quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Por Quem Me Santifico? Jo.17



Texto:Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade. "Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles.”” V.18-20

Obs. Em favor deles eu me santifico. Santificar é separar-se. É dedicar-se a algo. Jesus está se consagrando para os seus discípulos. Está se separando para eles. Para "os que me deste". Este verbo aparece doze vezes neste capítulo. (v.2 a todos os que lhe deste.1; v. 4 a obra que me deste.2; v.6 àqueles que do mundo me deste.3; v.06 tu os deste a mim.4; v.07 que me deste vem de ti.5; v.08 que me deste vem de ti.6; v.09 por aqueles que me deste.7; v.11 o nome que me deste.8; v. 12 o nome que me deste.9; v.22 a glória que me deste.10; v.24 que os que me deste estejam comigo.11; v.24 a glória que me deste.12). Isto mostra que nós precisamos também buscar de Deus aqueles que Ele tem para nós.

Prática: Minha grande luta é saber quem são "os que me deste". É discernir entre os discípulos quem são aqueles que devo me santificar por eles. Graças a Deus são tantos líderes e potenciais líderes que ele tem me dado. Mas entendo que devo focar nos pastores do concílio, a equipe pastoral da igreja (supervisores e líderes) e a equipe estadual do MAPI. Já são pessoas demais. O Senhor se separou e santificou para um grupo bem menor. Eram 12. O Senhor se separou e se consagrou para estes e para a obra que o Pai Lhe deu para fazer.  Quero hoje mais uma vez me santificar para o Senhor e para a obra (pessoas) que me deste para fazer.

Oração: Senhor preciso de discernimento e graça para me santificar mais uma vez as pessoas que me deste. Não são minhas, são do Senhor dadas a mim. Me auxilia a cumprir minha parte nesta parceria santa e maravilhosa que me deste. Em nome de Jesus. Amém.

Jesus, Único Caminho - Jo. 16 - Hebert Almeida

Jesus, Único Caminho Jo. 16

Texto: V23 Naquele dia vocês não me perguntaram mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o oque pedirem em meu nome.V24 Ate agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.V33 Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; Contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.

Obs. Jesus vem nos ensinar a sermos dependente d'Ele, e nos afirma que,podemos ter tudo, basta saber pedir ao Pai em seu Nome; Mas sera que pedimos da maneira correta? Muitos não recebem por que não sabem pedir, ou nao perseveram o bastante para receber, Jesus não desistiu de nenhum de nós, ele tudo suportou, Ele sempre recorria ao Pai Deus todo poderoso, e mesmo Jesus nos ensinando, mesmo assim ainda insistimos em fazer da maneira difícil, errada; Jesus é o único que pode interceder por nos ao Pai, Devemos sempre esperar n'Ele, por isso busque sempre estar em santidade e em comunhão com o Cristo, para que seja feita a vontade do Pai em sua vida, e não temas o inimigo, pois você foi liberto por Cristo Jesus.

Prat. quero a cada dia poder aumentar minha intimidade com Cristo, tudo que eu faça sempre sera pouco para poder retribuir tudo que passou por mim, não me conformo de ficar dois dias si quer no mesmo nível de intimidade com o Senhor, quero te buscar mais e mais, confiar e esperar mais em ti, e colocar todo dia em meu coração que sou mais que vencedor, quero ser mais dependente, quero flutuar na tua presença e buscarei na tua palavra alcançar esses objetivos, pois tudo posso naquele que me fortalece.

Oração: Querido Pai, em nome de Jesus, quero que faças comigo o que bem entender, quero ser um instrumento de tua vontade, aumente a minha intimidade contigo, quero encher o teu coração de alegria Pai, e faça da minha pessoa um grande pescador de homens, e em nome do teu filho Jesus, de a mim um coração igual ao d'Ele, Amem.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A PODA - Pr. Marinho Soares - Jo. 15


Texto:Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.” V.1-3

Obs. Como a Palavra de Deus é completa. Como ensina com clareza. Deus o Pai é o agricultor que zela pela sua lavoura. Jesus o filho é a videira que o agricultor (Pai) cuida dela. A igreja é o corpo (tronco) da Videira. Então quando os ramos da Videira (Cristo e seu corpo/igreja) não dá fruto ele corta e lança fora. Quando este ramo dá fruto ele poda para dar mais fruto ainda. É tremendo. Não tem como ficar imune, impassível ou imparcial em relação a estar ligado a Jesus. Ou você será podado para dar mais fruto ou você será cortado para que não atrapalhe o crescimento da Videira.

Pratica. Sinto-me impactado mais uma vez pela Palavra que se renova em minha vida hoje. Não posso ficar impassível. Não posso me olvidar, procrastinar. Não tem como: ou sou podado ou cortado. Já estou ligado na Videira há muito tempo. Algumas vezes sinto-me um galho velho e forte. Porém galho já está vergado pelo peso dos anos e dos frutos que deu e também pelas muitas folhas que acumulou. Preciso receber a poda. Preciso estar totalmente aberto para as podas de Deus para a minha vida e ministério. Preciso ser um galho renovado e preparado para a próxima colheita.

Oração: Senhor obrigado por me falar mais uma vez neste dia com a Tua Santa e poderosa Palavra. Eis-me aqui para dar fruto, mais muito fruto mesmo. Pode podar. Pode aperfeiçoar minha vida e caráter. Coloco-me submisso à tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

O Final de Semana Mais Esperado do Ano para Casais


ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO!
Amor - o que Ela Precisa, Respeito – O que Ele Deseja
09-11/03/2012 – Fundação Buriti
Com David e Selma Sales

Preencha claramente, por extenso e em letra de forma, todos os espaços.
Nome:_____________________________________Data de nasc.:____/____/____
Cônjuge:___________________________________Data de Nac.:____/____/______
End.:____________________________________________________Bairro:__________________
Cidade:________________UF:_____ Tels. p/ Contato:___________/___________/____________
Igreja:_________________________________Pr Responsável:_____________________________

DATA DO ENCONTRO: 09 à 11 de Março de 2012.
Ônibus sairá da igreja (IMEL Central) sexta (09/03) às 19:30 e retornará às 15:00, no domingo (11/03).

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 120,00 até o dia 07/03(valor por casal).

IMPORTANTE: As acomodações serão em apartamentos masculinos e femininos.
NÃO ESQUECER DE TRAZER: Caderno, caneta, Bíblia, roupa de cama (lençóis, travesseiro e coberta), roupas de banho (toalha), higiene pessoal
(sabonete) e remédios (caso esteja tomando algum controlado).

Maiores informações pelo telefone: 3025-4854 das 08:00
-12:00 às 14:00-18:00HS – 2ª a 6ª.
Falar com Paulo Marcos.
Igreja Metodista Livre Central - Av. João Gomes Sobrinho, 895 - Lixeira

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Superstição - Jo.09 - Pr. Marinho Soares

Texto: “Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?" Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.” V.1-3

Obs. Superstição é a crença sobre relações de causa e efeito que não se adequam à lógica formal, ou seja, são contrárias à racionalidade (Wikipédia). Jesus já se debatia com este problema que acompanha a humanidade há milênios. Os discípulos tinham duvidas sobre quem havia pecado, se o pai ou o próprio cego de nascença. Jesus então quebra esta superstição simplesmente dizendo que isto não aconteceu nem com ele e nem com seus pais, mas que havia um propósito divino para aquilo: PARA QUE A OBRA DE DEUS SE MANIFESTASSE EM SUA VIDA. Se nós perguntássemos mais o para que, do que o porquê, teríamos mais êxito em fazer a obra de Deus. Deus tem propósitos. Precisamos descobrí-los!

Prática: Quantas vezes me debato com estas questões, mais nas pessoas ao meu redor, do que comigo mesmo. Vejo claramente que os traumas e doenças que tive foram para que a OBRA DE DEUS SE MANIFESTASSE EM MINHA VIDA. Nunca pensei que estou recebendo aquilo que meu pai praticou ou deixou de praticar. O que percebo é que podemos sim carregar heranças de práticas, crenças e caráter de nossos pais. Nosso caráter é formado. Ele é feito do que recebemos, especialmente em casa. Mas precisamos separar isto das superstições – desta coisa de causa e efeito. Ou seja, tudo tem que ter uma explicação que busca simplificar um propósito maior.

Oração: Senhor, livra-me da superstição. Tenho recebido de Ti uma vida livre de qualquer amarra, medo e dúvida. Quero viver para que a obra do Senhor se manifeste em minha vida. Que a obra do Senhor seja manifesta em mim em todos os dias e em todas as coisas. Que o propósito maior do Senhor se estabeleça em mim e através de mim. Em nome de Jesus. Amém.

Os Filhos do Diabo - Jo. 08 - Pr. Marinho Soares

Texto: "Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não creem em mim, porque lhes digo a verdade!” 8:44-45


Obs. separei estas palavras duras de Jesus para com aqueles que se assustaram em Ele dizer que era o Filho de Deus. Por outro lado vejo que para os fariseus era muito difícil aceitar estas afirmações Jesus. Afinal eles eram zelosos da Lei e ficaram espantados com a maneira como Jesus falava de Sua intimidade com o Pai. Para eles era muito difícil crer em Jesus. Fico pensando neste senhor que aparece de vez em quando na TV dizendo ser o Cristo. Tomamos isto como uma paródia. Creio ser um pouco parecido com o que os fariseus pensavam a respeito de Jesus. Ainda que o contexto de Jesus fosse bem outro e suas afirmações eram confirmadas com obras e com o cumprimento das Escrituras. Contudo Jesus era muito firme em confrontar aqueles que estavam longe de O compreende-lo. Ele chama-os de filhos do diabo. Ele pega pesado e nem leva em consideração o que eles pensam ou sentem.


Prática: Preciso saber quem são os fariseus que rodeiam constantemente o ministério que Jesus tem me dado. Quem são estes que não recebem a Cristo. Estes que Ele diz: Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo. V.43. Eu ainda preciso aprender muito com Jesus. Preciso aprender a combater os fariseus. Estes que não entendem a linguagem clara de Jesus. Os filhos do diabo que estão ao nosso redor. Preciso ter clareza, força e firmeza para expô-los. Para desmascará-los. Para lançar em rosto sua incredulidade e pecado.


Oração: Senhor, preciso muito de Teu poder, autoridade, e principalmente discernimento para combater os filhos do diabo que estão nos rodeando e mentindo. Eles são pragas que roubam nosso tempo e energia. Preciso discernir e combater com veemência como o Senhor combatia. Não desejo pactuar com os filhos do diabo. Auxilia-me nisto, em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O TRABALHO CONTINUA - Jo.05 - Pr. Marinho Soares


Texto: Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando". V.17

Obs. Jesus continuava trabalhando o tempo todo. Isto possivelmente porque ELE tinha pouco tempo. Poucos anos para cumprir o propósito do Senhor através de sua vida. Por isso ele curava, andava mais de uma milha, colhia alimentos, tudo isto no sábado contrariando os judeus ortodoxos. Eles ficavam chocados com Jesus, que os exortava a não se chocarem, pois, eles veriam coisas maiores e mais poderosas do que estas: 28 "Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz 29 e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.”

Pratica: muitas vezes não tenho tido este sentimento de urgência. Trabalho um pouco, folgo outro pouco. Mas não era assim com Jesus. Ele tinha um sentido claro, forte e absoluto de sua vocação, chamado e missão no mundo. Ele não perdia tempo. Ele subvertia os costumes e tradições. Ele não tinha medo dos fracos e acovardados religiosos. Preciso deste mesmo sentimento. Há muito para ser feito. Há vidas em desespero o tempo todo, em todos os dias e em todos os lugares. Preciso abraçar o que somente Jesus pode fazer através de mim e de mais ninguém! Preciso estar no Centro do Coração de Deus.

Oração: Meus Deus, tem misericórdia de mim. Tenho feito tão pouco. Tenho orado pouco. Tenho faltado com meu trabalho espiritual para com o Senhor e para com as pessoas. O Senhor continua trabalhando... Peço que me ajude a continuar trabalhando. Dá-me forças físicas. Dá-me forças espirituais. Dá-me forças emocionais. Dá-me santidade e consagração. Livra-me da preguiça e do ócio. Livra-me do egoísmo e da religiosidade. Em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fonte da Vida Eterna - Jo. 4 - Pr. Marinho


Texto:Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". V.14

Obs. Vejo que Jesus vai avançando em seu ministério. Saindo da Judéia, onde estava batizando e fazendo muitos discípulos, despertando a inveja dos fariseus. Ele necessariamente tem que passar por Samaria onde encontra esta mulher junto ao poço de Jacó. Ele pede água para beber, o que causa espanto na mulher e nos discípulos. Ao falar com ela Jesus se revela como o Filho de Deus, o Messias enviado para a salvação da humanidade. Aquela mulher somente tinha vestígios do que era isto e Jesus se revela por completo a ela. Ele diz a ela, olha se você beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede. Não somente isto, não terá sede, mais do seu interior fluirá uma fonte de água para a vida eterna. Que coisa linda!

Prática: Não somente sou saciado da minha sede, bem como do meu interior surge uma fonte que jorra para a vida eterna. NÃO TENHO MAIS SEDE. TENHO UMA FONTE! A primeira coisa que aconteceu em minha vida foi ter minha sede saciada. A segunda é que nasceu uma fonte dentro de mim. A primeira é a salvação. A segunda é o ministério.

Oração. Senhor, peço que me mantenhas firme na salvação, que continue saciando minha sede todos os dias. Mas não somente isto, preciso que a fonte que está dentro de mim. Água do Espírito jorre por toda a eternidade, produzindo eternidade para aqueles que beberem desta água através de minha vida, em nome de Jesus. Amém.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Amigo do Noivo - Jo.03 - Pr. Marinho Soares


Texto: 29 A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. 30 É necessário que ele cresça e que eu diminua. V.29-30

Obs. Coisa linda é João Batista. Como ele sabia de sua vocação, do seu chamado. Como era resignado em cumprir o propósito do Senhor. Como era generoso. Ele estava abrindo caminho para Jesus. Ele pregava o arrependimento. Ele batizava. Seu ministério estava crescente e muitas pessoas iam a ele para serem batizadas. Aparece Jesus por aquelas bandas. João O batiza. Honra-O e O reconhece como o Filho de Deus. Entrega, sem reclamar, alguns dos seus discípulos a Jesus. Na verdade fazia tudo por Jesus. Para Jesus!

Prática: Dá-me o espírito de João Batista. Pioneiro. Precursor. Voz que clama no deserto. Ousado. Intrépido. Profeta. Homem de Deus. Generoso. Quantas qualidades encontro em João que preciso desenvolver em minha vida. Ele não era ciumento. Ele simplesmente fez para o Outro. Para Jesus. Quero estabelecer minha vida como o amigo do Noivo. Que se alegra quando ouve a Sua voz. Quero contribuir com o avanço do Reino de Jesus, sempre com o critério de que Ele cresça e eu diminua.

Oração: Senhor, sinto-me quebrantado com João. Ele renunciou a tudo. Vivia no deserto com roupas simples e dieta de gafanhotos e mel silvestre. Seu fim foi a decapitação. Mas ele honrou ao Senhor e Sua palavra. Ajuda-me a ser um profeta como João, em nome de Jesus. Amém.

ZELO - Jo.02 - Pr. Marinho Soares


Texto: Seus discípulos lembraram-se que está escrito: "O zelo pela tua casa me consumirá" v.17

Obs. Ler e devocionar é uma riqueza. Me identifico muito com a indignação de Jesus neste capítulo. Ele exerceu uma autoridade que me surpreende, pois ele não era um oficial do templo. Todos que ali vendiam, negociavam e conseguiam lucro; eram autorizados pelos sacerdotes e oficiais do templo que também recebiam uma comissão do que era vendido. Ou seja, Jesus se colocou contra todos estes. Era uma autoridade de quem não tinha nada a perder. Ele não estava preocupado em agradar homens, mas sim o Pai que está nos céus. Confeccionou um chicote, virou as mesas, soltou os animais. Foi um rebuliço só.

Prática: Meu Deus quantas vezes tenho permitido que o templo, hoje de maneira especial, o meu coração, seja invadido por algum tipo de interesse, comércio e venda do sagrado. Posso facilmente me vender, prostituir meu coração por pequenas coisas e negócios. Posso ser avarento e egoísta e não contribuir com as necessidades de Seu reino e nem com as necessidades das pessoas próximas. Posso me tornar mesquinho achando que o que tenho é meu e ninguém pode tocar. Posso cair na tentação de agradar a homens e deixar de ministrar de maneira verdadeira e transparente a Tua Santa Palavra aos templos do Senhor, que são as vidas salvas. Posso também negligenciar o Templo como prédio. Abandonando o lugar de culto. O lugar de reunião do povo consagrado ao Senhor.

Oração: Pai, suplico mais uma vez que o zelo pela tua casa venha me consumir. Como consumia o coração de David e de Jesus. Que o lugar da Tua presença seja mantido limpo. Que o propósito de construirmos um prédio para o povo santo se reunir avance. Que eu não permita que nada venha roubar, macular e tirar o propósito do Senhor em minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tudo é do Senhor - Jo.3 - Rodrigo Furtado

Tudo é do SENHOR!

João Cap. 3:29 – “A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa”.


Observação: João conhecia o noivo sabia de quem era o ministério e sabia também o que ele mesmo era no corpo de CRISTO, se olhasse com a carne certamente João teria se enchido de soberba e se apegado a o que o nome dele representava na época e se apegaria mais ao seu ministério do que o próprio chamado do SENHOR para sua vida, porem, João conhecia o noivo e sabia que a noiva pertence a ele e que como amigo do SENHOR se alegrava porque os olhos dele viram o que o seu coração havia crido por muito tempo o CRISTO estava entre os homens salvando e batizando. Não devemos nos apegar as coisas, pessoas ou momentos. Tudo é do noivo, tudo e do SENHOR é necessário que ele cresça, apareça e que nos diminuamos.

Prática: Devo me desapegar das coisas deste mundo, vaidades, ambições pessoais e ministérios. Quero me importar mais com o SENHOR do que comigo mesmo entender que ele dirige que é Dele todas as coisas, que Ele me direciona e me guia. E quero me alegrar com tudo aquilo que o SENHOR fizer em minha vida inclusive aquilo que ele retirar de mim, o verdadeiro servo se alegra com as decisões de seu SENHOR.

Oração: SENHOR faz de mim um bom servo que ouve a tua voz, que entende e aceita a tua vontade tira de mim toda vaidade todo apego a coisas ou pessoas pois tudo pertence ao SENHOR, quero me alegrar com a tua vontade.  

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Efatá - Rodrigo Furtado

Efatá
(Marcos 7-31 ao 37)

Que se abram! Essa foi a palavra usada pelo mestre, tratava-se de um surdo mudo que não podia ouvir nem falar e com uma simples palavra Jesus fez com que a palavra entrasse na vida desde homem. Vivemos em tempos de uma surdez espiritual pessoas que vão as igrejas mais não para ouvirem a palavra e sim ver os membros apertarem suas mãos e saber que tem amigos. Efatá grita meu coração esta palavra vem de encontro com o que tenho vivido, que se abram os meus ouvidos, que se abram os ouvidos de meus irmãos, só a verdade liberta, a fé vem por ouvir e ouvir a palavra de Deus, como ter fé se não o ouvirmos. Precisamos tapar nossos ouvidos para as coisas do mundo e deixar que se abram nossos ouvidos espirituais, que o Espírito Santo de Deus possa bradar em nossas vidas e possamos saber dar ouvidos a ele. Como falar de quem não ouvirmos. Senhor quero te ouvir para falar do que vivo, para ter experiências contigo Efatá em minha vida e Efatá em minha igreja. Amo o Senhor!!!

Que a Paz do SENHOR esteja com toda igreja.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Coisas Maiores - Pr. Marinho Soares - Jo.01


Texto: Jesus disse: "Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa!" E então acrescentou: "Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem". V.50-51

Obs. Natanael, ao ser informado por Filipe sobre Jesus, informando que Ele vinha de Nazaré, foi muito sincero ao dizer: pode vir alguma coisa boa de Nazaré. Jesus elogia sua sinceridade. Jesus ama as pessoas sinceras e que respondem a Ele com um coração transparente. Sua Palavra de confronto é mais para despertar do que para recriminar. Ele diz que o milagre de vê-lo debaixo da figueira seria incomparável ao que Ele ainda realizaria. Você verá coisas maiores do que essa, afirma a Natanael.

Prática: Preciso olhar e ver o que Cristo já tem feito. Quantos milagres quando eu ainda estava debaixo da figueira. Quanta onipresença e onipotência. Quanto cuidado, amor e proteção. Vejo que coisas maiores Ele tem para mim neste dia. Um novo mover de Deus, um novo tempo, um novo templo, uma nova glória, uma segunda milha. Estou impactado com a benção de andar com Deus. De desfrutar das novidades Dele todos os dias. Tenho expectativa pelo amanhã, pelo que Ele irá falar e fazer. Estou vivendo dias de grandes decisões. Preciso me concentrar totalmente em Deus para alcançar a sua benção e direção.

Oração: Senhor estou aqui desfrutando do mais e do melhor que o Senhor tem para minha vida. Estou com grande expectativa do Teu mover. Move em mim. Move em cada irmão da igreja. Move em cada igreja do concílio. Move Senhor. Move com grande poder e grande glória. Em nome de Jesus. Amém.Jo.01 – Coisas Maiores!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Gn 26 - Permaneçendo nesta terra mais um pouco - David San Martín


Permaneçendo nesta terra mais um pouco

T  - Gênesis 26:3 - Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão.

O - Assim como aconteceu com Abraão, houve fome naquela terra, na época de Isaque. Me chamou a atenção a ordem que Deus deu a Isaque, para que ele não saísse do lugar que Deus tinha indicado para ele ficar, para ir para o Egito, por que o Senhor tinha prometido abençoar a descendencia do seu Pai Abraão. E Isaque obedece ao Senhor, e o Senhor o abençoou a Isaque de tal forma, que na lavoura que ele tinha edificado aquele ano, no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou.
Assim como Isaque, muitos de nós somos tentados a não perseverar nos designios de Deus na nossa vida. Não perseveramos como líderes de célula quanto a casa, anfitrião, ou bairro que o Senhor nos colocou, e também como discipuladores, com as vidas que Deus dá em nossas mãos. E pelo fato da promessa de frutificação não se cumprir de imediato,  logo queremos sair, procurar um outro local, abandonar as vidas etc.

P - Mas a Palavra do Senhor neste dia é: Permaneça nesta terra(neste bairro, nesta casa, com esse anfitrião, com esse discipulo) mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei.
Preciso confiar nas promessas e obedecer ao Senhor, perseverando em tudo que ele tem me dado para fazer. Isaque Edificou uma lavoura, e no mesmo ano essa lavoura produziu, frutificou a cem por um, porque o Senhor o abençoou. O Senhor quer que as nossas células cresçam e multipliquem também espontaneamente esse ano. Porém ele que que permanecemos mais um pouco nessa terra... Perseveremos, pois ele estará conosco, nos abençoando.

O - Pai eterno, amado Deus.. Louvo a Ti, por estar me ensinando todos os dias, a maneira que o Senhor trabalha. Muitas vezes o Senhor está trabalhando, e por eu não ver, logo quero agir na pressa no meu próprio entendimento. Hoje aprendo e peço que o teu Espirito venha me ajudar a perseverar na terra que o Senhor tem me dado para frutificar nela, dá me forças para trabalhar, e aumenta a minha fé para que eu dependa de Ti, confiando na promessa do Senhor, da benção que multiplica a cem por um. Em nome de Jesus, Amém.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Restituição - Gn. 46-50 - Pr. Marinho


Texto: Então Jacó chamou seus filhos e disse: "Ajuntem-se a meu lado para que eu lhes diga o que lhes acontecerá nos dias que virão. "Reúnam-se para ouvir, filhos de Jacó; ouçam o que diz seu pai Israel. Gn.49:1-2

Obs. Li hoje cinco capítulos de Gênesis, 46 a 50. O que percebo é que Jacó recebeu uma grande restituição da parte de Deus, permitindo que ele fosse ao Egito e lá encontrasse seu filho José, vivesse ainda 17 anos, completando 147, e tivesse o grande prazer e alegria de abençoar seus filhos antes de sua morte, especialmente a José, seu filho amado e tão querido. Ele não só abençoou os filhos, mas teve a oportunidade de abençoar seus dois netos, filhos de José, Efraim e Manassés.

Pratica: Tenho percebido esta mesma restituição acontecendo de diversas maneiras em minha vida. Nasci muito saudável, mas além de sofrer uma pneumonia severa aos quatro anos de idade, ser atacado e mordido por cachorro louco aos dez; fui acometido de poliomielite aos catorze. Contudo Deus tem, não somente me dado uma saúde física boa e firme, tem me presenteado com saúde emocional muito, mas muito especial mesmo. Tenho sentido a alegria de viver em plena comunhão e paz com Deus, com minha esposa e igreja. Apesar de ter sido expulso do seminário que investi como um grande sonho; ter peregrinado errante sem igreja uma igreja fixa por um tempo, correndo sério risco de perder a vocação e o ministério, Deus me deu uma igreja muito querida, a IMEL, para eu fazer parte dela e já vão mais de 17 anos (tempo que Jacó viveu no Egito) de ministério frutífero e abençoado. Ainda que tenha me aventurado errante à procura de um relacionamento e ter tido algumas tentativas de namoro frustradas, Deus me agraciou com uma esposa além do que eu mereço! Poderia ainda enumerar as ricas e maravilhosas amizades que ELE tem me dado no decorrer da vida; os mentores que tem me presenteado de maneira surpreendente, os filhos espirituais/discípulos que tem acrescentado, uma equipe pastoral comprometida, a alegria de fazer algo que me realiza e desafia a cada dia – o ministério pastoral ordenado – me sinto um homem de muita sorte, e, não só restituído, como favorecido por coisas que são expressões da pura graça e bondade de Deus. Aleluia!

Oração: Senhor muito obrigado por este tempo devocional tão abençoador. Obrigado por ter terminado os cinquenta capítulos de Gênesis nestes 43 dias de devocionais de 2012. Obrigado por me dar perseverança e graça para continuar firme neste propósito. Obrigado pela vida de Abraão, Isaque, Jacó e seus filhos. Obrigado por aprender tanto com eles e de maneira especial, nestes ultimos dias, com Jacó e José, por ver que o Senhor é um Deus que zela pela Tua Palavra para cumpri-la. Obrigado por ser descendente de uma mãe, Almeri, e de um pai, Marinho, tão abençoados. Tenho recebido da benção deles todos os dias. Oro para que o Senhor continue com suas mãos estendidas sobre mim. Continue me abençoando e me surpreendendo a cada dia com favor e graça, em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

BASTA - Pr. Marinho Soares - Gn.44 e 45


Texto:Assim partiram do Egito e voltaram a seu pai Jacó, na terra de Canaã, e lhe deram a notícia: "José ainda está vivo! Na verdade ele é o governador de todo o Egito". O coração de Jacó quase parou! Não podia acreditar neles. Mas, quando lhe relataram tudo o que José lhes dissera, e vendo Jacó, seu pai, as carruagens que José enviara para buscá-lo, seu espírito reviveu. E Israel disse: "Basta! Meu filho José ainda está vivo. Irei vê-lo antes que eu morra". Gn.45:25-28

Obs. Aquilo que José deveria ter feito anos antes, agora acontece. Ele se revela a seus irmãos. A choradeira toma conta. José chora tão alto que todos ouvem ao redor de sua casa. A noticia chega ao Faraó. Ele então propõe que vão buscar o pai, os familiares todos para que venham habitar no Egito. Ele entende os propósitos de Deus para sua vida e compartilha com seus irmãos que o haviam traído, aliviando-lhes a culpa. “Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.” 45:5. A cura começa a vir para José, seus irmãos e seu pai. A palavra Basta é forte aqui. Jacó já não aguentava mais tanta dor, sofrimento e perdas em sua vida. Por isso ele REVIVEU e disse BASTA! Chega! O tempo de cantar chegou. Aleluia!

Prática: Sou surpreendido pela graça de Deus em todo tempo. Aleluia. O Deus gracioso está presente em minha vida. Glória a Deus. Há um tempo de dizer BASTA! Quero dizer basta de pequenas coisas. Basta de procrastinação. Basta de sonhos pequenos. Basta de indisciplina. Basta, basta e basta!

Oração: Obrigado Jesus por esta Palavra tão poderosa e especial. Tudo é transformado quando o perdão é liberado. Libera tua graça sobre minha vida. Meu coração é teu. Estou limpo diante de Ti e recebo sua fidelidade e misericórdia sobre mim. Obrigado por o Senhor me bastar. Obrigado por poder dizer basta todos os dias as coisas que não fazem bem. Obrigado por fazer meu espírito reviver todos os dias. Em nome de Jesus. Amém!

Uma Entrega Injusta - Pr. Marinho Soares - Gn.43


Texto:Peguem também o seu irmão e voltem àquele homem. Que o Deus todo-poderoso lhes conceda misericórdia diante daquele homem, para que ele permita que o seu outro irmão e Benjamim voltem com vocês. Quanto a mim, se ficar sem filhos, sem filhos ficarei". V.13 e 14

Obs. O efeito da mágoa de José, além de ferir seus irmãos, atingia a todos, chegando finalmente ao coração de seu pai. Israel/Jacó, já idoso e sofrido, é obrigado a entregar seu filho caçula para ir com os demais ao Egito. Ele já tivera perdas significativas e agora sofria o risco de perder seu filho mais novo, irmão de sangue de José. Vemos que a ferida emocional não respeita os limites. José poderia desde o primeiro dia ter se apresentado a seus irmãos e oferecido o melhor a eles e também chamado o pai para junto dele. Ele já poderia ter visitado o pai bem antes destes fatos. Mais um coração ferido carrega um espírito vingativo. Vejo que Jacó ficou sem saída e entrega, de maneira humilde, triste e injusta, seu filho caçula para ir com os mais velhos ao Egito. Quantas vezes fazemos entregas como estas? Quantas vezes sofremos pelos erros de nossos próprios filhos? Pela insensatez da mentira e do engano.

Prática: Os ensinamentos mais preciosos que tenho em minha vida são tirados dos grandes homens de Deus. No caso de Jacó encontro generosidade, humildade, abnegação, renúncia - uma entrega irrestrita, mesmo em profunda dor. Eu preciso entregar todas as coisas. Preciso me desvencilhar de tudo, ainda que cause dor. Ainda que meu corpo seja consumido. Paulo nos ensina dizendo o que fazia: “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” 1 Co.9:27

Oração: Senhor, mais uma vez me coloco submisso a TI. Disponho-me a renunciar todas as minhas prerrogativas. Faço uma entrega irrestrita do que sou e tenho a TI. Prepara-me para o dia de SUA volta. Que eu não seja encontrado preso e amarrado às coisas. Que eu não seja como a mulher de Ló que olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal. Quero fazer toda entrega a TI, sejam justas como as que preciso entregar mesmo – pecado, egoísmo, orgulho, vaidade, desanimo e outros tantos males que me afligem; como aquelas que parecem injustas, como esposa, filhos e bens materiais. Eis-me aqui Senhor mais uma vez lhe entregando tudo, em nome de Jesus. Amém.

O Choro de José - Gn. 42 - Pr. Marinho Soares


Texto: “Nisso José retirou-se e começou a chorar, mas logo depois voltou e conversou de novo com eles. Então escolheu Simeão e mandou acorrentá-lo diante deles.” 42:24

Obs. Este é o primeiro de sete choros de José. Este é um choro amargo, egocêntrico de quem achou que tinha perdoado, pois dera nomes aos filhos. “Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: "Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai". Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido". Gn.41:51-53. José estava profundamente ferido. Ele não havia esquecido coisa alguma. Estava represado dentro dele.  Na vida de José aparecem sete sinais de feridas emocionais.  
1. Colocou uma máscara, não se dando a conhecer, protegendo-se, levando vantagem (v. 7).
2. Falou asperamente, até inconscientemente (v 7).
3. Lembrou-se do passado com dor (v 9).
4. Acusou seus irmãos (v 9).
5. Rejeitou seus irmãos (v 12).
6. Fez demandas; as outras pessoas tiveram que provar que eram dignas (vv. 14-16)
7. Fez os outros sofrerem (vv. 17-20, 24)
Isto mostra a situação do coração de uma pessoa que foi ferida, rejeitada e magoada de maneira profunda. Normalmente estes são os sinais visíveis em um coração magoado.

Prática: Ao fazer uma avaliação em meu coração, percebo que ainda preciso amadurecer emocionalmente. Preciso me desvencilhar de qualquer resquício de ferida ou mágoa que tenham ficado em meu coração. Penso que uma das maiores dores de meu coração vem da frustração e decepção com pessoas. De acreditar em suas palavras e depois não vê-las cumpridas. De crer em mudanças que na verdade não aconteceram ainda. Isto vai tirando o brilho. A alegria de investir em novas pessoas. Preciso recorrer ao Senhor.

Oração: Senhor, nesta manhã preciso de SUA intervenção em meu coração. Preciso de uma cura para minha alma. Necessito ser sarado de qualquer ressentimento. Faça-me entender que a obra é do Senhor e que sou somente cooperador com o Senhor. Que todas estas vidas são tuas. Que o que cabe a mim é somente ministrar, abençoar e esperar em TI. Pai, tomo a decisão de descansar meu coração em TI mais uma vez, em nome de Jesus! Amém.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Gn 24 - Dependendo só de Deus! - David San Martín


Dependendo só de Deus!

T - Gênesis 24:52 - Quando o servo de Abraão ouviu o que disseram, curvou-se até ao chão diante do Senhor.

O - O servo de Abraão é incubido de uma missão, buscar uma mulher para Isaque, filho do seu senhor. E o servo de Abraão em tudo buscou direção de Deus, e em todo êxito que teve durante a sua missão, ele adorou ao Senhor. Isso demonstra uma insuficiência saudável que todos nós deviamos ter... Uma insuficiência em reconhecer que só através, e pela força de Deus, que realizamos as nossas missões tanto ministeriais, quanto as do dia a dia, com sucesso e êxito. O servo de Abraão entendia isso, vemos ele orar diversas vezes neste capitulo buscando a direção de Deus, buscando a força, o discernimento.

P - Presciso ser mais insuficiente para mim, e dependente de Deus, assim como esse servo de Abraão era. Preciso fazer mais orações em tudo na minha vida, ao tomar uma decisão, ao realizar uma tarefa, e também agradecer quando tiver sucesso. Isso é ser dependente de Deus! Não tem como ser dependente de Deus sem oração. O servo de Abraão demonstrou a sua dependencia de Deus através de suas orações. É disso que eu preciso.

O - Amado Deus, Santo Pai. Tenho que depender mais do Senhor! eu quero ser coroado de êxito nas minhas missões e tarefas, assim como esse servo de Abraão foi coroado na sua missão. Preciso desenvolver uma vida habitual de oração, expressando minha dependencia do Senhor, me dê forças e pleno entendimento para que essa oração venha ser viva, se tornar prática em minha vida. Em nome de Jesus Amém.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Poder dos Dons do Espírito na Minha Vida e Ministério - Pr. Marinho - Gn.40-41

Texto: 38 Por isso o faraó lhes perguntou: "Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino?" 39 Disse, pois, o faraó a José: "Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. 40 Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você". Gn.41:38-40

Obs. José tinha dons especiais dados pelo Espírito Santo. Veja que ele era um sonhador e depois tornou-se um interprete de sonhos. Dons de interpretação de línguas é um dos descritos em Coríntios. Não encontramos na lista de dons de Coríntios o dom de interpretação de sonhos. Contudo, o dom de palavra de conhecimento ou revelação, pode vir através de sonhos e da interpretação dos mesmos. José, com certeza, tinha esse dom dado por Deus. Pois, ele sempre invoca e devota a Deus a revelação. Pessoas cheias de dons espirituais vão ser cada vez mais influentes e destacadas, principalmente se usarem estes dons para a glória do nome de Jesus. Tenho visto isto acontecer na igreja e em especial no trabalho de liderança das células. Líderes ungidos e com dons espirituais evidentes, fazem suas células crescerem e multiplicarem bem mais do que os que não usam seus dons espirituais.

Prática: Vejo em minha vida alguns dons do Espirito, principalmente dons mais voltados para a prática do ministério como: liderança, administração, ensino e visão (obreiro apostólico). Tenho poucos dons manifestacionais. Percebo claramente o dom de línguas, algumas vezes o dom de curas e palavra de sabedoria e esporadicamente o dom de interpretação de línguas. A palavra me exorta a buscar com zelo os melhores dons. Vejo que um dom pode fazer uma grande diferença na vida e no ministério de uma pessoa. Foi o que aconteceu com José.

Oração: Senhor preciso de sua intervenção em minha vida. Preciso da visitação poderosa do Teu Espírito trazendo dons à minha vida. Desejo ter mais visões (ciência) e Palavras Proféticas. Vejo que meu ministério terá maior impacto com estes dons manifestacionais atuando em minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Próspero em Todo Tempo! - Gn. 39 - Pr. Marinho Saores


T - Gênesis 39:2 e 22 - O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio... Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia.

O - O Senhor estava com José e o fazia prosperar. Primeiro como escravo na casa de Potifar. Logo chega a ser o mordomo de todos os bens de seu senhor. Onde ele colocava as mãos prosperava. Havia uma graça de Deus fluindo na vida de José. Ele passa por grandes provações ao ser assediado pela esposa do seu senhor. Ao resistir à tentação acaba sendo injustamente acusado e preso. Mais uma vez Deus se manifesta a José e o prospera mesmo na prisão. Logo torna-se o Líder do cárcere. Vemos que aqueles que andam com Deus, não importam onde estejam, prosperam. Escravo em uma casa; preso injustamente e morando em uma prisão; Deus prospera seu filho.

P - Tenho experimentado isto em minha vida de diversas maneiras. Para mim as coisas nunca aconteceram da maneira mais fácil. Tudo o que foi construído teve mto esforço e luta. Mas, não importa se estava morando na sala de meu irmão, trabalhando num escritório abafado no centro da cidade ou ministrando num pequeno espaço no canto do CPA; sempre tive a presença de Deus comigo. Sempre fui muito feliz e abençoado. Esta presença me faz viver debaixo do favor de Deus. Sinto a mesma graça presente na vida de José fluindo em mim. Percebo seu favor claramente em mim todos os dias. Mesmo nos momentos mais difíceis de estresse, desânimo, dores, privações, falências, enfermidades sérias, depressão e desespero; sentia e sinto sua presença e poder me renovando cada dia. Aleluias.

O - Senhor tenho ainda uma boa caminhada pela frente. Novos desafios virão. Construção do Prédio da igreja, plantação de novas igrejas, formação de novos lideres e multiplicação de células.  Preciso do teu favor e graça, me dando saúde física para suportar todos estes propósitos. Em nome de Jesus. 

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conduta Perversa - Gn. 38 - Pr. Marinho


Texto: 7 Mas o SENHOR reprovou a conduta perversa de Er, filho mais velho de Judá, e por isso o matou . . . 10 O SENHOR reprovou o que ele fazia, e por isso o matou também.

Obs. Uma conduta perversa era suficiente para que a morte sobreviesse sobre uma pessoa. Foi assim com os dois filhos de Judá. Er foi o mais velho e o primeiro a ser morto e na sequencia  Onã. Não sabemos o que foi a conduta perversa de Er, mais a de Onã foi o egoísmo de querer sua própria descendência, negando gerar e desonrando a memoria de seu irmão e de sua família. Fico pensando que se Deus julgasse hoje a conduta perversa de seus filhos, ou dos filhos de seus filhos, teríamos, muito mais funerais a realizar, e muito mais temor em nossos corações egoístas e perversos. Isto mudaria nossos relacionamentos e conduta.

Prática: Preciso rever a cada dia minhas práticas de vida. Preciso ver onde estou sendo egoísta. Onde desonro a Deus, meus irmãos e a família de Deus. Preciso estar atento, pois a morte física pode não estar acontecendo, mas a morte espiritual está sempre à minha espreita. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

Oração: Senhor dá-me a sabedoria necessária para viver em retidão e santidade a Ti. Livra-me de um coração egoísta e insensível. Dá-me o temor necessário para viver cada dia em obediência a Ti. Que eu possa Te honrar com meus pensamentos e com minha conduta, em nome de Jesus. Amém!

Os Sonhos de Deus não Serão Frustrados - Pr. Marinho - Gn. 37


Texto: 6 "Ouçam o sonho que tive", disse-lhes. 7 "Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele." 8 Seus irmãos lhe disseram: "Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai nos governar?" E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito.

Obs. Sonhar é uma das características das pessoas que normalmente realizam grandes coisas. Seja sonhar enquanto dormem ou quando acordadas. José era um sonhador. Ele recebia sonhos que vinham da parte de Deus. Eu ministro esta palavra nos retiros espirituais há vários anos. Já perdi a conta de quantas vezes falei deste assunto. Mais ele continua vibrante em meu coração. Há um DNA nas pessoas sonhadoras. Este DNA é plantado por Deus diretamente ou usando a própria formação e herança familiar. Viver os sonhos, todavia tem seu preço. José pagou caro para vê-los realizados. Mas no final valeu a pena todo o esforço.

Prática: Tenho procurado em Deus os sonhos que ELE tem para minha vida. Vivo em oração para saber SEU desejo para comigo. Sei que os sonhos Dele são perfeitos e trazem grande alegria e realização. Preciso buscar e me firmar mais em Deus para realizar os sonhos Dele em minha vida sempre. Já paguei um alto preço por sonhos que foram realizados. Foram bênçãos para mim e para aqueles que estavam próximos a mim. Hoje tenho alguns sonhos em gestação. E com a graça de Deus irei realiza-los, para que o nome Dele seja glorificado.

Oração: Senhor traga à luz os sonhos que ainda não foram revelados a mim, os desejos de TEU coração. Traga-os ao meu coração e mente. Firma meus propósitos em TI. Dá-me coragem, força e determinação para leva-los até o fim. Que nenhum deles seja frustrado, em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Somente Mais Uma História - Pr. Marinho Soares - Gn. 36


Texto: 1 Esta é a história da família de Esaú, que é Edom.

Obs. vejo que Deus tem uma preocupação com a historia de todas as pessoas. Mesmo Esaú que desprezou o direito de primogenitura, Deus se preocupa em contar e manter sua história. Ele também tornou-se muito próspero a ponto de na mesma região não caber seus rebanhos e os de Jacó. Dele também descende uma nação. Mesmo na sua insensatez, Deus coloca seu nome na história, bem como seus descendentes.

Prática: Aprendo com este texto que não devo desprezar a ninguém. Mesmo que alguem pise na bola, preciso preservar sua vida e história. Deus preservou a Esaú, também devo olhar com amor para aqueles que erraram e até mesmo desperdiçaram suas oportunidades. Sinto-me constrangido pelo Senhor a ser mais amoroso, generoso e levar em consideração todas as pessoas.

Oração: Senhor peço-te que mantenhas minha história contigo em fidelidade, lealdade e obediência incondicional até o fim. Não quero estar entre aqueles que suas memórias são exemplos do que não devemos fazer, mas sim daqueles que o Senhor ama, se agrada e tem prazer neles. Aqueles como Paulo, que pode dizer sedes meus imitadores como eu sou de Cristo. Em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Memoriais - Pr. Marinho Soares - Gn. 35


Texto:13 A seguir, Deus elevou-se do lugar onde estivera falando com Jacó. 14 Jacó levantou uma coluna de pedra no lugar em que Deus lhe falara, e derramou sobre ela uma oferta de bebidas{6} e a ungiu com óleo. 15 Jacó deu o nome de Betel ao lugar onde Deus tinha falado com ele.

Obs. Abraão, Isaque, Jacó e os antepassados que serviram a Deus, tinham uma prática muito linda e especial: erguer altares em memória ao que Deus havia feito a eles. Hoje perdemos esta prática. Não mais temos memória e somos um povo sem história e marcos especiais. Já não celebramos nem as datas de nascimento, casamento, batismo, e, outros eventos importantes em nosso calendário. Também não marcamos os acontecimentos de visitação do Senhor em nossas vidas com as conquistas ministeriais, materiais, familiares e espirituais. Precisamos aprender com Jacó, seus pais e seus filhos. Marcarmos as ocasiões especiais com culto e santuário a Deus.

Prática: Preciso ser mais cuidadoso com as datas e estações que Deus tem me visitado de maneira toda especial. E são muitas as ocasiões. Desde a minha conversão, chamado ao ministério, o seminário, as primeiras pregações, primeiro ministério pastoral, casamento, compra de um carro novo, do apartamento, construção do prédio da IMEL CPA, compra do terreno para a construção do novo prédio, batismos, unção de líderes e supervisores, unção de novos pastores, reforma do apto, viagens de férias, congressos, vigílias, idas ao monte para orar, retiros espirituais, etc. e etc. Obrigado Jesus por tantas coisas especiais a celebrar. Por tantas obras que tens realizado em minha vida.

Oração: Instrua-me em como levantar altares para não perder estes eventos tão importantes em minha vida. Pode ser alguma lembrança para colocar em casa, fotos, quadros, pequenos souvenires, cartas, textos. Enfim, ajuda-me a levantar altares de gratidão em todo tempo, por toda a visitação do Senhor em minha vida. Em nome de Jesus, amém!