quinta-feira, 28 de março de 2013

O que Acontece Quando Poupamos Nossos Inimigos! Pr Marinho Soares


Texto: Números 33:55
“Se, contudo, vocês não expulsarem os habitantes da terra, aqueles que vocês permitirem ficar se tornarão farpas em seus olhos e espinhos em suas costas. Eles lhes causarão problemas na terra em que vocês irão morar.

Obs. O chamado de Deus é radical. Os israelitas foram chamados para ser o povo de Deus, para viverem para Deus, numa terra que Deus prometera. Agora, Deus coloca uma condição para eles: expulsem todos os habitantes da terra. Não se misturem com eles, senão sofrerão as consequências de pouparem seus inimigos. Eles se tornariam em farpas para os olhos e espinhos para as costas. Causariam problemas! 
Aguilhões é a palavra chave. Quando poupamos nossos inimigos, logo eles se tornam em espinhos para nós. Farpas parpas olhos, só de imaginar já me angustia, e, espinhos para as costas - dor de coluna, uma das piores que o ser humano enfrenta.

Prática: Já cai nesta armadilha algumas vezes. Poupei pessoas que davam clara evidência de serem estranhos ao que eu estava realizando. Sofri as piores decepções e perdas de minha vida. Até hoje carrego marcas no meu físico das consequências que eles me causaram. A tristeza, decepção e estresse que me acometeram, são como estas farpas nos olhos e espinhos nas costas. Foi perturbador. Hoje, com a graça de Deus e com as experiências passadas, procuro "expulsar" os inimigos da terra que o Senhor me dá para possuir. Isto significa também os inimigos internos - terreno do coração, os inimigos familiares/conjugais - terreno do casamento, e os inimigos ministeriais - terreno do chamado/vocação. Estou a cada dia observando e me levantando contra eles com as armas espirituais e com a Palavra de Deus.

Oração: Senhor, graças lhe dou por ter sobrevivido a muitas imprudências na minha vida e ministério. Poupei alguns inimigos que me causaram muitas dores. Mas o Senhor, com o Teu favor, tem me livrado de todos. Obrigado Senhor. Em nome de Jesus. Amém!

quarta-feira, 27 de março de 2013

A Difícil Arte da Transição! Pr Marinho Soares


Texto: Números 27:15-18
Moisés disse ao Senhor: “Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade para conduzi- los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor”.
 Então o Senhor disse a Moisés:“Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele.

Obs. Transições em nossas vidas são coisas extremamente sérias. Não damos a devida atenção para elas. Moisés se preocupa com isto. Ele ora a Deus e pede que o Senhor designe aquele que será o seu sucessor. Interessante que o Senhor escolhe aquele que o próprio Moisés havia treinado possivelmente de maneira intencional. Mas ele não fez a escolha sozinho, buscou ao Senhor e Ele comissionou Josué.

Prática: São poucas as coisas que me arrependo em minha vida. Talvez umas três. A mais importante delas foi uma transição mal sucedida que fiz em meu ministério. Os prejuízos foram enormes. Relacionamentos quebrados, deslealdade e declínio da obra que fizéramos até a transição. Basicamente foi jogado fora dez anos de trabalho árduo que havia investido no trabalho. Lembro que orei, mas não esperei Deus designar. Me precipitei. Tomei a decisão no calor do cansaço extremo que estava vivendo naqueles dias. Hoje me corrigi. Só tomo decisões de transição depois de preparar o sucessor, orar e orar mais um pouco. Esperar meses, se necessário. Ouvir a Deus, aos companheiros de equipe e nunca no calor do cansaço.

Oração: Senhor sei que tens grande interesse em nossas transições. Foi assim que fez com Moisés e Josué. Por isso lhe peço não me deixe nunca mais errar neste processo, em nome de Jesus. Amém!

No que ou em quem, tenho investido para a solução dos meus problemas? - David San Martín

23/03/2013

Texto: Lucas 8:43 - E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la.

Observação: Dias atrás está mesma história foi a meditação do meu devocional, aonde fui ministrado acerca dá fé que me leva a tocar o manto e receber o poder de Jesus para o meu milagre. A mulher que recebeu a cura de Jesus me chama atenção pela Sua fé. Mas algo que me salta os olhos é o fato dela passar anos da sua vida, gastando tudo o que ela tinha para obter a cura, através dos médicos. Porém os médicos não foram capazes de cura-lá. Quantos de nós temos investidos tudo o que temos, seja dinheiro, saúde, tempo, força, paz em coisas para procurar a solução dos nossos problemas. Uns investem todo o seu dinheiro em buca dá saúde, ou em busca de satisfazer as insatisfações de sua alma... Outros investem suas vidas e forças nas religiões, procurando através dela obter a paz... Outros investem todas as suas energias nos estudos, a procura do reconhecimento. Outros ainda investem em relacionamentos desfuncionais, buscando suprir as suas carências emocionais e sexuais. Investem tudo o que tem em algo que não vai solucionar o seus problemas de fato, e no final resta a frutração e a desesperança por ver os seus investimentos irem por água a baixo. Mas Jesus de fato, é o investimento com o retorno garantido, por que ele de fato é a fonte de vida plena.

Prática: Em que tenho investido na busca da solução dos meus problemas? Muitas vezez a primeira coisa que me vem em mente decisões e atitudes naturais. Diante das crises financeiras, um empréstimo... Diante das enfermidade, os remédios... Mas o que devo fazer em momentos de crises e dificuldades, é investir os meus recursos no Senhor Jesus. Pois só ele é a fonte para a vida Plena. Buscar o Senhor, investindo as minhas forças e o meu tempo buscando aquele, que de fato, pode solucionar todos os meus problemas.

Oração: Pai. Quantas vezes tenho investindo tudo que tenho em coisas que nao podem resolver os meu problemas. Pai perdoa-me por todas as vezes que deixei o Senhor como a ultima opção de investimento. O Senhor é aquele que buscarei, no Senhor é quem investirei tudo o que tenho, pois só o Senhor pode me dar a vida plena. Em nome de Jesus amem.

Que Tamanho de Herança Desejo? Marinho Soares, Pr.


Texto: Números 26:54
A um clã maior dê uma herança maior, e a um clã menor, uma herança menor; cada um receberá a sua herança de acordo com o seu número de recenseados.

Obs. A justiça de Deus se manifesta em todo tempo. Aqui para o povo israelita, na divisão da terra, quando chegassem a Canaã, ela se manifesta mais uma vez através de uma divisão equânime da herança. Eram doze tribos. Onze estavam habilitadas a receberem propriedades. Uma, a levita, viveria dos dízimos das outras onze - não receberia porção de terra - herança. Entre as onze o conselho foi bem claro: cada uma receba de acordo com o número de pessoas que foram contadas Messias descendências. Ou seja, menor número de pessoas, menor herança. Maior número pessoas, maior herança. Assim será sempre. O que mais plantar, mais ira colher. O que mais trabalhar, maior será a recompensa. No mundo espiritual o mesmo principio acontece. Quem mais investir, mais gerar, maior será a herança. 

Prática: Amo a justiça de Deus. Sua balança não mente. Sua recompensa é sempre fiel. Sei que tudo o que fizer para o Senhor, fazendo segundo Sua vontade, receberei justo galardão. A herança que me é devida está sendo moldada pela quantidade de filhos que eu gerar. Assim como Judá, com 76500 homens, recebeu a maior herança, desejo ser contado entre aqueles que mais filhos geraram para entrarem na terra prometida - os céus. Por isso não me canso de agradar a Deus: evangelizando, discipulando, treinando e enviando filhos para gerarem mais filhos, netos, bisnetos, tataranetos espirituais.

Oração: Senhor quero cumprir teu mandamento de ajuntar tesouros nos céus. A coisa principal que vai para a eternidade são as vidas. Por isso Deus me ajude a levar o máximo que puder para a Sua glória, onde o meu galardão está preparado, em nome de Jesus. Amém!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Vivenciar a Palavra, atitude de sabedoria e inteligencia. - David San Martín

Texto: Deuteronômio 4:5-8 - (5)Eu lhes ensinei decretos e leis,  como me ordenou o SENHOR, o meu  Deus, para que sejam cumpridos na  terra na qual vocês estão entrando  para dela tomar posse.(6) Vocês devem obedecer-lhes e  cumpri-los, pois assim os outros  povos verão a sabedoria e o  discernimento de vocês. Quando  eles ouvirem todos estes decretos  dirão: De fato esta grande nação é  um povo sábio e inteligente. (7) Pois, que grande nação tem um  Deus tão próximo como o SENHOR, o  nosso Deus, sempre que o  invocamos(8)Ou , que grande nação tem  decretos e preceitos tão justos como  esta lei que estou apresentando a  vocês hoje?

Observação: Moisés exortou o Povo de Deus a obedecer e cumprir a Palavra de Deus que havia sido revelada a eles. Isso lhes seria fonte de sabedoria e inteligência, e os povos de outras nações admirariam a inteligência e sabedoria do Povo de Deus, pois a Palavra do Senhor são decretos justos. E demonstrava a forma que Deus se importava com o Povo.

Prática: Quão rica em princípios eternos e de vida é a Palavra de Deus. O mundo se espanta com a sabedoria e inteligência que Palavra de Deus possui, a ponto de rejeita-los e despreza-los. Mas tudo muda quando eu vivencio a Palavra de Deus na prática através das minhas atitudes. As pessoas olham e vem que de fato, há sabedoria, há inteligência viver na Palavra de Deus. O mundo precisa conhecer dessa fonte de vida, precisa ouvir a Palavra de Deus para que fé seja gerada nas vidas das pessoas. Porém elas precisam ver as vantagens de viver na Palavra, e isso elas verão através da minha vida. Quero que a Palavra de Deus torne-se prática cada vez mais na minha vida. Quero decorar versículos e no decorrer do meu dia, diante das decisões e situações que eu passar, ela venha estar em meu coração me ensinando a agir com sabedoria e inteligencia.

Oração: Pai. Obrigado por me resgatar. Obrigado por mudar a minha vida através da tua Palavra. Hoje eu posso passar isso a outros. Deus mais do que falar, eu quero vivenciar a tua Palavra nas minhas atitudes, a tal ponto de causar impacto nas vidas, e que elas vejam quão sábios e inteligentes são os teus juízos. Usa-me Deus, careço disso. Em nome de Jesus amém.  

Toda montanha é passageira, todo deserto é passageiro. - David San Marín


21/03/2013

Texto: Deuteronômio 1:6 - O SENHOR, o nosso Deus, disse-nos em  Horebe: Vocês já ficaram bastante tempo  nesta montanha.

Observação: Os israelitas andaram cerca de 40 anos arrodeando as montanhas do deserto Sinai, por conta dá desobediência do povo. Uma geração morreu no deserto. Mas depois de 40 anos Deus disse: vocês já passaram tempo de mais nessa montanha, é hora de conquistar a terra prometida. Toda prova tem um fim, toda montanha e deserto são passageiros, Deus no final vem ao nosso socorro para cumprir as promessas.

Prática: Já passei alguns momentos desertos e montanhosos na minha vida. Crises na família que me causaram dor e desespero por anos, quantas vezes olhei e pensei, isso nunca vai acabar. Mas num momento oportuno Deus veio, como se dissesse: você já ficou muito tempo nessa montanha. E me restaurou, me dando tempos de paz. Minha fé no meu Deus é restaurada neste dia, em saber que as provações nunca é para sempre, uma hora ele virá. Não importa o deserto ou a montanha que vier sobre mim. Uma coisa eu sei são todos passageiros.

Oração: Pai. Não tenho palavras para expressar o meu amor e a minha gratidão a Ti. Tudo que fazes Senhor é com um propósito. Não há prova, e nem sofrimento que não tenha fim. Uma hora o Senhor vem Deus para restaurar. Deus, coloco a minha confiança em Ti. Pois és o meu socorro bem presente na hora dá angústia. Em nome de Jesus. 

Quero o vinho novo! - David San Martin


20/03/2013

Texto: Lucas 5:38;39 - (38) Ao contrário, vinho novo deve ser posto  em vasilha de couro nova.(39) E ninguém, depois de beber o vinho  velho, prefere o novo, pois diz: O vinho  velho é melhor!

Observação: Jesus é interrogado pelos fariseus o por que que seus discípulos não jejuavam. Jesus conta essa parábola do vinho novo em vasilha de couro velha. Naquela época os vinhos eram colocados em vasilhas de couro chamadas odres. Acontecia que com o passar do tempo os odres iam se endurecendo com o uso . E acontecia quando ocorria de colocar vinho novo em um odre velho, o odre endurecido não suportava a pressão da fermentação do vinho novo que exapandia dilatando, e como estava endurecido, arrebentava. 

Odre novo diz-se da pessoa com a convicção e fé renovada em Deus. E está apto a receber dá unção de renovação. Dá visão renovada. Quem bebe o vinho velho e depois o novo, prefere o vinho velho. Isso se dá pois as pessoas tendem se acostumar com as coisas, e sempre que uma mudança é sugerida elas acham que não precisam.

Prática: Quero ser um odre novo para estar sempre apto a receber dá unção renovada da parte de Deus. Quantas vezes crio barreira de paradigmas, regras, costumes e crenças que precisam,  ser mudados através dá renovação dá minha mente. Para que a unção nova do Senhor se manifeste em mim.

Oração: Pai faz de mim uma pessoa com uma convicção e firmeza no Senhor, sempre apta a experimentar o Teu Renovo, o Teu Vinho novo. Em nome de Jesus. Amém.

Não há prova, nem tentação, que resista alguém cheio do Espirito Santo. - David San Martin


19/03/2013

Textos: Lucas 4:1 - Jesus, cheio do Espírito Santo,  voltou do Jordão e foi guiado pelo  mesmo Espírito, no deserto,

Observação: Jesus acabara de voltar do rio Jordão aonde fora batizado e cheio do Espírito Santo. Então Jesus foi guiado pelo mesmo Espírito ao deserto, e lá foi tentado. Há um diferencial quando passamos por tentações, e também por aflições, cheios do Espírito Santo... Vencemos tirando de letras todas, pois o Espírito Santo que me enche me capacita para isso. Ele ópera em nós tanto no querer como no efetuar.

Prática: Sou tentado em várias ocasiões, e por vários momentos tenho enfrentado lutas. Hoje o que me toca é que preciso ser alguém cheio do Espírito Santo, cheio de Deus. Não há pecado, tentação, luta ou aflição que possa resistir alguém cheio do Espírito Santo. Preciso ser cheio todos os dias. Pois aí está uma vida de vitória.

Oração: Pai quantas vezes tenho enfrentado lutas e provações... Quantas vezes sou tentado pela minha carne, pelo pecado e muitas vezes o próprio diabo tem se levantado contra mim. Mas Deus, eu decido ser alguém cheio do Espírito Santo. Pois só assim posso vencê-los. Me encha da tua plenitude a cada dia, e que eu venha sentir quando a tua graça começar perder espaço na minha vida: para as outras coisas. Em nome de Jesus amém. 

sábado, 23 de março de 2013

"Maria, A Mulher Que Soube Guardar Sua Língua..."Pra. Mira


Devocional de 22/03/13

Texto: ( Lucas 2:19)
"Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. "
(Lucas 2: 51) "Então foi com eles para Nazaré, e era- lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração."

Observação :  Maria teve uma experiência única com a revelação, através do anjo de Deus, que ela seria mãe do Salvador. Ao Jesus nascer, coisas sobrenaturais aconteceram: a visão dos pastores, dos reis magos, as mensagens que Deus enviara através dos anjos...E a medida que Jesus crescia, manifestava realmente ser o Filho de Deus; prova disso, é que aos doze anos em visita ao templo por ocasião do recenseamento, ele conversava com os doutores da Lei, assuntos pelos quais somente adultos se interessavam. Maria observava todas essas coisas, acompanhava de perto o desenvolvimento de seu filho e o cumprimento das Escrituras; porém, a Palavra nos diz que "ela guardava todas essas coisas em seu coração e sobre elas refletia." 
Deus realmente escolheu uma mulher especial para ser a mãe de Seu Filho. Quantas mulheres ao saberem que estavam gestantes do Salvador da humanidade, não veriam a hora de contar às suas amigas o fato; sairiam falando disso às vizinhas, parentes e a tantos quanto pudessem...quantas mulheres à medida que o filho crescesse, quando quisesse defendê-lo de qualquer rusga com os amiguinhos, diriam: "Tomem cuidado! Vocês não sabem com quem é que estão falando; meu filho é o filho de Deus!!... Quantas mulheres não conseguiriam guardar todas essas coisas no coração, mas dariam com a língua nos dentes...

Prática: Ao longo de minha vida cristã, que já vai mais de quarenta anos desde minha conversão genuína, tenho presenciado o quanto muitas mulheres dão brecha para o inimigo em suas vidas por falarem demais, e quantas tiveram derrota na sua vida familiar, profissional, conjugal e espiritual por causa disso. Eu mesma já experimentei o amargor de ter falado além do que deveria, e pude aprender na prática o quanto isso nos prejudica. Quantos textos da Palavra falam a respeito de controlarmos a nossa língua; o livro de Tiago discorre sobre o perigo de usá-lá indevidamente, e o sábio Salomão nos adverte muitas vezes em Provérbios: "Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato" (Pv.10:19); ""Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece a confiança guarda o segredo" (Pv.11:13). Nós mulheres temos uma tendência a falar demais, a reclamar, a murmurar... Esse procedimento com certeza desagrada ao Pai, e nos leva a pecarmos muitas vezes contra nossos irmãos, contra nossa liderança e consequentemente contra Deus. Tenho aprendido a guardar a minha boca e tentado agir como Maria, observando o que está acontecendo ao meu redor, meditando e falando com Deus no meu coração. Tenho muito medo de pecar ao falar além do que deveria, e trazer para mim mesma a consequência disso. Quero continuar observando e obedecendo a Palavra de Deus, guardando também os segredos que Ele me revela, a fim de achar graça diante dos Seus olhos, como Maria achou.

Oração : Oh, Pai celestial, quão rica é a Tua Palavra e como ela nos ensina a maneira correta de vivermos, evitarmos o sofrimento, não darmos brecha para o inimigo, e acima de tudo, alegrarmos o Teu coração, podendo assim desfrutar da Tua bênção e prosperidade em nossa vida. Ajuda-me a  aprender cada dia com Maria, a mulher que o Senhor escolheu para ser a mãe do meu Salvador Jesus. Desejo proceder como ela,  guardando as coisas que vejo e aquelas que o Senhor me revela, em meu coração; meditando e conversando com o Senhor sobre tudo, pois, o Senhor é aquele que pode me dar a discernimento, sabedoria, e direção para falar e agir no tempo certo. Na certeza de que essa é também a Tua vontade, é que eu oro, em nome de Jesus!!














Coração Quebrantado! Pr Marinho Soares

Texto: Salmos 51:17
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

Obs. Percebi uma diferença entre os salmos de Davi e os dos coraítas. Os salmos de Davi são profundos. Tocam a alma. São verdadeiras conversas do espirito. São pessoais. São de uma pessoa que está no divã com Deus. Os coraítas são bênçãos, mas não alcançam a profundidade dos de Davi. Amo ao Senhor, amo os mentores que Deus tem me dado através dos devocionais diários. Mas Davi tem me marcado de maneira poderosa. Veja neste salmo, após ser confrontado por Natã devido ao seu pecado de adultério, a atitude de quebrantamento, de choro, de miserabilidade e confissão. Isto toca o coração de Deus, que o perdoa e o aceita de volta. 

Prática: Depois que recebi a Jesus como meu Senhor e Salvador há trinta anos atrás, creio que a coisa que mais procuro em minha vida É AGRADAR A DEUS. Vivo para o agradar. Agradar significa para mim obedece-lo, honra-lo e distingui-lo acima de qualquer outra coisa em meu viver. Dedico tempo a Ele, nunca o suficiente! Mas há uma coisa que aprendi desde os quinze anos, foi me quebrantar através do choro e derramar de minha alma diante de Deus. Me converti após ter sido severamente atingido pelo vírus da Poliomielite aos quinze anos. Foi muito sofrido. Perdi minha adolescência. Senti dores terríveis e me submeti a tratamentos fisioteráticos doloridos. Chorei muito. Aprendi a me quebrantar ali. Hoje choro com dores ou sem dores. Me emociono facilmente. Sinto-me amado e abraçado por Deus em todas estas ocasiões.

Oração: Ó Deus, não desprezarás ao coração quebrantado e contrito. Estou aqui em oração. Em contrição ligado ao Senhor e à sua palavra. Sei que colhes minhas lagrimas e me abençoe todos os dias de meu quebrantamento. Sou grato e abençoado por Ti. Amém!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Serei Zeloso Ainda que Custe a Vida! Pr Marinho Soares

Serei Zeloso Ainda que Custe a Vida! Pr Marinho Soares

Números 25:10-13
E o Senhor disse a Moisés: “Finéias, filho de Eleazar, neto do sacerdote Arão, desviou a minha ira de sobre os israelitas, pois foi zeloso, com o mesmo zelo que tenho por eles, para que em meu zelo eu não os consumisse. Diga- lhe, pois, que estabeleço com ele a minha aliança de paz. Dele e dos seus descendentes será a aliança do sacerdócio perpétuo, porque ele foi zeloso pelo seu Deus e fez propiciação pelos israelitas”.

Obs. Deus é um Deus de alianças. Ele faz aliança com aquele que lhe obedece e é zeloso. Aqui Finéias dá um exemplo poderoso de como Deus, sendo eternamente zeloso, faz uma aliança eterna com ele. A imoralidade sexual tomava conta do arraial do povo de Deus. Há uma gravidade à parte no pecado sexual. É o pecado contra o próprio corpo que é habitação do Espirito Santo. Portanto, todo pecado sexual traz uma condenação sobre aquele que o comete. Não foi diferente com Israel. Logo que a situação se agravou e os israelitas passaram a fazerem cultos sexuais aos deuses estranhos, Deus se irou e trouxe condenação e morte sobre o arraial. Mais de 24000 morreram. Até que Finéias, ao ver um israelita, desavergonhadamente trazendo uma mulher estrangeira (medianita) para sua tenda, se levanta, o persegue e mata os dois atravessando sua lança. Cessa a maldição, Deus o louva e faz aliança perpétua com ele. 

Prática: Em muitas ocasiões já fui chamado (taxado) de chato. De um pastor inflexível, inegociável e difícil de dobrar. Lembro de um grande amigo pastor que foi pregar na igreja a poucos anos atrás, me elogiou e depois disse que ele gostava muito de mim, mas que ás vezes eu era certo demais e chegava a ser chato. Confesso que me senti bem com o comentário do amigo, pois hoje o que mais encontramos são pessoas negociando a verdade da parte de Deus. Negociando o inegociável. Este zelo santo e divino quero carregar comigo, ainda que ele significa algumas mortes. Devo matar relacionamentos doentios e não saudáveis, propinas, desonra, desobediência, imoralidade e outras desqualidades que possam existir.

Oração: Senhor não está fácil viver em santidade em meio a tanto relativismo. Estou assustado Senhor com o quadro de imoralidade sexual dentro da igreja. É pecado demais na tua casa. Os jovens fornicando o tempo todo. Os adultos adulterando. A pornografia e imoralidade sexual viraram culto. Senhor, misericórdia! Me ajuda a viver em santidade e de forma alguma me sujeitar a nenhum tipo de imoralidade em nome de Jesus. Amém!

quarta-feira, 20 de março de 2013

A gravidade da "desunidade"! - David San Martín


18/03/2013
  
Texto: Números 32:6; 7 - Porém Moisés disse aos filhos de  Gade e aos filhos de Rúben: Irão  vossos irmãos à peleja, e ficareis vós  aqui? (7) Por que, pois, descorajais o  coração dos filhos de Israel, para  que não passem à terra que o  SENHOR lhes tem dado?

Observação: As tribos de Gade e Ruben tinham como principal atividade econômica a criação de gados... E eles perceberam que a terra que estava antes do rio Jordão era uma terra propícia para exercer essa atividade. Então foram até Moisés para pedir a ele, para que desse a eles aquela terra. Moisés supôs que eles estavam pedindo aquela terra, para não terem que sair para guerra junto com as outras tribos (que teriam que conquistar as terras pertencentes a povos inimigos que ficavam além do Jordão)... Moisés ficou indignado, pois entendia que com essa atitude, os líderes das tribos de Gade e Ruben desencorajariam os demais Israelitas. E Moisés lembrou-os do que havia acontecido com a geração que havia sido desencorajada pelos dez espias... Todos pereceram no deserto... Pereceram por não serem íntegros totalmente para com o Senhor. Vemos em 2 Samuel a história de Davi, que deixou parte dos seus soldados sem ir a peleja pois estavam cansados. Mas nesse caso é diferente do caso que Moisés citou, é não ir a batalha por indisposição, e 

Prática: O pecado que Moisés alertou os líderes de Gade e de Ruben de não praticarem... Foi o pecado do desencorajar a congregação ou seus irmãos de guerrear. Fico vendo na igreja pessoas que menosprezam o princípio da UNIDADE DO CORPO. Pessoas que desprezam as campanhas de oração e jejum desprezam os cultos, os retiros de encontro, o evangelismo... Nunca estão juntas com as guerras e batalhas que o exército de Deus, a igreja enfrenta. Tais pessoas para Deus são vistas como desencorajadoras, desanimadoras, abatedoras de seus irmãos. E aí daqueles que abatem seus irmãos desencorajando-os para batalhas, quem faz isso, não é integro (a) para com Deus, e não tem parte nas promessas, nem nas vitórias do povo de Deus.

Quero a cada dia ser um guerreiro fiel a Deus e a seu exército, ser integro para com Deus me dedicando completamente as batalhas do exército de Deus que é a igreja.

Oração: Pai livra-me de ser um desencorajador. Livra-me de ser alguém que não se importa com as batalhas dos seus irmãos e dá igreja. Faz de mim alguém que caminha em unidade para a glória de Deus.

terça-feira, 19 de março de 2013

Sacerdotes e Pastores, Presente de Deus? Será? Pr Marinho Soares


Texto: Números 18:6-7
"Eu mesmo escolhi os seus irmãos, os levitas, dentre os israelitas, como um presente para vocês, dedicados ao Senhor para fazerem o trabalho da Tenda do Encontro... Dou a vocês o serviço do sacerdócio como um presente..."

Obs. Fico imaginando como os israelitas receberam a palavra de Deus a Arão, quando falou que os levitas eram um presente de Deus para eles, e que a forma correta deles receberem este presente, era serem fiéis dizimistas para o sustento destes sacerdotes/levitas. Hoje em dia tenho bastante dificuldade em acreditar que o que Deus falou a Arão esteja sendo bem recebido pelo novo Israel - a Igreja. Talvez eu esteja sendo bastante pessimista, algo que tem me acometido nestes dias com mais freqüência, por ver tantas pessoas não compreendendo o propósito de Deus para suas vidas e igreja. A comunidade de Israel, como a da igreja hoje, deveria ser uma comunidade de amor e carinho. Deveríamos nos amar mais. Amar uns aos outros. Amar todos os que lideram e são liderados. Uma comunidade que a honra fosse mais visível. 

Prática: Graças a Deus sempre tive alta estima por aqueles que lideraram sobre minha vida. Especialmente os pastores. Conheci a Jesus, através da conversão da minha mãe, quando tinha apenas 04 anos de idade. Vivo "dentro" da igreja há mais de 40 anos (amanhã - 20/03 - completo 45 anos!). Posso afirmar com toda a certeza de que o número de pastores e lideres corretos e honestos dentro da igreja supera em muito os desonestos e incorretos. Se me perguntassem uma proporção percentual ousaria dizer que 90% são homens buscando agradar a Deus, ainda que de vez em quando errando, e 10% buscando deliberadamente seu próprio interesse. Então preciso ser um presente de Deus para a igreja. Desde que fui ordenado (recebi uma ordem de uso para o ministério), tenho procurado ser fiel ao chamado e buscando ser esta dádiva ao Senhor e à igreja. 

Oração: Senhor, por mais que me esforce não conseguirei ser tudo o que o Senhor precisa e deseja para Tua própria obra. Contudo, mais uma vez eis-me aqui como uma oferta, um presente ao Senhor e à igreja. Toma minha vida, sou Teu. Em nome de Jesus. Amém!

A seriedade do voto! - David San Martín


17/03/2013

Texto: Números 30:2  Quando um homem fizer um voto  ao SENHOR ou um juramento que o  obrigar a algum compromisso, não  poderá quebrar a sua palavra, mas  terá que cumprir tudo o que disse.

Observação: Há uma seriedade nas promessas e votos que fazemos diante de Deus. Deus leva a sério cada uma das nossas palavras. E quando fazemos uma promessa ele espera que cumpramos. E quando não cumprimos, perdemos a bênção que nos seria dada. A palavra fala em Eclesiastes 5 que não devemos ser precitados ao falarmos palavras a Deus, afinal ele está nós céus e nós na terra. Diz também que é melhor não votar do que fazer votos e não cumprir.

Prática: Tenho sido ministrado nessa área há alguns dias. Muitas vezes já fui negligente com os votos que fazia diante de Deus... Me esquecia, não me esforçava, e não ligava em cumprir. Mas Deus tem trazido essa seriedade para com Deus e com os meus votos. Me arrependi e recebi perdão pelo tempo que falhei. E agora tenho sido mais criterioso para com Deus. É muito sério isso. Pois quando não sou criterioso para com Deus, entro em um caminho de morte e de perda da unção. Exemplo disso é o Rei Saul que por inúmeras vezes fez votos e juramentos inusitados a Deus e acabou sendo rejeitado como Rei... Outro exemplo que me vem em mente é casal Ananias e Safira da igreja de atos, que caíram mortos diante de Pedro pois não cumpriram o voto que fizeram e ainda mentiram. Há uma seriedade no voto feito a Deus.

Oração: Pai, sei das muitas vezes que falhei fazendo votos e não cumprindo. Mas a tua Palavra tem me trazido a luz sobre a seriedade do voto. Que eu não venha fazer votos impensados, mas venha sempre antes ouvir a ti primeiro, e assim votar àquilo que eu vá cumprir. Em nome de Jesus, amém.

O Senhor sempre confirma os seus propósitos. - David San Martin


16/03/2013

Texto: Lucas 1:61-63 - mas sua mãe tomou a palavra e  disse: Não! Ele será chamado João. Disseram-lhe: Você não tem  nenhum parente com esse nome. Então fizeram sinais ao pai do  menino, para saber como queria que  a criança se chamasse. Ele pediu uma tabuinha e, para  admiração de todos, escreveu: O  nome dele é João.

Observação: E muito lindo ver a chegada de um bebê em uma família. No caso de João Batista não foi diferente... Ele foi uma criança aguardada com toda as expectativas, afinal a sua mãe era estéril, e velha... E a gravidez dela foi um milagre e um motivo de alegria a todos daquela região. Uma coisa que me chama a atenção é o agir de Deus no nascimento de João. E ver a maneira como ele confirmou como seria o nome do menino. Primeiramente ele disse ao pai do menino como ele deveria se chamar, e o pai dele não podia falar pois estava mudo. E na hora de circuncidar, muitos estavam palpitando acerca de qual nome por no menino, porém a mãe tomou a palavra, e disse: O nome dele será João. Confirmando assim a ordem de Deus dada ao Pai.

Prática: Deus não é um Deus de confusão. Quando ele age na minha vida em uma decisão, ele sempre dá a confirmação. Preciso estar atento as confirmações do Senhor acerca dos planos dele para mim. Pois de fato, estou sujeito a fracassar se for andar segundo a minha vontade. Mas entendo as vontades de Deus e as suas confirmações tudo fica mais fácil.

Oração: Pai celestial, dá me a graça de não somente ouvir a tua vontade, mas também buscar convicção do Senhor através das confirmações que o Senhor me dá. Em nome de Jesus amém. 

Sou entregue a morte todo dia por amor a Ti - David San Martín


07/03/2012

Texto: Salmos 44:22   Sim, por amor de ti, somos  mortos todo dia; somos reputados  como ovelhas para o matadouro.

Observação: O salmista fala com Deus do seu sofrimento, ele acreditava que Deus tinha o abandonado, pois ele não via motivo algum aparente para tanto sofrimento, afinal ele nem havia pecado. Muitas vezes mesmo sendo fiéis a Deus e a sua aliança, passamos por sofrimentos, aflições e perseguições. Isso se dá porque vivemos em um mundo depravado e hostil, e por sermos fiéis a Jesus passaremos por perseguições, aflições e provações. Paulo citou este versiculo em Romanos 8:36, aonde ele diz que nada nos separará do amor de Cristo. Somos entregues a morte todos os dias sim, mas experimentamos cada vez mais do amor de Deus quando passamos por este momento. Esse versiculo nos identifica ao Senhor... Quando sofro por amor a Jesus é porque estou me parecendo mais com ele.

Prática: De fato, o próprio Senhor me disse que no mundo eu teria aflições... E muitas vezes elas vem sem nenhum motivo aparente, simplismente porque eu amo o Senhor. Diante das lutas tenho que ter firmemente em meu coração a verdade que me diz que nada me separara do amor de Cristo. E que ele me disse para mim ter paz, que no mundo eu teria aflição, contudo eu deveria ter bom ânimo... Pois dá mesma forma que ele venceu, eu vencerei(João 16). Feliz é o homem que persevera  na provação, porque depois de  aprovado receberá a coroa da vida,  que Deus prometeu aos que o  amam (Tiago 1:12).

Oração: Pai sei que nada me separará do teu amor. Me ajude Deus a perseverar diante das aflições dessa vida. Que eu seja aprovado por ti, para a glória do Senhor. Em nome de Jesus.

Que a Shekinah me dirija! - David San Martín

06/03/2013

Texto: Números 9:17 -  Quando a nuvem se erguia de  sobre a tenda, os filhos de Israel se  punham em marcha; e, no lugar  onde a nuvem parava, aí os filhos de  Israel se acampavam.

Observação: A glória de Deus se manifestava aos israelitas em forma de nuvem. Essa nuvem que dizia a eles quando eles deviam marchar e quando eles deviam acampar. Quando ela se levantava do acampamento, os israelitas deviam se levantar e marchar, partir daquele local, mas quando a nuvem descia e parava, era sinal que era a hora do povo parar de marchar e acampar. Essa nuvem é a glória Shekinah de Deus, a glória que habita, a glória do Deus residente, do Deus que a tudo enche. Somos casa de Deus, residência dessa glória. A glória que manifestava no meio do povo de Deus no passado, hoje habita nós seus filhos.

Prática: Essa glória que habita em mim, tem que ser a condutora da minha vida. É ela que me diz a hora de marchar e a hora de acampar... É ela que me diz qual é o tempo e momento exato dos propósitos de Deus. Preciso ser alguém de fato direcionado por Deus. A glória dele habita em mim, ele habita em mim. Preciso buscar entender quando a glória indica a marcha, e quando ela indica o acampamento. Preciso ser guiado em tudo por Deus. A Shekinah de Deus tem que ser a dona dá minha agenda, a dona das minhas respostas, a dona das minhas escolhas. É a glória de Deus que indica qual caminho devo ir.

Oração: Pai, me alegro por ser Casa de Deus, e por tua glória habitar em mim. Senhor que a tua glória Shekinah seja diretora, condutora dá minha vida enquanto houver fôlego em mim. Quero me encher cada vez mais de Ti e ver o teu querer se cumprindo em mim, em nome de Jesus amém.

Ofertar, atitude dos que tem autoridade. - David San Martín

05/03/2013

Texto: Números 7:2 - Então os líderes de Israel, os chefes das famílias que eram os líderes das tribos encarregados do recenseamento, apresentaram ofertas. Números 7:84 Essas foram as ofertas dos líderes israelitas para a dedicação do altar quando este foi ungido. Ao todo foram: doze pratos de prata, doze bacias de prata para as aspersões e doze vasilhas de ouro.

Observação: Moisés havia terminado de armar o Tabernáculo, havia também terminado de ungir todos os utensílios da Tenda do Encontro. E logo após os líderes das tribos de Israel trouxeram ofertas para o Tabernáculo... A casa de Deus. Me chama a atenção que o capítulo todo foi dedicado para falar das ofertas que esses líderes trouxeram. Ofertar ao Senhor é uma atitude daqueles que reconhecem a autoridade do Senhor que foi colocada em sua vida. Os líderes de Israel, os príncipes das tribos, eram autoridades no meio do povo de Deus... E sendo assim eles foram os primeiros a ofertarem. Só esperaram a casa de Deus ser erguida e trouxeram as suas ofertas para dedicação do altar.

Prática: Glorifico ao Senhor por que sinto que ele tem colocado em mim. Tenho autoridade para ofertar ao Senhor com os recursos que ele mesmo me tem dado. Vejo que os líderes de Israel ofertaram de maneira espontânea... Não houve uma convocação para ofertar... Eles simplesmente ofertaram... E fico feliz que ofertar ao Senhor tem sido espontâneo na minha vida. Tenho autoridade para isso!

Oração: Pai... Te agradeço por ter me salvo, por ter me escolhido, e ter me chamado para reinar. Graças te dou por ter colocado em mim um coração que ama a tua casa, e reconhece que se posso ofertar... Foi porque o Senhor me chamou e me deu autoridade. Sinto honrado em servir-te e em contribuir generosamente com a tua casa. Em nome de Jesus te dou graças amém.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Quer Amor e Fidelidade? Cumpra os preceitos da aliança. - Rodrigo Furtado

Texto: Salmos 25:10 - Todos os caminhos do SENHOR são amor e fidelidade para com os que cumprem o preceito da sua aliança.

Observação: E obvio que boa parte do mundo sabe que os caminhos do SENHOR são amor e fidelidade, mas muitos não se atentam que este amor e esta fidelidade são para os que cumprem os preceitos da aliança. Hoje esta aliança e estar em CRISTO JESUS, o que muitos não viram ainda e que JESUS não se mistura com o mundo e que aqueles que desejam segui-lo devem negar a si mesmo, seus maus desejos, mudar costumes e crenças. Pois os preceitos do SENHOR são bons, perfeitos e agradáveis e nos da direito a vida eterna.

Prática: Quero dia a dia ser fiel a alianca que fiz com CRISTO JESUS, buscarei proclamar esta alianca e levar a cada um que o SENHOR me der a honra-la, pois sei que o amor e a fidelidade so me acompanharam se eu cumprir os preceitos do SENHOR atraves do que esta na sua palavra.

Oração: Pai meu amor por ti foi instantaneo quando abri o meu coracao para tua palavra, sei que foi o SENHOR que me alcancou, me ajude a premanecer no teu amor e na tua fidelidade. Conserva me SENHOR atento as suas escrituras para que eu cumpra todos os planos do SENHOR em minha vida. Seu Nome Rodrigo Furtado

domingo, 17 de março de 2013

Título:   "Quando o Ímpio É o Crente..." - Pra. Mira Soares

17/03/13

Texto: (Salmos 50:16-17) Mas ao ímpio Deus diz: “Que direito você tem de recitar as minhas leis ou de ficar repetindo a minha aliança? Pois você odeia a minha disciplina e dá as costas às minhas palavras!" 

Observação: Neste Salmo, o Senhor diz que não está preocupado com os sacrifícios oferecidos a Ele (ou seja, com o que fazemos para Ele), mas quer ver um coração grato, humilde e sincero por parte daqueles que dizem que o conhecem. O Senhor chama de ímpio àquele que recita a Sua Palavra, ou seja, que diz conhecer a Bíblia, se diz crente, e até faz parte da liderança da igreja, mas odeia a disciplina do Senhor. Ele chama de ímpio aos que se aliam aos que estão em pecado, se tornando seus cúmplices, falando mal dos irmãos e daqueles que estão sobre eles. A estes Deus diz que não ficarão impunes e ninguém poderá livrá-los da Sua mão.

Prática: Em minha caminhada cristã, tenho presenciado a derrota de muitos "crentes", e a punição do Senhor em suas vidas. Como é triste perceber que grande parte desses podiam citar de cor as Escrituras, conheciam a Palavra, mas não se submeteram a ela. Vemos dia após dia, que muitos não querem mudança de caráter, nem pagar o preço de serem submissos a Deus e à liderança estabelecida por Ele. Não aceitam a disciplina e se rebelam, como o povo de Israel, que não entrou na terra prometida por causa de sua atitude para com o Senhor, e por terem murmurado contra as ordens de Deus dadas através de Moisés e Arão. Que o Senhor me leve sempre a ter um espírito de gratidão conforme o verso 14 e 15, e a amar a disciplina que me corrige e me torna mais parecida com o meu Senhor Jesus Cristo.

Oração: "Querido Pai celestial, sou eternamente grata a Ti, por desde cedo aprender o quão importante, boa e produtiva é a disciplina do Senhor. Muitas vezes eu tive que ser corrigida, não só diretamente pelo Senhor, como também através de líderes que o Senhor colocou sobre a minha vida. Posso dizer com certeza que apesar de no momento não parecer boa, essa disciplina tratou o meu caráter, subjugou meu temperamento ao Espírito Santo e tem me dado maturidade, temor, saúde emocional e espiritual, e condições de levar outros a caminharem com o Senhor. Rogo que continue me ensinando a cada dia e me torne mais e mais submissa a Ti e aos que estão sobre mim. Em nome de Jesus, amém!!

Parem de Lutar! Aquietai-vos! Marinho Soares, Pr.


Texto: Salmos 46:10-11
Aquietai- vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Obs. Aquietai-vos, é assim que termina este lindo salmo. Na NVI - Nova Versão Internacional - diz: Parem de Lutar! São palavras contrarias ao espirito desta era. O que mais ouvimos é vai para a luta. Guerreia. Persista. Persevera. Avança. Não desanime, etc... Estamos vivendo dias de muita correria. A palavra correria vem dos presídios. São presos escolhidos para ficarem correndo de uma ala a outra dia e noite, fazendo a CORRERIA. Esta é a tônica destes dias, ninguém para e não pode pensar em parar. Os mais lentos, mais tranqüilos são criticados o tempo todo. Contudo, o Senhor está nos chamando, não parar, mas sim para parar de lutar. De guerrear, principalmente com suas próprias forças. É dia de confiar totalmente no Senhor!

Prática: Deus me trouxe esta palavra ao coração há duas semanas atrás. Estava um pouco preocupado, pois descuidei da agenda e marquei quatro viagens de treinamento dentro deste mês. É bastante trabalho. Fiquei com medo de entrar numa "correria" e comecei a ficar inquieto e querendo lutar na força do próprio braço. Daí o Senhor me lembrou: aquieta Marinho e saiba que eu sou Deus. O entendimento que tive não era para ligar e cancelar as agendas, mas sim descansar em Deus. Relaxar n Senhor. E para corroborar isto Ele me trouxe mais um texto que colo aqui: "Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do seu braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço, e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles" (Salmos 44:3). 

Oração: Senhor obrigado por continuar falando ao meu coração. Por ministrar em minha alma nos dias de angústia e perplexidade. Obrigado pelas oportunidades que me tens dado de ministrar e falar a dezenas de pastores e lideres nestes dias. Me abençoe com força física, espiritual e emocional, em nome de Jesus. Amém!

sábado, 16 de março de 2013

Conversa da Alma! Marinho Soares, Pr.


Texto: Salmos 42:11
Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Obs. Conversar consigo mesmo é uma das artes mais especiais que uma pessoa pode desenvolver. Davi era um expert nisto, por isso se tornou o homem segundo o coração de Deus. Ouvir a alma leva ao entendimento de quem você é. Um auto-conhecimento e uma auto-liderança é desenvolvida. Você também pode ministrar a si mesmo. Ele diz à sua alma: ponha a sua confiança no Senhor! Você se torna em um auto-profeta. Um profeta para si mesmo. Isto é poderoso. Você cresce, amadurece, torna-se uma pessoa resolvida, sonhadora e cheia de promessas de Deus para si mesmo.

Prática: Tenho me esmerado em desenvolver esta arte. Ela tem exigido de mim solitude e silencio. Preciso sair do burburinho para ouvir a minha própria alma. Às vezes ela estava gritando, triste e perturbada e eu não consegui ouvir. Isto me levou a períodos de fortes depressão e feridas na alma. Graças a Deus tratei, resolvi e "lavei a alma". Resultado: paro o tempo todo para ouvir a minha alma. Praticamente aboli televisão, som e barulhos do meu dia a dia. Reservo tempo diária e semanalmente para ouvir a minha alma. Sonhos, alvos e profecias são proferidas diretamente a ela, através de mim mesmo!

Oração: Senhor graças Te dou, pois além de ser abençoado e coberto pelas profecias e promessas trazidas a mim através do corpo de Cristo, a igreja, sou duplamente abençoado por ouvir a minha alma, receber cura e ministrar esperança. Me dê ouvidos para ouvir a minha alma e não me perder, em nome de Jesus. Amém!

Não Esqueceram de Mim! Pr Marinho Soares


Salmos 40:17
Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa- se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores!

Obs. O salmista expressa sua dependência do Senhor. Sua esperança está Nele. Sua confiança esta naquele que é sua Rocha, que o tirou de um atoleiro de lama - lugar difícil e que deve ser evitado. Ele termina o Salmo com uma linda expressão de humildade, carência e necessidade: Sou pobre e necessitado, mas o Senhor se preocupa comigo. O Senhor não se esqueceu de mim.

Prática: Já fui esquecido em ocasiões especiais para mim. É um sentimento difícil e que me levou a rejeição. Contudo, tenho aplicado o principio de ser "pobre e necessitado" e percebo que esta falência de mim mesmo e dependência de Deus, tem agradado ao Senhor. E Ele tem vindo em meu socorro e se preocupado comigo. Ele me liberta e não se esquece de mim. SOMENTE PRECISO SER POBRE E NECESSITADO! Pobre de mim e necessitado do Senhor!

Oração: Senhor, tua palavra me diz que ainda que uma mãe se esqueça do filho que amamenta, o Senhor não se esqueceria de seu povo. Sou o seu povo. Me sinto cuidado, amado e lembrado por Ti todos os dias. Venha em meu favor, em nome de Jesus! Amém!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Sono X Oração - David San Martín

Texto: Marcos 14:37;38 - Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Simão", disse ele a Pedro, "você está dormindo? Não pode vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espirito está pronto mas a carne é fraca".

Observação: Jesus estava perto de ser preso e ser morto, ele sobe o monte com os seus três discípulos mais chegados, para orar ao Pai. Jesus se afastou um pouco para orar sozinho e voltou três vezes aos seus discípulos  e os encontrou dormindo. Jesus ficou triste, porque eles não conseguiram orar nem uma hora. Então Jesus os adverte a vigiar e orar, pois essa é a unica forma de não cairmos em tentação, para que não fracassemos diante das lutas e provações.

Prática: Por vezes quanto tiro o meu tempo para falar com o Pai, sou visitado por um sono maligno, tentando resistir a minha oração. Algumas vezes resisto e experimento o poder da oração, porém por diversas vezes me rendi e acabei dormindo quando orava, exatamente igual os discípulos dormiram. Hoje vejo qual foi o pensamento de Jesus quando isso aconteceu...: "David, ão pode vigiar nem por uma hora, você está dormindo? Vigie e ore para que não caia em tentação" Sinto isso hoje! Tentações e provações são garantidas nessa vida para mim.... Mas só serei vencedor se prosseguir vivendo uma vida de vigilância e oração.

Oração: Deus me ajude a ser um discípulo vigilante, que o sono e todas as outras coisas provenientes da carne, venham ser servos do meu espirito que clama por Ti, em nome de Jesus amém.

O perigo de querer agradar os homens - David San Martín

Texto: - Marcos 15:15 - Desejando agradar a multidão, Pilatos soltou-lhes Barrabás, mas mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado.

Observação: Pilatos era um governante da Judeia. Hoje, a atitude de Pilatos fala muito comigo. Pilatos tinha recebido a missão de julgar Jesus. A Bíblia fala que Pilatos sabia que Jesus era inocente, sabia que ele havia sido preso por inveja dos fariseus e sumo sacerdote, e para completar, a sua esposa havia tido pesadelos com Jesus, confirmando que ele era justo. Mas no versículo 15, vejo a motivação de Pilatos, quando ele solta Barrabás e prende Jesus, entregando-o para ser crucificado. A motivação dele era para agradar a multidão. Mesmo lavando as suas mãos, Pilatos foi culpado pela morte de Jesus, pois sabendo que ele era justo, quis agradar a multidão.

Prática: Corro o risco de cometer grandes injustiças quando faço as coisas para agradar os homens, fazer aquilo que agrada as pessoas. Preciso viver na ótica de Deus, fazer aquilo que é da justiça dele, e não deixar que a vontade humana interfira nas minhas decisões. Preciso sempre perguntar: O que Deus quer que eu faço nessa situação? Fazendo assim estarei livre de errar cometendo equívocos e injustiças. Não devo fazer concessões preciso ter em meu coração a motivação de agradar a Deus.

Oração: Pai celestial que sejas o meu universo, que sejas a motivação das minhas decisões. Livra-me de viver querendo agradar as pessoas. Quero agradar somente a ti. Amém.

A humildade de perguntar! - David San Martín


23/02/13

Texto: Marcos 9:32 -  Mas eles não entendiam o que ele queria dizer e tinham receio de pergunta-lhes.

Observação: Por diversas vezes vejo nos evangelhos, os discípulos não entendendo algumas palavras que Jesus dizia. No capitulo de hoje, Jesus estava falando para os seus discípulos da sua morte eminente, eles porém não entenderam e tiveram receio de perguntar.

Prática: Hoje, uma coisa que fica no meu coração, é que eu devo ter a humildade de fazer perguntas quando não entendo algo. Seja palavra, seja circunstâncias  Fico imaginando o quanto os discípulos perderam de não entender a declaração de Jesus, e também por não perguntar. Quando estiver com dúvidas, claro que posso contar com o Senhor para me fazer entender, afinal ele sabe de tudo... Mas também tenho meus líderes, e irmãos, para me ajudar a entender os propósitos de Deus quando eles não forem claros... No meu serviço tem pessoas que cada um deles tem algo a me passar, enfim... Preciso ter a humildade de perguntar.

Oração: Pai celestial, dá a mim, a humildade de fazer perguntas, e que quando eu não entender alguma coisa, seja da parte do Senhor, ou da parte das pessoas, eu venha sempre perguntar com humildade.

Bebendo dos Rios de Delicias! Pr Marinho Soares


Texto: Salmos 36:7-9
Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas. Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias. Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.

Obs. Como é lindo o amor do Senhor. Como é lindo o amor de Davi ao Senhor e à sua casa. Eles se banqueteiam na fartura da tua casa. Um dia na tua casa vale mais que mil em outro lugar. Hoje vivemos uma desvalorização da casa do Senhor. Não só pelos que as freqüentam, mas por aqueles que já as freqüentaram em outros tempos. Muitos têm sido cínicos, descrentes e falam mal da igreja. 

Pratica: Eu tenho amor ao Senhor e a casa Dele. Não estou falando necessariamente do prédio, mas da igreja. Do povo de Deus que se ajunta como igreja. Que se reúne como igreja de Jesus. Quero experimentar o que o salmista diz: banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias. Quero deste banquete, desejo beber dos teus rios de delicias, da fonte da vida e viver em plena luz.

Oração: Proteja-me dos descrentes, desleais e cínicos que vivem a criticar a Tua casa. Auxilia-me em experimentar dia após dia dos prazeres da Tua presença e das delicias da Tua casa, em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Só zero não multiplica - David San Martín

22/02/13

Texto: Marcos 8:5 - "Quantos pães vocês tem?", perguntou Jesus, "sete", responderam eles.

Observação: Jesus amava de fato, não somente os seus discípulos como também aquela multidão que o seguia. Nesse episódio, a multidão já estava com Jesus fazia três dias e ele não queria despedi-la sem alimento, pois tinha certeza que alguns deles desfaleceriam de fome. Jesus ao falar isso aos seus discípulos  eles perguntaram que aonde naquele lugar deserto poderiam conseguir alimento suficiente para todos eles. Jesus responde com outra pergunta: Quantos pães vocês tem? E eles disseram que tinha sete pães, então Jesus pegou os pães agradeceu e multiplicou-os.

Prática: Jesus ao perguntar aos seus discípulos  Quantos pães vocês tem: Ele sabiam que os discípulos tinham alguma coisa. Da mesma forma, tudo o que preciso para cumprir o propósito do Senhor já me foi dado; dons, discípulos  recursos. Porém, assim como os discípulos de Jesus, as vezes eu olho para o tamanho dos propósitos de Deus, o tamanho das suas promessas, e julgo que aquelas coisas que tenho, são insuficientes para o cumprimento de suas promessas. O Senhor quer multiplicar a minha célula, meus discípulos  meus talentos, meus recursos, porém preciso ser grato a ele por cada uma dessas coisas, entregar todas elas em suas mãos. Pois a multiplicação vem dele, só ele pode multiplicar  É sobrenatural! O meu trabalho é só entregar aquilo que já tenho, em suas mãos.

Oração: Pai, eu sei do teu grande poder, sei que tudo aquilo que preciso para cumprir o teu propósito na minha vida já me foi dado. Mas só o Senhor tem o poder de multiplicar, por isso te entrego a minha célula, os meus discípulos, os meus talentos, os meus recursos em suas mãos. Multiplica-me! Amém

Agora posso testemunhar! - David San Martín

21/02/13

Texto: Marcos 7:36 - Jesus ordenou-lhes que não o contassem a ninguém  Contudo, quanto mais ele os proibia, mas eles falavam.

Observação: Por diversas vezes nos evangelhos vejo o Senhor Jesus realizando milagres, curando libertando e salvando as vidas. E muitas dessas vezes vejo ele proibindo as pessoas de testificar publicamente sobre a obra que ele fazia em suas vidas. E percebo que elas nunca o obedeciam(pois ele ordenava para não testemunhar), antes logo que saía da presença de Jesus ia por toda cidade proclamar o que ele havia feito. Hoje temos outra ordem do Senhor: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E engraçado é que muitos não obedecem, preferem ficar indiferentes diante da grande obra que o Senhor fez em suas vidas, e até ficariam felizes se Jesus os proibissem de falar como naquela época. Aqueles que receberam os milagres de Jesus, não podiam testemunhar publicamente aquela época, mas hoje podemos! Mesmo não podendo eles testemunhavam, e nós?

Prática: O Senhor Jesus transformou a minha vida, me salvou! E como seu discípulo tenho uma ordem, um privilégio de ir e anunciar as suas boas novas ao mundo. Me alegro em ver muitas das pessoas que recebiam  os milagres de Jesus, que não podiam ir testemunhar, mas mesmo assim testemunhavam, e eu posso hoje anunciar, quanto privilégio esse! Sou encorajado hoje a testemunhar daquilo que Deus fez em minha vida, à outras pessoas, para que seja gerada a fé que salva no coração delas.

Oração: Pai celestial, dá-me a graça e prazer de testemunhar da tua obra em minha vida a outras pessoas, em nome de Jesus, amém.

As duas vias do discipulado - David San Martín

20/02/13

Texto: Marcos 6:7 - Chamando os Doze para junto de si, enviou-os de dois em dois e deu-lhes autoridades sobre os espíritos imundos.

Observação: Jesus foi um profeta sem honra na sua própria cidade. Mas uma coisa que me chama atenção, é essa passagem que fala que Jesus chamou os seus doze discípulos para junto de si... VIRGULA.... E depois os enviou de dois em dois, dando lhes autoridade sobre os espíritos imundos. Essa virgula fala do tempo de investimento de Jesus na vida de seus discípulos quando os chamou para junto de si. Não se sabe exatamente quanto tempo após chamar os doze, que Jesus os enviou. Mas uma coisa é certa, ele investiu tempo neles, chamando para junto de si, e eles estavam junto de Jesus, de manha, a tarde e a noite. Para enviar os discípulos  precisa antes chamá-los para junto de si, para que eles tenham autoridade, precisa antes chamá-los para junto de si.

Prática: O discipulado ocorre em duas vias> chamar para junto de si, e depois enviar. Já fui chamado para estar junto de um discipulador, um pai espiritual, e agora fui enviado, e a glória a Deus continuo sendo chamado para estar junto no discipulado. Como porém tenho caminhado nessas duas vias com os meus liderados e discípulos  Tenho chamado eles para junto de mim? Eu preciso fazer isso, me dispor para investir tempo na vida deles, para que o caráter e vida de Deus que há em mim esteja na vida deles. Preciso desejar estar juntos deles. Não posso quebrar o processo, querer envia-los sem que antes os tenha chamado para estar junto. Tenho que cumprir o processo a qual fui gerado.

Oração:Pai, faz de mim não apenas um discípulo  mas um discipulador que caminha nas duas vias do discipulado. Que eu venha investir tempo com os meus discípulos, e também envia-los. Em nome de Jesus. Amém.

Deus é Soberano em tudo que faz. E ponto! - Alessandra Leite

Texto: Números 23:5;12 - 5 Então o senhor pôs uma palavra na boca de Balaão, e disse: Volta para Balaque, e assim falarás. 12 E ele respondeu: Porventura não terei cuidado de falar o que o Senhor me puser na boca?
Números 24: 2;13 -  2 E, levantando Balaão os olhos, viu a Israel que se achava acampado segundo as suas tribos; e veio sobre ele o Espírito de Deus. 13 Ainda que Balaque me quisesse dar a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do Senhor, para fazer, de mim mesmo, o bem ou o mal; o que o Senhor falar, isso falarei eu.

Observação: Algo bastante curioso acontece nessas passagens, mas também, muito esclarecedor. Muitos de nós acabamos, por vezes, desacreditando que Deus pode usar determinadas pessoas, sejam elas, cristãos ou não, para proferir Suas palavras e orientações. Balaão era um adivinho que foi chamado pelo rei Balaque para amaldiçoar o povo de Deus. No entanto, ele acaba sendo usado por Deus que “põe palavras em sua boca” para abençoar Israel (v.5). O próprio Balaão reconhece o poder e soberania de Deus, quando no v.12 teme ao Senhor reconhecendo que seu papel ali era o de simplesmente reproduzir aquilo que Deus colocara em sua boca. É interessante observar que no capítulo 24, momento em que Balaão abençoa Israel pela terceira vez, ele se convence da vontade de Deus e, dispensando a magia, passa a ter uma experiência mais profunda, profetizando pelo poder do Espírito de Deus (v.1-2). Mesmo sendo ímpio, Deus soberanamente o usa convertendo o mal em bem, convertendo maldição em bênção.

Prática: Nós cristãos, não podemos perder de vista essa soberania de Deus. Nada e nem ninguém pode ir contra os desígnios do Senhor. Vemos neste trecho que até um ímpio reconheceu tal poder, então, por que nós cristãos, que temos provas, que presenciamos em nossas vidas Deus fazendo o impossível, acabamos desacreditando que o Senhor usa quem Ele quiser? Ninguém é capaz de fazer com que Deus não cumpra Suas promessas, como está escrito em 23:19: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?”

Oração: Senhor meu Deus, meu querido Pai! Perdoa-me, se por vezes desacreditei que era o Senhor falando através da boca de um ímpio ou de algum falso profeta. Conceda-me, ó Pai, o discernimento necessário para que eu tenha esse entendimento de quando é o Senhor que está falando e quando não é. Não é fácil para nós pecadores discernirmos quando é Satanás tentando nos ludibriar, ou quando é o Senhor nos alertando, cuidando de nós. Mas doutrine o meu coração a ouvir a Sua voz, afinal, meu coração bate somente por Ti. Te louvarei para todo o sempre. Em nome de Jesus. Amém. Seu Nome Alessandra Leite

Fé que toca o manto! - David San Martín

19/02/13

Texto: Marcos 5:30 - No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou:"Quem tocou em meu manto?"

Observação: Jesus estava a caminho da casa de Jairo(um dirigente da sinagoga) pois a sua filha estava enferma. E no caminho a multidão estava comprimindo Jesus, quando alguém toca de uma forma que o Senhor sente sair poder de si. Era uma mulher que sofria com um fluxo de sangue fazia doze anos, fazendo com que ela gastasse todos os seus recursos nos médicos. Ela propôs em seu coração que se ela tocasse apenas no manto de Jesus ela seria curada. Essa fé do seu coração fez, com que ela fosse curada. Não precisa de muito para experimentar o poder de Deus, apenas fé, e atitude de enfrentar a multidão e tocar o manto do Senhor.

Prática: Quantos desafios e lutas tenho enfrentado nesses dias, crises interiores, pressões que põe a prova os alvos que o Senhor tem me dado para esse ano. E quantos vezes me sinto enfraquecido de romper as barreiras da multidão(crises, impossibilidades...) e tocar o manto do Senhor Jesus, para receber do seu poder em minha vida. Preciso dessa fé inabalável no Senhor, e nas suas promessas, fé de que estou aliançado com ele., e a graça dele me basta. Com essa fé, romperei os limites da multidão e tocarei o manto. E o poder do Senhor me visitará  E só com esse poder é possível prosseguir diante dos desafios e impossibilidades que me cercam.

Oração: Senhor Jesus, meu Rei, Senhor e Salvador. Me dê dessa fé inabalável no Senhor e nas suas promessas, que me leva a um clamor a ti, liberando o teu poder em minha vida Jesus. Amém.

"Contra Mim Não Há Encantamento"- Pra. Mira Soares



Texto: (Números 23:22-23)
"Deus os está trazendo do Egito; eles têm a força do boi selvagem.  Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito! ’"

Observação: Tanto no capítulo 23 como no 24:8, vemos Balaão profetizando a mesma palavra. O povo de Deus é guiado pelo próprio Deus, e nada nem ninguém pode intentar contra ele. Apesar de toda a insistência e proposta de riqueza do rei Balaque a Balaão para que  amaldiçoasse Israel, não foi possível que isso acontecesse, uma vez que o Senhor era com aquele povo. O fato de Deus estar com eles e ser o seu Deus, fazia deles um povo temido, respeitado pelos inimigos, forte como o boi selvagem e protegido de toda e qualquer maldição e encantamento.

Prática: Fico maravilhada ao ver a maneira como Deus trabalha em prol do seu povo; como se preocupa com ele, como o protege e honra. Apesar de todos os desvios, pecados, rebeldia do povo de Israel contra Deus, Ele continua amando, perdoando e conduzindo o mesmo à terra prometida. Porém, não podemos também esquecer que o Senhor disciplinou, puniu, e até exterminou aqueles que se rebelaram contra Ele, contra sua ordenanças e contra a liderança de Moisés. Somos o Israel de Deus hoje, e o Senhor continua nos protegendo, amando, e nos dando da Sua força, autoridade e poder, enquanto nos dirige e leva em direção à Canaã celestial. Nesta caminhada tenho experimentado o quanto Deus é bom, fiel e justo. Tenho sido corrigida e disciplinada com amor pelo Pai celestial quando erro, porém, Ele me abraça e protege o tempo todo. Sei com toda a certeza que faço parte de uma nação santa e escolhida, que o maligno não pode me tocar, e nenhuma praga ou encantamento poderá me atingir...Quero ouvir muitos que tem visto a mão de Deus sobre mim, dizerem: "Vejam o que Deus tem feito!". Aleluia!!

Oração : Querido Pai celestial, como sou grata a Ti por pertencer ao povo escolhido, àqueles que vão herdar a pátria celestial. Tenho visto os Teus milagres ao longo dessa caminhada, o quanto o Senhor me tem protegido  livrado do mal; o quanto tenho aprendido através da disciplina a qual muitas vezes me submeteu; o quanto tenho bebido de Tuas águas e me alimentado do Pão que é a Tua Palavra. Continue me dando a força do boi selvagem para que eu possa trabalhar com afinco em Tua obra, e me guardando de todo encantamento que enviarem contra mim, em nome de Jesus, amém!!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Semeador visionário, conhece a semente - David San Martín

Dia 18/02/2013

Texto: Marcos 4:3,14: Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. "O que semeia, semeia a palavra.

Observação: Jesus conta a multidão que o seguia, parábola do semeador. O semeador, saiu a semear, e semeou em diversos terrenos, terrenos pedregosos, espinhosos, a beira do caminho, e em terra férteis. O que levava o semeador a semear em tudo quanto é lugar? Talvez ele era um semeador inexperiente? Ou insensato, imprudente(pois semeou em lugares aonde a probabilidade de frutificar eram minimas)? Podia chamá-lo de negligente de desatento ou negligente, mas vou chamá-lo de "Semeador Visionário", e "Semeador cheio de fé". Esse semeador, semeia a palavra de Deus! Ou seja, uma semente poderosa, não qualquer semente. Semente essa, que não volta vazia, mas em todo terreno que cai, cumpre o proposito a qual foi semeada(Is 55:11); uma semente poderosa de discernir as intenções do coração dividindo a alma do espirito, pois é mais penetrante do que espada de dois gumes(Hb. 4:12); semente que cura todo tipo de solo(Salmos 107:20; semente que é o alimento ideal para os solos carentes; semente eterna!(Mc 13.31); uma semente que limpa(Jo 15:3). Semente essa poderosa para transformar corações de pedras em corações de carne. capaz de transformar terrenos condenados em terrenos frutíferos.

Prática:  O semeador que saiu a semear, de fato conhecia a semente e o seu poder. Sou a favor de arar o terreno antes de plantar, é o mais eficaz, mas até isso se faz com a semente. Sou tocado hoje a ser um semeador visionário, que semeia em todos os terrenos, em todas as oportunidades, ter o plano A,B,C,D... enfim, quantos necessários, tenho que semear aonde tiver terreno, aonde tiver coração. O poder da frutificação não está no terreno, nem no semeador(claro, isso ajuda!), mas o poder está na semente, e essa semente é a a palavra de Deus. Preciso evangelizar e ter expectativas de colheitas, em todos os lugares que o Senhor tem me colocado.

Oração: Pai celestial, faz de mim um semeador visionário que sai a semear e conhece a semente, e crê no poder dela. Pai, que assim possa frutificar de acordo com a tua vontade. Amém!