sábado, 25 de agosto de 2012

Para Isso Eu Fui Enviado - Lucas 4 - Pr Marinho Soares

Para Isso Eu Fui Enviado - LC. 04 - Pr. Marinho Soares

Lucas 4:43 - Mas ele disse: "É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado". 

Obs. Há mais de dez anos que tenho buscado, insistido e procurado saber de maneira cada vez mais clara para que propósito o Senhor me chamou. Jesus tinha isso muito claro: pregar as boas novas do reino em todas as cidades de sua região. Ele dizia: para isso vim. Para isso eu fui enviado. Não me impeçam! Recentemente resgatei a primeira declaração deste tipo que escrevi a respeito do meu chamado e foco. Creio que foi escrita há dez anos atrás e revista a uns cinco.
 “Eu tenho o sonho de pastorear a igreja de Deus com sabedoria, temor e poder do Espírito Santo; levar outros pastores e líderes a fazerem o mesmo, através de mentoria, treinamento e pastoreio, a fim de que tenham igrejas de grande crescimento, com lideranças saudáveis e multiplicadoras." 
Hoje vejo que é uma declaração longa. Difícil de lembrar. Se pudesse resumir em uma frase, qual seria? Para Jesus era pregar as boas novas do Reino. E para mim?

Prática: hoje tentarei resumir esta frase que escrevi há vários anos. Poderia ser: Liderar e inspirar liderança... Encorajar lideres e pastores a liderarem... Ser um homem de equipe... Ser um homem da oração e da Palavra...  Mentoriar... Treinar... Bem, esta é uma questão difícil para mim descrever em poucas palavras. Creio que uma resposta mais fácil se cuidadosamente eu observar o que tenho praticado no ministério, pois isto deve dizer bastante de mim e do meu chamado. O que tenho me esforçado para ser é simplesmente um pastor-líder. Outras vezes um líder-pastor. Um pastor que se esforça para liderar. Um líder que se esforça para pastorear.

Oração: Senhor, sei que o tempo é curto e passa muito mais rápido do que imagino. Por isso preciso acertar. Preciso que me ajudes manter a cada dia o foco do chamado que o Senhor tem para minha vida. Preciso me apaixonar cada vês mais por Ti e pela Tua obra. Isto servirá de inspiração para muitos. Em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tentado pelo diabo - Lucas 4 - Pr Marinho Soares

Texto: Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome. Lucas 4:1-2

Obs. Jesus é levado pelo Espirito ao deserto, onde durante quarenta dias foi tentado pelo diabo.  Precisamos prestar mais atenção na Palavra de Deus. Jesus foi levado pelo Espirito ao deserto para ser tentado pelo diabo. Olha só, Jesus ser tentado até vai, agora Ele ser levado para ser tentado é de assustar muita gente que tem medo do diabo, foge do diabo e acha que ele não não tenta mais o cristão. Tem pessoas crentes que supersticiosamente desconhece o poder de instrução, provação, resistência e perseverança que uma aflição e tentação do diabo pode trazer. Jesus mesmo disse quando ensinou os discípulos a orarem: (Mateus 6:13) "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal..." A tentação vem sobre todos. Ele pede para que oremos para não cairmos quando formos tentados. Não se iluda, o diabo está tentando tempo todo. Cuide-se meu irmão.

Prática: tenho experimentado tentações inúmeras vezes em minha vida. Sou grato, por entender desde o inicio da minha fé, que o Senhor já me dizia: "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (1 Corintios 10:13). Veja só, assim como Jesus teve o escape da Palavra, eu também a tenho todos os dias de minha vida para resistir bravamente a toda e qualquer tentação do diabo. A afirmação de Jesus é certa: QUANDO FOREM TENTADOS. Serei tentado. Como Jesus, posso ser levado pelo Espirito a um deserto para ser tentado. Meu desejo é que após a tentação possam ouvir de mim o que se ouviu de Jesus: Jesus voltou para a Galiléia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama. (Lucas 4:14).

Oração: Senhor não quero ser ingênuo em relação ao diabo e suas artimanhas para tentar me destruir e roubar minha santidade, consagração e ministério. Me coloco submisso a Ti e sua Palavra. Pois submeto a Deus e resisto ao diabo e ele fugirá de mim. Em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Batismo por Fogo - Lucas 3 - Pr Marinho Soares

Texto: Lucas 3:16 - João respondeu a todos: "Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. 

Obs. João Batista faz o maravilhoso papel daquele que abre caminho. Ele prepara o caminho para o Senhor Jesus. Ele vai adiante abrindo a cena, batizando e apresentando ao mundo aquele que viria ser o Cristo, o Filho do Deus vivo, Senhor e Salvador. 
Este é um papel que todos devemos fazer. Sermos abridores de caminho para Jesus. Sermos os anunciadores. Desbravadores para que a graça chegue. Para que as pessoas experimentem a salvação em Cristo. Depois podemos sair de cena. Deixar Cristo aparecer e reinar sobre as vidas. Como o próprio João disse: que Ele cresça e eu diminua. Depois disto Jesus vem e completa a obra: Ele os batizará com o Espirito Santo e com fogo. Este é o batismo da imersão total em Deus. É me unir a Ele. É ser espiritual e ardente em Cristo. Strong: Batizará - 1) mergulhar repetidamente, imergir, submergir  2) limpar megulhando ou submergindo, lavar, tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho. 3) Novo Testamento, esta palavra refere-se com maior freqüência a nossa união e identificação com Cristo que ao nosso batismo com água. FOGO: Combustível queimando!

Prática: Sou um abridor de caminho. Tenho feito isto há mais de 20 anos laborando no ministério. Não somente na implantação de igrejas, mas também de maneira pessoal, levando pessoas a Cristo e à liderança, dando sempre glórias a Deus. Sinto que isto acontece pelo fato de eu ser batizado por Cristo no Espírito Santo e com fogo. Sou totalmente imerso em Cristo. Sou identificado com Cristo. Vivo para Cristo. Meu coração arde por Jesus. Sinto um encargo grande em servir e viver em Cristo e sua obra. Há um fogo que me consome. Um fogo que me alimenta a seguir por e com Jesus.

Oração: Senhor mantenha esta chama acesa dentro de mim. Faça que a cada dia eu volte ao primeiro amor. Me dê a graça de viver com intensidade cada momento da minha vida e ministério. Reacenda o fogo em que fui batizado, em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Título: “Guardando Os segredos de Deus” – Pra.Mira Soares

Devocional de 16/08/12 – Lucas cap. 2

Texto: “Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração”.(v.19) “Sua mãe porém, guardava todas essas coisas em seu coração”.(v.51b)

Observação: Desde a anunciação do nascimento de Jesus pelo anjo à Maria, ela teve outras confirmações sobre a Divindade de Jesus. Por ocasião da visita que fez à sua prima Isabel; no momento em que ao dar à luz, recebe a visita e o relato dos pastores sobre tudo o que o anjo disse sobre Ele; na maneira como aos doze anos Jesus se relaciona, conversa  com os mestres da Lei no templo e lhes faz perguntas; na forma como Ele amava estar na casa do Pai, porém, permanecia obediente aos seus pais naturais ela e José. Mas, apesar dessa certeza linda de quem realmente era seu filho, a Palavra diz que Maria guardava todas essas coisas em seu coração.

Prática: Uma das coisas mais difíceis de se ver, é uma mulher guardando um segredo. Porém, Maria apesar das revelações poderosas a respeito de seu filho, entendeu do Senhor, que não deveria falar disso a ninguém. Não saiu dizendo: “Olha, meu filho é especial, viu? Ele é o filho de Deus…” Tão pouco alguém a ouviu dizer a outra criança: “Trate bem Jesus, porque meu filho é Deus!!”
Isso me leva a entender, que nem todos os segredos que o Senhor me revela eu devo compartilhar de imediato. Haverá o momento certo para que outros saibam, e nem todos entenderão ou aceitarão a revelação. O importante é ter o discernimento do Espírito Santo quanto a todas as coisas…

Oração: Pai querido, quero primeiramente ter intimidade com o Senhor, para conhecer os segredos do Teu coração. Em segundo lugar, quero ter sabedoria para compartilhar somente aquilo que o Senhor quer que eu fale de imediato; e em terceiro, guardar no meu coração todas as coisas que no seu tempo o Senhor revelará a outros. Quero poder seguir o exemplo de Tua filha Maria, em nome de Jesus, amém!!

Título: " Guerreando Com Quem Se Dispuser..." - Pra. Mira Soares

Devocional de 05/08/12 -  Juízes 12 -
Texto: " Jefté respondeu: ' Eu e meu povo estávamos envolvidos numa grande contenda com os amonitas, e, embora eu os tenha chamado, vocês não me livraram das mãos deles. Quando vi que vocês não ajudariam, arrisquei a vida e fui lutar contra os amonitas, e o Senhor me deu vitória sobre eles. E, por que vocês vieram para cá hoje? Para lutar contra mim?" ( v. 2,3).

Observação :  Os efraimitas ( da tribo de Efraim) , não quiseram ouvir o chamado de Jefté para ajudá-los na luta contra os amonitas; porém, depois que os gileaditas tinham ganho a batalha, vieram questionar Jefté, e dizer que ele não os havia chamado.   Jefté, não deu ouvidos àqueles que nada fizeram, e, ainda lutou contra eles e foi vitorioso, porque o Senhor estava com ele.

Prática :  Essa  situação do  povo de Israel, me lembra muito a igreja hoje: Quando o pastor, o líder,  convoca o povo para a oração, para o retiro, para o jejum, para o trabalho, enfim, para a guerra, muitos não comparecem, não demonstram qualquer interesse, se omitem, se desculpam...Porém, quando os demais que compareceram ao chamado, foram para a frente da batalha, se esforçaram, pagaram o preço da renúncia, da oração, do cansaço, da abnegação, voltam felizes com a vitória, aqueles que nada fizeram - não se alegram, ficam indiferentes, ou até mesmo criticam.
Quero ser uma líder como Jefté; fazer a convocação em nome do Senhor; sabendo porém, que nem todos atenderão prontamente ao chamado para a luta, para a guerra. Não importa com quantos poderei contar; uma vez que tenha a certeza de que o Senhor está conosco, também terei a certeza da vitória.

Oração :  Querido Pai celestial, às vezes fico desanimada ao convocarmos as pessoas para a oração, vigília, jejum, e ver tão poucos atendendo ao chamado. Porém, eu te agradeço por Tua Palavra,  que hoje me ensinou a agir conforme o Senhor espera dos líderes que convoca. Dá - me coragem e autoridade como o Senhor deu a Jefté, para ir à guerra com aqueles que atenderem  a convocação, e também sabedoria para tratar com aqueles que não têm agido como povo de Deus. Dependo totalmente de Ti, e confio totalmente em Ti, amém.

Jeitinho Israelita (brasileiro) - Jz. 21 - Pr Marinho Soares

Jeitinho Israelita - Juízes 21 - Pr Marinho Soares

Juízes 21:21 - e fiquem observando. Quando as moças de Siló forem para as danças, saiam correndo das vinhas e cada um de vocês apodere-se de uma das moças de Siló e vá para a terra de Benjamim. Juízes 21:22 - Quando os pais ou irmãos delas se queixarem a nós diremos: Tenham misericórdia deles, pois não conseguimos mulheres para eles durante a guerra, e vocês são inocentes, visto que não lhes deram suas filhas". Juízes 21:23 - Foi o que os benjamitas fizeram. Quando as moças estavam dançando, cada homem tomou uma para fazer dela sua mulher. Depois voltaram para a sua herança, reconstruíram as cidades e se estabeleceram nelas.

Obs. Esta coisa do jeitinho brasileiro é algo que já existia entre os judeus do final dos juízes. Eles estavam bem perdidos. Tinham exterminado uma tribo rebelde do mapa, os benjamitas. Sobraram somente algumas centenas de homens escondidos nas cavernas numa rocha. Agora o mesmo povo pranteia diante do Senhor pela perda da tribo e pelo juramento que fizeram que não dariam suas filhas em casamento com este remanescente. O que fazem? Dão um jeitinho. Primeiro conseguem quatrocentas virgens de Jabes Gileade, pois eles  não compareceram na assembléia solene e foram mortos, somente as virgens foram poupadas. E para as outras centenas de homens benjamitas que não receberam mulheres? Da-se um novo jeito: aconselharam que roubem suas próprias filhas, assim eles não estariam dando, mas eles se apropriando. Com isto ficariam livres do juramento.

Prática: esta coisa de dar-se um jeito pode ser uma virtude ou desgraça. Vejo que em algumas vezes pode ser algo que nos auxilia com uma criatividade extra para a solução de problemas. Outras vezes pode ser uma forma de burlarmos a lei, os juramentos e os mandamentos. Esta semana fui provado nisto. Fizemos o parcelamento do IPTU do terreno da igreja para conseguir uma certidão negativa de débitos para a construção do prédio, mas disse ao tesoureiro que depois deixaríamos de pagar até que o divida prescrevesse. Ele me disse, mais isto não é correto! Se parcelamos, assumimos a divida, devemos pagar. Confesso que fiquei envergonhado, contudo agradecido, pois Deus me fez perceber que às vezes estou querendo dar um jeitinho não saudável nas coisas.

Oração: Senhor, graças lhe dou pelas oportunidades de ser provado e testado quanto á fidelidade a Ti. Sou tentado em "dar um jeito", mas ganho cada vez mais convicção de que isto pode facilmente me levar ao pecado. Protege-me em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Não Percebendo a Desgraça – Juízes 20 – Pr. Marinho Soares


Texto: Então dez mil dos melhores soldados de Israel iniciaram um ataque frontal contra Gibeá. O combate foi duro, e os benjamitas não perceberam que a desgraça estava próxima deles. Juízes 20:34
Obs. Os benjamitas fizeram algo feio, abusaram terrivelmente da esposa de um levita, levando-a a morte. Israel se levantou. Mais de 400.000 homens para guerrear contra eles. Pediram os que tinham feito o dano e eles recusaram a entregar. Eles então foram aos poucos guerreando contra os 26.000 benjamitas. Quando eles achavam que estavam ganhando, pois no terceiro dia eles haviam tido vitória nos dois dias anteriores, ficaram muito confiantes e perderam totalmente a batalha. Isto trouxe grande ruína sobre todos eles, mortos ao fio da espada. Isto nos ensina que muitas vezes temos pequenas vitórias e já nos “achamos”. Nos posicionamos como vencedores e baixamos a guarda para o inimigo. Foi assim com os benjamitas, baixaram a guarda e foram noucateados.
Prática: Preciso ficar mais atento, pois nas pequenas vitórias já tenho a tendência a descansar e baixar a guarda. Preciso ser vigilante o tempo todo. Muitas vezes depois de um culto dominical abençoado, baixo a guarda na segunda não devocionando, orando, etc. Outras vezes após um final de semana abençoado de retiro, baixo a guarda dando um descanso e isto muitas vezes tem trazido descontinuidade e prejuízo. Ainda acontece num aconselhamento, acho que resolvemos tudo num só encontro, baixo a guarda e percebo o prejuízo de não ter cuidado mais. São tantas situações que preciso ficar vigilante o tempo todo. Uma vitória é só o preludio de outras bem maiores.
Oração: Senhor me dê graça para manter a posição de vigilância. Dá-me sabedoria para celebrar sempre as vitórias, mas entendendo que tem outras guerras maiores para serem guerreadas. Peço-te que jamais eu não perceba a desgraça se avizinhando, em nome de Jesus. Amém. 

Derrota pela Prosperidade e Passividade - Jz. 18 - Pr. Marinho Soares

Texto: Os cinco homens partiram e chegaram a Laís, onde viram que o povo vivia em segurança, como os sidônios, despreocupado e tranqüilo, e que gozava prosperidade, pois a sua terra não lhe deixava faltar nada. Viram também que o povo vivia longe dos sidônios e não tinha relações com nenhum outro povo. Os homens de Dã levaram o que Mica fizera e o seu sacerdote, e foram para Laís, lugar de um povo pacífico e despreocupado. Eles mataram todos ao fio da espada e queimaram a cidade. Juízes 18:7;27 

Obs. Dã parece ser a ultima tribo que ainda não havia se estabelecido em sua terra. Eles vão a procura de um lugar e chegam a Lais. Esta cidade/região é descrita com varias características interessantes: 1. Viviam em segurança, 2. Despreocupados, 3. Pacíficos/Tranqüilos, 4. Prósperos, 5. Viviam longe e não tinha relações com ninguém. 
Bem todas estas características pode ser aplicadas espiritualmente a uma pessoa ou igreja. Veja só,muitos somente querem viver em segurança, despreocupados, tranqüilos, cada vez mais prósperos e pouco se importando para os relacionamentos significativos e duradouros. Assim era o povo de Lais. Eles vivam numa maravilhosa ilha de ilusão. Isto foi até que um inimigo aparecesse. Assim tem sido com muitas pessoas ou ministérios: tranqüilos, despreocupados, seguros e isolados. Quando o inimigo ataca sofrem as consequências: mataram todos ao fio da espada e queimaram a cidade. Muitos tem sido derrotados por esta posição de passividade.

Prática: como tenho levado minha vida espiritual e ministerial? Estou vigilante ou acomodado como o povo de Lais? Vejo momentos em minha vida que vivi esta passividade e dei muito espaço para o inimigo. Foram momentos críticos, sustentados pela misericórdia do Senhor. Se tivesse sido mais diligente. Se atentasse melhor para o chamado e desafios que o Senhor me colocara naqueles momentos, possivelmente estaria em locais mais avançados hoje. Contudo posso aprender com este texto. Posso fazer como o ditado diz: "antes tarde do que nunca". Deus tem um mundo todo especial de conquistas para minha vida pela frente. Vou me posicionar cada vez mais: 1. Totalmente dependente de Deus, 2. Ocupado com o que Deus está me desafiando, 3. Inconformado, incomodado, 4. Do pouco, fazendo muito -  cada vez mais com necessidades maiores para o Reino de Deus e 5. Vivendo cheio de relacionamentos significativos, sinceros e comprometidos.

Oração: Senhor faça de mim um guerreiro como foram os homens de Dã. Me auxilie em não me acomodar e cair na passividade e procrastinação. Auxilia-me Senhor a viver as maravilhosas aventuras do Teu reino com toda alegria, força e urgência. Em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Onde não há Liderança o Caos se Estabelece - Jz 17 - Pr. Marinho Soares


Texto: Juízes 17:6 - Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.

Obs. Sem liderança qualquer projeto perde totalmente o rumo. Seja uma nação, uma empresa, família, igreja ou célula. Não importa, sem direção não chegamos a lugar algum. A ausência de liderança promove o caos. Cada um fazia o que lhe parecia melhor. Tem sido assim em muitos lares. Não a clareza quanto ao papel de liderança do marido. Em muitas igrejas e células o mesmo acontece. Não há propósitos, não há liderança. Vemos que Israel não tinha rei, não tinha governo, não tinha liderança. Um ídolo feito de prata, um sacerdote desqualificado, eram os lideres espirituais naqueles dias.

Prática: a situação tem sido feia na vida de muitas pessoas e igrejas. Tenho me esforçado para ser um líder segundo o coração de Deus. Tenho procurado obedece-lo e agradá-lo  em tudo o que faço. Tudo isto para poder ser um líder ungido e dirigido pelo Senhor. Para que a Casa de Deus não pereça. Preciso tomar cuidado para que a liderança que o Senhor me deu, não venha ser perdida pela desobediência e fazer o que o Senhor reprova.

Oração: Senhor, estabeleça cada dia mais o chamado e o dom de liderança que tens dado a mim. Recebo isto como uma dadiva, um presente de amor do Senhor para comigo. Desejo ser fiel. Inteiramente fiel ao Senhor, ao chamado e aos dons que me tens dado. Em nome de Jesus. Amém.

A Gravidade do Pecado Sexual - Jz. 16 - Pr. Marinho Soares

Texto: "Então ela lhe disse: "Como você pode dizer que me ama, se não confia em mim? Esta é a terceira vez que você me fez de boba e não contou o segredo da sua grande força". Os filisteus o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão"Juízes 16:15; 21 


Obs. Vejo neste capitulo como um homem de Deus pode rapidamente perder o propósito para o qual ele foi chamado. Sansão foi um juiz escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe. O senhor trouxe maravilhosas promessas a ele. Deu-lhe poder e força como nenhum homem tinha recebido até então. Ele liderou Israel com força. Mas tinha uma fraqueza grave que o levou à queda: o pecado sexual. Tenho percebido a gravidade deste pecado na vida de homens e mulheres de Deus. Davi é um outro exemplo. Temos muitos exemplos atuais. Sansão vai a procura de prostitutas, mulheres que adoravam outros deuses, se perde na loucura da paixão por Dalila. Esta mulher usa de seus encantos para subjugar e subverter Sansão. Veja só, ele por três vezes revelou a ela, de maneira falsa, qual era o seu segredo. Em todos, ela fez e tentou contra a vida dele. Mas isto não foi suficiente para perceber o mal que lhe espreitava. Por fim lhe conta o verdadeiro segredo. Ela o tinha vendido por quilos de prata. Ele é preso, olhos furados - uma das maiores humilhações da época - e condenado a trabalhos forçados.

Prática: Preciso sondar meu coração. Preciso santificar minha mente. Preciso reavivar o dom e chamado do Senhor em mim. Preciso viver com propósitos firmes. Não posso dar espaço para pecados sexuais em minha mente, onde eles nascem, e muito menos abrir brecha para a prática. Preciso colocar guardas em meus olhos. Preciso me cercar de mentores/discipuladores para confessar possíveis tentações. Preciso amar, apaixonar, zelar e valorizar minha esposa, a mulher que o Senhor me deu para a realização de minha vida sexual.

Oração: Senhor vejo a gravidade do pecado sexual destruindo muitas vidas, casamentos e ministérios. Peço, em nome de Jesus, que me livre deste pecado. Me livre da tentação da mulher adultera. Da mulher imoral. Guarde e proteja meu casamento. Que ele seja uma benção para muitos outros e motivo de gloria ao Teu nome sempre. Amém.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ore pelos que te apedrejam - At 7.59-60 - Pr. Gedimar

TEXTO: Atos 7.59-60 - NVI
59 Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito". 60 Então caiu de joelhos e bradou: "Senhor, não os consideres culpados deste pecado". E, tendo dito isso, adormeceu.

OBSERVAÇÃO:
Estevão, o homem com cara de anjo, está de novo transfigurado. Este homem estava sendo brutalmente assassinado, linchado por religiosos furiosos. E qual é a sua reação? Orar e interceder pelos seus carrascos. Nada de ira, nada de amargura, nada de desejo de vingança. Seu rosto de anjo tem uma visão do céu aberto, ele contempla o rosto daquele em cujos braços ele estaria momentos depois. E o cristianismo tem seu primeiro mártir, morrendo a altura do seu Senhor, morrendo com a dignidade que morrem aqueles que tem “cara de anjo”.

APLICAÇÃO:
Com Estevão eu aprendo que nem sempre Deus vai me livrar. Deus não poupou a vida de Estevão, Deus não o livrou da morte cruel. Mas, a forma como eu vou reagir depende de mim e do tipo de relação que tenho com o Senhor. Fiquei me perguntando: O que eu faria num momento como este? Oraria pelos que estavam me apedrejando? Gostaria de responder que sim, mas talvez, lá dentro eu saiba que ainda não estou com a face parecida com a face de um anjo.

ORAÇÃO:
Senhor dá-me um coração como o de Estevão, capaz de suportar tudo e não deixar a amargura tomar conta de mim, Faça isso, em nome de Jesus.

 Pr. Gedimar de Araújo






Um Homem com Cara de Anjo - At 6.15 - Pr. Gedimar

TEXTO: Atos 6.15 - NVI
“Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo”.

OBSERVAÇÃO:
Eu fico admirado com o testemunho de Estevão. O homem tinha tido um dia “infernal” - sendo atacado, tendo oposição contra ele, pessoas testemunhando falsamente para prejudica-lo. E mesmo assim, seu rosto era como o rosto de um anjo. Isto parece impossível, pois seu rosto deveria estar “desfigurado”, abatido, demonstrando ira ou qualquer outra expressão de angústia. Mas, ao olharem para ele todos que ali estavam viram seu rosto “transfigurado”, com um rosto celestial. Eu não sei dizer com que se parece o rosto de um anjo, mas certamente não é semelhante ao rosto de um homem, disto aquelas pessoas estavam seguras.

APLICAÇÃO:
Rosto “desfigurado” ou rosto “transfigurado”? Rosto celestial ou rosto terrenal? Rosto sim ou rosto não? O que as pessoas estão vendo em minha face? Preciso crescer à estatura de Estevão, passando pelas lutas e não adquirindo um rosto de “demônio”, mas o rosto de um anjo. Preciso me encher do Espírito Santo pois só Ele é capaz de fazer com que o rosto da gente brilhe no meio das provações, só Ele pode nos dar a cara de anjo que deixa a todos perplexos. Durante esta semana quero pedir a Deus que me dê uma cara de anjo.

ORAÇÃO:
Pai, dá-me um rosto de anjo. Quero que as pessoas ao olharem para mim, também possam ver em mim uma cara do céu. A boca fala do que o coração está cheio, mas o rosto mostra do que o coração está cheio.

 Pr. Gedimar de Araújo






segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mulheres Escolhidas! Jz.13 - Pr Marinho Soares


Texto: "Certo homem de Zorá, chamado Manoá, do clã da tribo de Dã, tinha mulher estéril. Certo dia o anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: "Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho...  Então a mulher foi contar tudo ao seu marido: "Um homem de Deus veio falar comigo. Era como um anjo de Deus, de aparência impressionante. Não lhe perguntei de onde tinha vindo, e ele não me disse o seu nome..." Juízes 13:2-3; 6

Obs. Vemos em Deus uma certa predileção em falar com as mulheres, principalmente quando tinha uma missão que envolvia os seus filhos,mantes de falar com os homens. Foi assim com a mãe de Sansão, com Ana - mãe de Samuel, Maria - mãe de Jesus e tantas outras que o Senhor aparece a elas, como Débora, Maria Madalena, etc. Deus conhece o coração materno e sabe quanto ele pode influenciar o filho e o marido. Se ela não for bem tratada, convencida e atraída, dificilmente colaborará na missão do marido e dificilmente liberará seu filho para a obra de Deus. Deus continua falando hoje ás mulheres. Ele continua incentivando-as a terem filhos consagrados a Ele, tanto filhos biológicos, como espirituais. Nós maridos, devemos dar atenção devida ao que elas estão falando.

Prática: Tenho que aprender a ouvir mais as mulheres, trabalhar para ganhar seus corações, como Deus ganhava. Preciso ouvir mais minha esposa, quando o anjo de Senhor aparecer a ela. Vejo que Deus a usa para trazer sabedoria e discernimento para nosso casamento e ministério.
Preciso ser prudente e aprender com minha esposa e mulheres lideres que Deus tem levantado na igreja.

Oração: Senhor auxilia-me a ouvir ao Senhor através de todas as pessoas, sejam homens ou mulheres. De-me humildade, graça e discernimento, em nome de Jesus. Amém.

domingo, 5 de agosto de 2012

Líderes sem Biografia - Jz. 12 - Pr Marinho Soares



Texto:... Ibsã liderou Israel durante sete anos. 10 Então Ibsã morreu, e foi sepultado em Belém. 11 Depois dele, Elom, da tribo de Zebulom, liderou Israel durante dez anos. 12 Elom morreu, e foi sepultado em Aijalom, na terra de Zebulom. 13 Depois dele, Abdom, filho de Hilel, de Piratom, liderou Israel. 14 Teve quarenta filhos e trinta netos, que montavam setenta jumentos. Abdom liderou Israel durante oito anos. 15 Então Abdom, filho de Hilel, morreu, e foi sepultado em Piratom, na terra de Efraim, na serra dos amalequitas." Juízes 12:09-15

obs. 
Vemos que os juízes que lideraram Israel, uma parte deles tiveram seus feitos registrados, como biografias com princípios para nos ensinar. Tanto pelo bem ou mal que fizeram. Aqui encontramos mais uma lista dos "sem biografia". Não sei se tiveram uma liderança morna ou se o escritor ao Juízes simplesmente desconhecia suas historias. Simplesmente só registraram quem eles eram, quanto tempo lideraram e quantos filhos e filhas tiveram. Ibsã, Elom, abdom, Sangar, você se lembra destes nomes? É duro passar pela vida e não ter uma biografia, nem que seja para ser contada pelos filhos. Estes pelo menos seus nomes foram registrados. E outros que nem seus nomes foram lembrados? 

Prática: 
Sei que pode se tornar em pecado fazer o que fomos chamados a fazer pensando em nós mesmos e como será lembrado o nosso nome. Mais analisando a Palavra dom Senhor, vejo que Deus deseja que sejamos exemplos e pessoas que deixam um legado de amor, santidade e entrega sacrificial, para as próximas gerações. Ainda que não sejamos lembrados pelos homens, seremos sempre lembrados por Deus. É desejo do meu coração ter uma história que honra e dignifica a Deus. Que glorifica e exalta sempre ao Seu nome. Creio que isto não é uma ambição egoísta. Sondo meu coração, para que tudo o que eu faço seja para o louvor da gloria do nome de Deus.

Oração: 
Senhor guarda meu coração de ambições egoístas. Livra-me do pecado de idolatria de mim mesmo. Desejo ser amigo do Senhor. Ser reconhecido por Ti. Assim como conhecia Teu servo Jó, também desejo ser reconhecido por Ti. Ajuda-me a manter meu coração sincero e totalmente devotado ao Senhor, em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Depressão - Juizes 10 - Pr. Marinho Soares


Texto: "Os amonitas também atravessaram o Jordão para lutar contra Judá, contra Benjamim e contra a tribo de Efraim; e grande angústia dominou Israel... Então eles se desfizeram dos deuses estrangeiros que havia entre eles e prestaram culto ao Senhor. E ele não pôde mais suportar o sofrimento de Israel. Juízes 10:9;16

Obs. Grande angustia dominou Israel. Esta frase me chama a atenção neste capitulo hoje. Angustia aqui é basicamente o que chamamos hoje de depressão. Depressão é a gripe da alma. Ou seja, é um vírus que ataca diariamente. Israel estava assim, deprimido, abatido, impotente e adoecido. Porque? "Mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova. Serviram aos baalins e aos postes sagrados... os israelitas abandonaram o Senhor e não mais lhe prestaram culto" (Jz. 10:6). O grande abatimento do novo Israel, da igreja se deve ao fato de abandonarem o Senhor e prestarem culto a outros deuses, muitas vezes a si mesmo. Contudo, Deus sendo misericordioso, quando Israel se arrepende Ele vem novamente em socorro deles e os livra do mal.

Prática: O Senhor não suporta o meu sofrimento. Ele não deseja que eu viva em angustia. Ele deseja me livrar de todos os males. É a manifestação da GRAÇA do meu Deus. O que preciso fazer? Desfazer dos deuses e prestar verdadeiro culto ao Senhor. Graças a Deus tenho entendido isto em minha vida. Busco viver fiel a Deus e prestando culto a Ele. Isto tem me livrado da angustia e sofrimento. Tem me livrado da depressão.


Oração: Senhor me livra do pecado. Me livra de fazer o que o Senhor reprova. Me auxilia em viver uma vida vitoriosas em Cristo Jesus. Amém.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Príncipes - Juizes - 8 - Pr. Marinho Soares


Texto: "Então perguntou a Zeba e a Zalmuna: "Como eram os homens que vocês mataram em Tabor? " "Eram como você", responderam, "cada um tinha o porte de um príncipe". Juízes 8:18

Obs. Grande Gideão! Homem que há pouco tempo se escondia na caverna, que malhava o trigo no lugar indevido - lagar de uva - escondido dos seus inimigos - agora estava na fase final da batalha contra os midianitas e sua coalizão. Eram em torno de 120000 homens. Restavam agora 15000 e os dois principais reis. Era coisa pequena para Gideão. Estas conquistas causam ciúmes aos seus irmãos. Alguns reclamam que não foram chamados, outros não lhe dão comida, mas mesmo assim ele avança. A exaustão não foi motivo deles pararem: Juízes 8:4 - "Gideão e seus trezentos homens, já exaustos, continuaram a perseguição, chegaram ao Jordão e o atravessaram." Príncipes são assim: não param com a exaustão (cansaço, esgotamento). Continuam até completar a obra, o alvo que Deus colocou para ele. Gideão foi até o fim com seus trezentos homens.

Prática: porte de um príncipe. (Strong - molde, forma, esboço, figura, aspecto). Tinha um aspecto. Assemelhava. Preciso aprender mais sobre isto. Isto era uma atitude de vencedor! Por vezes pensei que quanto mais "coitado" fosse a pessoa, mas era filho de Deus. Ás vezes ajo como coitado. Agora como agir como príncipe e não cair no no orgulho? Mantendo-me submisso ao Senhor. Ter uma humildade constrangedora! Contudo, posso ter o aspecto, semelhança de vitorioso. De príncipe do Senhor dos exércitos. Príncipes também erram: fez um manto sacerdotal, dedicado ao sumo sacerdote, de ouro que acabou virando adoração. Como posso não errar fazendo mantos de ouro que são armadilhas para mim mesmo? O mais difícil é acertar quando conquistamos grandes vitórias. Estar em guerra e batalha nos mantém humildes e submissos. Grandes vitórias podem nos levar a altivez e orgulho.

Oração: Senhor mantenha meu coração ligado e direcionado ao Senhor sempre. Seja no dia difícil da mais pesada peleja, seja no dia da benção da grande vitória. Confio em Ti. Tu é meu Rei, sou Teu Príncipe. Dá-me sempre a atitude e prática dos vencedores. Em nome de Jesus. Amém.