terça-feira, 30 de outubro de 2012

Líder sob Pressão! 1 Samuel 30 - Marinho Soares, Pr


"Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças...
Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá- lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu- se no Senhor, o seu Deus." 1 Sm 30:4 e 6

Observação:
Davi, após retornar de ser desaprovado de ir à batalha com Aquis, rei dos filisteus, volta a Ziclague, cidade onde morava. A cidade tinha sido atingida pelos amalequitas que a incendiaram e levaram cativos todos os moradores, tanto crianças quanto mulheres. Eles se esvaíram de tanto chorar. Possivelmente a causa maior do choro foi culpa, por terem abandonado a família para lutarem junto a um rei inimigo. Veja que situação! Nesta hora de crise e pressão, quem é o grande culpado? Sem duvida o líder. Davi ficou "profundamente angustiado" todos amargurados e desejando apedreja-lo. O que faz um líder sob pressão?
1. Foca em Deus e não nas circunstancias. Fortalece-se no Senhor, o seu Deus. Não sei bem o que fez. Orou, clamou, buscou misericórdia. Sei que seu coração voltou-se para Deus. Tirou os olhos das circunstancias e focou em Deus.
2. Chama reforço espiritual. Mandou buscar o sacerdote Abiatar. 
3. Consulta o Senhor. Para tudo. Pause (=). É incrível que no calor das criticas e todos esperando uma decisão do líder, Davi para tudo e vai consultar Deus. Vai ouvir a Deus, antes de sair correndo por aí atrás do prejuízo.
4. Vai atrás do prejuízo. Uma vez que ouviu a Deus, ele toma ação. Não fica parado. Assume o controle e corajosamente parte para cima do problema. Muitos lideres morrem aqui.
5. Ao final age com justiça e equidade com os liderados. Todos recebem a honra, até os 200 exaustos que não foram à batalha, mas ficaram cuidado da bagagem e se refrescando no riacho.

Prática: 
Meu Deus, quantas vezes já parto direto para a ação quando estou diante de um problema. A pressão não me paralisa, me leva à ação. Contudo, preciso aprender com Davi pois fez disto o seu quarto passo. Preciso rever. Orar, clamar, me fortalecer em Deus - primeira coisa. Chamar intercessores, mentores e conselheiros espirituais para me apoiarem - segunda coisa. Ouvir a Deus! Parar e ouvir o que Deus quer fazer - terceira coisa. Finalmente ir para a batalha. Mas ir. Não deixar para depois, num processo de procrastinação maléfico e doentio. 

Oração: 
Senhor, nesta terça de manhã tenho um sem número de desafios me pressionando. Mas me ajude a praticar hoje os passos que aprendi. Vou agora tirar um tempo para orar, clamar e me fortalecer no Senhor. Vou buscar ajuda e ouvir ao Senhor. Naquelas situações em que assim já procedi, me ajude a enfrenta-las em nome de Jesus. Amém!

Ouvindo a Equipe - 1 Samuel 29 - Marinho Soares, Pr


Text: 1 Samuel 29:6-7
Então Aquis chamou Davi e lhe disse: “Juro, pelo nome do Senhor, que você tem sido leal, e ficaria contente em tê- lo servindo comigo no exército. Desde o dia em que você veio a mim, nunca desconfiei de você, mas os governantes não o aprovam. 7 Agora, volte e vá em paz! Não faça nada que desagrade os governantes filisteus”.

Observação:
Uma das necessidades mais gritantes na igreja e no mundo hoje em dia é o trabalho em equipe. Para líderes considerados exteriormente fortes, caracterizados por dinamismo, rigidez, foco e domínio, o desafio de trabalhar em equipe ainda se torna maior. Neste texto vemos que Aquis, rei dos filisteus, tinha aceitado a Davi e seus 600 homens para morar em seu território, há mais de um ano, quando fugia de Saul. Davi fora leal e fiel a Aquis. Os filisteus estão saindo para a guerra contra Israel. Davi com seus homens os acompanha, creio que até em forma de gratidão ao que Aquis havia feito a eles. Aqui entra este principio poderoso das equipes: ouvir os membros da equipe. Os conselheiros do rei desaprovam veementemente a participação de Davi e seus homens na guerra. Aquis não hesita em ouvi-los e envia Davi e seus homens de volta para casa, mesmo sob protesto de Davi.

Prática: 
às vezes me considero ou sou equiparado a um líder forte: determinado, decidido, dinâmico e focado. Isto, ainda que pareça benção, muitas vezes se torna em um grande desafio para o trabalho em equipe. Muitas vezes acabo centralizando, não ouvindo os demais conselheiros ao meu redor. Tomo decisões e levo-as a frente com base em minhas convicções, que às vezes são equivocadas. Preciso, com urgência, dar ouvido à equipe que Deus tem colocado ao meu lado.

Oração: 
Senhor, ensina-me, nem que seja com um rei ímpio como Aquis, a ouvir os conselhos daqueles que colocou ao meu redor para me protegerem e guardarem. Ungi-me com este principio poderoso de ouvir e confiar de que o Senhor fala através das pessoas que colocou ao meu redor, em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ungido do Senhor! 1 Samuel 26 – Marinho Soares, Pr

Texto: "O SENHOR recompensa a justiça e a fidelidade de cada um. Ele te entregou nas minhas mãos hoje, mas eu não levantaria a mão contra o ungido do SENHOR." 1 Samuel 26:23

Obs. Pela segunda vez Saul esteve entregue nas mãos de Davi. Primeiramente foi na caverna onde cortou uma parte do manto de Saul. Agora foi no acampamento onde Saul dormia. Davi e Abisai foram até ele e pegaram a lança e o vaso de água que estavam em sua cabeceira. Davi cheio de temor, proibiu Abisai de mata-lo com a lança. Ele tinha temor, não tocava no ungido do Senhor. Como é hoje esta questão do ungido do Senhor? Quem são os ungidos hoje que não temos mais reis, profetas e sacerdotes. Onde, segundo o Novo Testamento, todos foram feitos reis e sacerdotes? Vejo que muitos pastores, bispos e apóstolos dos dias atuais ab-rogam para si mesmos esta honra. Seria isto algo a considerar?

Prática: Meu coração tem profundo temor a Jesus, o principal ungido do Senhor. “O Espírito do Senhor está sobre Mim...”(Isaias 61 e Lucas 4). O Espirito está sobre Cristo. O Espírito do Senhor está sobre o corpo de Cristo – a Igreja. Então meu temor é devido a todo cristão, servo de Jesus Cristo. Sinto claramente que todo o que confessa a Cristo como Senhor e vive correspondendo a isto, é um ungido do Senhor. Devo temor a Cristo e a todos os ungidos de Cristo – sua igreja. A Palavra me instrui para que eu considere os outros maiores do que eu. Que eu me submeta a todos. Que eu seja o servo de todos os meus irmãos.

Oração: Senhor aqui está meu coração buscando mais uma vez compreender a Tua Palavra para poder obedecê-la conforme tua vontade. Sou ungido do Senhor como todos os Teus servos obedientes. Dá-me graça para viver em honra todos. Que eu possa dizer sempre: bendito o que vem em nome do Senhor. Amém.

"Todo Cuidado É Pouco Quando Se Trata do Ungido do Senhor"


Pra. Mira Soares

Devocional de 24/10/12 - I Samuel  24


Texto:  " Mas Davi sentiu bater-lhe o coração de remorso por ele ter cortado uma ponta do manto de Saul.  E então disse a seus soldados: "Que o SENHOR me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele; pois é o ungido do Senhor".  ( I Sm. 24:5,6 )

Observação :  Davi tinha razões de sobra para vingar-se de Saul; as afrontas, o desprezo, a perseguição, as ameaças, as tentativas de homicídio, ter que ficar longe da família, o exílio... Porém, ele tinha uma vida dirigida por Deus e não por seus impulsos, medo ou justiça própria; assim, mesmo o Senhor tendo colocado Saul em suas mãos, Davi não quis matá-lo, entendendo que estaria afrontando o Senhor e passando na frente d'Ele, uma vez que Saul era Seu ungido. Davi sabia que quem agiria no tempo certo, seria o próprio Deus.

Prática:  Quero ter sempre esse cuidado de não erguer a mão contra aqueles que o Senhor colocar sobre a minha vida, entendendo que Ele é Soberano e sabe o que faz. Muitas vezes poderei ser injustiçada, humilhada, e até desprezada; porém, devo esperar na justiça do meu Deus, caso contrário estarei  pecando contra o Senhor, que não admite que falemos mal, desonremos ou nos rebelemos contra as autoridades por Ele constituídas, e estarei sujeita às consequências terríveis que essa atitude trás.

Oração :  Querido Deus, Tua Palavra diz que não há autoridade que não tenha sido colocada por Ti. Assim, quero me submeter àqueles que o Senhor tem posto sobre a minha vida, honrando-lhes, obedecendo -lhes e orando por eles como o Senhor deseja e espera. Dá-me sempre esse espírito de submissão que houve em Teu  servo Davi, que foi um homem segundo o Teu coração. Oro confiante em nome de Jesus, meu amado Senhor! Amém. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Casamento Real - Ester 2 - Marinho Soares, Pr


Texto: Ester 2:9, 12 e 15
A moça o agradou e ele a favoreceu. Ele logo lhe providenciou tratamento de beleza e comida especial. Designou- lhe sete moças escolhidas do palácio do rei e transferiu- a, junto com suas jovens, para o melhor lugar do harém.
12 Antes de qualquer daquelas moças apresentar- se ao rei Xerxes, devia completar doze meses de tratamento de beleza prescritos para as mulheres: seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e cosméticos.
15 Quando chegou a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu, que a tinha adotado como filha, ela não pediu nada além daquilo que Hegai, oficial responsável pelo harém, sugeriu. Ester causava boa impressão a todos os que a viam.

Obs. 
Vejo que para casar-se com o rei havia certos requisitos que posso observar para aplicar em minha vida. Alguns detalhes importantes de onde devo estar.
1. Doze meses de Tratamento de beleza - seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e cosméticos.
2. Comida especial
3. Sete pessoas para auxiliar no preparo (moças) 
4. Melhor lugar do harém 
5. Andar segundo as regras do tutor/mentor. Ela não pediu nada além daquilo que Hegai sugeriu.

Prática:
Aplicando isto a minha vida de candidato a noiva do Rei dos Reis.
1. Preciso de um tratamento de beleza que inclua tudo aquilo que o Rei espera de mim. Efésios 5:27 e para apresentá- la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. 12 meses?
2. Regime especial. Dieta balanceada e fresca diariamente na Palavra, oração, jejum e consagração. Devocional e confissão de pecados.
3. Sete pessoas. Companheiros de jugo. Equipe pastoral. Mira, Jeferson e Gessi, Rodrigo e Joelma, Tarcílio e Sebastiana, Peterson e Adriana. Grupo de pastoreio. Moisés, Paulo Rogério, Davi, Drailton, António Francisco, Eugenio e Silas.
4. Preciso estar em um bom lugar. Não posso me descuidar, ficando em lugares menos do que aquele que Deus preparou para mim. Efésios 1:20 Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando- o dos mortos e fazendo- o assentar- se à sua direita, nas regiões celestiais, (habito neste local?).
5. Mentor que me auxilia. Que me apresenta. Que me encaminha. Próprio Espirito Santo e homens que me ajudam - David Kornfield e Cristian.

Oração
Senhor, preciso me concentrar no encontro contigo. Isto gerará grande favor e benção para comigo. Auxilia-me nisto, em nome de Jesus. Amém!

"A Bela e a Fera"- Pra. Mira Soares

Devocional de 25/10/12  -  I Samuel: 25

Texto  :  "- Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos.
E disse a seus servos: 'Vocês vão na frente; eu os seguirei '. Ela, porém, nada disse a Nabal, seu marido".  ( I Samuel 25:18, 19 )

Observação :  É impressionante a presença de espírito que essa mulher teve. Primeiro ela ouviu seu servo e seu conselho; segundo, percebeu o mal que seu marido havia causado afrontando e desprezando Davi; terceiro, agiu rapidamente para reparar o erro e foi ao encontro de Davi levando os suprimentos; quarto, não disse nada a Nabal naquele dia porque ele não estava em condições de ouví -la.

Prática :  Há ocasiões em que a mulher precisará tomar iniciativa se não quiser ver sua casa ruir, sua família sofrer consequências sérias e seus entes queridos arriscando perder a salvação...Muitas vezes terá até mesmo que descumprir ordens dadas, se estas estiverem em desacordo com a vontade de Deus. Quero ter não só a beleza de Abigail, mas também a inteligencia e coragem que a destacaram das demais; essa mesma disposição em servir ao Senhor, e priorizar a vontade de Deus em relação à vontade do homem.

Oração :  Pai amado, me capacite com a sabedoria e determinação de Abigail, que  não exitou em atender o pedido do homem de Deus, mesmo correndo sérios riscos em relação ao seu marido. Quero sempre priorizar a vontade do Senhor em qualquer circunstancia e poder usufruir dos resultados da obediência. Dá-me sabedoria e determinação em nome de Jesus, meu Senhor! Amém!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Consulta - 1 Sm 23 - Marinho Soares, Pr


Texto: 1 Samuel 23:2-4
"ele perguntou ao Senhor: “Devo atacar esses filisteus?”
O Senhor lhe respondeu: “Vá, ataque os filisteus e liberte Queila”.4 Davi consultou o Senhor novamente. “Levante- se”, disse o Senhor, “vá à cidade de Queila, pois estou entregando os filisteus em suas mãos.”

Obs. Consultar ao Senhor era algo bastante comum para aqueles que temiam a Deus. Davi não era diferente, ele consultava a Deus. Consultar é parecido ao que fazemos quando vamos ao médico, expomos nossas dificuldades  e ouvimos o seu conselho. Nós vamos dispostos a ouvir e fazer o que ele mandar. Hoje, com a pratica do individualismo, poucas pessoas ouvem conselhos. O máximo que encontramos são pessoas que comunicam, seja a Deus ou a outras pessoas. Comunicam suas decisões. Algumas até mesmo já dizem ao médico o que ele deve fazer. Com Deus estamos fazendo a mesma coisa. Estamos propondo a Ele o que pode ou deve fazer por nós. Já ouço pessoas decretando a Deus o que Ele tem que fazer. Colocando Deus na parede. Precisamos de humildade e quebrantamento para submetermos a Ele. Com nosso líderes ancoras está pior ainda. Quando comunicamos a eles algo já achamos que fizemos o máximo. Temos que melhorar muito!

Prática:
Luto duramente com minha capacidade própria. Minha natureza independente. Minha auto-capacidade. O Senhor tem tido misericórdia de mim, me disciplinando de diversas formas para que eu me dobrasse e me submetesse a Ele. Foram disciplinas como poliomielite aos 15 anos, exclusão do Seminario aos 21, falência da empresa aos 26 e tantas outras. Todas estas circunstancias me "quebraram". Hoje, graças a Deus, consigo viver em consulta a Ele. Ainda que tenha capacidade de fazer sozinho, consulto a Deus. 
Como Davi, vou hoje mais uma vez consultar ao Senhor como posso continuar na guerra.

Oração:
Senhor, médico dos médicos, rei dos reis e senhor dos senhores, mais uma vez me coloco em submissão a Ti. Me ajudes a manter meus pensamentos e ações completamente submissos a Ti, em nome de Jesus, amém!

Escudeiros 1Sm 19 - Marinho Soares - Pr


Texto: 1 Samuel 19:4-5
Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e lhe disse: “Que o rei não faça mal a seu servo Davi; ele não lhe fez mal nenhum. Ao contrário, o que ele fez trouxe grandes benefícios ao rei. 5 Ele arriscou a vida quando matou o filisteu. O Senhor trouxe grande vitória para todo o Israel; tu mesmo viste tudo e ficaste contente. Por que, então, farias mal a um inocente como Davi, matando- o sem motivo?”

Obs.
Uma das coisas mais importantes de nossa vida são os verdadeiros amigos que se tornam escudeiros de nossas vidas. Pessoas solitárias e sem amigos, estão sem proteção. Jonatas torna-se este escudo para Davi. A amizade deles, selada em aliança o protege da morte. Depois ele conta com Mical e no final deste capitulo com Samuel. Davi se cercava de escudeiros. Ele plantava isto! Ele ainda teve outros como Amasai e os seus Valentes!

Prática:
Quem são meus escudeiros? Quem posso contar para minha proteção e defesa? Vou alistar alguns nomes que sinto estarem nesta condição para comigo. Na igreja: Rodrigo, Tarcílio, Peterson e Jeferson e suas esposas. No Concilio regional: Ney, Osvaldo e Peterson. No Mapi: Drailton, Moisés, David K. Em casa: Mira - esposa,  Almeri - mãe e Francisca - sogra. Sou um homem rico. Sou um homem de muitas bênçãos. Quantos escudeiros e escudeiras Deus me tem dado. Preciso investir mais nestas vidas e nutri-las com meu amor e lealdade.

Oração: 
Senhor, muito obrigado pelo Seu cuidado com minha vida. Não sou merecedor de tanto amor e cuidado. Muito obrigado por me abençoares com homens e mulheres que me abençoam tanto. Sei que tem outros que não tenho tido a oportunidade de desenvolver uma maior intimidade, muito obrigado por eles também. Amém!

sábado, 20 de outubro de 2012

Líder de Sucesso - 1 Sm 18 - Marinho Soares


Texto: 1 Samuel 18:14-16
Ele tinha êxito em tudo o que fazia, pois o Senhor estava com ele. 15 Vendo isso, Saul teve muito medo dele. 16 Todo o Israel e todo o Judá, porém, gostavam de Davi, pois ele os conduzia em suas batalhas.

Obs. 
O Senhor estar com o líder é o grande diferencial de seu êxito ou não. Muitas vezes posso estar com o Senhor. Devo fazer disto a maior obsessão de minha vida. Mas isto ainda não garantirá o meu sucesso. O que vai garantir é se o Senhor estiver comigo. O Senhor já não estava mais com Saul. Motivo? Coração rebelde, insubmisso e arrogante. O Senhor estava com Davi. Motivo? Coração humilde, obediente e submisso. Se o Senhor encontrar estas qualidades em mim, ele se agradará de mim e estará comigo.

Prática: 
O que tenho feito para responder ao chamado do Senhor para ser Seu filho? O que tenho feito como resposta em ser escolhido por Ele para viver uma nova vida à imagem e semelhança Dele? Sou como o salmista: quem entrará no seu santuário? Quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração e que não entrega sua alma a vaidade! Preciso a cada dia criar as condições para o Senhor esteja comigo, só assim alcançarei a prosperidade em tudo o que fizer.

Oração: 
Senhor me sondas e me conheces, se agrade sempre de mim. Em nome de Jesus!

Invista em Seus Pontos Fortes! 1 Sm 17 - Marinho Soares, Pr


Texto: 1 Samuel 17:39-40
Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado com aquilo. E disse a Saul: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado”. Então tirou tudo aquilo 40 e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou- as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor, e, com sua atiradeira na mão, aproximou- se do filisteu.

Obs.
 Davi se sente tremendamente desafiado com a provocação contínua dos filisteus contra Israel. Ele toma a decisão de matar o gigante Golias. Ao se aproximar de Saul ele lhe dá uma "ajuda" colocando sobre ele as armaduras e vestes de um guerreiro profissional. Davi não conseguia se mover com aquilo. Quantas vezes nos é colocado vestimentas que não dizem respeito a nós? Quantas assumimos posição cobertos com armaduras que são de outros? Precisamos descobrir nossos pontos fortes e investir seriamente neles. Davi era um valente que usava armas mais espirituais do que físicas. A atiradeira era sua arma mais elaborada. A fé e a coragem eram suas armas inegociáveis.

Prática: 
quantas vezes tenho tentado importar métodos, estratégias e formulas para minha vida e ministério? Quantas vezes fiz coisas que me deixaram desconfortáveis, quase artificial? Vejo que errou de muitas maneiras. Hoje, com a graça de Deus, estou conseguindo investir em meus pontos fortes. Sou uma pessoa de fé, liderança e visão. Minhas armas sempre foram a oração, a confiança e simplicidade. Isto aliado a um coração amoroso e desejoso de ver o crescimento das pessoas. Sinto que preciso resgatar a simplicidade da visitação, do cuidado pastoral, do ouvido para ouvir e da graça para amar.

Oração:
 Senhor dá-me a cada dia a simplicidade do primeiro amor. Não deixe eu me empolgar com coisas grandes e altivas. Que eu me contente em ser o que sou no Senhor e faça aquilo que o Senhor deseja que eu faça, em nome de Jesus, amém!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Devocional    11/10/12   - I Samuel cap.11- Pra. Mira Soares



Título:  " A fúria que faz a diferença "

Texto: " Quando Samuel ouviu isso, o Espírito de Deus apoderou-se dele, e ele ficou furioso".

Observação:  Os inimigos do povo de Israel, os amonitas, ameaçaram o povo e zombaram do acordo que os homens de Jabes quiseram fazer com eles. 
Saul ao saber disso foi tomado pelo Espírito de Deus e ficou furioso e convocou o povo para a guerra.

Prática :  Quantas vezes deixamos Satanás, inimigo do Senhor e nosso, zombar do povo de Deus? Por outro lado muitos têm perdido tempo se enfurecendo com pessoas.  Quero Ser cheia do Espírito do Senhor como foi Saul naquele dia; me indignar e enfurecer contra Satanás e suas artimanhas;
ter a coragem de convocar e desafiar para a guerra todos aqueles que fazem parte do exército do Senhor Jesus. Não quero me acovardar, desistir ou ficar chorando como aquele povo, mas, ter a atitude de quem conhece o Deus que serve, pois com certeza, a vitória é certa!!

Oração: "Querido Pai celestial, encha-me com Teu Santo Espírito, porque tenho visto  as estratégias de Satanás para fazer parar a Tua obra, e a maneira como certos crentes e até líderes têm se comportado diante de suas ameaças. Quero como Saul ficar furiosa e investir juntamente com aqueles que atenderem a convocação, para destruirmos os intentos do inimigo e resgatarmos as vidas que o Senhor já conquistou na Cruz do Calvário. Tudo isso faremos em nome de Jesus!! Amém.


Título: "A Responsabilidade e o Coração do Profeta..."

Devocional  12/10/12   - I Samuel  capítulo 12 -  Pra. Mira Soares

Texto :  " Por causa de seu grande nome o Senhor não os rejeitará, pois o Senhor teve prazer em torná-los o seu próprio povo.  E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito".                ( I Sm.12:22-23 )

Observação: O povo de Israel havia pecado grandemente contra o Senhor;  e quando Samuel,  profeta e juiz de Deus , revela a eles a gravidade do seu pecado, o povo fica com grande medo e pede a Samuel que interceda por eles perante o Senhor. Samuel então cumpre o seu chamado se colocando não só como boca de Deus para o povo, mas também como boca do povo para Deus...

Prática :  Como Deus falou ao meu coração através desse texto!! Tenho profunda convicção do meu chamado para ser profeta do Senhor no Seu Reino, e de minha responsabilidade com as ovelhas do rebanho que Ele tem colocado aos meus cuidados. Porém, quantas vezes, ao ver as pessoas pecando deliberadamente ou por descuido contra o Senhor, me vem uma indignação e confesso que varias vezes me deu vontade de desistir delas. Porém, esse mesmo sentimento que o profeta Samuel teve em relação ao povo, o Espírito Santo me trás ao coração em todas essas ocasiões, e sou impelida a chorar e interceder por elas, pois sei que foi o Senhor quem as escolheu e chamou para ser seu povo, sua igreja. E a verdade é que tenho visto Deus agir, tratando e transformando essas vidas, levando muitas delas a serem cristãos autênticos e frutíferos.  Não posso fazer outra coisa como ungida do Senhor, a não ser orar por todos, e ensinar-lhes o caminho que é bom e direito ; pois quem as julgará é o Senhor...

Oração:  Santo Deus, peço-te perdão pelas vezes que fiquei frustrada e cansada em relação às atitudes de teus filhos, sentindo até mesmo desejo de não investir mais neles. Sei que o Senhor os ama profundamente e enviou Teu Filho Jesus para morrer  por cada um deles, e por causa do Teu grande nome não os rejeitará. Assim, quero a cada dia , como o íntegro profeta e juiz Samuel, dizer que: "  longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por esses que o Senhor tem colocado em minhas mãos". Cabe a mim esse trabalho, mas também grande  privilegio, de interceder e ensinar a  verdade ao coração do Teu povo, sendo uma entre milhares de cooperadores Teus,  em tão grande obra de edificar a Tua igreja. Dá-me sempre da Tua graça, amor e bondade,  em nome de Jesus, Amém!!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Escolhido Pelo Coração! 1 Samuel 16 - Marinho Soares, Pr

Texto: 1 Samuel 16:18
"Um dos oficiais respondeu: “Conheço um filho de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele”.

Obs. 

Um reinado havia se passado. Saul era rei de fato, mas não mais de direito. O Espirito do Senhor já não era mais com ele. Deus unge um novo rei, Davi. Deus usa Samuel para isto. Deus busca o novo Rei. Ele quem escolhe. Ele vê diferente dos homens. Até Samuel se engana achando que é Eliabe. Mas sete filhos de Gessé passam, somente o oitavo e ultimo é escolhido. Este era Davi. Pessoas que têm um coração em Deus são escolhidas! Davi tinha este coração. Era um jovem muito especial. Tinha a função solitária de pastor de ovelhas. Vivia nos pastos, dormindo no relento das noites e vivendo em muitas situações se perigo. Era um jovem valente, corajoso e temente a Deus. Imagino que passava horas adorando a Deus com sua harpa. Cantava, salmodiava e adorava a Deus. Tenho descoberto um principio poderoso: todo homem/mulher que tem uma vida de oração e dedicação a Palavra de Deus, ou seja, alguém dedicado a ouvir a Deus, esta pessoa cresce e é escolhida por Deus para realizar coisas grandiosas. 

Prática: 

Tive e procuro ter momentos de solitude em minha vida. Procuro estar separado para adorar e exaltar a Deus. É tão maravilhoso ter um coração voltado ao Senhor. Poder me derramar diante Dele. Quero, quando o Senhor me procurar para reinar com Ele, seja encontrado com o coração totalmente voltado para Ele. Que eu seja escolhido. Que eu seja tirado por detrás das manadas. Que eu seja encontrado!

Oração: 

Senhor quantas vezes desejei crescer para cima / ministério, sem crescer para baixo - raízes de oração e palavra. Quantas vezes o ministério tornou-se um peso. Mais hoje estou aqui mais uma vez para lhe rogar me ajude a crescer cada vez mais nas raízes para poder sustentar o chamado do Senhor. Me auxilie em nome de Jesus. Amém!

Quem é o seu Agague? 1 Samuel 15 - Pr Marinho Soares

Texto: 1 Samuel 15:3,9,19
"Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao SENHOR para destruição tudo o que lhes pertence. Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos’ ". Mas Saul e o exército pouparam Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, os bezerros gordos e os cordeiros. Pouparam tudo que era bom, mas a tudo que era desprezível e inútil destruíram por completo. Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova?

Obs. Ao meu ver o reino de Saul foi tirado por coisas pequenas. Foi uma desobediência seguida de arrogância. Ele poderia muito bem ter cumprido as ordens do Senhor e matado o rei dos amalequitas e também não ter trazido os despojos da guerra, bois e ovelhas. O pior de tudo é ele ainda ter trazido Agague. Samuel destruiu Agague. Despedaçou por completo.

Prática: o que eu tenho poupado? Qual é o meu Agague? Uma determinada Impaciência (ansiedade) com pessoas que não avançam ou compreendem... Um pouco parecido com Samuel que se irou. Que virou as costas ao pedido de perdão. Que sua veste é rasgada. Sou muito agradecido a Deus, pois vários pecados de estimação já venci nestes últimos anos. Tenho avançado, glória a Deus!

Oração: Senhor revela a cada dia onde preciso morrer mais do que tenho morrido. Destrói qualquer coisa que ainda me impeça de andar em total santidade e consagração. Toma minha em tuas mãos em nome de Jesus. Amém!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Entre Guerreiros e Vadios - 1 Sm 10 - Marinho Soares


Texto: Saul também foi para sua casa em Gibeá, acompanhado por guerreiros, cujos corações Deus tinha tocado. Alguns vadios, porém, disseram: "Como este homem pode nos salvar? " Desprezaram-no e não lhe trouxeram presente algum. Mas Saul ficou calado. 1 Samuel 10:26-27

Obs. Uma vez que Saul foi escolhido como rei de Israel, como era desejo dos hebreus, temos a seguinte reação por parte de alguns do povo: guerreiros cujo corações tinham sido tocados pelo Senhor o seguem fielmente, e, vadios que desprezavam completamente o que Deus tinha feito e que ridicularizavam a Saul. Ser líder muitas vezes é estar entre guerreiros e vadios. Entre pessoas que lhe seguem, guardam e apoiam e aqueles que o criticam e desprezam. Ser líder é estar convicto do chamado de Deus e romper diante das criticas ou da aceitação. Muitas vezes precisa ficar calado igual a Saul.

Prática: Tenho colhido muito mais honra e graça em minha caminhada ministerial do que criticas. Isto pode se tornar perigoso. Pode trazer vaidade e arrogância ao coração. Mas nem sempre foi assim. Já sofri muita oposição inclusive de pessoas bem de perto. Tenho aprendido a descansar e esperar em Deus. Muitas vezes preciso ficar calado e entender o que Deus disse a Samuel: não foi a você que rejeitaram, mas a mim, diz o Senhor!

Oração: Senhor dá-me a medida certa de oposição para que o ministério que tem me dado seja provado e aprovado. Dá-me sempre graça para não levar pelo lado pessoal. Ajuda-me a ter uma identidade firme e convicta no Senhor e no chamado que me tens dado, em nome de Jesus! Amém!


Síndrome Messiânica do Líder - 1 Sm 8 - Marinho Soares


Texto: Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor. E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. 1 Samuel 8:6-7

Obs. Samuel foi exemplo de homem de Deus. Seus filhos não o seguiram. Que luta os homens de Deus enfrentam! Conheço muitos irrepreensíveis homens e mulheres de Deus sofrendo com a rebeldia e afastamento de seus filhos. Uma possibilidade desse afastamento dos filhos seja provocado pelo ativismo do líder? Ou outras causas?
Parece que a possibilidade de Israel ser liderado pelos filhos de Samuel desencadeou o desejo de terem um rei sobre eles. Eles temiam que alguma coisa grave pudesse acontecer se houvesse esta transferência de poder. Samuel fica magoado com este fato. Imagino que na sua mente ele havia preparado seus filhos para governar sobre Israel. Ele era o lider. ele queria conduzir a transição. Reclama! Deus responde: não foi a vc Samuel que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. O Senhor é sempre o Rei!

Prática: Luto muitas vezes com esta síndrome. Nos primeiros anos de ministério fiquei por volta de cinco anos sem tirar férias. Não confiava em ninguém. Minhas desculpas era que tinha somente pessoas imaturas na igreja. Veja só como me enganei. Quando tirei as primeiras férias meus lideres agradeceram, pois não me suportavam mais. Hoje me esforço para descansar totalmente em Deus. Procuro com grande esforço dia a dia viver sem ansiedade, descansando e firmando meu coração em Deus.

Oração: passa de mim Senhor qualquer vontade de tomar o Teu lugar em Tua obra. Todo e qualquer desejo de ser imprescindível, relevante e necessário - complexo messiânico, sejam tirados de minha vida, em nome de Jesus. Amém!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

1 Sm 11 - Guerreiros na posição, vitória garantida! - David San Martín


Guerreiros na posição, vitória garantida!

1 Samuel 11:5-7 - E eis que Saul vinha do campo, atrás dos bois; e disse Saul: Que tem o povo, que chora? E contaram-lhe as palavras dos homens de Jabes. Então o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras; e acendeu-se em grande maneira a sua ira. E tomou uma junta de bois, e cortou-os em pedaços, e os enviou a todos os termos de Israel pelas mãos dos mensageiros, dizendo: Qualquer que não seguir a Saul e a Samuel, assim se fará aos seus bois. Então caiu o temor do SENHOR sobre o povo, e saíram como um só homem. 

O povo de Jabes estava em ameaça. O rei dos Amonitas havia avançado para lutar contra os Israelitas, e não estava afim de fazer tratado, mas sim de atacar os israelenses, destruí-los e o humilha-los. Mas o que me chama a atenção é a atitude de Saul, e do povo diante de uma guerra. Saul estava cuidando de gados, enquanto o povo estava chorando e se lamentando.

Temos vividos dias de intensa guerra, e pior... Nossa guerra além de ser intensa,  é constante, não acaba. Satanás e os seus demônios não estão para brincadeira, estão sempre em posição atacando o povo de Deus. O que me chama atenção, é que muitos, assim como Saul, tem estado fora de posição diante dessa batalha, preferem cuidar dos seus interesses pessoais (fingindo não saber da guerra) ou ficar chorando e lamentando(como pobres coitados, e vitimas), do que tomar uma atitude de autoridade, e exercer domínio e a autoridade do Senhor, sobre o inimigo, e romper nessas batalhas, tomar posse da vitória.

Preciso buscar a cada dia do Espirito Santo de Deus, pois só Ele para despertar, só Ele para me colocar na posição certa dessa batalha em conquista da vitória, e me fazer não me entreter com as futilidades da vida, e assim caindo na derrota. Preciso orar, e exortar meus irmãos a confiar no Senhor e entrar na posição da batalha. Pois o inimigo quer entreter  a muitos, com as futilidades da vida, para que ele use esse momento para destruí-los.

Pai Celestial, me ajude a me manter em posição nesta batalha! Que eu venha a cada dia buscar do enchimento do Espirito Santo, pois só Ele, para me manter na posição, em busca da vitória. Enche-me e usa-me, para edificar a tua igreja, edificar os meus irmãos, em nome de Jesus, amém!

1 Sm 10 - Enchimento e transformação, a cada dia! - David San Martín


Enchimento e transformação, a cada dia!

1 Samuel 10:6-7 - E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.

Saul era um homem cheio de complexos de inferioridade, apesar da sua alta estatura, se julgava o menor dos menores. Mas o Senhor o havia escolhido para ser o rei do Seu povo. Mas para isso, Saul precisava ser um novo homem. Ele se tornou quando foi cheio do Espirito Santo, Glória a Deus.

Quando o Espirito Santo chegou em minha vida, Ele chegou de um jeito impactante em minha vida, que me transformou em um novo homem, assim como foi na vida de Saul. Mas não posso desprezar o fato, que esta transformação prossegue para o resto da minha vida, ela é continua, preciso a cada dia buscar esse enchimento, para a cada dia ser transformado em um novo homem, até que eu chegue à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo(Ef. 4.13).

Pai Celestial, Deus eterno. Te dou graças por ter me transformado, por ter me tirado das densas trevas, e ter me trazido para tua luz. Senhor me dê a cada dia, esse ardor, esse fervo pelo enchimento do teu Santo Espirito, para que a cada dia eu seja transformado em um novo homem para Glória do Senhor. Em nome de Jesus Amém.

1 Sm 9 - Busca intensa em todos os momentos - David San Martín


Busca intensa em todos os momentos

1 Samuel 9:5-6 - Vindo eles então à terra de Zufe, Saul disse para o seu moço, com quem ele ia: Vem, e voltemos; para que porventura meu pai não deixe de inquietar-se pelas jumentas e se aflija por causa de nós. Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.

Saul se encontrava diante de uma situação difícil. As jumentas de seu pai haviam sido extraviadas, e este o deu a missão de encontra-las. O que me chama atenção, é que esta situação peculiar, fez com que Saul buscasse o Senhor(através do profeta Samuel), e o consultasse. Mas chegando lá, ele descobre que Deus o havia escolhido para reinar sobre Israel. Deus tinha bem mais para a vida de Saul, mas ele só soube, porque o buscou, e só o buscou por causa de uma dificuldade.

Deus conhece o meu coração, e sabe que a minha busca por ele, é mais intensa nos momentos de dificuldades. Por isso muitas vezes, ele permite muitas delas. Cada momento que passo buscando ao Senhor, vejo que ele tem sempre mais para mim. Mas vejo que a minha busca pelo Senhor deve ser intensa todos os dias, em todos os momentos, em momentos de conflitos, mas principalmente nas bonanças.

Pai Celestial, te louvo pelas lutas e provações, que muitas vezes tenho passado. Sei que muitas delas é que tem feito eu buscar a ti intensamente. Mas hoje Pai, peço que o Senhor venha elevar o meu nível, fazendo com que, esta busca por ti seja intensa independente dos momentos ou circunstâncias.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Menor Será o Maior - 1 Sm 9 - Marinho Soares


O Menor Será o Maior - 1 Sm 9 - Marinho Soares

1 Samuel 9:21 - Saul respondeu: "Acaso não sou eu um benjamita, da menor das tribos de Israel, e não é o meu clã o mais insignificante de todos os clãs da tribo de Benjamim? Por que então estás me dizendo tudo isso? " 

Obs. Esta é uma repetição em toda a Bíblia. Foi assim com Gideão, Josué, Moisés, Davi e tantos outros lideres que se achavam inadequados para a obra que Deus tinha em suas vidas. Quantas vezes nos sentimos inadequados! Sem capacidade! Diminuídos e desclassificados. Este era um sentimento muito comum nos profetas e homens de Deus que foram chamados pelo Senhor. Como você se sente? Se tem estas características, aparentemente negativas, você tem todas as marcas de ser alguém chamado e vocacionado pelo Senhor.

Prática: Muitas vezes me senti o menor! Quantas vezes me senti inadequado! Graças a Deus por isto. Pois em todos estes momentos me senti cuidado, abençoado, sustentado pelo Senhor. O que faço: me coloco em submissão a Deus. A força vem do Senhor. O louvor e a glória passam a ser totalmente Dele! 

Oração: obrigado Senhor por tantas vezes me sentir tão inadequado. Por tantas vezes depender somente do Senhor. Estes dias estou novamente me sentindo assim. Venha em meu favor, em nome de Jesus. Amém!

Síndrome Messiânica do Líder - 1 Sm 8 - Marinho Soares


Síndrome Messiânica do Líder - 1 Sm 8 - Marinho Soares

Texto: 1 Samuel 8:6 - Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor. 1 Samuel 8:7 - E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. 

Obs. Samuel foi exemplo de homem de Deus. Seus filhos não o seguiram. Que luta os homens de Deus enfrentam! Conheço muitos irrepreensíveis homens e mulheres de Deus sofrendo com a rebeldia e afastamento de seus filhos. Uma possibilidade é o afastamento provocado pelo ativismo do líder? Parece que o que desencadeou o desencanto do povo de Israel, foi a possibilidade de serem liderados pelos filhos de Samuel. Eles temiam que alguma coisa grave pudesse acontecer se houvesse esta transferencia de poder. Samuel fica magoado com este fato. Imagino que na sua mente ele havia preparado seus filhos para governar sobre Israel. Ele era o lider. ele queria conduzir a transição. Reclama! Deus responde: não foi a Samuel que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. O Senhor é sempre o Rei!

Prática: Luto muitas vezes com esta síndrome. Nos primeiros anos de ministério fiquei por volta de cinco anos sem tirar férias. Não confiava em ninguém. Minhas desculpas era que tinha somente pessoas imaturas na igreja. Veja só como me enganei. Quando tirei as primeiras férias meus lideres agradeceram, pois não me suportavam mais. Hoje me esforço para descansar totalmente em Deus. Procuro com grandes esforços dia a dia vier sem ansiedade. Descansando e firmando meu coração em Deus.

Oração: passa de mim Senhor qualquer vontade de tomar o Teu lugar em Tua obra. Todo e qualquer desejo de ser imprescindível, relevante e necessário - complexo messiânico, sejam tirados de minha vida, em nome de Jesus. Amém!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

1 Samuel 2 - Zelo com o Senhor - Luiz Henrique


1 Samuel 2:30"Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo."

Obs: Estudando as escrituras podemos conhecer sobre a rica historia nos costumes do povo na época de Samuel, aprender com sua cultura. Neste capitulo vemos a oração que Ana faz ao Senhor agradecendo por ter te dado um filho, mas também conhecemos sobre os filhos de Eli. A palavra diz que eram impios e não cumpriam com seus deveres de sacerdotes(v. 12-14). Desprezavam as coisas de Deus, chegando ao ponto de comer dos sacrifícios que o povo levava e até mesmo se deitavam com as mulheres que serviam na tenda do encontro. Tratavam realmente com desprezo, sem nenhum respeito pelas coisas de Deus e pecavam grandemente a vista do Senhor. 

Prática: Olhando para minha vida hoje vejo que as vezes desprezo as coisas de Deus, quantos vezes não tratei com a devida importância e respeito as coisas que faço para Deus ou até mesmo deixando de fazer as coisas mais importantes, muitas vezes por um programa ou lazer, deixei de fazer meus devocionais, de ter um tempo de intimidade com o Senhor. Preciso ter mais zelo com uma das coisas mais importantes, minha vida com o Senhor, intimidade com Ele, tempo, ser fiel e honra-lo sempre.

Oração: Senhor, perdoa-me por muitas vezes não ter zelo com minha vida contigo, ter deixado de fazer muitas coisas que realmente importam para ti, troquei coisas que não me edificam, ajuda-me a vencer, a ter disciplina com as coisas do Senhor, não falhar contigo, meu desejo é te agradar e viver conforme tua vontade, ajuda-me Senhor a permanecer, em nome de Jesus. Amém.

1 Sm 4 - Presença de Deus, realidade de Vida, e não amuleto. – David San Martín


1 Sm 4.4 – Então mandaram trazer de Siló a arca da aliança do Senhor dos Exércitos que tem o seu trono 
entre os querubins. E os dois filhos de Eli Hofni e Finéias, acompanharam a arca da aliança de Deus.

É interessante ao ler este capitulo, observarmos esta derrota do povo de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Finéias eram sacerdotes, juntamente com o seu Pai. E os dois haviam pecado gravemente contra o Senhor, tratando com desprezo a oferta do povo ao Senhor, e seduzindo as mulheres que serviam a porta da tenda. A corrupção e degeneração moral no corpo sacerdotal, fez com que toda a nação fosse prejudicada, sendo derrotada pelos Filisteus. Mas uma coisa que me chama atenção é a maneira como esses dois sacerdotes corruptos, e o povo em geral tratou a presença do Senhor, representada pela a arca da Aliança. Eles acharam que o simples fato da arca da aliança estar com eles, lhe dariam garantia da vitória(não importando a gravidade do pecado deles e do povo), como se ela fosse, uma espécie de amuleto ou varinha de condão.

A presença de Deus não é um amuleto, não é uma varinha de condão, nem uma poção mágica, que quando se precisa, na hora dos apuros, só um pirlim-pimpim e tudo resolvido. A presença de Deus é viva. Deus é vivo e conhece cada coração, trata com cada pessoa de acordo com o seu coração. A atitude mais apropriada para Hofni e Finéias, e todo Israel, seria o arrependimento dos seus pecados, pedir perdão a Deus, e só assim sair para a batalha com a garantia da vitória pela presença de Deus.
A presença de Deus na minha vida, deve ser vista com seriedade. Deus é Deus Santo! A Santidade de Deus, não se compactua com o pecado do homem. Engano do homem é achar que Deus tem paciência com o pecado. Deus é Amoroso e Compassivo, Misericordioso e bondoso. Mas é um Deus Justo, Santo e Puro. A presença de Deus é a realidade de vida, e a garantia de vitória, para aqueles que amam a Deus, o temem e o obedecem... E não para aqueles que a tratam como um amuleto, apenas nas horas dos apuros.

Devo buscar a cada dia viver uma vida de entrega ao Senhor, de renuncia ao ego, renuncia ao pecado. Uma vida de quebrantamento, de arrependimento pelos erros. Mas também uma vida de enchimento do Espirito Santo, de profunda intimidade com Deus. Pois é essa presença que sustenta, e dá vitória nos dias de guerra.

“Deus Soberano, livra-me de tratar a tua presença como um amuleto. Livra-me de despreza-la, julgando que Ela só será necessária nas horas difíceis. Mantenha-me firme na Tua aliança, na Tua Presença, em nome de Jesus. Amém!”

domingo, 7 de outubro de 2012

1 Sm. 3 – Serviço, sem realidade Espiritual! – David San Martín


Serviço, sem realidade Espiritual!

1 Samuel 3:1,7 - “O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli; naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram frequentes”. - Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não lhe havia sido revelada”.

A Palavra de Deus, hoje conta mais um pouco deste menino, Samuel. Samuel desde muito cedo, servia ao Senhor no templo, ministrava perante o Senhor. Entretanto, Samuel não conhecia o Senhor, porque a Palavra de Deus não havia sido revelada. Deus falava raramente, e as visões não eram frequentes. Isso fez com que, Samuel não reconhecesse a voz do Senhor (afinal ele não o conhecia), quando o Senhor o chamou.

Nos dias de hoje, pelo Espirito Santo, temos a revelação do Senhor na Palavra dele. Porém a realidade de muitos é a do menino Samuel. Que não conhecia o Senhor (não por que ele não queria, mas porque a Palavra de Deus não lhe havia sido revelada), e servia, ministrava ao Senhor. Que não sabia reconhecer a voz de Deus por que não conhecia. Para reconhecer a voz de Deus, precisamos buscar a revelação da Sua Palavra, para que não caíamos na realidade, de servi-lo sem conhecê-lo.

Quantas vezes o Senhor tem falado a mim? Tenho reconhecido a sua voz, todas as vezes que ele fala comigo? Sei que se não buscar a revelação do Senhor todos os dias, posso cair na realidade de servi-lo sem conhecê-lo. Devo, antes de tentar buscar, servir e ministrar ao Senhor, procurar ouvir a Sua voz, procurar conhece-lo, para que eu não seja um crente, um servo, um ministro, sem realidade Espiritual.

“Deus, Santo, Pai Eterno. Peço a Ti, que venha conduzir, e me levar a ter momentos com a tua Palavra, momentos com o Senhor, buscando o Teu conhecimento, buscando a conhecer-te cada vez mais. Livra-me de Te servir, de ministrar a Ti sem conhece-Lo! Em nome de Jesus, amém”