quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A Intimidade! - Leonardo Simões

Texto: Números 14:18 - "O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniquidade e rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição e castiga os filhos pela iniquidade dos pais até a terceira e quarta geração".

Observação: Li um livro do Shedd que se chama Solidariedade da Raça que pode explicar melhor esse versículo  no caso do povo que saiu do Egito, de tanto resmungarem e não confiarem na palavra do Senhor, seus filhos sofreriam. A vida de Moisés refletia um grau de intimidade e conhecimento de Deus, vemos isso quanto Deus falou em destruir o povo e fazer de Moisés uma nação mais forte, o servo tratou de “lembrar” Deus que Ele mesmo havia prometido que tiraria o povo do Egito e os levaria para uma terra que mana leite e mel. Prática:

Prática: Só mesmo alcançando um grau elevado de intimidade com Deus e conhecimento de sua natureza para escrever e falar tão belas palavras para o Pai. Quando Moisés pediu para Deus perdoar o povo, Deus ouviu sua voz: “Eu o perdoei, conforme você pediu” (verso 19). Isso é amizade e intimidade com Deus, peço que Ele me capacite, me ilumine, me dê forças e amor por seu povo para eu alcançar esse grau de intimidade.

Oração:  Senhor me conceda um grau de intimidade que alcance o seu coração. Que atenda a sua voz, que me faça entender os seus planos, que meu sentimento pelo povo pecador, seja como de Moisés.

Não Basta Ser Amado por Jesus! Pr Marinho Soares


Texto: Marcos 10:21-22
Jesus olhou para ele e o amou. “Falta- lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga- me.” Diante disso ele ficou abatido e afastou- se triste, porque tinha muitas riquezas.

Obs. Jesus amou este jovem. Ele era extremamente zeloso da lei. Praticava todos os mandamentos desde a adolescência. Era uma pessoa reta, justa e obediente. Sempre honrando seus pais. Contudo, uma coisa lhe faltava: seu coração. A bíblia diz que onde está o seu tesouro, aí também está o seu coração. Este jovem rico era "ligado" nas riquezas. Possivelmente era um herdeiro afortunado. Quando Jesus, que sonda os corações, percebeu esta ligação, não titubeou, não agiu com diplomacia, foi direto na ferida. Vá, venda tudo o que possui e dê o dinheiro aos pobres... Diante disto foco abatido e afastou-se triste... Perdeu!

Prática: Será que eu reagiria de maneira diferente se fosse eu no lugar do jovem? Imagino que não! Jesus tem me ensinado sobre o valor das coisas e de não me apegar a elas, quando ainda jovem solteiro, fui pequeno empresário. Estava decolando com minha empresa. Vendendo muito. Comprando carros e apartamento. Com vários funcionários. Comecei a me achar poderoso, no controle das coisas. Foi quando entrei em um processo sério de falência. O motivo foi um dos planos do governo. Mas foi importante demais para mim aquela provação. Fiquei sem nada e com uma dívida estratoférica para nossos padrões. Não somente perdi tudo, mas aprendi a confiar no Senhor e saber que tudo é Dele e que não sou nada sem Ele! Meu coração é cada vez mais Dele!

Oração: Senhor, confesso que teria dificuldade de abrir mão de tudo se estivesse na condição daquele jovem. Contudo, sou extremamente grato ao Senhor pelo fato de ter me educado/disciplinado naquele processo de falência. Muito obrigado, em nome de Jesus. Amém!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Obediência ao Senhor - Fabiane e Leandro Gomes e Cardoso

Texto: Levítico 20:26 - E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.
Levítico 20:6 - Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.
 Marcos 11:24 - Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.

Observação: Não devemos nos corromper com o mundo, mas buscarmos fazer a vontade do Pai. Observando seus mandamentos e cumprindo-os para que Ele nos santifique. E assim fazendo, tudo quanto pedirmos crendo, Ele nos concederá se assim for o melhor para nós. A oração que agrada a Deus é aquela feita com o coração limpo, que perdoe, que não tenha nada contra ninguém. Se assim estivermos limpos e separados nossa oração será ouvida.

Prática: Que o nosso desejo e prática diária seja buscar mais de Deus. Ouvi-lo para que Ele direcione todos os nossos passos e atitudes. E assim nos torne cada dia mais santos, separados para seu louvor. Para que possamos dar frutos para o seu Reino.

Oração: Senhor, dá-nos um coração igual ao seu. Ensina-nos a amar ao nosso irmão, a olhar com seus olhos, perdoar com seu perdão.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Jesus: A Estrela da Manhã - Alessandra Leite

Texto: Salmo 30:5 - “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; mas a alegria vem pela manhã.”

Observação: Em Apocalipse 22:16 o próprio Cristo se autodenomina: “Eu sou a resplandecente estrela da manhã.” O choro pode sim durar uma noite, noite em que prevalece a escuridão, as trevas, mas a alegria, essa só pode vir pela manhã, manhã que é luz, que é a vinda líquida e certa da nossa Estrela da Manhã: Jesus Cristo. Jesus Cristo é amor, é paz, é alegria, é tudo aquilo que excede todo o entendimento humano! Quando consagramos a Ele toda a nossa vida, o próximo passo é somente esperar o Seu mover, e vivenciar todas as promessas contidas nas Escrituras, vivenciar o melhor desta terra. Devemos verdadeiramente crer que Jesus é o nosso único e suficiente Salvador, para que, de fato, a alegria venha pela manhã. Quando estamos em Cristo, vivendo e testemunhando do Seu poder em nós, podemos nos lamentar, podemos chorar, podemos até nos desesperar, mas o Espírito Santo que em nós habita nos tocará e nos trará a luz quem verdadeiramente somos: filhos de Deus, herdeiros e co-herdeiros em Cristo, servos e amigos de Deus.

Prática: Há um tempo, quando passava pelo verdadeiro deserto, Deus se usou desse versículo para me apascentar. Com lágrimas nos olhos comecei a ler esse versículo e foi tremendo o refrigério que fui sentindo, enquanto lia essa passagem. Como diz outra passagem em Isaías 40:31: “mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.” Foi exatamente assim que me senti daquele momento em diante; senti a alegria vindo pela manhã; voei com asas como águia, asas do Espírito Santo de Deus. E assim tem sido! Tenho alçado tremendos voos, e Deus tem voado comigo! Tenho chorado à noite, na certeza de que aquele que é a Estrela da Manhã vem me fazer companhia e trazer o amor e a paz que excedem todo o entendimento humano. Aleluia!!

Oração: Senhor Jesus! Obrigada por cuidar de mim todos os dias da minha vida e testificar ao meu coração que posso chorar, mas que a alegria virá pela manhã sempre! Que eu espere e confie no teu agir, para que eu possa testemunhar dos teus sinais e maravilhas acontecendo durante todos os meus dias. E declararei em alto e bom som como real o que consta nos versículos 11 e 12 do Salmo 30: “Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre.” Amém. Seu Nome

Quem é o nosso senhor? - Fabiane Gomes

Texto: Marcos 10:21 - Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o SENHOR vosso Deus. Levítico 18:30 Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniquidade  e a terra vomita os seus moradores. Levítico 18:25 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.

Observação: Eu sou o SENHOR vosso Deus. Podemos nos perguntar hoje: quem é o Senhor nosso Deus? Àquele que servimos, o qual devemos estar a sua disposição literalmente. O que governa nossa mente, sentimentos, nosso tempo. O jovem rico estava em conflito assim como o povo de Israel. O tempo passa e continuamos os mesmos. “Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais”. Ambos os textos falam sobre senhores, senhores que nos governam. Uns são governados pelas riquezas, pelo orgulho, pela imoralidade, maus-pensamentos... O que ou quem está governando nossa vida? Façamos uma retrospectiva hoje! É o Senhor Deus e a sua Palavra?

Prática: O Senhor Jesus pediu que o jovem rico vendesse tudo o que tinha e a Israel que não praticasse as mesmas iniquidades do povo do Egito e Canaã. O jovem rico preferiu não renunciar sua riqueza . A maioria dos Cananeus preferiu viver os prazeres que a carne poderia lhes proporcionar. E nós hoje, em pleno século XXI, continuamos com as mesmas atitudes. Escravos do dinheiro, dos prazeres mundanos, de nós mesmos. E ainda hoje, o Senhor Jesus continua nos amando... e nos dá uma nova oportunidade de sermos livres, felizes nEle. Porque a vida sem o Senhor não tem sentido, é ilusão... pensamos que o dinheiro, o prazer fora dos prazeres proporcionados por Deus, poderão preencher a lacuna que está em nosso coração, e ficamos buscando, buscando. Mas hoje o Senhor quer dar fim a esse vazio e promete muito mais do que podemos imaginar. Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós. Que hoje possamos renunciar tudo o que temos, tomar a cruz e seguir a Jesus.

Oração: Senhor, ajuda-me a fazer a escolha certa! Renunciar tudo o que não te agrada, tomar a cruz e seguir-te. Tudo passa tão rápido... Lutamos por algo e quando conseguimos, já não tem muito sentido. E continuamos lutando, buscando... Mas que a nossa luta seja pelo seu reino, por sermos pessoas melhores, que amam mesmo sem ser amada. Que sejamos gratos a ti todos os dias, e que possamos desenvolver uma intimidade linda contigo. Aí sim a vida terá sentido.

O que me Torna Impuro! Pr Marinho Soares


Texto: Levítico 15:31
Mantenham os israelitas separados das coisas que os tornam impuros, para que não morram por contaminar com sua impureza o meu tabernáculo, que está entre eles”.

Obs. Manter-se separado das coisas que tornava impuro. Esta é a recomendação de Deus em relação ao povo de Israel. Haviam varias coisas que podiam tronar impuro um israelita. Aqui neste capitulo em especial esta falando dos fluxos (sêmen, menstruação,etc) do homem e da mulher. Nos capítulos anteriores fala sobre os mortos , lepra, parto, mofo, etc. Percebo que Deus tinha uma preocupação com as coisas sagradas e as mantinha em alta consideração. Cuidado com a impureza! Não toque em outros quando estiver impuro! Lave a roupa e tome banho! Consagre ofertas sempre que sair de um período de impureza! É muito interessante, pois percebo hoje um descaso. Uma mistura entre o profano e o sagrado. Quase não há distinção. Não há mais limites. As pessoas vivem a pratica mundana de relacionamentos mundanos dentro da igreja e outros pegam as praticas da igreja e vivem no mundo. Já é comum musicas evangélicas, antes cantada e ouvida nos templos e nas casas do evangélico, sendo tocadas e ouvidas em qualquer lugar - penso que até num centro espirita. A coisa ficou feia!

Prática: Sempre lutei para ter uma vida santificada e consagrada ao Senhor. Santidade nos pensamentos e nas ações. Consagração em tudo o que faço para Deus. Esta postura tem me livrado do relativismo e da facilidade em "misturar" o sagrado com o profano. Cada vez mais tomo ciência que o meu corpo é templo do Espirito, que sou a igreja do Deus vivo, comprada por alto preço, que será apresentada sem mancha, macula ou ruga. Procuro me manter separado. Consagrado ao Senhor. Filipenses 2:15 "para que venham a tornar- se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo"

Oração: Senhor minha oração hoje é para mais uma vez buscar a Tua graça para viver de maneira irrepreensível, pura e santa. Não me deixe avizinhar da morte. Purifica minha mente, coração e alma. Mantenha meus olhos puros. Em nome de Jesus. Amém!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Autoridade sobre os demônios - David San Martín

15/02/2013

Texto: Marcos 1:27 - Todos se admiravam, a ponto de perguntarem entre si: Quem vem ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!

Observação:  O Senhor Jesus estava no inicio de seu ministério. Logo que João Batista foi preso, ele foi para a região da Galileia  e ali exerceu boa parte de seu ministério. Mas uma coisa que deixou a todos que viam Jesus em ação, era o fato dele ter plena autoridade sobre os demônios, ele ordenava expulsando-s da vida, e eles assim saíam. Uma coisa que noto também, é que apenas neste capitulo, Marcos narra Jesus exercendo domínio sobre os demônios por três vezes(3, o número da plenitude), ele tinha completa autoridade sobre os demônios! Nunca o povo havia visto aquilo, e receberam como uma nova doutrina. E a doutrina do reino de Deus, consiste no domínio do Senhor através do Seu povo, contra o diabo e seus demônios, e as suas ciladas.

Prática: Sou filho de Deus! Tenho plena convicção da minha salvação, e de que estou aliançado com Deus. Por isso tenho autoridade sobre os demônios. Quando eu mandar eles sair da vida de uma pessoa, oude alguma área da minha vida, eles deverão sair. Não devo ficar temeroso, muito menos apreensivo ao dar uma ordem a esses espíritos imundos. Pois já estou crucificado com Cristo, e não vivo mais eu, mas Cristo vivem em mim, e a vida que vivo na carne, vico pela fé no filho de Deus, o Senhor Jesus, dono de toda autoridade!

Oração:  Meu Jesus, sou teu discípulo  E quero fazer aquilo que o meu mestre fez quando era homem, e continua fazendo por intermédio de seus discípulos  Usa-me com autoridade para expulsar todo espirito imundo que estiver assolando as vidas as quais eu orar, e que elas venham ser impactadas. Que fé venha ser gerada em seus corações, para a salvação. Amém!

O poder do Clamor! - David San Martín

14/02/2013

Texto: Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações. Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações. Salmos 34:6;17.

Observação: Como é poderoso clamar ao Senhor, a palavra de hoje diz que o Senhor livra de TODAS as nossas tribulações quando clamamos. Davi, era um homem que viveu clamando ao Senhor, e foi um homem que passou por inúmeras tribulações. Precisamos ter convicção de que quando clamamos, o Senhor olha para nós e atende as nossas necessidades e súplicas. Os anjos dele fazem acampamento ao redor de todos aqueles que o buscam. Nada falta àqueles que buscam ao Senhor.

Prática: Mais uma vez a Palavra de Deus revela o poder que há no clamor. Busquei o significado original no hebraico da palavra "clamor", que significa choro, ou gritos altos, suplicas! Há um poder nas orações de um justo quando clama. Preciso experimentar dessa fonte de força diante das tribulações. Vivo dias que as tribulações surgem sem menos eu perceber, é aquela famosa expressão: matando um leão por dia. Mas diante das tribulações, devo clamar ao Senhor, suplicar pelo seu favor, que com certeza ele sempre virá em meu socorro.

Oração: Pai celestial, me ensina a clamar a ti diante das minhas tribulações, que eu viva sempre experimentando do teu favor e graça sobre a minha vida. Seja o meu socorro nos momentos de angustias.

Jesus: A estrela da manhã! - Alessandra Leite

Texto: Salmos - 30:5“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; mas a alegria vem pela manhã.”

Observação: Em Apocalipse 22:16 o próprio Cristo se autodenomina: “Eu sou a resplandecente estrela da manhã.” O choro pode sim durar uma noite, noite em que prevalece a escuridão, as trevas, mas a alegria, essa só pode vir pela manhã, manhã que é luz, que é a vinda líquida e certa da nossa Estrela da Manhã: Jesus Cristo. Jesus Cristo é amor, é paz, é alegria, é tudo aquilo que excede todo o entendimento humano! Quando consagramos a Ele toda a nossa vida, o próximo passo é somente esperar o Seu mover, e vivenciar todas as promessas contidas nas Escrituras, vivenciar o melhor desta terra. Devemos verdadeiramente crer que Jesus é o nosso único e suficiente Salvador, para que, de fato, a alegria venha pela manhã. Quando estamos em Cristo, vivendo e testemunhando do Seu poder em nós, podemos nos lamentar, podemos chorar, podemos até nos desesperar, mas o Espírito Santo que em nós habita nos tocará e nos trará a luz quem verdadeiramente somos: filhos de Deus, herdeiros e co-herdeiros em Cristo, servos e amigos de Deus.

Prática: Há um tempo, quando passava pelo verdadeiro deserto, Deus se usou desse versículo para me apascentar. Com lágrimas nos olhos comecei a ler esse versículo e foi tremendo o refrigério que fui sentindo, enquanto lia essa passagem. Como diz outra passagem em Isaías 40:31: “mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.” Foi exatamente assim que me senti daquele momento em diante; senti a alegria vindo pela manhã; voei com asas como águia, asas do Espírito Santo de Deus. E assim tem sido! Tenho alçado tremendos voos, e Deus tem voado comigo! Tenho chorado à noite, na certeza de que aquele que é a Estrela da Manhã vem me fazer companhia e trazer o amor e a paz que excedem todo o entendimento humano. Aleluia!!

Oração: Senhor Jesus! Obrigada por cuidar de mim todos os dias da minha vida e testificar ao meu coração que posso chorar, mas que a alegria virá pela manhã sempre! Que eu espere e confie no teu agir, para que eu possa testemunhar dos teus sinais e maravilhas acontecendo durante todos os meus dias. E declararei em alto e bom som como real o que consta nos versículos 11 e 12 do Salmo 30: “Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre.” Amém. Seu Nome ALESSANDRA LEITE

Oração e vida com Deus: Uma proteção! - David San Martín

13/02/13

Texto: Salmos 32:6,7 - Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem elas não os atingirão. Tu és o meu abrigo, tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento.

Observação: Davi conta neste salmo a terrível experiência de ocultar um pecado. A agonia, desespero e culpa que isso traz. Ele estava ficando doente por conta do seu pecado. Ele confessa o seu pecado e recebe o perdão do Senhor. E orienta que todos os fiéis, que todos os santos devem orar ao Senhor no tempo em que ele pode ser achado, pára que quando as lutas vierem, como muitas se levantam, elas não os atinjam. O Senhor é o abrigo que nos preserva das angustias, e nos cerca de livramento, a presença dele é o Real esconderijo.

Prática: A presença de Deus é o meu abrigo que me preserva nos momentos de lutas, angústias e tentações. Ela é o meu esconderijo! Preciso desfrutar e prosseguir em desfrutar da presença desse Deus. Haverá dias que as forças esgotarão, as pressões intensificarão, mas se o Senhor for meu abrigo passarei por cada momento de angustia, e sairei triunfante! Pro isso devo perseverar em oração, orando, vigiando e devocionando.

Oração: Pai celestial, oro a ti, pois sei que poder ser encontrado. Pai, eleva a cada dia a minha comunhão com o Senhor, pois é ela que me preservará diante das lutas e angustias da vida, em nome de Jesu, amém.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Tratamento ao Insubmisso! Pr Marinho Soares


Texto: 1 Tessalonicenses 5:14
Exortamo- vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.

Obs. O apóstolo Paulo busca esclarecer e aconselhar os irmãos Tessalonicenses quanto à maneira de tratar três tipos de pessoas que há dentro das igrejas. Os insubmissos, os desanimados e os fracos. Para com os três ele nos chama a ser longânimos. Ao pesquisar um pouco mais cada uma destas palavras, encontrei. 
1. Insubmissos: fora dos postos ou das fileiras (geralmente com respeito a soldados), irregular, desordenado, que se desvia das ordens ou regras prescritas. Fora da missão, resistente. Usado na sociedade grega para aqueles que não se apresentavam para trabalhar. Para estes devo: Admoestar: advertir, exortar, aconselhar com firmeza.
2. Desanimados: acovardado, desalentado, limitado. Para estes devo: Consolar: falar a, dirigir- se a alguém, seja por meio de admoestação e incentivo, ou para acalmar e consola. Encorajar, consolar.
3. Fracos: frágil, delicado. Novo na fé ou com vivendo momentos de fraqueza: doenças, luto e perdas. Para este devo: Amparar: manter, reter, tolerar. Unir- se a alguém ou algo, prestando cuidadosa atênção ao mesmo.

Prática: durante anos tive dificuldades de discernir estes três tipos de pessoas. Tratava a todas da mesma maneira. Ás vezes admoestando o fraco e desanimado, e acabando de enterrar suas esperanças, ou consolando o insubmisso e criando uma fera indomável dentro da comunidade da fé. Estas situações já me trouxeram muitas dores. Mas hoje estou aqui aprendendo um pouco mais para errar menos. Não posso esquecer que para com todos devo ser paciente, longânimo (longo animo). Confesso que é difícil para mim, não consolar e encorajar o desanimado e fraco; mas de confrontar com paciência e amor o insubmisso. É uma das áreas que preciso de maior crescimento.

Oração: Senhor, graças lhe dou por me esclarecer mais da Tua Palavra. Me dê graças para entende-lá e pratica-lá em minha vida e ministério. Que isto produza glórias para o Teu nome. Amém!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Recebendo Explicações de Jesus! Pr Marinho Soares

Texto: Marcos 4:34 “Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.

Obs. Vejo que o Senhor Jesus amava falar por parábolas. Eram metáforas da vida cotidiana transformadas em ilustrações poderosas e verdades incontestáveis do Reino de Deus. Aqui ele está falando sobre a parábola do grão de mostarda. Menor das sementes, maior das hortaliças = Reino de Deus! Mas o que me chama a atenção é o carinho de Jesus com seus discípulos: quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo!

Prática: Vivo dias ansiando por intimidade com Deus. Estas palavras de Jesus comoveram meu coração. Como tenho buscado estar a sós com meu mestre. Com meu Mentor Master. Com o Rabí. Como desejo explicações. A presença de Jesus me basta. A graça Dele tem sido suficiente. Experimento dias de suficiência profunda nas explicações de Jesus.

Oração: Senhor, explica para mim teus mistérios, ensinos e revelações. Se não ficarei sem conhecimento, sem revelação. Só o Senhor pode me esclarecer e trazer luz. Preciso com urgência de toda revelação e clareza da Tua palavra, em nome de Jesus. Amém!

QUANDO DEUS REJEITA NOSSA ORAÇÃO - Pr. Gedimar de Araújo

DEVOCIONAL DO DIA 17/02/2013 ----- LEITURA BÍBLICA: Salmos 87-88

QUANDO DEUS REJEITA NOSSA ORAÇÃO

TEXTO: Salmo 88.13-14 - NTLH
13 "Ó SENHOR Deus, eu te chamo pedindo ajuda; todas as manhãs eu oro a ti." 14 Por que me rejeitas, ó SENHOR? Por que te escondes de mim?

OBSERVAÇÃO:
Os comentaristas atribuem este salmo a uma pessoa enferma de lepra. A lepra era uma doença terrível naquela época. Além de matar, ela afastava o doente do convívio dos familiares e amigos. Ninguém podia ter contato com o leproso.
A dor e o sofrimento estão latentes neste salmo. É difícil para quem não tem uma doença crônica imaginar um sentimento como este. Somente Deus é capaz de acalmar os sentimentos de angústia e solidão que penetram o nosso coração.
Mas, este salmo não termina com uma palavra de esperança, ele termina em angústia, mostrando que Deus não ouviu ou não atendeu aquela oração. Nem sempre Deus responde como queremos, Deus sempre responde como Ele quer.

PRÁTICA:
Fiquei me lembrando de Paulo, quando ele fala da experiência de ter um pedido não atendido por Deus. Ele disse que tinha um “espinho na carne” e que por três vezes havia pedido a Deus que o tirasse. Deus responde dizendo: “A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza”.
Portanto a não resposta de Deus não é fruto da sua maldade, mas da sua graça. Quando Deus não atende nos livrando do problema, ele atende nos dando graça para suportar o problema.
Quero aprender a entender o não de Deus. Sei que não é fácil, sei que pode trazer revolta ao meu coração, sei dos riscos de tudo isso. Mas, eu quero compreender o silêncio de Deus e os momentos em que Ele resolve não me responder.

ORAÇÃO:
Meu Deus amado. Eu te louvo por que sei que Tu és um Deus que ouve a oração do teu povo. Mas, sei também que Tu não és obrigado a fazer isto, que Tu és livre para responder sim ou não. Não é o Senhor que tem que me obedecer, sou eu que tenho que obedecer ao Senhor. Por isso me alegrarei em todas as tuas ações, mesmo quando elas não correspondam ao que eu esperava.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SER UM LIDER APROVADO É QUESTÃO DE OBEDIENCIA - SEBASTIANA REIS

Texto: Levítico 7 E 8 – 8.34 – O QUE SE FEZ HOJE FOI ORDENADO PELO SENHOR PARA FAZER PROPICIAÇÃO POR VOCÊS.

Observação: Depois de ter orientado Moisés sobre tudo para a construção do tabernáculo e as ofertas para o holocausto pelos pecados, houve, no final, a ordenação dos sacerdotes, Arão e seus filhos. Moisés fez tudo aquilo que o Senhor ordenará. Arão e seus filhos fizeram tudo que o Senhor ordenara por meio de Moisés. A ordenação do Sumo Sacerdote foi realizada como exemplo ao povo de como deveria ser o holocausto, as consagrações das ofertas. E também, a santificação dessas pessoas para exercerem um cargo de total confiança a Deus. Vemos aqui, a questão da obediência em relação a um líder. Moisés obedeceu ao que o Senhor lhe ordenara e Arão e seus filhos obedeceram ao que Moises dissera. Aqui presenciamos um ato de fé e obediência ao chamado. Não houve questionamento, somente obedeceram. Esse é o segredo, ouvir o que DEUS tem nos ordenado e sem medo ou preconceito OBEDECER. Deus não nos chama para sermos envergonhados. Ele nos chama para termos dependência Dele em tudo, para confiarmos e caminharmos. Não há passo sem direção. E Deus não leva ninguém para um caminho da destruição. Ele quer que caminhemos para a vitória e para sermos bênçãos na vida de outras pessoas. Esse é o desejo do coração de Deus.

Prática: Quando Deus coloca um líder sobre a nossa vida, muitas vezes, tenho olhado com os olhos carnais e não agrado e deixo a intolerância e a desobediência tomar conta do meu coração. Deus não deixaria um líder desqualificado nos dirigir. Eu preciso olhar com os olhos espirituais e ver o que o Senhor está querendo me ensinar. Devo obedecer e orar. O Senhor fará algo maravilhoso acontecer na minha vida. Deus não está testando o líder que ele levantou para acompanhar a minha vida, ele está me testando primeiro. Ele está esperando ver a minha tolerância e obediência. Muitas vezes, questiono que eu estou mais qualificada que sou eu que deveria estar no lugar dessa pessoa, porque fico embasada no meu egoísmo, acho que o tempo de conversão, que sei orar melhor, que sei falar melhor, que os meus títulos são merecedores para exercer cargo de líder. Mas Deus, ele pega o simples, o humilde para confundir o sábio. Deus está na simplicidade do nosso coração. Ele está na nossa dependência para com Ele. Ele está nas nossas limitações em realizar qualquer ministério. Quando temos limitações, vamos buscar no Senhor a realização da obra. Agora, se somos auto-suficientes, não precisamos de DEUS, fazemos a obra com os nossos próprios braços. E Deus quer que eu seja como Móisés, dependente de DEUS EM TUDO.

Oração: MEU SENHOR AMADO, NÃO DEIXA QUE O MEU ORGULHO TOME CONTA DO MEU CORAÇÃO. ENSINA-ME A SER HUMILDE, CONFIAR QUE FOI O SENHOR QUE LEVANTOU AQUELA VIDA PARA SER MEU LIDER. PERMITA QUE EU SEJA MAIS OBEDIENTE E NÃO SER PESO PARA MEU LIDER E SIM, AGREGAR A ELE A FÉ, A PACIENCIA, A PERSEVERANÇA E O AMOR. Seu Nome

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O esconderijo seguro diante das perseguições! - David San Martín

Dia 12/02/2013

Texto: Salmos 31:20 - No abrigo da tua presença os escondes das intrigas dos homens; na tua habitação os proteges das línguas acusadoras.

Observação: Davi clama ao Senhor neste salmo, pois estava sendo perseguido por muitos inimigos. A situação dele era essa: ele andava pelas ruas e via as pessoas cochicharem a seu respeito, ele diz que era motivo de escândalo para os seus vizinhos, os seus amigos tinham medo dele, os que o viam na rua fugiam dele. Que situação! Observo que no verso 20 ele mostra o motivo pela qual ele triunfava diante de todas essas perseguições que ele enfrentava. Aqueles que temem ao Senhor, tem a bondade dele sobre si, o Senhor os esconde das intrigas dos homens e das línguas acusadoras. Por isso Davi triunfava! A presença de Deus o escondia diante dos males e dos inimigos que ele enfrentava.

Prática: Preciso cada vez mais da presença do Senhor! Essa presença é o meu esconderijo diante das perseguições. Já enfrentei vários momentos de perseguições, calúnias e intrigas. E sei que, infelizmente ainda enfrentarei muitos momentos desses. Contudo devo amar o Senhor com o todo o meu coração, alma, forças e mente. Pois na presença dele encontrarei abrigo, em momentos de perseguições.

Oração: Pai celestial, me de a cada dia, mais amor e desejo pela tua presença. Sei que os momentos de perseguições virão! Mas estarei seguro se estiver escondido em ti. Pai, por isso te peço, me esconda em tua presença, em nome de Jesus, amém!

O aprendiz da intimidade! - David San Martín

11/02/2013

Texto: Êxodo 33:11 - E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num , seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda.(ERC)

Observação: Moisés foi um homem que de fato, foi amigo de Deus. Ele falava com Deus face a face. Mas quem me chama atenção nessa passagem hoje, é Josué! O auxiliar, servo de Moisés, que no futuro substituiria Moisés na liderança daquele povo. Uma coisa que vi,é que Josué buscava a presença de Deus, e buscava ter intimidade com ele, no capitulo de hoje mostra que mesmo após Moisés ter saído da tenda de encontro(tenda que Moisés armou fora do arraial, para buscar a face de Deus), Josué permanecia lá, sozinho. Josué era um hovem, que buscava ter comunhão com Deus, várias vezes se observa na Biblia, momentos em que ele estava nos bastidores da glória do Senhor sendo revelada a Moisés.

Prática: Preciso ter dessa comunhão, e desejo de crescer em intimidade com o Senhor. Anseiar ter encontros com ele, querer estar aonde ele a sua presença está. Josué teve um ministério de conquista, alíás, foi ele o responsável por introduzir o povo de Deus na terra prometida. Mas essa liderança vencedora só foi possível devido ao interesse dele de desenvolver uma vida de comunhão com Deus. E preciso também levar outras pessoas a serem aprendizes também, ensiná-las a terem comunhão com Deus.

Oração: Pai celestial, assim como Josué, quero buscar crescer em intimidade com o Senhor, experimentar tudo aquilo que o Senhor tem para mim. Quero continuar tendo encontros diários contigo. Em nome de JESUS. Amém.

Forçado pelo Espírito! Pr Marinho Soares



Texto: Marcos 1:12-13
"E logo o Espírito o impeliu para o deserto, onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam."

Obs. Jesus é impelido pelo Espirito para o deserto. Strong > "Impelir: expulsar, expelir com noção de violência, expelir uma pessoa de uma sociedade, compelir alguém a partir; mandar alguém partir de modo severo." Há uma força que move Jesus para o deserto. Esta força é o próprio Espírito de Deus. Desertos são lugares que invariavelmente não procuramos. Não desejamos. São lugares desabitados e inóspitos. São lugares que evitamos. Só entramos neles quando somos impelidos pelo Espírito.

Prática: Sinto que não procuro desertos, mas que sou impelido (levado) a eles. Quem determina o tempo no deserto é quem o leva para lá. Jesus teve fome depois de 40 dias. Muitas vezes quis eu mesmo sair do deserto, antes do tempo, antes da hora. Preciso me conscientizar e descansar, que mesmo no deserto, foi o Senhor quem me enviou para lá. Normalmente tem feras no deserto, mas os anjos também me servem. Me acompanham.

Oração: Senhor, me coloco diante de Ti mais uma vez, me rendo, aceito os desertos da minha vida. Creio que é o Senhor quem me leva aos desertos. Confio em Ti. Me entrego aos teus cuidados novamente. Em nome de Jesus, amém! 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sou Sagrado! Pr Marinho Soares


Texto: Êxodo 40:9-10
“Unja com o óleo da unção o tabernáculo e tudo o que nele há; consagre- o, e com ele tudo o que lhe pertence, e ele será sagrado. Depois unja o altar dos holocaustos e todos os seus utensílios; consagre o altar, e ele será santíssimo.

Obs. Quando o Senhor me chamou, Ele me separou do mundo, das trevas para a Sua maravilhosa luz. Este é um processo de separação. De consagração. De sagração. Tornei-me sagrado. Fui colocado à parte para viver para o Senhor. O mesmo aconteceu com a casa de Deus no deserto, também aconteceu comigo como casa de Deus hoje. Gosto muito da natureza, nas minhas andanças pelo pantanal mato-grossense sempre observo a fauna e flora. Em particular observo as garças, tão branquinhas, tão limpas no meio do "pântano". Interessante como elas estão no meio do "tijucal" e não se enchem de lama. Elas realmente são separadas, sagradas em meio aquele pantanal. Você as vê de longe!

Prática: Como é poderoso estar no meio deste mundo e não me contaminar com ele! Somente a graça e misericórdia de Deus para produzir isto em minha vida. Por isso procuro todos os dias me submeter a esta graça e misericórdia, vivendo em pureza como os garças do pantanal. É um processo de separação. Mas vejo que houve dia e ano que Deus determinou para a consagração do tabernáculo. Primeiro dia do segundo ano. Ou seja, estou nesta caminhada desde os meus quinze anos. Então neste ano comemoro trinta anos de consagração ao Senhor. Glória a Deus!

Oração: Senhor Deus, sei que é muito difícil para mim dizer, sou sagrado, sou santificado, sou santo. Mas, mediante a Tua Palavra, posso afirmar isto. Posso declarar para minha vida e para o mundo todo: sou do Senhor. Sou consagrado ao Senhor! Amém!

Um amante da Casa de Deus! - David San Martín

10/02/13

Texto: Salmos 27:4 - Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo.

Observação: É muito lindo ver o amor de Davi, pelo Senhor e pela Sua Casa. O desejo dele era estar na Casa do Senhor, em Sua presença todos os dias da sua vida, não importando lutas e provações, o desejo dele era a presença de Deus. Ele não somente pedia isso a Deus, como também a buscava intensamente.

Prática: Eu nasci em um lar cristão, desde que me entendo por gente, me lembro dentro de uma igreja, frequentando os cultos. Glória a Deus por isso. Durante a caminhada conforme fui crescendo, muitas coisas aconteceram para tirar o meu amor e anseio pelo Senhor e pela Sua Casa. Situações angustiantes e desesperadoras, que me levaram até a ter pavor da Casa de Deus. Louvo ao Senhor, pois num momento oportuno ele apareceu em minha vida, quando mais necessitei, tirando o medo, a insegurança, a incredulidade e a desesperança. E colocou em mim um coração sensível a ele, e apaixonado pela sua casa. Hoje posso dizer, eu amo a casa do Senhor! E nela quero estar para o restam da minha vida, consumir todas as energias que me restam para Edificação da Casa do Senhor.

Prática: Pai celestial, obrigado por me resgatar das mentiras e preconceitos que me dominavam, e me levar a uma vida de busca pela edificação da Tua Casa, me reconsagro a ti neste dia Pai, em nome de Jesus. Amém!

Os segredos do Senhor é para os que o temem! - David San Martín

09/02/13

Texto: Salmos 25:4;14 - Faze-me saber os teus caminhos Senhor; ensina-me as tuas veredas. O segredos do Senhor é para os que o temem; e eles lhes fará saber o seu concerto.

Observação: O salmista pede a Deus, para que ele o fizesse saber dos caminhos dele. E diz que, os segredos do Senhor é para os que o temem. Aqueles que buscam conhecer ao Senhor, andar em obediência a sua Palavra, e viver de acordo com os seus caminhos, o Senhor revela os seus segredos a eles. Os Segredos do Senhor(discernimentos das coisas do Senhor, ou do seu futuro para mim) só saberei se procurar a cada dia viver uma vida de temor e intimidade para com Deus.

Prática: Preciso buscar mais do Senhor, ouvir a Sua vontade e descobrir os seus segredos para mim. Quais são os alvos que o Senhor tem para mim, o que ele espera de mim, quais são as suas promessas para mim? Vou pedir em minhas orações diárias: Deus quais são os teus segredos para hoje? Esses segredas são as coisas ocultas que o Senhor quer anunciar, e só saberei, se clamar(Jr. 33.3).

Oração: Pai celestial, quais os segredos que queres me revelar? Quais são as coisas grandes e ocultas que desconheço e o Senhor quer me mostrar? Revela a tua glória na minha vida em nome de Jesus. Amém!

Intercessão, a vida dos sacerdotes! - David San Martín

08/02/13

Texto: Êxodo 28:29 - Toda vez que Arão entrar no Lugar Santo, levará os nomes dos Filhos de Israel sobre o seu coração no peitoral de decisões, como memorial permanente perante o Senhor.

Observação: Deus ordena a Moisés, que ele separasse Arão e seus filhos para o servirem no ministério sacerdotal. E orienta a Moisés a forma que ele deveria confeccionar as roupas dos sacerdotes. O Senhor ordena que no peitoral da roupa deveriam ser colocadas doze pedras preciosas, que simbolizavam as doze tribos de Israel. O sacerdote não consistia apenas em ser uma autoridade espiritual, mas principalmente, em ser um intercessor, um representante do povo diante de Deus. Na nova aliança esse ministério é dado a todos os crentes. Todos são chamados a ser um intercessor, representantes de pessoas diante de Deus.

Prática: Deus designou a igreja para exercer este ministério. Mas vejo que tenho deixado a desejar nesse ministério sacerdotal. Tenho investido pouquíssimo tempo para interceder pelas vidas do meu bairro, da minha cidade e da minha nação, e isto não está certo! Preciso investir mais tempo para interceder pelas pessoas! Orar pela salvação, transformação,cura delas. Se hoje estou aqui na presença de Deus, é porque sacerdotes cumpriram suas funções, intercedendo por mim. Preciso fazer o mesmo.

Oração: Pai, faz de mim parte do sacerdócio real dos crentes, faz de mim um intercessor real, representante das vidas diante de ti, em nome de Jesus, amém.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Coração Nobre e Principesco! Pr Marinho Soares


Texto: Êxodo 35:5, 35:29
‘Separem dentre os seus bens uma oferta para o Senhor. Todo aquele que, de coração estiver disposto  trará como oferta ao Senhor ouro, prata e bronze (...) Todos os israelitas que se dispuseram, tanto homens como mulheres, trouxeram ao Senhor ofertas voluntárias para toda a obra que o Senhor, por meio de Moisés, ordenou- lhes que fizessem.

Obs. Doar, dar e ofertar é coisa para nobres e príncipes. Neste texto Deus simplesmente pede ao povo a oferta para a construção do tabernáculo. Somente uma condição é colocada para isto: coração disposto! Strong - a) pronto a, voluntário b) nobre, principesco c) nobre (na mente e no caráter). Que coisa linda! Nobres na mente e no caráter! O v.29 diz que todos os israelitas que se dispuseram trouxeram ao Senhor ofertas voluntárias. Eram centenas de milhares os israelitas caminhando pelo deserto. No meio destes o Senhor encontrou os de coração nobres. Os príncipes!

Prática: Anseio por agradar ao Senhor. Que meu coração seja cada vez mais nobre. Mais disposto e inclinado ao Senhor e à sua obra. Que eu possa dar tudo o que sou e tenho ao Senhor e à sua casa. Muitas vezes já me senti assim: inclinado a ofertar. Como é maravilhoso quando fazemos isto. Como é poderoso! Lembro-me que quando o meu coração se inclinou a ofertar o carro há dois anos atrás, o primeiro carro "zero km" de nossas vidas, não hesitamos e entregamos para a glória do Senhor. Foi maravilhoso!

Oração: Senhor mantenha meu coração quebrantado, inclinado, voltado, disposto, generoso e entregue ao Senhor. Que nada, nada mesmo o endureça. Em nome de Jesus. Amém!

O Peso Esmagador do Pecado - Pr Marinho Soares


Texto: Salmos 32:3-4
Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram- se esgotando como em tempo de seca.

Obs. Coisa terrível é viver debaixo da culpa do pecado. Davi sofreu muito com este peso em sua vida. Era um peso fora do comum. Era algo esmagador. O corpo definhava de tanto gemer. As forças esgotavam. Tudo foi ficando deserto como em tempo de sequidão. O Senhor diz, o salário, a recompensa pelo pecado é a morte. Não podemos e não devemos viver debaixo deste peso. Ele é sufocante e todas as demais coisas perdem a graça e o valor. É angustia o tempo todo!

Prática: Já vivi assim. No passado minha inconstância me levou a uma vida culpada, derrotada e cheia de altos e baixos. Não tinha paz e segurança. Havia uma culpa que persistia em me dominar. Ansiedade e medo tomaram conta. Mas... Pela graça de Deus fui abandonando o pecado. Não escondi minha transgressão. Confessei a Deus e aos irmãos. Pude experimentar: Como é feliz aquele que tem a sua transgressão perdoada e seus pecados apagados. Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! (Sl 32:1-2)

Oração: Bendito homem que sou! Bem aventurado e feliz, pois vivo fora do peso esmagador do pecado. Obrigado Senhor por perdoar meus pecados. Por me cobrir totalmente com o sangue do Cordeiro. Por lança-los no mar do esquecimento. Glória a Deus que estou livre! Aleluia!

Título : "Se a Ordem Veio de Deus, Execute!"- Pra. Mira Soares



Texto: (Êxodo 38:22)
"Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá, fez tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés."

Observação: Bezalel não recebeu as ordens da execução das obras do Tabernáculo diretamente de Deus, mas sim de Moisés. Porém, ele as executou sabendo que o Senhor falava através de Moisés e isso era suficiente para que obedecesse. 

Prática: Como é importante entendermos que Deus muitas vezes nos dá ordens através de seus líderes. Apesar de hoje Deus falar conosco pessoalmente por causa de Jesus, precisamos entender que Ele continua a colocar pastores sobre nós. É importante estarmos dispostos a obedecer àqueles que o Senhor tem colocado como Seu atalaia e porta voz na nossa vida; caso contrário, estaremos sendo rebeldes e desobedientes não a estes, mas ao próprio Deus. Sempre procurei escutar, honrar e obedecer aos líderes que Deus colocou sobre mim, pois cedo aprendi que assim o fazendo, estaria agradando o Seu coração e sendo tremendamente abençoada. E é exatamente isso que tenho experimentado: a honra e o favor de Deus em minha vida.

Oração: " Paizinho, obrigada pelo privilégio de aprender tão cedo de meus pais biológicos, a ser submissa e obediente à voz de meus líderes; a ouvir o Senhor muitas vezes através deles, e tantas vezes ser livre de sofrer em razão de tê-los ouvido e obedecido. Obrigada por ter colocado homens e mulheres tão especiais e cheios do Teu Espírito Santo no meu caminho; quero continuar a ouvir àqueles que vierem em Teu nome me transmitir a Tua ordem. Em nome de Jesus, amém!

Título: " O Sucesso da Obra Realizada no Espírito" -Pra.Mira Soares



Texto: (Êxodo 31:2-6) 
“Eu escolhi Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando- lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e executar todo tipo de obra artesanal. Além disso, designei Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para auxiliá- lo. Também capacitei todos os artesãos para que executem tudo o que lhe ordenei". 

Observação: Deus escolheu muitas  pessoas a fim de construírem o Tabernáculo com as especificações e detalhes que havia dado a Moisés. Era necessário uma habilidade artística especial para fazer cada utensílio, cortinas e peças necessárias para essa grande obra. Entre as pessoas escolhidas estavam Bezalel e Aoliabe além de muitos outros artesãos, que deveriam executar tudo conforme o Senhor tinha ordenado. 

Prática: É maravilhoso ver como o Senhor precisa de todas as pessoas no Seu Reino e capacita aqueles que Ele escolhe para fazer a Sua obra. Para a construção do Tabernáculo Deus chamou as pessoas especialistas em seus respectivos dons; porém, o texto diz que Ele lhes deu destreza, habilidade, capacidade para fazer todos os detalhes dos desenhos, entalhes, enfim todo o trabalho artesanal. Talvez eles não fossem tão bons naquilo, mas o Senhor através do Seu Espírito, os capacitou de forma poderosa...Hoje da mesma forma o Senhor continua usando homens e mulheres para as mais diferentes frentes de trabalho; e quando os chama, capacita e lhes dá habilidade através do Espírito Santo. Tenho experimentado isso na minha vida cristã de forma muito clara e real. Quantas vezes me senti incapaz de realizar algo para o qual Deus estava me chamando; porém, ao confiar n'Ele e no poder do Seu Espírito me surpreendi com os resultados. Apenas tenho que estar disposta a fazer a Sua vontade e obedecer às Suas ordens, e com certeza Ele me ajudará a realizar o Seu propósito e me abençoará!

Oração : Querido Pai celestial, quantas vezes me senti insegura e com medo de fazer algo que o Senhor estava me dando para fazer. Olhava (e ainda olho), para minha própria capacidade, habilidade e conhecimento, quando deveria olhar para Ti. Um dia o Senhor já me disse que tinha minado a minha capacidade, para que eu conhecesse a Tua capacidade e então pudesse ser usada com poder... Não me deixe esquecer disso, para que eu não me esquive de obedecer Tua ordem, nem tente achar desculpas para não cumprir o Teu querer, e dessa forma venha a ser reprovada, deixando de receber as bênçãos que advém da obediência. Em nome de Jesus, amém!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Entendendo os Propósitos de Deus - Iara de Jesus Pinheiro

Texto:  Ex. 17:1 - Toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim, andando de um lugar para outro, conforme a ordem do Senhor. Acamparam em Refidim, mas lá não havia água para beber. 

Observação: Foi Deus quem tirou Israel do Egito para lhes dar liberdade, para ser o seu Deus e fazer-se conhecido deles. Eles, até essa situação, já tinham tido a oportunidade de experimentar do amor, cuidado e poder de Deus. Então, porque Deus os levou para um lugar onde não havia água para beber?! A resposta que encontrei foi: para que eles pudessem conhecer mais sobre Ele. Quando Deus mandou Moisés ir até a rocha onde Ele o estaria aguardando para que batesse nela e de onde sairia água  não foi um plano emergencial que ocorreu depois que o povo começou a murmurar, Ele já tinha intenção de dar água a eles! 

Prática: Deus às vezes, nos permite passar por situações difíceis. Não por que não nos ama, mas porque quer nos ensinar algo. Quer nos fazer crescer, nos transformar, nos mostrar Seu poder. Eu estou nesse momento sondando meu coração e vendo se, em algum momento, não agi como os israelitas, duvidando do amor de Deus por mim, achando que Ele me colocaria numa situação para me fazer sofrer sem um proposito maior. Hoje mais do que nunca, tenho convicção do amor de Deus por mim e vejo que me todas as situações difíceis que passei, Ele me deu vitória. Tenho aprendido a não murmurar e quero cada vez mais, me aperfeiçoar nisso, pois entendo que agrada o coração do Senhor. 

Oração: Senhor, eu te agradeço por esta palavra que me traz ainda mais o entendimento de que o Senhor não tem planos ruins para mim, e que todas as situações difíceis que me permite passar tem um proposito de amor por trás dela. Obrigada porque em meio aos desertos áridos, tem sempre tirado agua da rocha para me saciar e me mantido de pé. Me ajuda a lembrar disso para que jamais venha a murmurar contra Ti quando passar por lutas e saiba aguardar a vitória que me dará. Em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O que me Faz Diferente é a Presença de Deus - Pra Mira Soares

Texto: (Êxodo 33:16)
" Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra?”

Observação : O povo de Israel pecou contra o Senhor, e Ele disse a Moisés que não mais os acompanharia porque eram obstinados. Porém, Moisés insiste com Deus, para que Ele não os deixe, afinal, seria exatamente a Sua presença entre eles que os faria diferente das demais nações, que os distinguiria dos demais povos. 

Prática : Quantas vezes desobedecemos ao Senhor, pecamos contra Ele, nos tornamos obstinados, e queremos continuar tendo o Seu favor e presença contínua conosco. Precisamos nos arrepender, nos humilhar, voltarmos atrás e pedirmos ao Senhor que não nos deixe, não nos abandone. Me coloco no lugar de Moisés, e penso: como eu poderia caminhar sem o Senhor? Como posso me alegrar com qualquer coisa se não tiver Sua presença comigo? É a presença de Deus que faz todas as coisas terem verdadeiro sentido; é a presença do Senhor que nos dá alegria e realização; é a presença do Senhor que nos dá poder, autoridade, unção; é a presença do Senhor que realiza milagres; enfim, é a presença do Senhor, que faz toda a diferença e nos distingue como povo escolhido, nação santa!!

Oração : Querido Deus, que privilégio o Senhor me concede, de poder usufruir da Tua santa presença em minha vida. Graças ao sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, pude me tornar templo do Teu Espírito Santo, morada do Senhor. A Tua presença me faz diferente daqueles que ainda não Te conhecem, me faz sentir que realmente faço parte de um povo separado, que não pertence a este  mundo, cuja pátria é a celestial. Peço que me guarde e livre de pecar contra Ti, porém, se eu assim proceder, quero me arrepender e restaurar sempre minha comunhão contigo, pois não posso viver sem Tua companhia...Em nome de Jesus, amém!

O Destino de Um Povo é Selado por um Homem - Pr Marinho Soares


Texto: Êxodo 33:17
O Senhor disse a Moisés:“Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.

Obs. A cada texto, a cada capitulo sou constrangido pela vida deste servo do Senhor. Moisés faz uma tenda fora do acampamento para se encontrar com Deus: "Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro (v.7)." Deus não havia pedido a Moisés para fazer esta tenda. Foi uma iniciativa dele próprio. Ele não ficava só no ordinário (no tabernáculo), ele fazia o extra-ordinário. Deus vinha a ele nesta tenda. O povo todo ficava de pé quando ele passava em direção à tenda. Ele fala com Deus como um amigo. O Senhor se revela a ele sua glória. Ele clama a Deus para que tome de volta o povo Dele, pois no capitulo anterior este povo já é chamado povo de Moisés e não mais povo de Deus. Deus o atende. Se compromete a ir com eles. Muda toda a história de Israel.

Prática: Anseio por ser amigo de Deus. Desejo ardentemente que Ele revele os seus propósitos para minha vida e ministério. "Se me vês com agrado, revela- me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti.” (v.33). O Senhor me usará para mudar o destino de muitas pessoas como intercessor delas. O Senhor já esta me usando para isto. O Senhor fará isto acontecer dia após dia. Preciso ter minha tenda do encontro, fora do acampamento. Meu lugar de solitude com o Senhor. Lugar do encontro. Poderei levar discípulos, como Josué participava com Moisés. Voltarei a fazer meus retiros com Deus regularmente!

Oração: Senhor desejo ter a minha tenda do encontro com o Senhor. Hoje tem sido mais constante a sala de casa. Houveram dias que foram uma chácara, um pequeno monte retirado da cidade. E inúmeras vezes tem sido o próprio prédio da igreja. O que preciso cada vez mais é de Constância nestes encontros. De fidelidade sempre! Em nome de Jesus, amém!

O maná de Deus ainda nos dias de hoje - Fabiane e Leandro Gomes e Cardoso

Texto• O POVO SENTE SAUDADE DO EGITO, DA ÉPOCA EM QUE ERAM ESCRAVOS. MURMURAVAM QUE NÃO LHES FALTAVA NADA NO EGITO, POIS COMIAM E FARTAVAM-SE
• DEUS ENVIA A CADA DIA O MANÁ. A PORÇAO CERTA, NEM MAIS, NEM MENOS. DEUS QUERIA TRATAR COM O POVO PARA QUE FOSSE PACIENTE E DEPENDENTE DELE. DIA APÓS DIA.
• MOISÉS PEDIU A ARÃO QUE AVISASSE A CONGREGAÇÃO DOS FILHOS DE ISRAEL: QUE O SENHOR OUVIU AS SUAS MURMURAÇÕES, E QUE ELES SE ACHEGASSEM A PRESENÇA DO SENHOR.

Observação: Olhando o povo no deserto murmurar sobre o pão e saudade do Egito, remete-nos a passagem de Jesus no deserto. Ele foi tentado pelo Diabo, e Jesus sentia fome e sede. Mas não murmurou e creu na Palavra que diz: nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que provém da boca de Deus. Hoje, o inimigo tenta dominar nossa vida através dos pensamentos, trazendo coisas do mundo, que nos escravizam. Prazeres momentâneos que no fim geram morte. Se o povo continuasse continuaria escravizado. Não tinham valor, liberdade, paz, ficavam a mercê dos seus senhores.
Eles não entendem que Deus tem um plano, trazê-los a liberdade, dar paz e atribuir-lhes valor. Mas para isso tinham que se desvincular do Egito e enxergar o cuidado de Deus cada dia.
Mas para que o povo reconhecesse que Deus sempre quer o melhor, ainda que a circunstância pareça contrária, seria necessário que se achegassem a presença do Senhor.

Prática: Assim como nos dias de hoje, o inimigo de nossas almas tenta nos escravizar e dominar nossa mente. Por isso a importância de termos uma vida de oração ,leitura bíblica e consagração. Seguindo os passos de Jesus que quando tentado, utilizou a Palavra crendo que Deus cuidaria dEle. E que havia um propósito naquele deserto.

Oração: Senhor, somos gratos a ti pelo manar que nos dá dia após dia. Que possamos buscar-te todos os dias e ter uma vida consagrada a ti. Dá-nos fé de tal forma que saibamos que o Senhor está no controle de tudo e que em meio a tribulação possamos meditar, viver sua Palavra, assim como Jesus.
Te amamos.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Intercessor Radical - Pr Marinho Soares


Êxodo 32:31-32
Assim, Moisés voltou ao Senhor e disse:“Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si deuses de ouro. Mas agora, eu te rogo, perdoa- lhes o pecado; se não, risca- me do teu livro que escreveste”.

Observação: Vejo em Moisés um compromisso radical com Deus e com o povo de Deus. Sua dedicação, consagração é tão grande, que ele leva sobre si o próprio pecado do povo. Ele se entristece, se ira com o povo quando peca. Ouve ao Senhor e manda liquidar os principais rebeldes. Mas, quando chega diante do Senhor e vê que Ele pode exterminar a todos, se coloca como intercessor. Pede por misericórdia e coloca seu legado, história e salvação em risco: "risca- me do teu livro que escreveste”. Que coisa tremenda!

Prática: Aprendo muito com Moisés. Seu nível de compromisso é espantoso. Fico pensando: eu faria o mesmo? Se o povo das igrejas que pastoreio, pecassem feio contra o Senhor, se voltassem para a idolatria e se pervertessem completamente, como eu me portaria? Penso que eu mesmo desejaria que o Senhor os punisse. Que os disciplinasse pesado. Mas não foi assim com Moisés. Ele era um intercessor radical. Preciso aprofundar um pouco mais nisto. Preciso compreender mais o sentido de amor, graça e misericórdia expresso pela atitude de Moisés. 

Oração: Senhor, da-me compreensão melhor da Tua Palavra. Da-me graça para compreender como homens de Deus se colocaram de forma tão radical em suas entregas ao Senhor, á obra e às pessoas. Me ajude Pai e ter esta comunhão contigo a ponto de intervir na história de pessoas e circunstancias com minha intercessão, em nome de Jesus. Amém!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Segredo é “PEDIR”. Só reina quem pede! - David San Martin


07/02/2013

Texto: Salmos 21:2 - Tu lhe concedeste o desejo do seu coração e não lhe rejeitaste o pedido dos seus lábios.

Observação: Davi fala de uma vida abundante que o rei tinha. Vida próspera e abençoada por Deus, com todos os inimigos subjugados, dominados. Como seria bom se todos nós experimentássemos esse estilo de vida, vida de rei, vida de domínio. Vejo que o segredo dessa vida está no pedir. Deus cumpriu os desejos do coração do Rei, certamente porque ele apresentou a Deus em oração (v.2), Deus o deu vida longa, porque ele também pediu (v.4).. O rei confia no Senhor por isso tem a alegria e as bênçãos do Pai sobre ele, e os seus inimigos derrotados.

Prática: Como tenho sido orgulhoso em minhas orações. Deixo de receber muitas coisas do Senhor porque não peço. E se não peço é porque me julgo não merecedor das bênçãos de Deus, e quando assim penso, rejeito a graça de Deus, o seu favor para comigo. Preciso pedir ao Pai aquilo que preciso pedir as bênçãos de Deus sem vergonha, pedir para que o Senhor me livre diante das minhas lutas e tentações. Jesus é aquele que pode me dar tudo, principalmente a água da viva que mata toda sede do meu espirito.

Oração: Pai celestial, eu quero receber das tuas bênçãos prometidas em tua Palavra! Pai eu quero ser pidão depender do Senhor, e não ter vergonha de pedir, e assim experimentar da tua graça, em nome de Jesus, amém. 

Ouro, Prata e Bronze, Níveis de Intimidade com Deus! Pr Marinho Soares


Texto: Êxodo 25:39; 26:19; 27:19
"Use trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanham."
"e ponha debaixo dessas vinte armações quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação, para firmarem os seus dois encaixes."
"Todos os objetos usados no serviço da Tenda, as estacas da Tenda e as estacas do pátio serão de bronze."

Obs. É lindo ver a organização do Tabernáculo. Era uma tenda desmontável para ser carregada pelo deserto. Contudo, ela é feita com tanto carinho e esmero, que me constrange. E uma das coisas que me chamou muito a atenção foi o fato de que há uma distinção dos materiais de dentro para fora do tabernáculo. Tudo o que está no interior é feito de ouro - arca da aliança, candelabro, mesa dos pães. As coisas intermediárias de prata, como os suportes das cortinas e base de sustentação do tabernáculo. No pátio externo tudo é feito de bronze. Isto nos mostra que quanto mais perto da presença de Deus, maior o valor das coisas. Ou seja, se quero uma vida de ouro e prata, preciso estar cada vez mais intimo do meu Deus. Esta intimidade tem como base a adoração surgida na vida devocional de oração e palavra. Quanto mais devoto me torno, mais próximo estou de Deus, mais minha vida será preciosa. Isto também me capacita a fazer a obra de Deus em ouro, prata e pedras preciosas. Palha, madeira e feno,  não irão fazer parte de minha vida.

Prát. Percebo que as coisas mais externas, as que aparecem, são as que mais preservamos e mantemos atraentes. Vejo que com Deus é o contrario. Quanto mais interna, menos aparente, mais preciosa. Isto fala profundamente comigo, pois, oração e leitura da Bíblia - vida devocional - não aparece. Mais diante de Deus é o que tem de mais precioso. Preciso ganhar este valor de maneira definitiva em minha vida. Que estas horas que passo em oração e na meditação da Palavra sejam o ouro da minha vida. Sejam o maior valor. Ainda que ninguém os veja. Ainda que esteja oculto, é o principal!

Oração: Senhor, graças lhe dou por viver na contra mão do mundo. A cada dia mais me convenço que aquilo que espera de mim não é o que eu esperava e nem o que as pessoas esperam. Me ajude a ficar firme, cada vez mais intimo e próximo da Tua presença, onde tudo é precioso e valoroso. Em nome de Jesus. Amém! 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ofertas Somente de Corações Movidos (compelidos)! Pr Marinho Soares


Texto: Êxodo 25:1-2
 Disse o Senhor a Moisés: “Diga aos israelitas que me tragam uma oferta. Receba- a de todo aquele cujo coração o compelir a dar. (Strong - Compelir= incitar, impelir, mover, ser voluntário, apresentar- se voluntariamente.) NTLH: Receba as ofertas que eles quiserem dar de bom coração.

Obs. O Senhor pede ao povo ofertas para a construção do tabernáculo. Interessante que o Senhor pede através de Moisés. Contudo, sua ordem é clara de quem deveria aceitar a oferta: de todo aquele que o coração mover a dar. Oferta é algo que tem que ser movido. Movido na pessoa, pela pessoa. Muitos pensam em ofertar se Deus mover/impelir seu coração. Mais o principio aqui é daquele que se move para Deus. Os que quiserem dar. Os que desejarem dar de bom coração. Não devemos ofertar por obrigação, por constrangimento e nem por necessidade. Devemos fazer movidos, impelidos pelo bom coração!

Prática: Amo ofertar ao Senhor. Dou sempre impelido por um coração desejoso de agradar a Deus. Dou também por gratidão por tudo o que Ele é para mim. Dou por gratidão e temor. Meu coração é compelido, movido para Deus. Já tive o privilégio de ofertar um dos bens mais valioso que tinha naquele momento de minha vida. Que experiência poderosa. Foi maravilhoso me desapegar. Honrei a Deus e Sua obra. Que alegria! Até hoje me lembro de como me alegrei. Hoje continuo ofertando e me alegrando no Senhor!

Oração: obrigado por ter me dado um coração movido ao Senhor. Um coração que vai em direção a Ti. Quando o Senhor pedir quero estar completamente disposto a entregar. Me ensine e me ajude a viver cada vez mais generoso para com o Senhor e Sua obra. Em nome de Jesus. Amém!

Título: " A Casa Tem que Ser do Modelo Que  o Senhor Quer..."-Pra. Mira Soares

Texto: (Êxodo 25:8) 
"Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles."
(Êxodo 25:40) ... "E tenha o cuidado de fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte."

Observação: Deus chama Moisés e lhe revela algo maravilhoso; lhe dá a visão do tabernáculo que deveria ser construído com detalhes incríveis. Ali seria o lugar onde Deus se manifestaria ao Seu povo, onde falaria com ele, onde o Seu povo iria adorá-Lo. Duas coisas o Senhor ordena a Moisés: a primeira é que lhe façam uma "Tenda Sagrada"; e a segunda é que fosse feita conforme o modelo que Ele lhe dera no monte.  

Prática : É fato que Deus sempre desejou estar no meio do Seu povo, habitar conosco. Ele tem prazer em se revelar a nós e nos falar de forma pessoal. O tabernáculo foi a primeira casa de Deus onde a Sua glória era manifesta; depois foi o templo construído por Salomão. Quando o templo foi derrubado pelos babilônicos, a glória do Senhor se retirou e não mais retornou até que...Jesus veio. Hoje, ao aceitarmos a Jesus como nosso Salvador, nos tornamos templo do Espírito Santo de Deus; passamos a ser morada do Altíssimo. Que privilégio!! Porém, assim como o Senhor exigiu do povo de Israel um lugar santificado para morar, eu também preciso ser uma Tenda Sagrada; ter uma vida de santidade e meu corpo digno de ser habitação do Senhor. Além disso, a maneira como eu o sirvo e adoro não pode ser como eu quero, acho ou entendo; mas sim, da maneira como o Senhor me mostra, me revela através da Sua Palavra.

Oração : Meu Pai celestial, sou tão grata a Ti, por poder através do sacrifício de Jesus Cristo, Teu amado Filho, me tornar casa de Deus!! Quero viver de maneira a fazer do meu corpo, um lugar digno de ser Tua habitação. Que minha vida, seja agradável a Ti, e que o Senhor se sinta confortável e honrado morando em mim... Preciso em obediência à Tua Palavra, viver conforme o modelo que o Senhor me tem revelado. Peço que o Espírito Santo, meu companheiro, mestre e amigo, me oriente e me ajude dia após dia...em nome de Jesus, amém!

O pecado não pode me dominar! - David San Martín


06/02/2013

Texto: Salmos 19:12-13 - Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!
Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.


Observação: Davi adora e exalta o Senhor neste Salmo. Ele conclui o Salmo, pedindo perdão ao Senhor pelos seus pecados, inclusive aqueles que ele havia praticado mas desconhecia, e pede ainda que Deus o guardasse dos pecados intencionais, e que eles não o dominasse, pois grande transgressão é esse pecado.

Prática: Sou assediado pelo pecado tão de perto(Hb 12.1) através de tentações o tempo todo. Porém em momentos de tentações, são momentos de pressão que deve resultar num clamor a Deus, assim como Davi mostrou nesse Salmo. Assim como ele, devo orar ao Senhor para que ele me livre dos pecados intencionais, e que eles não venham me dominar. Pois todo aquele que é nascido do Senhor não peca.

Oração: Pai, guarda o teu servo dos pecados intencionais, que ele não me dominem! Então serei integro, inocente de grande transgressão. Em nome de Jesus, que as palavras de minha boca, e as meditações do meu coração sejam agradáveis a Ti, Senhor minha rocha e meu resgatador. Amém.

O primeiro lugar é de Deus! – David San Martín

05/02/2013 

Texto: Êxodo 22:29,30. - "Não retenham as ofertas de suas colheitas. "Consagrem-me o primeiro filho de vocês, e a primeira cria das vacas, das ovelhas e das cabras. Durante sete dias a cria ficará com a mãe, mas, no oitavo dia, entreguem-na a mim. 

Observação: O Senhor estabelece as leis para o seu povo, e entre as leis ele coloca um principio (ato) que já havia sido usado pelos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, que é ofertar as primícias de todos os seus bens ao Senhor, inclusive os filhos mais velhos. 

Prática: Naqueles dias eram ofertados a primícias de todo os bens, animais... E os filhos primogênitos que o Senhor pedia. Hoje o Senhor quer de mim, não apenas que eu oferte a primícias dos meus recursos financeiros. Mas também do meu tempo, serviço, dedicação para com a tua casa. O que tenho buscado em primeiro lugar? Deus só cabe em um lugar na minha vida, e esse lugar é o primeiro lugar. Deus tem que ser o primeiro no meu dia, logo quando acordar devo me render a ele ofertando a minha vida naquele dia, Deus tem que ser o primeiro no meu tempo, que eu venha viver segundo as prioridades dele e não a minhas, e lógico, Deus tem que ser o primeiro em meus recursos, como prova que ele é o dono de tudo que tenho. 

Oração: Pai Celestial, eu quero que sejas o primeiro em minha vida, em todas as áreas. Pai, ajuda me a crucificar as minhas vontades, para que a tua seja estabelecida em mim, em nome de Jesus que eu te oro e agradeço, amém.