quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vingança - Pv. 20 - Pr. Marinho Soares


Texto: Não diga: "Eu o farei pagar pelo mal que me fez! " Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você. Provérbios 20:22

Obs. Uma de minhas maiores dificuldades é deixar para Deus tratar quando me fazem o mal. Creio que isto é algo que acompanha a natureza decaída do homem. Um espirito de vingança sempre quer nos acompanhar. Quer nos fazer juiz sobre o nosso irmão. Outra coisa que observo é meu problema de confiança em Deus. Continuo querendo fazer aquilo que não me pertence mais, pertencendo somente a Deus. Como se Deus fosse incapaz de julgar e tratar com estas pessoas. Quando não ajo desta forma, acabo não guardando meu coração. Deixando-o exposto a ataques terríveis. Isto me leva a lutas interiores e me deixando abatido. O texto avisa que preciso esperar pelo Senhor. "Espere pelo Senhor". Aqui entra outra prova de nossa fé e confiança, pois, ás vezes, o tempo de Deus não é o nosso tempo. Queremos logo a vingança. Queremos logo a satisfação. "Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Ao contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele." Rm.12:19-20

Prática: Preciso a cada dia crer que Deus é minha justiça. Que Ele é mais do que suficiente para me dar vitória. Todas as vezes que confiei no Senhor Ele me deu a vitória. Lembro de uma das maiores traições que sofri. Esperei no Senhor e Ele tratou daquela pessoa de uma forma que eu não imaginava. Até que veio arrependida, confessando seu mal. Deus agiu. Deus continua agindo. Dia após dia preciso confiar Nele. Preciso delegar a Ele minhas causas. Ele é o meu delegado! Todas elas ao Senhor. Esperarei Pelo Senhor sempre!

Oração: Senhor grande e poderoso. Majestoso. Maravilhoso conselheiro. Deus forte. Pai da eternidade. Príncipe da paz. Rei dos reis. Mestre dos mestres. Senhor dos senhores. Governador do universo. Magnifico. Soberano. Santo. Justo e verdadeiro. Me coloco em submissão a Ti mais uma vez nesta manhã. Guarde meu coração de não pecar contra o Senhor. Seja com palavras, seja com intenções e pratica de vingança. Confio em Ti de todo meu coração. O Senhor é minha Rocha, fortaleza. Minha confiança esta em Ti. Somente em Ti. Hoje e para sempre. Amém!

A culpa é sua! - Mt 27 - Pr. Gedimar de Araújo

TEXTO: Mateus 27.4
E disse: "Pequei, pois traí sangue inocente". E eles retrucaram: "Que nos importa? A responsabilidade é sua".

OBSERVAÇÃO:
Este episódio acontecido com Judas serve para revelar a estratégia do Diabo. Satanás tira a nossa vergonha para nos levar a pecar, depois a coloca de volta para nos acusar e não nos deixar confessar. Judas caiu no engano do Diabo. Ele foi iludido por uns trocados e levado a vender a Jesus, mas quando viu o erro que cometeu e procurou reparar seu erro, não teve jeito. Os sacerdotes lhe disseram: Não temos nada com isso, a culpa é toda sua. E é justamente assim que nosso inimigo age. Ele deixa claro que a responsabilidade é toda nossa.

APLICAÇÃO:
Algumas vezes sou iludido pelo engano de ceder à tentação. O pecado, no primeiro momento parece ser um bom “negócio”. E todas as vezes que eu peco sinto como se estivesse “vendendo” meu relacionamento com Deus por uns momentos de satisfação. Satanás sempre tentara cegar nossos olhos para não enxergarmos claramente e quando percebermos já estarmos comprometidos e sem condições de voltar atrás. Não quero mais cair no engano do inimigo. Ele jamais vai assumir qualquer culpa por me tentar, pelo contrário, ele ficará rindo da minha desgraça e aproveitará qualquer oportunidade para dizer: A responsabilidade é sua. Preciso sim assumir a responsabilidade sobre minha vida e não permitir mais que Satanás me engane com suas ofertas. Não venderei minha honra nem meu relacionamento com o Senhor.

ORAÇÃO:
Pai, abre meus olhos para que eu não seja enganado pelo inimigo. Preciso agir com responsabilidade hoje para não ficar com a culpa amanhã. Dá-me forças para não ceder e coragem para confessar quando cair. Em nome de Jesus.

Pr. Gedimar de Araújo


O que mais machuca o coração de Jesus? Mt 26 - Pr. Gedimar de Araújo

TEXTO: Mateus 26.38
Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo".

OBSERVAÇÃO:
Você já imaginou Jesus triste, mas não uma tristeza comum, mas uma tristeza mortal?
Neste capítulo 26 existem diversas cenas e fiquei me perguntando: O que mais doeu em Jesus?
1) O fato dos religiosos conspirarem para o matar (v.1-5); ou 2) Alguns discípulos ficarem mais preocupado com o perfume caro do que com o seu pior momento (v.6-13); ou 3) Saber que estava sendo vendido por um membro de sua equipe (v.14-16); ou 4) Celebrar aquela páscoa sabendo que era a última refeição de sua vida (v.17-25); ou 5) A conversa com Pedro revelando o que ele estava por fazer; ou 6) O fato dos discípulos dormirem quando deveriam vigiar com ele em oração (v.36-46); ou 7) Ser entregue por Judas e ser preso injustamente (v.47-56); ou 8) Ser seguido de longe por Pedro e ser negado por ele no pátio da casa do sumo sacerdote (v.69-75). É difícil imaginar o que doeu mais no coração do nosso Senhor! É fácil saber porque Ele estava tão profundamente triste.

APLICAÇÃO:
Hoje eu parei para me fazer esta pergunta: Quanta dor ou tristeza eu posso estar causando ao coração de Jesus? O Que eu tenho feito que tem machucado meu Salvador? Quantas coisas eu faço que podem fazer sangrar o coração amoroso de Jesus? Ás vezes achamos que a cruz foi o pior sofrimento, mas, será? Será que não dói mais ver que nós o traímos, trocando-o por uns trocados? Ou quando o negamos tendo um comportamento indigno de um filho de Deus? Ou quando dormimos e cochilamos quando deveríamos estar alertas? Eu quero viver para trazer alegria e não dor ao coração do meu Senhor. Preciso me arrepender e mudar naquelas áreas onde eu tenho pisado na bola e que tem machucado ao Senhor

ORAÇÃO:
Senhor, ajuda-me a viver de modo a alegrar teu coração. Perdoa-me quando o que eu faço ou deixo de fazer traz dor e machuca teu coração. Quero viver para o teu louvor. Amém.


terça-feira, 29 de maio de 2012

Isolamento - Pv. 18-19 - Pr. Marinho Soares


Texto: Provérbios 18:1 - Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.

Obs. Uma das maiores conseqüências do pecado, senão a maior, foi o isolamento. A solidão é antestréia existe antes da queda do homem. Deus disse a Adão, não é bom que o homem esteja só e fez uma companheira para ele. Deus percebeu quanto é rum ser isolado. Deus mesmo subsiste na trindade - três em um. Solitário - aquele que se isola - (Strong) separar, dividir, ser dividido, ser separado, fazer uma divisão, fazer uma separação, tornar-se separado. Interessante que uma pessoa pode estar junto de outras e se isolar. Eu posso estar com minha família e ninguém saber o que penso e sou. Posso estar com meus colegas pastores e nunca me revelar a eles. Posso estar na igreja e ser alguém isolado do corpo. Me vem a mente a palavra isolante - aquilo que protege de interferências externas, seja temperatura, som, etc. Muitas vezes procuramos viver desta maneira - ISTO É EGOÍSMO! É rebelião. É separação e di-visão. Todo isolamento é contrario á sabedoria. Pois, na multidão de conselhos há sabedoria.

Prática: durante alguns anos do meu Ministerio, principalmente os primeiros, fui um pouco solitário. Era auto-suficiente e me isolava. Logo aprendi que deveria quebrar este isolamento, pois isto traria prejuízo a mim. Foi libertador entender que preciso compartilhar minha vida, Ministerio, coisas boas e ruins. Percebi quanto cresci por viver desta forma. Fui enriquecido e abençoado. Desde então, não somente procuro não me isolar, bem como auxiliar outras pessoas a saírem desta posição de separação. Deus é um construtor de pontes, eu também. Não sou chamado a construir muros, mas sim pontes.

Oração: Senhor, o mundo está cada vez mais isolado. O número de pessoas que moram sozinhas tem aumentado dia a dia. Isto mostra o caminho do egoísmo/isolamento. Ajuda-me a ir contra esta maré. A resistir firme nos relacionamentos, em nome de Jesus. Amém.

"O Temor do Senhor dá Descanso e Paz"- Provérbios 19 - Pra. Mira

Tema:    "O Temor do Senhor dá Descanso  e Paz"

Texto:  "O temor do Senhor conduz à vida: quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas". (Pv. 19:23)

Observação :  Salomão disse em Pv. 9:10 , que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria; em Pv. 14:27, que o temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte; e no texto acima, que esse mesmo temor dá paz e livra de problemas.
 Muitos de nós sofremos, por simplesmente não temermos o Senhor, apesar de dizer que o amamos e servimos. Temer, não é simplesmente ter medo; mas sim, respeitar, reverenciar, considerar, por ter convicção de quem Deus é, ter conhecimento do Seu caráter e poder, e, ter total dependência e submissão a Ele e à Sua Palavra.
Quando tememos ao  Senhor, obedecemos sem questionar à Sua Palavra; e ao obedecermos, recebemos as bênçãos que acompanham todos os que obedecem aos mandamentos do Senhor: entre elas, sabedoria, vida, paz e prosperidade.

Prática:  Tenho entendido esse temor do Senhor desde bem cedo. Ainda criança fui levada à conhecer Deus, a amá-Lo e reverenciá-Lo. Percebo que muitos dos livramentos que tive ao longo de minha vida, e muitas das vezes que não me deixei levar pelo pecado, foi justamente por causa desse temor a Ele.  Porém, não devo descuidar, pois meu coração é enganoso e posso me acostumar a ouvir a Palavra, de forma a não  atentar para o que Deus está me alertando;  Satanás, nosso inimigo aproveita qualquer descuido para nos fazer errar e sair fora da vontade de Deus. Preciso estar diariamente aos pés do Senhor em oração, buscando o enchimento do Espírito Santo, que me revela a grandeza de Deus, Sua santidade, Seu poder, e me leva a um temor cada vez maior, e com certeza à sabedoria.

Oração :  Pai celestial, quantas vezes o temor do Senhor me impediu de pecar contra Ti e contra outros; porém, todas as vezes que descuidei em observar a Tua Palavra, isso me custou caro...Peço-te que me enchas com o Teu Santo Espírito, me capacitando a cada dia ter mais e mais temor do Senhor, obedecendo na íntegra a Tua santa Palavra, de forma a poder usufruir da vida, do descanso e de estar livre de muitos problemas. Em nome de Jesus, amém!!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Palavra Que Anima e Dá Vida- (Pv.12 e 13) - Pra.Mira


Texto -  " O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima".
(Provérbios 12:25);  " O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte".(Provérbios 13:14)

Observação : Os dois versículos falam sobre a importância da palavra correta, ministrada no momento necessário. Vivemos dias de grande ansiedade, stress, pressões, e os corações vivem angustiados e deprimidos, levando muitas pessoas até mesmo a pensarem em dar cabo à sua vida. Nunca precisamos tanto de palavras bondosas, de conforto e esperança, enfim, ensinamento de sábios. Porém, também percebemos que estamos com escassez de homens e mulheres dotados com essa sabedoria; com certeza pelo fato de não acharem mais tempo para a buscarem na fonte que é o Senhor e Sua Palavra.

Prática :  Muitas vezes dependi de palavras de sabedoria, palavras de conforto, de orientacão, de conselhos, que me foram extremamente importantes na tomada de decisões, na mudança de direção em alguns momentos, e de consolo e ânimo em outros. Tenho aprendido com essas pessoas que tanto me ajudaram, entre elas meus queridos pais e mentores, como também diretamente e diariamente com o próprio Deus.  Percebo que tenho em muitas ocasiões podido aconselhar e ajudar outros em suas crises; porém, preciso dedicar-me ainda mais a ouvir o Senhor, pois é d'Ele que recebo a orientação e sabedoria para ajudar aqueles que necessitam. Hoje mais do que nunca preciso capacitar-me com a sabedoria do alto, a fim de animar o coração abatido e ajudar alguém a afastar-se das armadilhas da morte...

Oração:  Querido Pai celestial, como  sou grata a Ti por me ter dado pais, amigos e mentores em minha caminhada, que tanto contribuíram para meu crescimento e amadurecimento. Peço- te que da mesma forma eu possa ajudar e abençoar outros em suas lutas e fraquezas diante das dificuldades e desafios desta vida. Dá-me temor de Ti, que é o princípio de toda sabedoria, e constante comunhão com o Teu Santo Espírito, que me capacitará a ministrar consolo, ânimo e vida aos que o Senhor colocar em meu caminho. Em nome de Jesus, Amém.

A Escravidão da Ansiedade - Pv. 12-13


Texto: Provérbios 12:25 - A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. Provérbios 13:12 - A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida.

Obs. Ansiedade e esperança adiada.  Boa palavra e desejo atendido. Homem abatido e coração desfalecido. Alegria e arvore da vida. A ansiedade é um dos grandes males que acompanha a humanidade desde a queda do homem. A primeira ansiedade do homem foi a espera do encontro com Deus no dia seguinte à queda. Vamos nos esconder! O que Deus fará conosco? Imagino que estas horas representaram dias. E assim tem sido até hoje. Continuamos a nos ansiar (temer, estar preocupado, estar com medo, ter pavor - Strong). Penso que 90% das coisas com que nos pré-ocupamos não acontecem. A ansiedade é uma doença da alma que precisa de cura. Ela nasce da preocupação com o dinheiro (servos de mamom), com o futuro (segurança - servos de mamom), com insucesso e outras limitações que temos na vida. Mamom é o deus da riqueza. E boa parte de nossa ansiedade vem de serví-lo e não a Deus. É a única vez na Bíblia que Jesus fala de dois senhores - Deus e mamom-riquezas (Mt.6:24) Senhorio fala de domínio, controle e serviço. Ser servo de mamom significa que ele domina, controla e manda. Agora mamom é um senhor perverso. O prazer dele é manter todo o mundo inseguro, infeliz e ansioso. Isto deixa o homem abatido e com o coração desfalecido.

Prática: Meu Senhor é Deus - Jeová. Ele é o Deus da esperança. Ele tem promessas - boas palavras para mim todos os dias. Logo pela manhã alimento minha alma com estas promessas de vida eterna. Isto me traz alegria e vida. Eu rejeito a ansiedade. Eu rejeito ser servo de mamom. Eu sou servo do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. O Deus bom e amoroso, que deseja me ter cheio de alegria e vida.

Oração: Para onde iremos nós se só o Senhor tem as Palavras da vida eterna? Que sabedoria a dos discípulos que andaram contigo Jesus. Peço que me dê esta mesma graça de andar confiado nas tuas boas palavras e com os desejos atendidos. Livra-me da ansiedade. Ensina-me a lançar sobre o Senhor toda e qualquer ansiedade em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Banquete na mesa do Rei - Mt 22 - Pr. Gedimar de Araújo

Texto: Mateus 22.3
“Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir”.

OBSERVAÇÃO:
O texto é claro em dizer que existe uma festa, há uma ocasião especial, existe um banquete preparado, existem as pessoas convidadas. Mas, os convidados faltaram à festa, não vieram ao banquete, rejeitando o convite feito pelo Rei. Por mais que esta passagem tenha uma aplicação soteriológica, apontando para a salvação do homem, percebo também outra aplicação mais ligada ao nosso dia a dia. Cada encontro com Deus deveria ser visto como uma festa. Seja no momento particular, através do tempo devocional, seja no momento coletivo, através do culto com a igreja. Estes momentos devem ser encarados como um grande banquete preparado na casa do Rei.

APLICAÇÃO:
“Mas eles não quiseram vir”. Esta frase me pegou em cheio esta manhã. Senti-me disperso no meu tempo devocional, a mente estava nos “negócios” (v.5). Foi uma luta interna muito grande comigo mesmo para não permitir ao meu coração “não querer ir” ao banquete. Cada manhã com Deus é um convite ao banquete na mesa do Rei. Devo sentir cada culto como um grande momento na mesa do Rei junto com os outros convidados. Como é um convite e não uma imposição, eu posso aceitar ou rejeitar este convite. Desejo me sentar e me deliciar todos os dias com o banquete que o Rei preparou especialmente para mim. E Ele sabe aquilo que eu gosto de comer!!!

ORAÇÃO:
Senhor, obrigado pelo convite esta manhã para estar contigo. Confesso que fui tentado a dar uma desculpa para não vir e quase fugi no meio da festa. Mas quero dizer que foi um grande banquete e que eu saio satisfeito desta celebração. Vamos estar juntos amanhã de novo!?

Pr. Gedimar de Araújo

terça-feira, 22 de maio de 2012

A pirâmide invertida - Mt 20 - Pr. Gedimar de Araújo

TEXTO: Mateus 20.26-27
26 Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, 27 e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo;

OBSERVAÇÃO:
Todos nós conhecemos o conceito da pirâmide de liderança, onde quem está no topo tem mais poder e comando. Jesus está contrariando esta mentalidade de liderança por posição. O contexto deste ensino de Jesus foi o pedido de uma mãe: “Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda” (v.21). Quem estiver sem pecado atire a primeira pedra nesta mãe zelosa!!

Isso deu ensejo para que Jesus ensinasse sobre o conceito de promoção no seu Reino e como funciona a cadeia de comando. Diferente do conceito humano que manda mais quem está no topo e que está no topo tem privilégios, Jesus inverte esta cadeia de comando, pois para Jesus está por cima quem está por baixo, e importante é aquele que não dá importância alguma a se sobressair. Será que conseguimos entender isto?

APLICAÇÃO:
Quem nunca desejou se sobressair e ocupar os melhores lugares? Quem nunca sonhou em ver seu nome no lugar de destaque? Quem nunca esperou ser reconhecido como o melhor? Sinto vergonha de mim mesmo. Sinto vergonha de tamanho orgulho. Quero ser servo, quero me humilhar e não ficar preocupado em ser importante ou relevante. Eu que detesto pessoas que se fazem relevantes, do tipo que diz: “Se não fosse por mim, isto não teria acontecido”, muitas vezes me descubro fazendo o mesmo. O orgulho é sutil, preciso estar atento a este pecado em meu coração. Quero destacar estas duas frases de Voltaire: “O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si” e “Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande”.

ORAÇÃO:
Jesus tenha misericórdia de mim, por tantas vezes desejar aparecer ou me tornar importante. Quebranta-me e humilha-me para que eu entenda que maior é o que serve. Dá-me um coração igual ao teu Jesus.

Prosperidade - Pv. 11:25 - Pr. Marinho Soares


Texto: "A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido."

Obs. Hoje quero parar um pouco aqui sobre generosidade. No dicionário on-line ela é definida como: Disposição para a bondade e a indulgência: dar provas de generosidade. Qualidade daquele que é generoso. Liberalidade.
É interessante que esta qualidade é transmitida pelo exemplo e ensino assim como outras áreas do caráter. E como é um principio bíblico/divino ele contradiz a cultura secular e acumuladora. No mundo o que se prega é que você deve acumular bens e riquezas. Você tem que guardar, reter para si, buscar ter mais e mais. O principio do Reino é seja generoso, dê, doe-se, aja com bondade. Atenda a necessidade do outro. Semeie. Aquele que assim faz este prosperará. Este terá a riqueza.

Prática: preciso aprender mais sobre generosidade. Preciso ter o coração mais pro-ativo à generosidade. Preciso estar cada vez menos preocupado em acumular, guardar, reter, ter. Ao contrario, preciso me despojar mais. Simplificar cada vez mais minha vida. Menos com Deus é sempre mais. Quais são ações de generosidade que posso praticar mais do que tenho praticado? 1. Dar mais do meu tempo para as pessoas necessitadas de falar, 2. Dar mais dinheiro para a obra do Senhor, 3. Comprar cada vez menos coisas, 4. Transmitir com generosidade tudo o que tenho recebido de investimento intelectual, emocional e conhecimento para aqueles que precisam, gastar horas e dias em treinamentos.

Oração: Senhor, guarda meu coração. Protege meus olhos da cobiça e do desejo de riqueza. Sou feliz e contente com o que tenho. Sinto-me próspero. Sinto-me cuidado e abençoado pelo Senhor. Ajude-me a cada vez mais distribuir com o menos favorecido. Em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quero ser como criança - Mt 19 - Pr. Gedimar de Araújo

TEXTO: Mateus 19.14
Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".

OBSERVAÇÃO:
Existe uma canção que diz: “Quero ser como criança. Te amar pelo que És. Voltar a inocência e acreditar em Ti...”. Jesus afirma que o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes às crianças. A criança não tem os disfarces que nós adultos temos, elas são autênticas, espontâneas e verdadeiras. Se a criança gosta, ela gosta. Se não gosta, não tem jeito. A pureza das crianças também me deixa encabulado. Elas possuem uma inocência e ingenuidade angelical! E a confiança que elas têm nos pais? Se Jesus está certo, e creio que está, muitos “adultos” podem ficar fora do Reino dos céus.

APLICAÇÃO:
Descobri que estou precisando de um transplante urgente! Preciso de um coração de criança. Meu coração está adulto demais, velho demais, endurecido demais, necrosado demais. O coração adulto é maldoso, hipócrita, dissimulado, ambicioso, imoral, traiçoeiro, desconfiado, ferido, cheio de rancor, disciplinado demais, insensível, briguento, invejoso. Como poderemos entrar no Reino dos céus desse jeito? Nós adultos brigamos tanto com as crianças e no fundo elas é que estão certas (que elas não meu ouçam). Preciso passar mais tempo com as crianças para reaprender algumas coisas que a fase adulta me fez esquecer!

ORAÇÃO:
Pai, dá-me o coração de uma criança. Quero te amar e amar as coisas que Tu criaste e as pessoas que Tu me deste com o amor singelo, sincero e desinteressado de uma criança. Faz este milagre em mim hoje. Em nome de Jesus, aquele que ama as crianças.

Pr. Gedimar de Araújo

A revelação que a Igreja possui - Mt 16 - Pr. Gedimar de Araújo

TEXTO: Mateus 16.13-17
13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os outros dizem que o Filho do homem é?" 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas". 15 "E vocês?", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". 17 Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

OBSERVAÇÃO:
Jesus faz uma pergunta aparentemente casual: “Quem o povo diz que o Filho do Homem é?”. A resposta mostra que o povo estava perdido e sem clareza acerca de quem Jesus era. A igreja precisa estar atenta as respostas do mundo. Ao ouvir esta perspectiva Jesus então lança a pergunta para os discípulos, para a igreja. “E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?”. Pedro então respondeu: “O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus deve ter dito lá dentro: Yes!! É isso Pedro!! Vocês têm uma revelação que o mundo não tem. Vocês tem um conhecimento que o mundo não possui. A responsabilidade da igreja é grande, pois ela é portadora da revelação e precisa anunciar ao mundo aquilo que o mundo não sabe nem conhece. Esta revelação não é para ser colocada debaixo da mesa. É como a luz que precisa ser colocada no lugar alto para iluminar a todos.

APLICAÇÃO:
O que temos feito com a revelação que recebemos? A Igreja é portadora da mensagem que define o destino eterno das pessoas. Podemos deixa-las ignorantes e perdidas, é só nos calarmos e não revelar nada. Ou podemos sair para anunciar em todos os lugares e a todas as pessoas. Preciso ser encorajado a isso, pois tenho estado acomodado. Preciso deixa minha zona de conforto. Como pastor tenho pregado muito para a igreja, e me relacionado muito só com “crentes”, mas percebo que tenho me calado em relação ao mundo. Preciso anunciar com ousadia e coragem a mensagem salvadora e transformadora para este mundo perdido.

ORAÇÃO:
Pai, não me deixe ficar calado, leva-me a ser ousado, destemido e corajoso. Leva-me à proclamar ao mundo, pois eu tenho uma revelação que o mundo não possui. Se eu me calar, eles continuarão a viver na escuridão e não encontrarão o caminho da vida.

Pr. Gedimar de Araújo

sábado, 19 de maio de 2012

Aprendendo a Quem Repreender. - Pv. 9 - Pr. Marinho Soares


Texto: "Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará". Pv.9-6-8

Obs. Repreender o insensato e escarnecedor parece não ser uma boa coisa. Ás vezes, por amor às vidas, acabamos cometendo este grave erro. Queremos ajudar as pessoas. Queremos mostrar o caminho certo, mas ela resiste. Na verdade o que acontece é o que o texto diz, recebemos afronta, ficamos manchados e poderemos ser odiados.  Que situação difícil. Precisamos escolher a quem vamos repreender. Não somos chamados a repreender a todos, mas sim aos sábios. Provérbios 9:9 - Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.

Prática: preciso ser sábio. Preciso ser alguém que ouve e recebe repreensão como pessoa sabia, para que me torne mais sábio. Não posso ser insensato e escarnecedor. Não posso ser orgulhoso ou arrogante ao ponto de as pessoas que me amam e me querem bem, se afastem de mim, simplesmente por que desprezo a correção. O Senhor resiste ao soberbo e dá graças ao humilde. Também preciso aprender a quem investir meu conselho. A quem trazer repreensão. Vejo que ás vezes tenho me dado mal em repreender a pessoas que não querem receber. Que ainda tenho sido afrontado por assim fazer. Preciso discernimento e sabedoria para isto.

Oração: Senhor venha em meu auxilio para que eu possa ser alguém manso e humilde de coração e receba a correção do Senhor através de meus irmãos e tenha humildade para ser sábio. Oro também para que o Senhor me auxilie a quem repreender. A quem manifestar a correção que desejas para as pessoas. Clamo por isto Pai, em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sabedoria = Jesus Cristo! Pv. 8 - Pr. Marinho Soares


Texto: "Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra... Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos... Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR". Provérbios 8:23, 32 e 35

Obs. Sabedoria, sabedoria e sabedoria. Termo recorrente em Provérbios. Fiquei pensando sobre esta sabedoria e tenho chegado à conclusão de que hoje ela se expressa na pessoa de Jesus Cristo. Este capitulo dá sinais bem evidentes disto: desde a eternidade fui ungida, quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo. Vemos que parece que ele está falando das profecias a respeito de Cristo. Ele termina o cap. dizendo que com achar a ela (sabedoria) achará a vida. Quem acha a vida hoje, acha a Cristo. Então Cristo é a sabedoria de Deus encarnada e revelada aos homens.

Prática: Sou grato por ter conhecido a Cristo desde a minha infância. Sou grato, pois a sabedoria já me acompanha a anos. Na verdade ela habita em mim. Eu me alimento dela a todos os dias. Para se ter a Cristo, preciso deixar todas as coisas e buscar somente este grande tesouro - jóia de altíssimo valor. A cada preciso me encharcar desta sabedoria. Preciso me envolver profundamente com Jesus - fonte eterna de sabedoria.

Oração: obrigado Jesus por ter se revelado a mim ainda na minha infância. Obrigado por minha mãe ter se aberto para ti. Obrigado por viver debaixo desta sabedoria todos estes anos. Obrigado. Obrigado Jesus. Amém.

O Erro de preferir as tradições humanas - Mt 15 - Pr. Gedimar Araújo


TEXTO: Mateus 15.2,3 e 6b
2 Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer! 3 Respondeu Jesus: E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? 6 ... Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus.

OBSERVAÇÃO:
O que é mais importante? A Palavra de Deus ou nossas tradições? Creio que esta é uma disputa milenar. É muito comum ver pessoas argumentando, da mesma forma que os fariseus, mais ou menos assim: 1) “Mas isto é uma tradição em nossas família”; 2) “Mas eu sempre agi assim a minha vida toda”; 3) "Mas esta é a praxe do mercado"; 4) “Mas todo mundo faz isso”; 5) “Aqui em nossa igreja as coisas são desse jeito”. E muitas outras falas que demonstram o fato de que as tradições e formas de fazer as coisas vão se arraigando em nossas vidas. Isso por si só não é necessariamente um problema. O problema está no fato de que muitas vezes essas tradições podem tomar força de lei e serem mais importantes que a Palavra de Deus. Jesus chega a afirmar no final do verso 6 que “por causa da tradição, vocês anulam a Palavra de Deus”. É preciso cuidado para não dar maior valor às tradições do que à Palavra de Deus. Viver segundo os padrões deste mundo, muitas vezes implica em viver fora dos padrões de Deus.

APLICAÇÃO:
Certa vez Jesus disse aos escribas e fariseus: “Guias Cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo” (Mt 23.24). Isto me alerta para o fato de eu poder ficar preso ao meu jeito de fazer ou ver as coisas, as tradições que eu criei, ao invés de me prender aos mandamentos do Senhor. Preciso, especialmente em minha casa, fazer com que meus filhos saibam discernir entre o que é verdade eterna e o que é um padrão familiar, e ensiná-los a sempre optar por ficar com a verdade eterna. Eu preciso me apegar aos princípios da Palavra e não ficar apegado à simples tradições impostas por homens e pela sociedade.

ORAÇÃO:
Jesus, ensina-me a ter um coração como o Teu, totalmente apegado às coisas do Pai, completamente obediente à vontade do Pai. Livra-me de ser alguém que por causa da tradição venha a invalidar a Tua Palavra.

Pr. Gedimar de Araújo

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que me Custa a Vida? - Pv. 07 - Pr. Marinho Soares



T: "Imediatamente ele a seguiu como o boi levado ao matadouro, ou como o cervo que vai cair no laço até que uma flecha lhe atravesse o fígado, ou como o pássaro que salta para dentro do alçapão, sem saber que isso lhe custará a vida". Provérbios 7:22-23

O. Mais uma vez a Palavra traz advertência séria em relação a atração da mulher sedutora, especialmente da mulher casada em traição ao seu marido. A palavra fala que isso custará a vida daquele que cair neste laço. São poucas coisas que nos custam a vida: Uma vingança a algo greve que cometemos, um desastre fatal, uma imprudência grande e outras situações inusitadas. Agora sabemos que há algo mais que nos custa a vida: o envolvimento com a mulher adúltera. Neste caso poderá perder a vida pelo ataque do marido traído ou mais figuradamente, perder a reputação duramente construída, ou ainda perder a saúde do coração com o endurecimento pelo pecado e afastamento de Deus.

P: em alguns momentos de minha vida estive exposto a este sério perigo de vida. Especialmente na juventude, quando ainda solteiro, parecido ao jovem de Provérbios. Era indefeso, vaidoso e bem mais exposto a estes ataques. hoje com a maturidade, tenho me colocado de maneira cada vez mais prudente em relação ao cuidado com minha vida. Não somente pela reputação, mais principalmente com a morte espiritual no coração.

O: Senhor guarda-me de pecar. De maneira especial de pecar contra o corpo que hoje é templo do Espírito Santo. Ajuda-me a não cair no engano dos lábios bajuladores e astutos da mulher sedutora. Livra-me Senhor em nome de Jesus. Amém.

Alcançando a Sabedoria - Pv.7-8 - Pr. Peterson

Texto: Amo os que me amam e quem me procura me encontra. Comigo (sabedoria – Jesus) estão riquezas, honra, prosperidade e justiça duradouras. Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor (Pv 8:17-18 e 35).

Observação: A sabedoria está dizendo que ela ama os que a amam e aqueles que a procuram a encontra. A sabedoria diz que quando você encontra-a você acha as riquezas, você é honrado, você recebe a prosperidade financeira e recebe justiça duradoura. A sabedoria declara que aquele que a encontra acha a vida e recebe o favor dela.
Pratica: preciso ser mais disciplinado e dedicado na busca da sabedoria, pois se eu a encontrar receberei todas as bênçãos que eu preciso, além de ser muito feliz.

Oração: Meu Deus me ajude a quebrar as barreiras da preguiça, da falta de concentração e me ajude a ser disciplinado para buscar e meditar na sabedoria do Senhor, pois nela eu tenho o favor do Senhor em minha vida.

Coração de pedra ou coração de carne - Mt 13 - Pr. Gedimar Araújo

TEXTO: Mateus 13.15-16 e Ez 36.26 - NTLH
15 Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria'. 16 Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.

 “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”.

OBSERVAÇÃO:
“O pior cego é aquele que não quer ver”. Este ditado encaixa-se perfeitamente nesta passagem. Jesus estava falando de coisas espirituais, mas seus ouvintes não conseguiam entender – A causa – um coração insensível. O coração controla os olhos e os ouvidos. Quando o coração está fechado, o homem se fecha (em todos os sentidos e com todos os sentidos) para as realidades espirituais. Podem até ver, mas não acreditam. Podem até ouvir, mas não aceitam. Triste decisão, pois com isso não podem ser curados ou transformados por Aquele que fala.  

APLICAÇÃO:
Às vezes achamos que isto se aplica somente às pessoas não crentes. Embora esta posas ser a aplicação primária, não é a única. Certamente há coisas que Deus gostaria de fazer em minha vida, mas que por causa da dureza e insensibilidade do meu coração eu não permito. Com isso fico paralisado, imaturo e desqualificado para ser usado por Ele. Mas, Jesus diz que existem olhos que veem e ouvidos que ainda ouvem. Eu quero ser um destes! Rejeito toda dureza de coração e colocarei meu coração permanentemente na presença do Espírito Santo para que Ele o amoleça e o torne sensível.

ORAÇÃO:
Pai, tira meu coração de pedra e dá-me um coração de carne para que eu me torne capaz de ver e ouvir tudo aquilo que Tu estás fazendo em mim e através de mim. Por isso sonda meu coração, vê o que em mim não te agrada, guia-me segundo o Teu querer.

Pr. Gedimar de Araújo

quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Cuidado Com a Moleza!"

Devocional  16/05/12  - Provérbios 6 - Pra. Mira

Texto:  " Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe sobrevirá como um homem armado." ( Pv. 6:10-11 )

Observação:  Os versículos que antecedem a esses, falam sobre alguém que se encontra em uma situação financeira difícil, complicada. Muitas vezes quando isso acontece, ficamos como que paralisados, desanimados, sem motivação para enfrentarmos a crise e avançarmos em direção à solução. Na vida espiritual também, muitos estão morosos, desanimados, dormindo, inertes, empobrecidos. Salomão neste texto fala da importância de não cairmos na inércia, apatia e preguiça, que com certeza nos trará grande prejuízo, e consequentemente a pobreza. Pobreza material ou pobreza espiritual, não importa qual seja, nos impede de experimentarmos o melhor de Deus.  Precisamos agir com fé e com atitudes de determinação e coragem; levantando e indo à luta, crendo e conquistando tudo o que o Senhor já preparou para nós.

Prática :  Posso  muitas vezes ser tentada a desanimar diante das dificuldades, desistir dos desafios, ser levada ao desânimo, achar muito mais cômodo dormir, descansar, cruzar meus braços e deixar outros fazerem o que eu deveria estar fazendo... Preciso estar atenta e não dar lugar aos desejos da minha carne; quero levantar, e em nome do Senhor dos exércitos enfrentar cada desafio com fé e coragem, conquistando as vitórias que o Senhor tem pra mim. Dessa forma serei enriquecida nesta vida e estarei juntando tesouros no céu.

Oração :  Pai celestial, dá-me disposição, ânimo, desejo de trabalhar, coragem e alegria, a fim de obter os resultados que o Senhor deseja, e ser grandemente enriquecida. Não permita, Senhor, que eu me acomode e queira ficar cochilando, pois, eu sei que o dia do Senhor se aproxima, temos pouco tempo para trabalhar, e não é aqui o nosso descanso...
Em nome de Jesus, amém.

Pra. Mira Soares

Uma des-graça chamada legalismo - Mt 12.2 e 7 - Pr. Gedimar de Araújo

TEXTO: Mateus 12.2 e 7 - NTLH
“Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus: - Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que nossa Lei proíbe fazer no sábado!... Se vocês soubessem o que as Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam: Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais, vocês não condenariam os que não têm culpa”.

OBSERVAÇÃO:
Você já reparou que sempre tem um legalista por perto toda vez que a graça entra em ação? Eles estão sempre espionando, sempre às espreitas, de olhos abertos e ouvidos atentos para “marcar falta” sempre que o amor de Deus age. Legalistas são roubadores de sonhos, ladrões da alegria e pedras de tropeço da bênção.

Jesus, no capítulo 12, tem um dia de enfrentamento com os religiosos legalistas. Na escola de formação de obreiros, Jesus está ensinando seus discípulos na prática a estarem alertas e vigilantes contra estes legalistas, que ao primeiro sinal da graça já estão a postos para se manifestar.

APLICAÇÃO:
A crítica dos legalistas muitas vezes me atinge! Até mesmo suas “caras de reprovação” me deixam mal. Sou alvejado em cheio por aqueles que só ficam apontando erros e falhas, procurando uma brecha na “lei”, que eles mesmos criaram para, para levantarem o dedo acusador. Quero ser como Jesus que não deixou de fazer nada que tinha que fazer por causa da “cara feia” dos fariseus. Sou livre em Cristo para fazer aquilo que agrada a Deus e não aos homens. Esses legalistas precisam aprender que: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais...” (v.7). Só assim essas pessoas não condenariam os que não têm culpa.

ORAÇÃO:
Senhor, quero ser um portador da graça. Quero espalhar graça por onde eu for. Livra-me de me tornar um religioso legalista que faz da religião uma des-graça, e torna-me como Jesus, um homem manso e humilde de coração.

Gedimar de Araújo

Preguiça: caso sério! - Pv. 06 - Pr. Marinho Soares


Texto: “Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento”. Pv.06:6-8

Obs. Esta coisa da preguiça é algo muito sério. É um mal que tem atacado esta geração com força. Engraçado que pouco se fala nisto, mas venho acompanhando esta geração que quer tudo na mão, dorme demais, e se possível, vive à custa dos outros. Quando é chamada à responsabilidade tem dificuldade de se firmar, logo se cansa e desiste. Como irão formar famílias? Como viverão em comunidade onde precisam dividir, ceder e cooperar? Outra preocupação é com a previdência. Normalmente esta geração pensa somente no hoje e não provê para o amanhã. Carpe Diem é o lema. Deus precisa nos auxiliar em levar esta geração à uma mudança de mentalidade e assumir o chamado e o propósito Dele para estes dias.

Prática: Sofri, num período importante da minha vida, de depressão. Foi um período difícil em que vivi solitário, desanimado, confuso e deixei uma espécie de “preguiça” dominar minha vida. Hoje vejo que era mais desanimo do que preguiça. Contudo tive que lutar, pois desenvolvi hábitos que ficaram me perturbando por muitos anos. Foi uma fase difícil onde não conseguia levantar cedo, não tinha ânimo para me relacionar, para trabalhar e perda dos sonhos. Vejo que isto parece um pouco com os sintomas desta geração – desanimados e quase deprimidos. Mas, com a graça do Senhor superei estas dificuldades. O interessante é que quando fico estressado, cansado e frustrado, estes mesmos sintomas querem me dominar novamente. Preciso levantar, buscar ao Senhor e me posicionar de maneira diferente.

Oração: Senhor, preciso desenvolver e firmar cada dia mais minha nova natureza em Cristo. Uma natureza transformada e mudada pelo Espírito Santo. Uma mentalidade e prática de vencedor. Peço também por esta geração. Transforma e muda esta geração em nome de Jesus! Amém!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Alcançando o Alvo Com Segurança - Pv. 04 - Pra Mira

Texto:  "Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros." (Pv. 4:25-26) 


Observação: Temos visto ao longo de nossa jornada cristã, muitas pessoas desistindo ou se perdendo  na caminhada, às vezes por motivos banais . O sábio Salomão nos adverte sobre a possibilidade de nos perdermos no caminho, quando desviamos o nosso olhar. Ele nos orienta sobre a importância de mantermos os olhos fixos no nosso alvo, prestarmos atenção onde pisamos e andamos, para não tropeçarmos em algo que nos impeça de continuar e alcançar o objetivo e chegarmos com segurança. 


Prática:  Muitos são os obstáculos e distrações que poderão surgir em nossa caminhada em direção àquilo que Deus planejou para nós.  Preciso estar atenta e focada no alvo, pois posso me distrair,  me deixar encantar com coisas efêmeras e sem valor eterno, ou ainda ?me desmotivar com as circunstâncias adversas que com certeza aparecerão em meu caminho. Porém, se eu agir como também diz o escritor aos Hebreus ("...e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé ), com certeza alcançarei a vitória!! 


Oração:  Querido Pai celestial, primeiro quero lhe agradecer por ter dado sentido à minha vida, e ter me chamado para um propósito eterno. Peço-lhe que não permita que eu me distraia com nada, nem olhe para a direita ou esquerda, mas me mantenha com os olhos fixos naquilo que o Senhor já tem me revelado e chamado. Ajuda-me a enxergar os obstáculos, evitando-os ou superando-os de acordo com Tua vontade, porém, não perdendo de vista o alvo, andando com passos seguros e dando a outros a certeza de que também podem conseguir... Em nome de Jesus, amém.

Precisa-de de Trabalhadores - Mt. 9 - Pr. Gedimar de Araújo


TEXTO: Mateus 9.35-38 - NVI
35 Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. 36 Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. 37 Então disse aos seus discípulos: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita".

OBSERVAÇÃO:
Depois de mais um dia de muitas tarefas: Paralítico curado, recrutando discípulos, confrontando os religiosos, curando uma hemorragia crônica, ressuscitando uma menina morta, curando cegos, expulsando demônios. UFA! Parece que até mesmo Jesus se cansou. Tinha sido um dia daqueles, mas também foi um dia de aula prática para os discípulos que estavam caminhando com Ele durante todo aquele dia estafante. Jesus então resolve fazer um desabafo: Temos mais trabalho do que conseguimos fazer, precisamos de mais gente para trabalhar. Sempre tem sido assim ao longo da história da Igreja, sempre há vagas para novos obreiros, e muitas vezes estas vagas não são preenchidas. Sempre temos mais trabalho do que trabalhadores. A colheita é grande, precisamos de trabalhadores para que a colheita não se perca. Viu! Você não é o único que fica desesperado com a falta de gente para trabalhar!


APLICAÇÃO:
Um erro que eu cometi, e muitos pastores e líderes cometem, é achar que vão dar conta do trabalho, que vão fazer hora extra (alguns trabalham três expedientes: manhã, tarde e noite, outros trabalham até quatro expedientes: manhã, tarde, noite e madrugada – Eu fui assim), que vão se desdobrar para conseguir dar conta do recado. Aprendi que enquanto se trabalha (pois o trabalho não pode parar) precisamos investir sério na formação de novos obreiros. A linha de produção só pode aumentar na medida em que se têm os trabalhadores. Deus não é “injusto”, Ele não vai te dar mais trabalho se você não está suportando nem o que tem. Será que não é por isso que a igreja tem deixado de crescer? Jesus disse que precisamos colocar uma placa permanente na porta da igreja: PRECISA-SE DE TRABALHADORES. E mandou a gente orar a Deus para que os candidatos apareçam.

ORAÇÃO:
Senhor ajuda-me a continuar firme na obra, a nunca desistir por causa do volume de trabalho. Mas, por favor, manda gente disposta a trabalhar na colheita. Dá-nos obreiros para os grupos pequenos, pois esta é a nossa linha de produção onde mais precisamos de trabalhadores. 

Esposa - Fonte Bendita de Satisfação!! Pv. 05 - Pr. Marinho Soares


Texto:Beba das águas da sua cisterna, das águas que brotam do seu próprio poço. Por que deixar que as suas fontes transbordem pelas ruas, e os seus ribeiros pelas praças? Que elas sejam exclusivamente suas, nunca repartidas com estranhos. Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude”. Pv.5:15-18

Obs. Que sabedoria. Que advertência linda a de hoje. Beba das águas da sua cisterna. Ou seja, Deus já nos deu a fonte. Ela é exclusivamente nossa. Ela é bendita! Ela nos foi dada ainda na juventude. Os versículos anteriores fala de uma outra fonte, que leva à morte e à ruína todos os que dela bebem. A fonte da mulher imoral, leviana. Ela está por aí à espreita. Armando armadilhas. Voz doce e melodiosa é totalmente mortífera.

Prática: Vejo que o Senhor foi misericordioso comigo me livrando da mulher imoral. Colocando temor no meu coração em todo o tempo. Mesmo nos dias mais deprimentes, quando ainda não era casado, eu pude recorrer ao Senhor. Depois de casado, ser guardado da mulher leviana. Continuo vigilante com meus olhos, com meus relacionamentos e a quem me dirijo e a quem se dirige a mim.

Oração: Senhor obrigado pela linda e maravilhosa esposa que me abençoou. Bendita fonte que me deu. Cisterna que jorra água viva. Me alegro com ela. Me sinto abençoado por termos uma vida de alegria e satisfação. Renove a cada dia o nosso amor de forma integral. Amor emocional, físico e espiritual, em nome de Jesus. Amém.

A Falta de Um Pai - Pv. 04 - Pr. Marinho Soares


Texto:Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos, e obterão discernimento. O ensino que lhes ofereço é bom; por isso não abandonem a minha instrução. Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe, ele me ensinava e me dizia: "Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida”. Pv. 4:1-4

Obs. Ouçam a instrução de um pai... estejam atentos aos seus ensinos... usufruam da companhia do pai quando criança... quando ele me ensinava... seja sábio, adquira entendimento, obedeças aos mandamentos e você terá vida. Que coisa linda é ter um pai presente na vida de um menino ou menina. Mas muitos de nós hoje não tivemos pais. Outros tiveram pais ausentes. Tenho um pouco de dificuldade para falar disto, pois tive um pai, ainda que muito trabalhador e com uma família grande – éramos seis filhos e eu o penúltimo, mas de muitas formas esteve presente em minha vida - disciplinando, provendo e plantando sonhos em meu coração. Mas observo os jovens de hoje que não tiveram pais. Alguns somente mães e muitas delas ausentes. Como sofrem. Como são frágeis. Sem firmeza e referenciais.

Prática. Tenho aprendido um principio maravilhoso para corrigir isto: o principio da paternidade espiritual. Nem tudo está perdido graças a Deus. Podemos recuperar estes filhos. Podemos, mesmo com eles já crescidos, injetar uma nova vida neles. Para isto preciso me aproximar mais de rapazes/homens. Preciso me doar e investir neles para que se tornem maduros. Para que tenham referenciais transformados. Para que ainda tenham vida.

Oração: Senhor como deve ser difícil não ter pai. Como viver sem esta lacuna em nossas vidas? Peço que levante pais saudáveis para esta geração. Peço que os pais sejam despertados para assumirem suas responsabilidades. Ajude-me a ser pai para aqueles que se aproximam de mim. Ser pai espiritual. Gerar neles um caráter inabalável. Senhor, dê-me graça para romper como pai espiritual em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Encontrando Favor de Deus e dos Homens - Pv. 3 - Pr. Marinho Soares


T "Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação". PV.3:3-4

O Amor e fidelidade jamais devem ser abandonados. Amor em qualquer gênero (ágape, estorgê, fileo) deve ser companhia constante em nossa vida. Do amor depende toda a vida. Ele traz o favor de Deus, pois Deus é amor. O amor é a maior de todas as conquistas do ser humano. Fidelidade: Constância, firmeza nas afeições, nos sentimentos; perseverança. Observância rigorosa da verdade; exatidão.Fís. Propriedade duma balança que assume sempre a mesma posição quando solicitada pelas mesmas forças.
Amor e fidelidade devem ser gravados com ferro e fogo nas tábuas do nosso coração como marca-se o gado. Eles devem ser amarrados ao redor do pescoço para que todos possam ver.

P amor e fidelidade são características que as tenho perseguido por toda a minha vida. Fazem parte do seleto grupo de virtudes que acompanham a sabedoria. Como desejo ser sábio as nutro com dedicação e carinho. O que mais posso fazer para desenvolve-las mais do que tenho feito? 1. Preciso aprender mais sobre estes vocábulos, o que eles realmente significam. 2. Preciso ganhar convicção bíblica de sua importância para minha vida, estudando textos que apontam para isto. 3. Preciso andar com pessoas mais sabias que eu.

O Cá estou mais um dia para pedir-lhe sabedoria e graça sobre minha vida, especialmente na prática do amor e fidelidade. Quero experimentar do Teu favor e ganhar a boa reputação dos filhos de Deus diante dos homens. Me abençoe Senhor mais uma vez em nome de Jesus. Amém.

sábado, 12 de maio de 2012

Loucura para Encontrar a Sabedoria - PV. 2 - Pr. Marinho Soares


T: "se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido,  então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus".  Pv. 2:4-5

O. Tive um cunhado que foi garimpeiro. Ele garimpava diamantes no interior de MT. Um dia fui para conhecer como era o processo de procura das pedras preciosas. Fiquei admirado de ver buracos profundos de quase 20 mts, com paredões assustadores, com homens "imprudentes" enfiados lá embaixo escavando correndo risco de morte. Desde aqueles dias quando leio a Bíblia me falando sobre tesouro, diamantes, prata e ouro, consigo imaginar o que o Senhor esta me dizendo. Assim é neste texto, procurar a sabedoria como se procura a prata e busca-lá como quem busca um tesouro escondido. Precisa de esforço. É correr riscos. É ir mais e mais fundo na escavação. É dedicar-se de maneira focada a alcançar.

P: uma das coisas que mais tenho buscado em minha vida é a sabedoria. Busco em oração pedindo a Deus que me dê como deu a Salomão. Busco através de relacionamentos com pessoas mais sabias e maduras que eu. Busco através do estudo, leituras. Busco através de observara natureza e as circunstancias. O fruto disto em minha vida tem sido temor ao Senhor e conhecimento de Deus.

O: Querido pastor da minha alma, me conceda nesta manhã mais sabedoria. Me leva a perseverar nesta busca como o garimpeiro faz na sua "insensata" busca correndo todo tipo de risco. Aqui estou, me auxilia em perseverar nela, em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A SABEDORIA AO NOSSO ALCANCE - Pr. Marinho - Pv. 01

Texto: "Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens".  Provérbios 1:2-4

Obs. Hoje começamos nossa caminhada Devocional no livro de Provérbios. Que benção poder meditar na Palavra do Senhor ainda mais num livro tão rico e poderoso quanto Provérbios. A introdução já diz para que ele veio: experimentar sabedoria, disciplina, entendimento, sensatez, justiça, direito, correção, prudência, conhecimento e bom senso. Que riqueza! Não podemos perder esta oportunidade de caminharmos pelos próximos 31 dias devocionando em um capitulo por dia. Eu lhe garanto que sua vida não será mais a mesma. Faça este propósito ainda hoje. Comece agora. Tome 15 minutos para ler o capitulo 01 e escrever alguma coisa de observação, prática e oração. Levantemos querido para alcançarmos sabedoria abundante!

Prática: Tenho tido o privilegio de beber desta fonte de sabedoria desde a infância. Mais aqui estou mais uma vez para beber deste rio. Rio abundante e rico de sabedoria, disciplina, entendimento, sensatez, justiça, direito, correção, prudência, conhecimento e bom senso. Sei que serei enriquecido e não desprezarei esta oportunidade.

Oração: obrigado Senhor por me mentoriar com sua santa Palavra desde a minha infância. Obrigado por viver esta santa expectativa de caminhar por mais 31 dias de sabedoria em Provérbios. Já me sinto enriquecido e abençoado. Obrigado Pai. Louvado seja o Senhor. Amem.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Povo Difícil - Líder Consagrado! Pr. Marinho Êx.32-34

Texto: “Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: 'Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito' ". 32:8; “Respondeu o SENHOR a Moisés: "Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.” 32:33 


Obs. Moisés é um dos líderes mais notáveis em toda a Bíblia. Homem bom, paciente e amoroso. Tem oportunidades maravilhosas no relacionamento com Deus, pois sendo convidado, aceita ser parceiro de Deus na dura empreitada de tirar a nação de Israel do Egito e leva-los em direção à terra prometida. Este povo, que a própria Palavra chama-os de obstinados. “Obstinado é aquele que se obstina, que não cede. Teimoso, cabeçudo, pertinaz.” A obstinação quando é para o bem, se torna uma arma poderosa, mas quando é para o mal, se torna em desgraça. Assim era Israel: Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei... O Senhor falava de manhã e já de tarde o povo estava fazendo o contrário. O Senhor ordenara para que não adorassem outros deuses e lá estavam com um bezerro de ouro. 


Prática: Como posso vencer a obstinação para o mal? Vejo esta luta dentro de mim a cada dia. Pois, como Moisés, fui chamado para ser parceiro de Deus nesta caminhada de levar um povo em direção à terra prometida – a Canaã celestial. O número de pessoas que o Senhor tem colocado para que eu auxilie nesta jornada é infinitamente menor do que o de Moisés. Mas a responsabilidade não é menor. É um povo que sofre dos mesmos males que os israelitas. Inconstantes, pecadores, facilmente influenciáveis, impacientes, idólatras e sem amor. Como poderei sem um bom líder? Tendo as mesmas características de Moisés. Perseverante, amoroso, intercessor, cheio da glória de Deus. Moisés, porém, suplicou ao SENHOR, o seu Deus, clamando: "Ó SENHOR, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?” (32:11). “Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste" (32:32). Era um homem que buscava a glória do Senhor: “Então disse Moisés: "Peço-te que me mostres a tua glória" (33:18). Que recebe e vive do brilho desta glória – “Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o SENHOR. Quando Arão e todos os israelitas viram Moisés com o rosto resplandecente, tiveram medo de aproximar-se dele” (34:29-30). 


Oração: Senhor, sei que preciso crescer muito, principalmente no brilho da Tua glória. Moisés somente pôde liderar por que se encontrava com o Senhor no monte e na Tenda do Encontro. Preciso fazer esta caminhada de subir ao monte. Preciso ter o meu lugar de encontro para receber orientação e revelação. Preciso que a nuvem da Tua santa presença desça. Preciso que o meu rosto brilhe com o resplendor da Tua glória. Venha em meu auxílio. Tira de mim o coração obstinado e me faça um servo obediente e temente ao Senhor. Auxilia-me. Venha comigo senão não poderei caminhar com este povo em direção à terra prometida. Em nome de Teu amado e maravilhoso Filho Jesus. Amém.

Êxodo 8-11 O Propósito dos Milagres - David San Martín


O Propósito dos Milagres

Êxodo 10:1-2 - Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles, e para que contes aos ouvidos de teus filhos, e dos filhos de teus filhos, as coisas que fiz no Egito, e os meus sinais, que tenho feito entre eles; para que saibais que eu sou o SENHOR.

Uma coisa que o Espirito Santo me levou a observar na leitura destes capitulos, foi os “para” e “para que”. Que demonstram o propósito de Deus para cada ação dele, por intermédio das pragas. Um exemplo, no capitulo 9.15-16, vemos que o Senhor podeira muito bem matar o Faraó pela desobediência e afronta a Deus, mas Deus o manteu vivo para que ele mostrasse o Seu poder no Faraó, e para que o nome Dele fosse anunciado em toda terra. Já nestes versículos, vemos três propósitos de Deus: 1 - A dureza do coração de Faraó(provação), foi para que ele realizasse as Suas maravilhas; 2 - Essas maravilhas, para que os hebreus contassem aos seus filhos e aos filhos de seus filhos; 3 - Para que eles soubesse que Deus é o Senhor.

Nestes dias temos aprendido que um dos propósitos das provações é o Senhor operar suas maravilhas em nosso meio. Porém Deus me lembra nesta manha, que um dos propósitos dele operar as suas maravilhas, os milagres na minha vida, é para que eu testifique os milagres dele na minha vida. Tenho que procurar e aproveitar as oportunidades que o Senhor me dá de testificar dos Seus milagres em minha vida, contar a todas pessoas que eu puder, as maravilhas que ele me tem feito, e as bençãos que ele me tem concedido. Pois assim as pessoas saberão que Deus é Senhor em minha vida.

“Senhor meu Deus, que a partir de hoje, eu venha aproveitar das oportunidades que o Senhor me dá, de testificar os teus milagres em minha vida, para que as pessoas a quem eu testificar, fiquem sabendo que Jesus é o Senhor da minha vida. Em nome de Jesus. Amém”.

Êxodo 4-7 - Ingredientes contra os "por que's?" - David San Martín


Ingredientes contra os “por ques?”

Êxodo 5.22 - “Moisés voltou-se para o Senhor e perguntou: Senhor, por que maltrataste este povo?. Afinal, por que me enviaste?

Essas questões de Moisés a Deus, resume como anda meu coração muitas vezes. Deus tinha chamado Moisés para libertar o povo hebreu, e o Senhor o avisou, que não seria fácil, que a guerra contra o Faraó seria dura, e que eles não o convenceria facilmente. Logo na primeira tentativa de Moisés de convencer o Faraó a deixar o povo hebreu sair do Egito, ele além de lhes negar o pedido, ainda afligiu o povo israelita duramente. Moisés pareceu esquecer do que Deus lhe tinha dito e prometido, e faz essas questões a Deus.

O Senhor meu Deus é sempre justo e reto, ele nunca me esconde as dificuldades que terei que passar, pelo contrário, ele está sempre me alertando dos obstáculos, e me garantindo a Sua companhia para transpor. A palavra do Senhor Jesus ao seus discipulos em João 16.33, serve de resposta para todos os meus “por ques?” em relação as provações que eu passo: “Tenho vos dito isso para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. É disso que eu preciso em mim: A paz em meios aos conflitos, a eirene(no grego), a paz que é parte do fruto do Espirito, para que eu não me desespere em meios as provações, por mais duras que elas sejam; E o bom ânimo, que Jesus disse, o ânimo que me leva a luta e a conquista da vitória que já me foi dado no nome de Jesus.

“Meu Pai, me conceda a paz, que é parte do Fruto do teu Espirito, a paz em meio aos conflitos, a paz que me livra da ansiedade em tempos de tormentas. E me dê o bom ânimo, para perseverar em cada batalha, e em cada luta, em busca da vitória que o Senhor Jesus já me concedeu, em nome de Jesus. Amém”.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Êxodo 1 -3. - Infanticídio - Uma poderosa Arma contra o crescimento. - David San Martín



Infanticídio - Uma poderosa Arma contra o crescimento.

Êxodo 1:15-17 - E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá), e disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.

Vejo nesses primeiros capitulos deste livro, o quanto satanás, desde sempre, foi um arqui-rival(e trabalhou contra) do crescimento do povo de Deus. Vi também os meios a qual ele usou para barrar o crescimento do povo de Deus: 1ª - A opressão; 2ª - A escravidão e a 3ª O infanticidio. Apesar de duros, os dois primeiros meios não foram capazes de impedir que o povo rompesse ainda mais no crecimento. Portanto o 3º meio, ao meu ver, foi a estratégia mais maligna, e também a mais coerente para o propósito dele(que era barrar o crecimento do povo de Deus, e destruí-los).
Eu percebo este mesmo agir do inimigo nesses dias que vivo. Ele nos oprime através de mentiras e setas na mente para que percamos o foco; tenta nos escravizar através das tentações e dos pecados. Mas contra estas coisas temos vitória pela Cruz de Cristo, e pela Palavra de Deus. No entanto, nestes dias ele também tem usado o 3º meio para barrar o crescimento da igreja: Matar os bebês espirituais, antes deles crescerem e se desenvolverem e se tornarem ferramentas poderosas para o propósito eterno de Deus para a humanidade. Contra este artefato do inimigo, só uma atitude nossa para combeta-lo.

Percebo que esta revelação é verdadeira, quando olho para a minha vida, e para vida de alguns ao meu redor. Muitas vezes pela falta de paciência e perseverança no gerar e no cuidar dos recém-nascidos, acabo(ou acabamos) compremetendo a saúde desses novos filhos(Esquecendo que o trabalho de parto é trabalhoso, e o trabalho pós-parto é mais trabalhoso ainda). E aos poucos posso me tornar um instrumento do inimigo para “atrasar”(e não barrar) o crescimento da igreja de Deus, através da morte espiritual de nossos frágeis bebês. Preciso de atitudes que me impessam de me tornar um instrumento do inimigo contra o crescimento da obra de Deus.
Duas atitudes o Senhor requer de mim, que é: 1ª - A atitude das parteiras das hebréias(1.17), que não se intimidaram diante da ordem do faraó, e geraram todos os filhos que lhes eram incubidos de gerar; 2ª - A atitude de Miriã(2.4) - Que ficou de longe cuidando de seu irmão(Moisés, que era um bebê), lhe servindo de proteção, e quando foi preciso ela se manifestou para ajudá-lo. O mover geracional de Deus ocorrerá por intermédio do caráter de Cristo sendo gerado nesses bebês espirituais que eles nos tem confiado.

“Deus santo, Pai Eterno. É a tua palavra que Santifica, que renova a mente, que nos separa do pecado e das más atitudes. Pai, primeiro peço perdão a ti, arrependido de todas as vezes que por omissã, falta de paciência/perseverança e cuidado, eu fui instrumento do inimigo para alguma mortalidade infantil de bebês espirituais. Senhor que essa palavra venha quebrar os meus argumentos e razões, para que eu tenha as atitudes das parteiras das hebréias e a de Miriã, que não abriram mão de gerar, e também cuidar dos nenenzinhos que lhe eram incubidos. Pois sei do Crescimento que o Senhor quer promover através do caráter de Cristo

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sou Geração do Avivamento! Pr. Marinho - Êx. 31

Texto: Êxodo 31:2-3 - "Eu escolhi a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhes destreza, habilidade e plena capacidade artística" 


Obs. O Senhor escolheu. O Senhor escolhia aqueles que seriam cheios do Seu Espirito. Aqueles que receberiam dons. Aqueles que teriam uma capacitação especial para desenvolverem uma obra para Ele. Nesse caso encontramos Bezalel recebendo uma graça toda especial para trabalhos artísticos com o propósito de desenhar e confeccionar todos os moveis e utensílios do templo do Senhor. Esta graça foi estendida também aos artesãos daquela época. As coisas aconteceram desta forma até Jesus vir com uma graça maior. Até Ele derramar dons a todos os homens, cumprindo Joel 2, nos últimos dias derramarei do meu Espirito sobre todas as pessoas, vossos velhos, jovens e servos serão cheios do meu Espirito. Isto foi totalmente cumprido em Atos 2, no dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, e veio um som, um vento que encheu toda a casa e foram repartidas línguas de fogo sobre eles e TODOS ficaram cheios do Espirito e começaram a falar em outras línguas. A partir daí todos podem ser cheios do Espirito. 


Prática: Me sinto muito privilegiado de ter nascido nesta era de graça abundante. De presença, poder e gloria do Espirito liberada para todas as pessoas. Meu privilegio também se dá por viver em dias de tanto avivamento. Por ter nascido numa geração pentecostal. Numa geração que experimenta todos os dons do Espirito. Sou filho do avivamento. Posso ser cheio a cada dia. Posso experimentar a cada momento desta poderosa e abundante graça. 


Oração: Senhor renovo nesta manhã meu pedido de ser cheio do TEU Espirito. Tomo posse da Tua Palavra que me diz: Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! (Lc.11:13). Oro para que todos os dias o Espirito que habita em mim me renove, me encha de unção para viver cada momento de minha vida cheio de sabedoria, graça e poder. Poder para viver, para obedecer e cumprir os Teus propositos nesta geração. Em nome de Jesus. Amem