Vê!

Texto:Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: "Tu és o Deus que me vê", pois dissera: "Teria eu visto Aquele que me vê? " 14 Por isso o poço, que fica entre Cades e Berede, foi chamado Beer-Laai-Roi.” Gn. 16:13-14

Obs. Abrão vivia uma situação muito delicada. Acabou gerando um filho dez anos depois da promessa de Deus, só que com uma das escravas egípcias de Sara, Hagar. Seguiu a orientação de sua mulher, sem consultar a Deus. Esta engravidou e após ser rejeitada por Sara, foge de casa. Estando em situação de desamparo um anjo lhe aparece e faz promessas. Hagar agradecida da um nome a Deus: "o Deus que me vê". Teria eu visto Aquele que me vê? Em todo desamparo há um Deus que vê. Podemos ter certeza os olhos de Deus estão abertos e vendo todos e tudo. Ele vê especialmente nossa aflição.

Pratica: O Deus que me vê. Em tantos momentos de sofrimento, aflição e depressão, quando me via completamente abandonado e fugindo de mim mesmo e das circunstâncias, fui surpreendido por Deus que estava lá me vendo o tempo todo. El Roi - o Deus que vê. Hoje é mais um desses dias que sei que o anjo do Senhor esta comigo, me vendo e trazendo promessas para minha vida. Ho gloria.

Oração: El Roi olhe para mim todos os dias. Preciso ser surpreendido, pois muitas vezes não vejo o Senhor que me vê. Aumente a minha fé para vê-Lo todos os dias. Em nome de Jesus. Amem. 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Gn 18 - Não limite o Agir de Deus! - David San Martín

Não limite o Agir de Deus!

Gênesis 18:10-14 - Então disse o Senhor: "Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho". Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele.Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos.Por isso riu consigo mesma, quando pensou: "Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer? "Mas o Senhor disse a Abraão: "Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa? ’Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho".

Deus enviou anjos a Abraão, e eles prometem que na primavera Sara teria um filho. Ao ouvir, isso a mulher de Abraão riu, pois eles eram tão velhinhos que ela já não tinha mais o costumes das mulheres(menstruação mensal)... Ou seja, na ótica natural, ela tinha motivos para rir, e de achar de que, aquilo que anjo disse, era uma piada... Porém os anjos estavam al,i a mando do Senhor, e não seria Abraão e Sara, pelas suas forças que fariam um filho, mas Deus o daria, pois ele tinha assim prometido.
Mas a frase chave desse devocional, foi a questão retórica feira pelo anjo: Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Com esta questão os anjos quebraram os paradigmas humanos existentes na atitude Sara... Eles queriam dizer: o homem sim é limitado, mas Deus não é... Para o homem existe impossibilidades, mas para Deus jamais existirá, ele faz o impossível, possível....

O que Deus fala comigo hoje, é que muitas vezes tenho tentado amoldar Deus aos padrões humanos, não confiando e achando que as circunstâncias adversas e os problemas dessa vida são impossíveis de ser resolvido, “são grande demais!” Mas o padrão de Deus não é o meu... Ele vai além, no impossível ele opera o possível... Na tormenta ele traz a paz... Na incerteza ele traz a certeza... Esse é o meu Deus, os problemas não o limitam, nem mesmo as impossibilidades o impedem de agir, quando ele opera ninguém pode impedir.
Engraçado... Que quanto a isso não preciso fazer nada, a não ser mudar a maneira de eu olhar as circunstâncias... Se Deus está comigo, não há problema grande demais, que seja impossivel para ele resolver, para Deus nada é impossivel. Se ele fez Abraão e Sara gerar um filho na velhiçe, quando ainda Sara era estéril... O que mais ele não pode fazer ao meu favor? Preciso confiar mais em ti Senhor!

“Deus, Deus, Deus!!! Quão grande és, Senhor, imedível, o Ser Supremo do universo, Poderoso em Obras, Doutor em maravilhas, Senhor da História, Controlador das circunstâncias... Senhor... Preciso confiar mais em ti... Preciso acreditar mais e mais em ti... Oh Deus, quantas vezes tenho limitado o teu agir... Ou quantas vezes tenho rido em meu coração sobre o que o Senhor pode fazer quando tudo parece impossível. Mas hoje Deus o Senhor traz novamente mais um dos Seus atributos... És o Deus do impossível! O Deus ilimitado!... Age em mim Senhor, para que nessas circunstâncias adversas na qual eu tenho passado, eu não venha perder a alegria, pelo contrário que eu venha aproveitar esses momentos para te conhecer melhor, como já tenho conhecido... Se revela na minha fraqueza Senhor... E que os meus dias sejam pautados na confiança em Ti... Em nome de Jesus, Amém! Glória a Deus!”

Para o Senhor nada é impossível.- Jéssica Martins

Genesis 18:14

Texto : "Existe alguma coisa impossível para o senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho"


Obs:   Sara duvidou quando o Senhor disse que Ela  teria um filho,mas não duvidando do Senhor mais sim duvidando pelas circunstancias de sua vida.Sara já era uma mulher de idade e Abraão também e ela olhou para estas circunstancia e então duvidou da palavra do senhor.Quantas vezes duvidamos das promessas de Deus nas nossas vidas pela circunstancias que passamos,pelas lutas,pelas dificuldades e muitas vezes dizemos: Mas como isso vai acontecer sendo que esta acontecendo isso e aquilo na minha vida e esquecemos que para Deus ' NADA É IMPOSSÍVEL"



Pratica:     Senhor me ajude a cada dia mais e mais a entender o quão grande são tuas promessas senhor quero aprender a confiar mais em tí e a ter fé em tuas promessas em minha vida idependente das circunstancias que eu passo e entender que para o Senhor nada é impossivel ! e me atentar mais para os meus pensamentos
 e ter mais confiança no meu Criador !


Oração: Senhor meu Deus Obrigada por essa palavra que veio a mim nesta manhã ! e que me fez entender que para tí nada é impossivel ! Senhor me perdoa pelas vezes que duvidei das tuas promessas pelas circunstancias que passei ! senhor mais uma vez eu entrego a minha vida a tí me quebra e me refaz de novo ! Amém .

sábado, 14 de janeiro de 2012

Frutificando por gerações! - Pr. Marinho Soares - Gn.15


Frutificando por gerações! Gn.15 

Texto:5 Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las". E prosseguiu: "Assim será a sua descendência". 6 Abrão creu no SENHOR, e isso lhe foi creditado como justiça.” V.05 e 06

Obs. Abrão tinha a promessa de Deus que teria uma descendência numerosa e que ele não conseguiria nem mesmo conta-la. Contudo não conseguia gerar filhos. Isto lhe dava uma tremenda frustração, a ponto de ele pensar que um servo/empregado de sua casa seria seu herdeiro. Contudo Deus continua animando o coração de Abrão e confortando a ele com a promessa de que seria pai de nações. Que ele contasse as estrelas dos céus assim seria sua descendência.

Prática: Houveram tempos de boa e crescente geração de filhos em meu ministério e outros de bem pouco fruto. Olho para trás e percebo que os primeiros 07/08 anos foram bem frutíferos. Até hoje os filhos deste tempo estão gerando novo filhos e igrejas. Logo após tive um período de +- 05 anos de poucos e escassos frutos – fruto de uma grande decepção na liderança. Hoje vivo um novo tempo e uma nova história de excelentes perspectivas de crescimento. Nos últimos 05 anos, meu desejo e prática de frutificar têm voltado com força, graças a Deus. Estou gerando novos filhos. Estou influenciando esta geração. Novos filhos estão sendo gestados. Novos líderes e pastores. Novas células e igrejas. Isto está acontecendo e vai acontecer muito mais ainda, como aconteceu com Abrão. A promessa de Deus a ele tem chegado até mim! Glória a Deus!

Oração: Senhor, clamo a Ti, que este novo tempo de gerar filhos dure pelo resto da minha vida. Mantenha minha esperança, fé e chama acesa. Quero ver os novos filhos crescendo e gerando netos. Quero ver os filhos dos filhos por várias gerações. Que eles também sejam frutíferos e encham toda a terra. Em nome de Jesus. Amém!!

JUSTIÇA E RETIDÃO - Agapto - Gn.7


JUSTIÇA E RETIDÃO

Texto: Gênesis 7:1
“Depois disse o Senhor a Noé: entra tu e tua casa na arca, porque te hei visto ‘justo’ diante de Mim nesta geração”.

OBSERVAÇÃO:
Entendo que naqueles dias não havia lugar nem tempo para Deus, este foi o principal motivo pelo qual Deus determinou o dilúvio. O povo não se importava em invocar a Deus, viviam como se Deus não existisse. Com Noé foi diferente. Em momento algum deixou de manter um relacionamento com Deus, de atender-Lhe  e Lhe ser obediente, por isso não se contaminou como os demais homens. O relacionamento com Deus importa em obediência. Jesus mesmo nos disse isso (Jo 15:14).

PRÁTICA:
 Nos dias em que vivemos não são diferentes. A escalada da criminalidade, da violência, a destruição da família, muitos nem sequer se casavam, mas davam-se em casamento. A corrupção que vemos no dia-a-dia. A maldade do homem não fica só no coração, mas é externada em atitudes e ações que só trazem destruição e o afasta mais e mais da presença de Deus.

ORAÇÃO:
Pai Amado, somente Tu podes mudar o coração dessa geração. Faz-nos tementes e fiéis como foi o patriarca Noé, que achou graça aos Teus olhos. Quero causar em Ti a mesma reação, a fim de ser poupado do juízo que há de vir sobre a terra.

OBEDIÊNCIA - Agapto - Gn. 06


OBEDIÊNCIA

Texto: Gênesis 6:22
“Assim fez Noé, conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez”.

OBSERVAÇÃO:
A obediência de Noé é um modelo patriarcal da atuação de Deus em conjunto com o homem a fim de estabelecer os propósitos do Seu Reino sobre a terra. As primeiras ações de Noé após o dilúvio foram edificar um altar e sacrificar ao Senhor. Deus agradou-se e fez promessas ao homem através de Noé, pela obediência demonstrada.

PRÁTICA:
Entendo que obedecer é primordial ao relacionamento servo-senhor. Pela obediência de Noé é que Deus fez o pacto de que não tornaria mais a amaldiçoar a terra, mesmo sabendo que o dilúvio não mudaria o coração do homem.

ORAÇÃO:
Pai Celestial, Tu conheces meu coração, sabes do meu desejo e esforço para Te obedecer incondicionalmente. Ajuda-me nessa difícil e árdua tarefa, tem misericórdia de mim. Rogo-Te que Te apresses, em nome de Jesus.

PERÍODO PRÉ E PÓS DILUVIANO - Agapto - Gn.5


PERÍODO PRÉ E PÓS DILUVIANO

Texto: Gênesis 5:4
“E foram os dias de Adão, depois que gerou Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas”.

OBSERVAÇÃO:
O propósito dessas genealogias do capítulo cinco é duplo. O objetivo é registrar que existiam povos antes do dilúvio e registrar a sua morte física como cumprimento da maldição. As genealogias vinculam a criação com o dilúvio através dos patriarcas, que viveram antes do dilúvio uma média de novecentos anos. Após a inundação essa idade baixou rapidamente, talvez pelas mudanças trazidas pelo meio ambiente.

PRÁTICA:
Entendo que a redução da longevidade foi muito mais uma ação misericordiosa de Deus do que um julgamento pelo pecado. Hoje a expectativa do ser humano é de no máximo noventa anos, isso se tiver uma vida saudável (alimentação adequada, atividade física, etc).

ORAÇÃO:
Senhor, obrigado pela vida, pela aliança que fizeste e por teres escrito meu nome no Teu livro. Que eu e minha descendência possamos ter adorar enquanto vivermos. Amém!!!

Gn 15 - A resposta de Deus para a minha infertilidade - David San Martín



A resposta de Deus para a minha infertilidade

Gênesis 15:1-4 - Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: "Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”Mas Abrão perguntou: "Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco? "E acrescentou: "Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro! "Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: "Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro".

Neste diálogo de Deus com Abrão, Deus o promete recompensa-lo com grande recompensa, pela sua fidelidade, e pelas obras que Deus tinha realizado através dEle(o contexto do devocional de ontem). Entretanto, Abrão se mostra um tanto frustado, pelo fato de que, apesar da sua fidelidade e integridade a Deus, e de ele estar sendo instrumento para os planos de Deus para humanidade, Abrão enfrentava um sério problema... A infertilidade! A promessa de Deus para Abrão, era que ele teria uma fértil descendencia(existiria uma grande nação a partir dele), entretanto o único herdeiro de Abrão, era o seu servo... E por isso ele estava frustado... Porém Deus aparece e motiva Abrão dizendo que o herdeiro de Abrão não seria o seu mordomo, mas sim um filho gerado por ele.

Por mais que não transpareça, desde os ultimos meses, do ano que se foi... Tenho estado como Abrão, frustado, desesperançoso, ansioso... Enfim! Pela incapacidade de gerar filhos... Assim como Abrão tenho sido usado grandemente servindo Deus, na edificação da sua igreja, seja discipulando, edificando, capacitando, ajudando com serviços braçais, tenho estado sempre apto a servir no ministério... Por mais que Deus tenha prometido a mim, uma grande descendencia, um ministério especial, um chamado... Sinto um grande vazio em mim, pelo fato de não conseguir gerar filhos. Discipulei, treinei e até enviei, pessoas geradas pelos meus irmãos, glória a Deus por isso, isso me traz felicidade... Mas não consegui tirar almas de fato(plenamente) do inferno, e trazer a vida plena. Mas assim como Deus falou a Abrão ele fala comigo hoje: "Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro!" "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las". "Assim será a sua descendência". E o que me resta agora, é crer, confiar, trabalhar e esperar as promessas de Deus.


“Amado Pai... Tú sabes as minhas lutas e dificuldades, o Senhor conhece por completo os conflitos que passo... Sabe aonde tem sido as minhas fraquezas, e também o que eu preciso mudar, o que o Senhor precisa me tratar. Sei também que o Senhor já tem intervido maravilhosamente, trabalhado em minha vida, me provando, me testando, amoldando o meu caráter, conformando o meu ser a imagem de Cristo, e te dou graças e louvor por tudo isso. Sei também Deus, que já tens me usado para ministrar a Ti, discipulando vidas, edificando, treinando e servindo aos ministérios... Mas Deus, eu manifesto a minha inconformidade, assim como Abrão manifestou... Manifesto Senhor a minha insatisfação, por não estar sendo fértil como a tua palavra diz... Deus eu não consigo gerar, eu não consigo! Venha com o teu poder... Aperfeiçoa nestes momentos de fraqueza... Me leva alcançar os teus propósitos e a cumprir o teu chamado... Gerando filhos e filhas, estendendo a minha descendencia, e ampliando o reino de Deus aqui na terra... Me mostra onde está a minha infertilidade, e lapida-me Senhor, pois o Senhor é o dono da minha vida, e do meu coração... Toma todo meu ser, transforma, e me usa conforme o teu agrado... Em nome de Jesus, te clamo paizinho, crendo nas tuas promessas... te amo, amém!”

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como publicar no Blog

Olá amados, graça e paz!

Para se tornar um autor do blog você deve enviar um e-mail para mim ou David San Martin e lhe enviaremos um convite para se tornar um autor.
Uma vez que você respondeu ao convite para se tornar um autor do blog você já poderá publicar.
Para tanto abra a página do blog direitinho: www.devocionaldiariodevida.blogspot.com vá ao canto superior direito e click em login e digite seu e-mail e senha cadastrados anteriormente.
Ao fazer isto ele volta à página inincial do blog com seu  nome lá no canto superior à direita.
Ao lado do nome aparecerá "nova postagem". Para publicar click ali e abrirá uma página para postagem. Você pode digitar ali o seu devocional ou copiar de um arquivo que você já tenha feito.
Não esqueça de colocar o título em cima, separado do texto, da seguinte forma: Título - seu nome - Texto bíblico (capítulo do dia).
No corpo da mensagem você pode configurar em negrito o TOPO nos iniciais de cada páragrafo. Pode aumentar a letra, mudar a cor, enfim tem bastante recuros ali para vc. Pode inserir uma figura - dará mais alegria ao seu post.
Bem espero ter ajudado com estas dicas...
Grande abrço
Pr. Marinho Soares

Trezentos e dezoito homens treinados! - Pr. Marinho - Gn.14


 Trezentos e dezoito homens treinados!

Texto:14 Quando Abrão ouviu que seu parente fora levado prisioneiro, mandou convocar os trezentos e dezoito homens treinados, nascidos em sua casa, e saiu em perseguição aos inimigos até Dã. 15 Atacou-os durante a noite em grupos, e assim os derrotou, perseguindo-os até Hobá, ao norte de Damasco. 16 Recuperou todos os bens e trouxe de volta seu parente Ló com tudo o que possuía, com as mulheres e o restante dos prisioneiros.

Obs. Abrão fica sabendo que Ló tinha sido levado como prisioneiro pelos reis que haviam guerreado contra Sodoma e Gomorra. Ele se levanta e convoca seus homens treinados e vai para a guerra e vence os quatro reis que tinham levado Ló e seus despojos. Uma das coisas que me chama a atenção é o fato de Abrão ter, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito homens treinados. Fico pensando que ele além de ser um homem de fé, justo e rico, era um homem guerreiro, que treinava e capacitava outros. Penso até mesmo que sua sabedoria e riqueza são manifestas pelo fato de também fazer estas coisas. Como estamos em treinar e capacitar homens nascidos em nossas casas? Temos já alcançado os trezentos e dezoito líderes treinados?

Prática: Se quero ser um homem sábio, de fé e próspero, preciso investir cada vez mais no treinamento de homens nascidos na casa do Senhor que pastoreio (minha casa). Abrão os contava. Cada um tinha seu valor e importância. O número, ainda que não seja inteiro, é exato: trezentos e dezoito (318). Ele os valorizava. Tinha registro deles. Sabia o potencial de cada um. Eram guerreiros prontos para a guerra assim que convocados. Preciso que este exercito seja formado. Preciso treinar os trezentos e dezoito. Sei que eles eram divididos em pequenos batalhões estratégicos. Com líderes estratégicos em cada batalhão.

Oração: Senhor dê-me graça, sabedoria e unção em formar os líderes da igreja. Sei que estamos em guerra e em todo momento sendo convocados para a batalha. Auxilia-me em treinar os líderes. Em treinar líderes de líderes. E por fim, líderes de líderes de líderes. Dê-me um exercito de homens e mulheres corajosos e prontos para a batalha em nome de Jesus. Amém!