quarta-feira, 13 de março de 2013

Jesus não merece ser ferido - Alessandra Leite

Texto: Números 20:8-12 - “8 Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha perante os seus olhos, que ela dê as suas águas. Assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. 9 Moisés, pois, tomou a vara de diante do senhor, como este lhe ordenou. 10 Moisés e Arão reuniram a assembleia diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes! Porventura tiraremos água desta rocha para vós? 11 Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu água copiosamente, e a congregação bebeu, e os seus animais. 12 Pelo que o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes dei.”

Observação: Esta passagem sobre Moisés ferindo a rocha foi algo que sempre me intrigou, pois a meu ver, ele não tinha feito algo tão terrível assim, a ponto de não poder entrar na terra prometida. Mas ao me deparar com essa história mais uma vez, no entanto, agora, deixando-me conduzir pelo Espírito Santo, consegui entender o que exatamente aconteceu, reafirmando em meu coração que Deus é onisciente, justo e soberano. Mais uma vez o povo de Israel dá início a um período de murmuração e contenda com Moisés e Arão, pelo fato de não terem mais água para beber. Ambos foram buscar de Deus o que fazer diante daquela situação e o Senhor os orientou (v.8). Observemos que Deus instrui a Moisés a pegar “a vara”, e não uma vara qualquer, como se essa vara fosse velha conhecida de todos nós. Sim, ela era! Voltando no tempo, no livro de Êxodo 17:6, a mesma situação aconteceu: o povo de Israel sem água murmura e contenda com Moisés (nesta época Arão ainda não era sumo-sacerdote) por tê-los tirado do Egito, terra que comiam e bebiam à vontade. Neste trecho Deus pede para Moisés levar consigo a mesma vara com que feriu o rio, porque aquela vara traria à memória de Moisés o tempo todo, as maravilhas que Deus havia feito e isso encheria o seu coração de mais fé. Neste trecho, quando Deus pede para Moisés pegar aquela vara novamente, só no tocar nela, ele já deveria ter se lembrado do que Deus já havia feito, no entanto, talvez até pelo cansaço e as sucessivas contendas do povo contra ele, Moisés fez algo diferente daquilo que Deus havia pedido: feriu a rocha, e a Palavra nos diz ainda, que ferira por duas vezes. Moisés deveria ter tido fé e confiado que, mais uma vez, Deus iria operar, no entanto, Ele contraria as ordens de Deus. Moisés teria apenas que “falar” à rocha e não feri-la. Aqui temos outra questão importante. Paulo, inspirado pelo Espírito em 1Coríntios 10:4 fala a esse respeito: “e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.” Por essa razão, algo aparentemente simples aos nossos olhos, fez toda a diferença na vida de Moisés. A pedra que ele feriu era Cristo, e tal pedra já havia sido ferida naquele primeiro episódio em Êxodo 17:6. Este era o momento apenas de falar à rocha. Sem contar, que ao se dirigir ao povo foi rude com ele, chamando-os de “rebeldes”, e também, Moisés deu a entender que ele e Arão haviam feito sair água da rocha, quando, na verdade, era um momento para Deus ser glorificado, pois nada podemos fazer.

Prática: Assim acontece conosco o tempo todo. Deus já nos mostrou não só através de Sua Palavra, mas através de verdadeiros milagres que Ele opera quase que diariamente na vida de cada um; Assim como aconteceu com Moisés e Arão, Deus nos dá instruções do que devemos fazer, e não nos lembramos de nada e prosseguimos como se o poder fosse nosso, como se Jesus já não tivesse sido ferido com a morte de cruz, não crendo, pois, que uma vez ferido, agora o momento era só o de falar a Ele; além de tudo isso, agimos sem ter misericórdia daqueles que murmuram, daqueles que já viram a face de Deus, mas continuam insistindo em desagradá-lo. Como pecamos! Como desagradamos a Deus o tempo todo! Assim como aconteceu naquela época, mais nos vale o “bem-estar” que tínhamos quando éramos escravos, do que a liberdade em Cristo Jesus. É muita ingratidão!

Oração: Meu Senhor! Eu te peço perdão pelas inúmeras vezes que murmurei e enrijeci o meu coração contra Ti e Seus sinais e maravilhas. Eu te peço perdão pelas inúmeras vezes que não tive fé, e que não “tomei a vara” como um exercício de trazer a minha memória o quanto o Senhor é bom e justo. Que com minhas atitudes eu não faça como Moisés de ferir a Cristo, para não correr o risco de desagradá-lo. Em nome de Jesus. Amém. Seu Nome Alessandra Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário