quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mão Misteriosa - Daniel 5 - Marinho Soares, Pr


Texto:  “E este é o significado dessas palavras: Mene: Deus contou os dias do teu reinado e determinou o seu fim. 27 Tequel: Foste pesado na balança e achado em falta. 28 Peres: Teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas”. Daniel 5:26-28

Obs. Belsazar, filho de Nabucodonozor, agora esta reinando sobre a Babilônia. Parece que tem um reinado curto. Segue o mesmo caminho de desobediência de seu pai. Não aprende com o erro dele. Comete o mesmo pecado de orgulho e arrogância. Mas desta vez o fim é a morte, não a disciplina e correção como foi com Nabucodonozor. A sentença escrita pela mão misteriosa em uma parede, vem contra ele e na mesma noite lhe é passado o seu reino. Vejo quanto o pecado do orgulho é algo que incomoda o coração de Deus. É a tentativa do próprio homem de ser igual a Deus. De ser um Deus. De ocupar o lugar de Deus.

Prática: Como posso tomar para mim a Advertência do Senhor a Belsazar, escrita pela mão de Deus? Como Mene, Tequel e Peres pode se aplicam à minha vida? Mene: preciso saber que sou finito. Meus dias estão contados e me humilhar. Tequel: tenho sido achado em falta em muitas coisas que já deveria ser maduro. Exemplos: não fazer a obra na minha própria força, não dar tempo para ouvir a Deus, ser negligente com o corpo - templo do Espirito. Peres: já perdi varias coisas por não obedecer ao Senhor e me colocar quebrantado diante dele. Preciso me corrigir, senão serei tirado e morto. Preciso deixar diante de mim a escrita na parede. Que sejam marcas indeléveis.

Oração: Senhor, Senhor, Senhor, tua palavra me diz que ficarão de fora e alguns até mesmo gritarão esta frase, mas já será tarde. Por isso clamo a Ti hoje, a tempo de ser encontrado. Quebranta meu coração e traz humildade. Lanço fora todo orgulho, em nome de Jesus. Amém!

O CONTRASTE ENTRE CONHECER E NÃO CONHECER A DEUS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

TEXTO: Daniel 2;11 -- O que o rei está pedindo é difícil demais; ninguém pode revelar isso ao rei, senão os deuses, e eles não vivem entre os mortais.

OBSERVAÇÃO: Essa foi a dura constatação de todos os magos, encantadores, feiticeiros e astrólogos diante da ordem do rei Nabucodonosor. Eles deveriam revelar o sonho que o rei tinha sonhado, bem como sua interpretação, ou seriam mortos e teriam suas casas derrubadas. Eu conheço muitos casos de pessoas que também entram em pânico e desesperança diante de dificuldades, eles não conhecem Deus e, portanto, não veem saída pra seus problemas. Ali mesmo recebem sua sentença de morte resolutos, pois para eles chegou o fim e o que lhes resta é resignar-se.
Mas Daniel conhecia Deus, e quando soube da ordem do rei para eliminar todos os sábios do reino, foi a ele e pediu um prazo para lhe dar a interpretação (v. 16). Havia certeza nas palavras de Daniel: "...para lhe dar a interpretação.", isso porque conhecia e tinha uma relacionamento estreito com o Senhor. ele certamente lembrou-se, entre outros feitos de Deus, das palavras que o anjo disse a Abraão a respeito da gravidez de Sara: "...existe alguma coisa impossível para o Senhor?" (Gn. 18:13a). Essa é a diferença de atitude de quem conhece a Deus, ele nunca se rende a uma situação, pois confia que Deus pode mudar sua sorte!

PRÁTICA: Que belo contraste! E como a atitude de Daniel trouxe salvação não somente a ele, mas também a seus amigos que estavam sob ameaça de morte! Daniel fez questão de mostrar a grandeza de seu Deus e de dar a Ele honra e glória, sempre mencionando que "existe um Deus nos céus...", eis aí um belo exemplo de como dar bom testemunho para o mundo.
Quero me espelhar neste exemplo e praticar as mesmas obras que Daniel em conhecimento de Deus através da sua Palavra, relacionamento com Ele através da oração e evangelismo através de um testemunho ousado que manifesta Seu poder.

ORAÇÂO: Senhor, que eu possa conhecê-lo mais a cada dia, me esforçando em dedicar mais do meu tempo para uma relacionamento mais intimo contigo. Me ajude a dar bom testemunho do teu nome e alcançar vidas para o teu reino. Que eu não me contente ou me acomode apenas com a minha condição de salva, mas que eu me preocupe em salvar a todos quanto puder durante minha vida nesta terra e que, para isso, eu me comprometo com o Senhor de buscar com zelo e me esforçar, me capacitando intelectual e espiritualmente para trazer glória ao Teu nome, isso te peço em nome de Jesus.
Amém..

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estatua ou Fornalha? Daniel 3 - Marinho Soares, Pr


Texto: Daniel 3:28
"Disse então Nabucodonosor: “Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede- Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de sua vida a prestar culto e adorar a outro deus que não fosse o seu próprio Deus."

Obs. É muito difícil encontrar um ou dois versículos que sintetizam a grandeza desta atitude de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles foram homens extremamente firmes na fé e no propósito que tinham diante de Deus. Eles não temeram o rei. Não temeram a fornalha de fogo ardentemente aquecida. Eles foram obedientes e Deus os livrou completamente. Observar a atitude de homens assim me constrange. Me levam a refletir quanto tenho sido fiel diante de tantas ofertas para me prostrar. Muitos focam na fornalha. Precisamos nos focar nas estátuas - tentações. É a estatua do poder, do conforto, do consumismo, da apatia, da fama, etc. que me chamam todos os dias.

Prática: Vejo que aprendo pelo menos três coisas com estes homens. Primeiro: tinham uma relação fortíssima e segura com o Seu Deus - sabiam que era o Deus verdadeiro. Segundo, detinham uma fé e confiança para morrerem. E terceiro tinham uma resignação, um desapego à vida que me constrange. Uma pergunta que me tem sido feita de vez em quando é: se satanás quisesse me derrotar agora, qual área (estátua) de minha vida que ele atacaria? Já pensei bastante. Primeiro achei que seria a sexual - vigio e me protejo nesta área (é a batalha de todo homem). Depois achei que seria o desanimo - tenho me fortalecido em Deus (a alegria do Senhor é a minha força). Por último o que ele tem tentado é atingir minha "dignidade". Só que tenho me firmado na Palavra que diz: "aquele que se humilha, este será exaltado". Estou em submissão/humilhação, prostrado diante do Senhor, esperando o seu livramento.

Oração: Senhor, graças lhe dou pelo privilegio de meditar na Tua Santa palavra. Obrigado pelo testemunho de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que desafiaram o rei para exaltar o Teu nome. Eis-me aqui Senhor para com entrega e esforço fazer o mesmo. Em nome de Jesus. Amém!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Crise: Oportunidade ou Morte! Daniel 2 - Marinho Soares, Pr.


Texto: "Diante disso, Daniel foi pedir ao rei que lhe desse um prazo, e ele daria a interpretação.
17 Daniel voltou para casa, contou o problema aos seus amigos Hananias, Misael e Azarias, 18 e lhes pediu que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia acerca desse mistério, para que ele e seus amigos não fossem executados com os outros sábios da Babilônia. 19 Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus". Daniel 2:16-19

Obs. Daniel foi colocado à prova sem que ele mesmo soubesse. Nabucodonozor teve um sonho e nenhum dos seus adivinhos e sábios conseguiram desvendar. O rei mandou matar a todos e Daniel e seus amigos são colocados no mesmo "bolo". A situação está difícil quando toma conhecimento dela. Contudo Daniel toma ações poderosas diante da "crise" que os livra da morte. Ele fez da crise uma oportunidade.
1. Pede um prazo
2. Chama os amigos
3. Intercedem com fervor e por misericórdia de Deus
4. Recebe a resposta do Senhor
5. Louva e agradece  ao Senhor

Prática: como tenho agido diante de crises de vida ou morte? A palavra crise, vem de um ideograma chinês, que pode significar morte ou oportunidade. Algumas vezes já morri diante das crises. Outras vezes fiz delas uma grande oportunidade de mudança. Daniel precisava de um milagre. Eu preciso de alguns milagres: firmeza na fé dos membros, levantamento de novos lideres, melhora na freqüência aos cultos dominicais e recursos financeiros para a construção do predio da igreja. O que vou fazer? seguir a seqüência de Daniel. Alargar o tempo - pedir um prazo, chamar os amigos, orar, ouvir a resposta e agradecer.

Oração: Senhor Tu és maravilhoso. Usas cada circunstancia para nos aperfeiçoar. Te louvo pelas muitas crises. Me fizeram crescer como nenhum outro recurso. Me dê graça para ser aprovado dia após dia em cada crise, em nome de Jesus. Amém!

domingo, 25 de novembro de 2012

Meus Inimigos! 2 Sm. 22 - Pr Marinho Soares


Texto: Clamo ao Senhor, que é digno de louvor, e sou salvo dos meus inimigos. Livrou- me do meu inimigo poderoso, dos meus adversários, que eram fortes demais para mim. “Persegui os meus inimigos e os derrotei; não voltei enquanto não foram destruídos. 39 Esmaguei- os completamente, e não puderam levantar- se; caíram debaixo dos meus pés. 2 Samuel 22:4; 18; 38-39

Obs. Tenho pensado nestes dias sob os meus inimigos. Davi os tinha muito claro: reis de outras nações, homens perversos de sua própria nação, inimigos dentro de sua própria casa e traidores de todas as espécies. O que tenho aprendido historicamente é que tenho três grandes inimigos: a carne, o pecado e o diabo. E creio que sejam mesmo. Luto contra eles todos os dias. Percebo também que pessoas são usadas pela carne, pelo pecado e pelo diabo para me atacarem e causarem danos contra minha vida. São traições, decepções, calúnias, desrespeito, inimizades, desprezo, etc. Seria justo em chama-las de inimigos? Ou deveria fazer a separação dos seus pecados de suas pessoas?  

Prática: Ouço a Palavra me dizendo: pois a minha luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Ef.6:12). Preciso ter claro em meu coração quem são meus inimigos para poder combate-los com as armas adequadas. Como combato a carne? Estando diariamente crucificado com Cristo. E o pecado? Fugindo do mal e resistindo às tentações. E o diabo? Resistindo a ele e me submetendo a Deus. 

Oração: Senhor quero que me auxilies em discernir com clareza os meus inimigos. Desejo ser completamente vitorioso sobre eles. Rogo para que nenhum deles tenha mais poder sobre minha vida. Agradeço por me esclarecer e me dar as vitórias, em nome de Jesus. Amém!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Você é lâmpada de Israel! 2 Sm. 21 - Pr Marinho Soares


Texto: 2 Samuel 21:17
"Mas Abisai, filho de Zeruia, foi em socorro de Davi e matou o filisteu. Então os soldados de Davi lhe juraram, dizendo: “Nunca mais sairás conosco à guerra, para que não apagues a lâmpada de Israel”.

Obs. Davi vai a guerra contra os filisteus e corre sério risco de vida. Fica cansado no meio da batalha e quase perde sua vida. Um dos seus guerreiros, Abisai, o salva e os seus soldados o proíbe de ir para novas guerras. A expressão que eles usam me chamou muito a atenção:  “Nunca mais sairás conosco à guerra, para que não apagues a lâmpada de Israel”. Davi era a lâmpada de Israel naqueles dias. Fiquei pensando quantos de nós não atentamos para esta verdade. Deixamos de ser a lâmpada, a luz para nossa própria vida, família, igreja, célula, liderança, cidade, etc. Davi brilhava em seu tempo. Era a lâmpada que Deus usava para trazer luz às trevas adjacentes. Todos ficaram angustiados, pois como poderiam viver sem a lâmpada de Israel acesa?

Prática: às vezes confundo modéstia com falta de responsabilidade. Tenho dificuldade em dizer que sou lâmpada para alguma coisa. Mas, olhando melhor para este texto, sinto que Deus me colocou como lâmpada em vários ambientes nestes dias. Não posso me olvidar. Não posso subestimar o chamado e dom de Deus que há em mim. Pelo contrario devo me revestir de humildade, fé e muita, mas muita vigilância mesmo. Devo refletir que uma queda minha trará prejuízo a muitas pessoas ao meu redor. Que um deslize, uma vacilada poderá comprometer muito do que Deus deseja firmar. Portanto, assumo responsabilidade de me cuidar e procurar viver como lâmpada de Israel.

Oração: Senhor peço-te que mantenhas meu coração humilde e submisso a Ti. Que eu venha estar vigilante e valorizando o dom, chamado e vocação do Senhor. "Para que venha a tornar-me puro e irrepreensível, filho de Deus inculpável no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual eu brilho como estrela no universo" (Fl 2:14)em nome de Jesus. Amém!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Três desafios nos desertos da vida - 2 Sm 17 - Marinho Soares


Texto: Quando Davi chegou a Maanaim... trouxeram a Davi e ao seu exército camas, bacias e utensílios de cerâmica e também trouxeram cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha, mel e coalhada, ovelhas e queijo de leite de  de vaca; pois sabiam que o exército estava cansado, com fome e com sede no deserto. 2 Samuel 17:27-29

Observação: percebo neste texto três coisas que acontece normalmente na batalha, contudo é acentuada quando estamos passando por desertos: cansaço, fome e sede. 
Cansaço: Todo deserto é um terreno hostil, difícil de caminhar. Na areia a sensação é de dois passos para a frente e um para trás. Se é terreno pedregoso os desafios não são menores. Moro em Cuiabá, talvez a capital mais quente de nosso país. Sei que o calor daqui já causa um desgaste além do normal, imagina o do deserto. Mais de 50 graus na moleira. É extenuante, exaustivo e força nossos limites além do que podemos suportar. O cansaço vem.
Fome: no deserto não se planta, não há animais e muito menos restaurantes. Se não morre de desidratação pelo calor, pode-se morrer de fome.
Sede: o inimigo número um de quem passa pelo deserto é a falta de água. Imagino que quando a água acaba, o caminho para a morte é aplainado.

Prática: estou aqui pensando nos desertos espirituais e emocionais que já passei, e os que ainda passo. Cansaço, fome e sede foram e são meus companheiros constantes nestes períodos. Cansaço de lutar num ambiente hostil, com a sensação de não avançar por anos. O ministério, por mais que entenda o privilegio do chamado, é uma caminhada árdua. Às vezes solitária. Cansativa. Se não cuido do meu coração, rapidamente sou assolado pela causticante decepção. É uma trilha de perigos e provações constantes. 
Sinto tanta fome de relacionamentos, de amizade, de apoio, de compreensão. Sinto sede de afeto, afago, de realização, de cobertura. Às vezes muita sede de Deus. A renuncia, a ausência de justiça própria e a doação de amor incondicional, são características necessárias ao meu chamado ministerial. Contudo elas me sugam, preciso urgentemente me renovar na fonte em Cristo para que não venha morrer no deserto.

Oração: Pai, muitos discípulos já ficaram prostrados no deserto. Como o povo de Israel que não puderam entrar na terra prometida, morreram em meio ao desertos da vida. Minha oração hoje é que me dês um coração grato, quebrantado, pronto a perdoar e que alcance a aprovação do Senhor. Use pessoas para me trazer descanso, alimento e água para saciar a minha sede. Se necessário, use anjos para me servir. Em nome de Jesus. Amém!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Senhor é a nossa justiça! 1Sm 24 - Luiz Henrique



Texto: "E sucedeu que, acabando Davi de falar a Saul todas estas palavras, disse Saul: É esta a tua voz, meu filho Davi? Então Saul levantou a sua voz e chorou. " 1 Samuel 24:16

Obs. Neste capitulo vemos algo interessante, Saul cada vez mais decidido a matar Davi, vai com seus três mil dos seus melhores homens atrás dele. Mas em um determinado momento Saul vai sozinho a uma caverna e Davi com seus homens estavam ali também. Era a oportunidade perfeita para matar Saul, mas Davi se nega a fazer isso, reconhece que Saul era um ungido do Senhor, sabia que Deus o tinha constituído e respeitava isso, não passava por cima do Senhor. 

Pratica: Davi mais uma vez mostra seu coração justo, sabia que a justiça pertencia ao Senhor, quantas vezes eu mesmo quero fazer justiça, tomando o lugar de Deus. Quantas vezes me coloco nesse direito. Vemos depois a atitude de constrangimento que Saul ficou ao ver o que Davi tinha feito, da forma como ele agiu, e vejo se tivesse um coração como o de Davi quantas coisas não seriam diferentes na minha vida. Davi demonstra aqui um belo exemplo de como devemos ser, esperar no Senhor, ele é a nossa justiça.

Oração: Senhor, me sinto constrangido por esta palavra, quantas vezes tomei teu lugar e não fui justo. Não quero agir dessa forma, repetir o erro, ajuda-me a vencer e ter um coração como o de Davi, ele é um grande exemplo para mim. Que eu possa te agradar não somente com palavras mas com minhas ações, com todo meu ser.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sobrevivendo às Criticas e Conspirações! 2 Sm 16 - Pr Marinho Soares


Texto:
Disse então Davi a Abisai e a todos os seus conselheiros: “Até meu filho, sangue do meu sangue, procura matar- me. Quanto mais este benjamita! Deixem- no em paz! Que amaldiçoe, pois foi o Senhor que mandou fazer isso. 12 Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo”. 2 Samuel 16:11-12

Obs.
Davi está em dias difíceis. Seu próprio filho, Absalão conspirava contra ele, forçando-o a fugir da cidade de Jerusalém, abandonando seu palácio e sua segurança. No caminho um homem louco de raiva, Simei, começa a amaldiçoa-lo, jogar pedra e acusa-lo de bandido e assassino. Os valentes de Davi perguntam se podem decepar a cabeça dele, contudo o Rei fala para eles não fazerem isto, pois o Senhor era sua justiça. Ele diz que estava recebendo porque merecia e crê que sua submissão e humildade poderá tocar o coração de Deus, que o retribuirá com a benção.

Prát.
Não sou chamado a me justificar. Muito menos quando tenho duvidas se mereço ou não a acusação. Preciso crescer nisto. Preciso aprender a receber criticas. Não posso levar para o lado pessoal. Mesmo que ela venha acompanhada de pedradas e impropérios de todos os tamanhos. Preciso estar firme com minha identidade firmada em Cristo. Devo reconhecer minhas limitações e total dependência de Deus. Careço de humildade e quebrantamento para tocar o coração de Deus ao meu favor. Já tenho avançado, mas há um caminho longo a percorrer.

Oração:
Senhor careço de sua graça maior para, em meio ao calor da guerra me situar de maneira humilde e submissa aos Teus desígnios. Me ajude a ser completamente confiante no Seu cuidado e misericórdia. Em nome de Jesus. Amém.

Preciso de um Natã - 2 Sm 12 - Marinho Soares, Pr


Texto:
“Você é esse homem!”, disse Natã a Davi. E continuou: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul... Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor!”
E Natã respondeu: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. 2 Sm 12:7 e 13

Obs. 
Davi era um homem extremamente relacional. Tinha a graça de ter sob sua liderança valentes generais e soldados. Tinha profetas que amavam a ele, como Samuel e Natã. Posso dizer que Davi era um homem afortunado. Era tão abençoado que isto às vezes representou sérios riscos para ele. Neste episódio de Bate-Seba vemos claramente isto. Ele estava em casa no período em que os reis saem para a guerra. Isto não era justo? Afinal ele havia lutado por décadas! Havia montado uma equipe poderosa de assistentes para a guerra. Ele podia descansar confiado em seus homens treinados, fiéis e obedientes. Contudo, este vacilo levou ele a abismos profundos de pecado, dor e consequências nefastas para sua geração de filhos. Mas... Haviam Natã na vida de Davi. Uma voz profética que se levanta para confronta-lo e conduzi-lo ao arrependimento. E Davi volta-se para Deus!

Prática: 
Preciso urgentemente de levantar Natãs em minha vida. Imagino que há "pecados", coisas que tenho praticado que muitas vezes desagradam a Deus, que sozinho não enxergo, e não tenho ninguém para me confrontar. Preciso dar mais abertura a isto. Preciso orar por isto. Preciso procurar me relacionar com profetas de Deus e autoriza-los a dizer como Natã: Você é este homem! Vícios de agenda superlotada. Pecados de cobiça. Impaciência. Intolerância. Ativismo produzindo Irritabilidade. São algumas dificuldades que tenho enfrentado. Hoje já tenho discipulador, mas preciso de alguém mais perto. Onde está o meu Natã? Preciso fazer uma lista de nomes e autoriza-los a serem Natã em minha vida urgente!

Oração: 
Senhor meu coração está totalmente aberto e desejoso de um Natã. Já tive o David que em várias vezes me corrigiu de maneira poderosa como um profeta. Hoje ele está longe. Levanta outro para mim, em nome de Jesus! Amém!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

2 Sm 13 - O Silencio chamado Rancor! - David San Martín


O Silencio chamado Rancor!

2 Samuel 13:22-23 – “E Absalão não falou nada com Amnom, nem bem, nem mal, embora o odiasse por ter violentado sua irmã Tamar.”

O profeta Natã, havia sido usado pelo Senhor no capitulo 12, para falar com Davi sobre as consequências do seu pecado (de haver adulterado com a mulher de Uria, e depois de mata-lo, tomar ela como sua esposa), dizendo que a espada não se apartaria da sua casa. E o primeiro incidente consequência do pecado de Davi, foi o incesto que Amnom cometeu contra Tamar, sua meia irmã. Mas o que me chama a atenção neste capitulo é a atitude de Absalão, o segundo filho de Davi. Que ao saber do que Amnom tinha feito com a sua irmã, silenciou-se, não falou nem bem, nem mal. Apenas ficou quieto. Imagino que depois desse acontecido, cada pessoa teve uma reação. Absalão porém, agiu de uma forma como se não houvesse acontecido nada, mas em seu coração ele odiou Amnom, tanto que passado alguns dias ele criou uma situação para assassiná-lo e vingar a honra de sua irmã.

Essa atitude de Absalão, é a responsável por muitas mortes no corpo de Cristo. O fato de haver discordâncias, e desarmonia de pensamento, entre nós irmãos, não podemos permitir que o silencio, camufle as feridas e as chateações provenientes de um relacionamento normal, pois isso tem matado muitos relacionamentos no corpo de Cristo. Hoje veio a pergunta no meu coração, há algum irmão ou irmã minha, em que eu fiquei chateado com alguma atitude, mas simplesmente me silenciei? É, de fato, o Senhor me traz algumas lembranças. Que eu venha procurar, e falar do meu coração a esses queridos, para que esse sentimento reprimido, não exploda uma hora causando morte no corpo de Cristo.

Senhor, te louvo, pois mais uma vez, vejo que o Senhor conhece de fato o meu coração, e aquilo que preciso. Que o Senhor venha me dar a graça para sempre resolver situações adversas corriqueiras em relacionamentos, principalmente com os meus irmãos do Corpo de Cristo. Para que eu seja instrumento de benção, de vida, e não de morte. Em nome de Jesus.
  

Alguns Motivos para Celebrar

Depois de dez meses com o blog em atividade, temos alguns motivos para comemorar!

Mais de 300 postagens!
Mais de 11000 páginas lidas!
Atualmente temos a média de cem páginas lidas por dia!

Convido você, que de alguma forma interage com nosso blog, a se tornar um autor. Você pode postar aqui seus devocionários para sermos edificados. Veja como no menu do blog.
Se já foi um autor e parou, volte. Estamos com saudades de ler suas reflexões.

Em dezembro celebraremos um ano de existência! Gostaria de contar com você para termos pelo menos 365 posts!

Que Deus continue a nos edificar diariamente com Sua Palavra!

Deus lhe abençoe

Marinho Soares

Lutando com Bravura, Dando Espaço para a Vontade de Deus - 2 Sm 10 - Marinho Soares, Pr

Texto:
2 Samuel 10:12
"Seja forte e lutemos com bravura pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E que o Senhor faça o que for de sua vontade”.

Obs.
Os valentes de Davi lutavam com o mesmo poder e graça que Davi. Isto pode ser chamado de transferencia de unção. As palavras acima podem ser claramente atribuídas a Davi, mas quem as proferiu foi Joabe, um dos seus lideres, na luta contra os amonitas e arameus. Ele lutava juntamente com seu irmão Abisai, outro dos trinta valentes de Davi.

Prática:
Vejo estas de Joabe me desafiando a fé e como um animo para minha vida hoje:
1. Seja forte Marinho - Levante o guerreiro que há dentro de você!
2. Lute com bravura - Não tenha medo! Vá pra cima! Confie!
3. Há um povo e cidades para serem conquistadas - Visão e foco!
4. Dê margem para Deus fazer Sua vontade - Descanse no Senhor!
Preciso do encorajamento do Senhor de forma sobrenatural nestes dias para continuar no foco de proclamar o Reino de Deus e constituir uma igreja de vencedores. Creio que preciso dar mais margem para Deus em fazer Sua vontade. Preciso confiar Nele e ver a salvação do Meu Deus.

Oração:
Confio em Ti Senhor. Mais uma vez, como um dos valentes do Senhor, coloco minha fé em Ti. Me santifico e consagro somente para fazer o Teu querer. Me dê forças para lutar bravamente e no final devotar toda gloria e honra a Ti. Em nome de Jesus. Amém!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

"No Pecado o Tiro Sai Pela Culatra..."- Pra. Mira Soares

Devocional  de 11/11/12  -  2 Samuel 11

Texto: " Urias  respondeu: 'A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu senhor Joabe e os seus soldados estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa para comer, beber e deitar-me com minha mulher? Juro por teu nome e por tua vida que não farei uma coisa dessas!'. " ( 2 Samuel 11:11 )

Observação : Após pecar contra Deus e contra seu servo Urias, Davi  arquitetou um plano 
a fim de que pudesse ocultar o seu pecado. Deu autorização a Urias para estar aquela noite com sua esposa (o que era proibido aos soldados em guerra), porque já tinha conhecimento que Bate-Seba estava grávida, e queria dessa forma, que Urias pensasse que o filho era dele.  Porém, com o que Davi não contava,  é que Urias seria íntegro a ponto de se recusar a obedecer o rei, uma vez que seria extremamente injusto com seus soldados;  e assim, não foi para casa e dormiu com seus companheiros ao ar livre.
É impressionante como um homem como Davi, pôde chegar a esse ponto de pecar e querer encobrir seu pecado com outra mentira ; mas por outro lado é maravilhoso poder observar a atitude de Urias, um homem cujo nome até então nos era desconhecido, mas que mostra um caráter íntegro, uma fidelidade a Deus e aos seus irmãos.

Aplicação : Vejo nesse texto, que não importa qual seja nossa posição, nosso cargo, ou o quanto somos importantes naquilo que fazemos; o que realmente importa, é nosso compromisso com Deus, com a obediência à Sua Palavra e com nossa santidade. Fico maravilhada com a atitude de Urias, e, como de repente ele se mostra tão superior a Davi, mesmo sendo ele servo deste, não se deixando corromper, ainda que com a autorização de seu rei. Não importa o quanto já tenha conhecido ao Senhor, não posso me descuidar de minha vida e intimidade com Deus, não devo me distrair,  pois corro o sério risco de pecar contra o Senhor...

Oração : Querido Deus e Pai, obrigada por mais uma vez o Senhor me revelar coisas simples e profundas à minha alma neste dia, através da Tua poderosa Palavra.  Não quero me descuidar e folgar como teu servo  Davi, a ponto de ter permitido que o inimigo se aproveitasse para fazê-lo pecar. Ajuda-me a estar orando e vigiando, para não cair nas armadilhas de Satanás; bem como também se pecar, lembrar-me do caminho do arrependimento, confissão e concerto, ao invés de tentar ocultar e gerar morte. Que o conhecimento da Tua Palavra me traga alerta, obediência e vida. Em nome de Jesus, amém!!



Enviado via iPad

sábado, 10 de novembro de 2012

Duas Visões de si Mesmo! 2 Samuel 9 - Marinho Soares - Pr


Texto:
2 Samuel 9:7-8, 13
Não tenha medo”, disse- lhe Davi, “pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver- lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre à minha mesa.” 8 Mefibosete prostrou- se e disse: “Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?”... Então Mefibosete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre à mesa do rei.

Obs. 
Vejo claramente neste texto tipificado a redenção do ser humano. Mefibosete, o parente distante, representa a nós como criaturas de Deus, vivendo distantes e não usufruindo do prazer de ser filhos. Davi, representando a Deus, que nos oferece a oportunidade de retorno à mesa do rei. Jonatas, representando a Jesus, o filho de Deus e nosso redentor. Ziba representa o Espírito Santo e os servos dele, os anjos do Senhor a nosso serviço. Davi tinha uma visão de Mefibosete: era o filho de seu grande amigo Jonatas. Era de linhagem real. Tinha promessas e esperança. Mefibosete via a si mesmo como um aleijado, rejeitado, imprestável: um cão morto! Como nos vemos determinará nossa prática de vida!

Prática: 
Como me vejo? Como Deus me vê, ou como eu me vejo a mim mesmo? Como Davi via a Mefibosete - filho do amigo, que recebe toda a herança do pai? Ou como Mefibosete, um cão morto e aleijado? Durante algum tempo de minha vida, e de vez em quando, o diabo tenta me levar para este sentimento de inferioridade, esta visão e pratica do cão morto. Mas, já tenho sido resgatado por Jesus para morar em Jerusalém e viver sentado à mesa do Rei. Suas promessas são vivas em mim e sua restituição acontece todos os dias de minha vida.

Oração
Senhor, cura-me a cada dia dos sinais evidentes da queda. Depressão, depreciação e outros sentimentos de cão morto que ainda avizinham meu coração. Preciso de Sua graça e bondade sempre. Quero viver assentado contigo nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Amém!

Vitórias X Perseverança - 2 Sm 8 - Marinho Soares, Pr


Texto: 
"E o Senhor dava vitórias a Davi em todos os lugares aonde ia... O Senhor dava vitórias a Davi em todos os lugares aonde ia. 2 Samuel 8:6c e 14c

Obs. 
Davi gora é um rei cheio de vitórias. Mas nem sempre foi assim. Este é o resultado de uma vida dedicada e consagrada ao Senhor de maneira séria, comprometida e perseverante. Vemos que ele manteve-se fiel no propósito em que foi chamado: reinar sobre Israel. Ele manteve-se fiel às promessas de Deus. Não desviou-se da vocação. Não desanimou nos tempos difíceis de perseguição, quando sua casa eram as insalubres cavernas de Israel.

Prática:
o que tenho feito para manter meu otimismo, esperança e sonhos em pé? Uma das coisas que faço é olhar para a história dos grandes homens de Deus que viveram em vales escuros e sombrios por longos períodos até que o Senhor os honrasse. Tem sido assim comigo. Nos momentos mais difíceis uma coisa eu procuro fazer: o que é certo para fazer. Tenho aprendido a ser disciplinado. A não perder de vista o que é necessário e praticá-lo. Um exemplo são os próprios devocionais: há dias escuros que eles são um balsamo para minha alma. Há dias alegres e cheios de realização e trabalho que minha tendencia é deixá-los de lado. Mais, de maneira insistente volto e a faze-los independentemente do dia. Para os devocionais, os dias alegres e cheios de trabalho, paradoxalmente, são os dias mais tenebrosos e ameaçadores. 

Oração:
Senhor, como sempre dava vitórias a Davi em tudo o que ele fazia, depois dos anos dedicados ao trabalho, assim também peço que me dê as vitórias que preciso, em nome de Jesus! Amém!

Fazer Casas e Suas Promessas! 2 Sm 7 - Pr Marinho Soares


Texto: 2 Samuel 7:3
"Natã respondeu ao rei: “Faze o que tiveres em mente, pois o Senhor está contigo”.

Obs.
Davi já morava em um belo palácio. Deus lhe havia dado descanso da guerra. Os inimigos tinham sido abatidos. Ele coloca sua mente em ação e pergunta: porque eu moro num palácio e o meu Deus em tendas? Pois naqueles dias a Arca do Senhor que continha a presença de Deus, estava em uma tenda. Então ele dispõe seu coração para fazer uma casa para Deus. Isto é muito lindo da parte de Davi. Deus sempre quis casa para morar. Sempre desejou isto. Sempre ansiou habitar no meio do seu povo. Foi por isso que Ele enviou a Cristo. João 1:14 "Aquele que é a Palavra tornou- se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade". Por isso Deus se alegrou tanto com Davi. Ele sonhou os sonhos de Deus! Isso acontece hoje da mesma maneira! Deus continua desejando habitar entre os homens. Ele deseja morar em nós. O seu propósito é morar em nós. Habitar dentro do próprio homem. "vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo".  1 Pedro 2:5

Prática:
Qual o meu trabalho? Que devo fazer para agradar a Deus? Primeiro ser casa para a habitação de Deus. Segundo, construir casas para habitação Dele! Sei claramente que se colocar minha vida e meus pensamentos para edificar casas para Deus, Ele virá e se alegrará em mim e trará as promessas de Davi para minha vida. Já tenho experimentado, ainda que parcialmente, das benditas promessas de Deus. Faço de minha vida um serviço na construção de casas para Deus. Esta é minha missão: dia após dia, levantar pessoas como edifícios espirituais. Pedras vivas sendo edificadas na casa de Deus!

Oração:
Senhor obrigado por me fazer um servo no trabalho da edificação da igreja de Cristo. De-me mais graça, sabedoria e poder, para ser um construtor habilitado para o serviço da edificação. Te agradeço pelas bênçãos recebidas em nome de Jesus. Amém!

Adoração Escandalosa e Extravagante - 2 Samuel 6 - Pr Marinho Soares


Texto: 2 Samuel 6:14-15
"Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, 15 enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas."

Obs. 
É muito estranho o que fazemos hoje na presença de Deus. Davi neste texto, ao buscar a Arca de Deus para Jerusalém adora de maneira extravagante. Sei que isso não era o que normalmente fazia no seu dia a dia, mas ele, em vários momentos extravasa na presença do Senhor de uma maneira chocante. Causou escândalo, principalmente a sua esposa Mical. Ultimamente vejo pouquíssimas pesssoas adorando ao Senhor desta forma. E quando o fazem, muitas são criticadas. Nos fechamos num ritual, numa prática de culto a Deus limitadora. Somos controladores de nós mesmos e perdendo o fluir da presença, poder e glória de Deus em nossas vidas.

Prática
Como tenho adorado a Deus? De que maneira tenho me entregado? Tenho causado escândalo àqueles que estão ao meu redor? Creio que estou mais para o certinho. O embromadinho que fica ali louvando e de vez em quando tem uma expressão corporal comedida. Preciso mudar isto. Preciso, em ocasiões especiais de conquistas e festas, me liberar na presença santa de Deus com tudo o que tenho e posso fazer em adoração ao meu Deus!

Oração
Senhor, fecha os meus olhos para as pessoas e me dê a graça de adora-lo sem qualquer preconceito. Em nome de Jesus. Amém!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Passos Sobrenaturais - 2 Samuel 5 - Marinho Soares, Pr

Texto: 
"Assim que você ouvir um som de passos por cima das amoreiras, saia rapidamente, pois será esse o sinal de que o Senhor saiu à sua frente para ferir o exército filisteu”. 2 Samuel 5:24

Obs. 
Davi agora já é Rei sobre todo o Israel. Saul e seus filhos são passado. Deus o estabelece de forma poderosa em sua presença e o seu governo começa a ganhar forma e força. "Então Davi teve certeza de que o Senhor o confirmara como rei de Israel e que seu reino estava prosperando por amor de Israel, o seu povo." ( 2 Samuel 5:12).
Neste tempo um dos inimigos mais pertinazes, freqüentes e perseguidor de Israel se levanta novamente contra Davi e Israel, os filisteus. Ele consulta o Senhor que o autoriza a ir contra eles, com uma condição: seguir a orientação do Senhor. A ordem era, espere para ouvir os passos acima das amoreiras. Que coisa!

Prática: 
Tenho ouvido os passos sobre as árvores? Como posso combater meus inimigos se não ouço os passos? O Senhor se manifesta de forma sobrenatural. Ele deseja manifestar-se sempre em minha vida e ministério. Preciso ouvir os passos Dele sobre minha vida. Estou bombardeado de secularismo e racionalismo. Preciso resistir. Preciso crer no sobrenatural. Ontem fomos ao monte orar. Um grupo de mais de 30 pessoas da igreja. Que experiência poderosa! Que presença sobrenatural. No final, quando os irmãos desejaram orar por mim e Mira, nos ajoelhamos e senti de colocar a mão em forma de receber, depois de algum tempo senti a mão pesando como se algo estivesse sendo depositado nela. Claramente percebi que Deus estava depositando aquilo que os irmãos pediam por nós, em nossas mãos. Eles oravam por força, saúde, intrepidez, proteção e uma unção nova de multiplicação. Recebi tudo aquilo e saí andando nas nuvens. Eu creio nisto, não me importo com os que não creem.

Oração:
Senhor mantenha-me como um homem espiritual. Tenho enfrentado severas batalhas em minha mente para discernir o que é do Senhor e o que é próprio de mim. Auxilia-me ó Deus a continuar ouvindo passos sobrenaturais sobre as árvores. Em nome de Jesus. Amém!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A Unanimidade não é Burra! 2 Samuel 3 - Marinho Soares, Pr

Texto:

"Todo o povo ouviu isso e o aprovou; de fato, tudo o que o rei fazia o povo aprovava." 2 Sm 3:36

Observação:
Uma das coisas mais difíceis na liderança é ganhar unanimidade. Hoje em dia tem até música dizendo que "toda unanimidade é burra". Há um espirito de inquietação, uma rebeldia no ar, uma insatisfação que não quer calar. É incrível que mesmo idéias boas são questionadas. Coisas sãs e dignas não são aceitas. Neste texto vemos que pela sua vida, experiência, sabedoria e graça, Davi conquista uma posição muito especial de aprovação. Ele era unânime!

Prática: 
Lembro que no inicio do meu ministério pensava e trabalhava pela unidade da igreja. Entendia que devia haver unanimidade no ministério. À medida que fomos avançando, surgiu um momento em que a palavra era "unidade na diversidade". Esta afirmação, que começou como um principio de tolerância entre as mais diversas correntes do cristianismo, acabou gerando um distanciamento do principio da unidade como unanimidade. Então, passei a trabalhar desta forma. Podemos ter unidade na diversidade? Isto, tem se provado um sofisma. Hoje estou buscando novamente uma verdadeira unidade. Uma unidade unanime. Uma unidade de propósitos que não fique à mercê de questionamentos deste ou daquele. Sinto que enfraquecemos com esta "tolerância" dando espaço para os mais diversos pensamentos e práticas dentro da igreja, muitas delas vindas de mentes carnais, sem revelação nenhuma de Deus.

Oração: 
Senhor, sei que não detenho o conteúdo da verdade. Contudo, tenho o Senhor, a fonte de toda a verdade que me revela Sua luz e que posso confiar naquilo que tenho recebido de Ti. Me ajudes a firmar estas verdades e que alcance unanimidade no ministério que tenho desenvolvido, em nome de Jesus. Amém!

Pergunte a Deus! 2 Samuel 2 - Marinho Soares, Pr

Texto:

Passado algum tempo, Davi perguntou ao SENHOR: "Devo ir para uma das cidades de Judá?" O SENHOR respondeu que sim, e Davi perguntou para qual delas. "Para Hebrom", respondeu o SENHOR.” 1 Sm 2:1
Observação:
Perguntar ao Senhor era uma prática dos homens de Deus. Davi fazia isto constantemente antes de tomar decisões ou caminhos em sua vida. Aqui o encontramos novamente fazendo isto. Depois de algum tempo que estava em Ziclague ele sente necessidade de mudanças em sua vida. O que faz? Pergunta ao Senhor! Devo ir para uma das cidades de Judá? Deus responde a Davi que sim. Ele somente vai se ouve do Senhor. O que temos feito para ouvir a Deus? Como temos tomado nossas decisões?
Prática:
Tenho me esforçado para ouvir ao Senhor. Tenho me esforçado em perguntar para Ele se devo ou não fazer alguma coisa, aceitar tal convite ou mudar de plano e estratégia. Sinto que já evitei muitos problemas em minha vida por ter perguntado ao Senhor. Também já cometi muitos equívocos por andar em minha própria luz e direção. Hoje devo perguntar mais, muito mais do que tenho perguntado. Preciso de direção para a vida pessoal e ministerial. Pessoais: como posso continuar crescendo? Devo fazer algum curso novo? Buscar uma nova especialização? Devo ir ao médico fazer checkup? Devo fazer exercício físico?  Ministeriais: Devo continuar buscando aperfeiçoamento no trabalho da igreja em células? Onde encontrar? Devo continuar recebendo mentoria? A quem devo submeter minha agenda para saber se estou mantendo o foco?
Oração:
Senhor, ajuda-me a ser dependente e humilde para continuar perguntando ao Senhor o que devo fazer. Preciso de Tua graça para não cair em minha própria segurança e independência. Sou tentado a isto. Preciso de Tua intervenção em não deixar que o orgulho entre em meu coração, em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Título: " Dor, Vergonha, Humilhação e Morte: Resultados da Desobediência"- Pra. Mira Soares

Devocional de  31/10/12  -  I Samuel 31 - Pra. Mira Soares

Título: " Dor, Vergonha, Humilhação e Morte: Resultados da Desobediência"

Texto:   "Cortaram a cabeça de Saul, pegaram suas armas, e enviaram mensageiros por toda a terra dos filisteus proclamando a notícia nos templos de seus ídolos e entre seu povo.  Expuseram as armas de Saul no templo dos postes sagrados e penduraram
Seu corpo no muro de Bete-Seã". ( 1 Samuel 31:9,10)

Observação -  Que final triste para o homem que havia sido escolhido por Deus para ser o rei de Israel. O que foi que resultou nessa tragédia, extermínio da família real e motivo de zombaria, escárnio e humilhação para o povo de Deus? Nada mais e nada menos do que a desobediência de Saul. Sua independência de Deus, o querer fazer as coisas da sua maneira e não da maneira que o Senhor lhe orientava, levou-o à sua própria desgraça, bem como de sua família e do povo que liderava, uma vez que foram eles mesmos quem pediram ao Senhor um rei...

Prática -  Saul tinha tudo para ser bem sucedido em seu reinado, porém, fez o que o Senhor reprova e teve um resultado desastroso. Quando desobedecemos ao Senhor, uma coisa é certa: sofreremos as consequências. O mais triste é que quando pecamos não somente nós sofremos, mas aqueles que estão próximos à nós também sofrem, e muitas vezes nessas ocasiões, o nome do Senhor é envergonhado. Quero obedecer ao meu Senhor e receber os benefícios de uma vida construída no prumo da Palavra de Deus; alegria, comunhão com o Senhor, pessoas sendo atraídas para Jesus, prosperidade, honra, bênçãos, vitória e o nome do nosso Deus sendo glorificado.

Oração : Querido Pai celestial, amo fazer a Tua vontade, porque ao longo de minha vida contigo, já experimentei: tanto as consequências de fazer as coisas em desacordo com a Tua vontade, como os resultados maravilhosos de quando faço aquilo que o Senhor me orienta ou ordena fazer...Sei que a tua vontade realmente é agradável, boa e perfeita, e não me arrependo jamais quando estou dentro dela. Assim, peço que o Teu Santo Espírito me guie a toda verdade e me faça sempre obediente à Tua voz, em nome de Jesus, amém!!

Título: "No Reino de Deus Não Há Trabalho Menor" - Pra. Mira Soares

Devocional de 30/10/12  -  I Samuel capítulo 30 

Texto:  "Davi respondeu: ' Não,meus irmãos ! Não façam isso com o que o Senhor nos deu.Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos as forças que vieram contra nós. Quemconcordará com o que vocês estão dizendo? A parte de quem ficou com a bagagem será a mesma de quem foi à batalha. Todos receberão partes iguais". (I Sm. 30:21,22)

Observação : Duzentos dos seiscentos soldados de Davi, não conseguiram prosseguir em direção aos amalequitas para atacá-los, em razão de extremo cansaço; assim, Davi os deixou no Ribeiro de Besor, cuidando da bagagem , e prosseguiu com os demais homens para a batalha. Quando retornaram trazendo tudo o que lhes pertencia e mais os despojos da guerra, os maus e vadios que faziam parte desse exército de Davi, não queriam repartir com os que ficaram; porém, Davi deu partes iguais a todos.  Ele viu o esforço e a limitação dos que ficaram, que só não continuaram, por causa da exaustão, mas que foram ao seu encontro quando os viram voltando.

Prática : Este texto me faz pensar que nem sempre todos estarão na mesma condição de estar na frente da batalha em algum momento de suas vidas. Porém, isso não os denigre, nem os torna menores, nem os descarta de usufruírem das bênçãos e das vitórias que o Senhor nos reserva como corpo d'Ele. Preciso como Davi, valorizar todos , lembrando que em algum momento da corrida cristã, cada um de nós poderemos ter um período de exaustão, da necessidade de um trabalho que exija menos, mas, nem por isso deixaremos de fazer parte do exército do Senhor.

Oração : Pai celestial, oro para que como o teu servo Davi, eu seja justa, e reconheça o 
esforço daqueles que nem sempre conseguirão avançar no mesmo rítmo em determinado momento da jornada, por razões de  limitações pessoais. Dá-nos a capacidade de repartirmos com todos igualmente, aquilo que o Senhor nos dá; em nome de Jesus,amém!!