terça-feira, 25 de junho de 2013

"A Salvação e A Cura Só Vem Com Humilhação." - Pra. Mira Soares


Texto : (Atos 28:26-27)- "Vá a este povo e diga:'Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter- se, e eu os curaria’."

Observação: O apóstolo Paulo de forma comprometida e enfática pregava o evangelho, anunciava a Palavra, e procurava lembrar aos judeus a promessa do Messias, provando através das Escrituras que Jesus era o Cristo, prometido por Deus. Porém, como muitos não creram e se voltaram contra ele,  Paulo então, faz uso da profecia de Isaías (Is.6:9,10), aplicando-a àqueles homens naquele momento. A atitude deles, apesar de estarem sendo instruídos na Lei de Deus, foi de preferir ignorar as palavras de Paulo, endurecendo o seu coração, rejeitando a verdade e deixando assim de serem salvos e curados.

Prática: Temos visto tantos crentes assim hoje, que apesar de estarem ouvindo a pregação e o ensino da Palavra, preferem deliberadamente seguir suas próprias razões e vontade. Isso os deixa cada vez mais insensíveis à voz do Espírito Santo, cruéis, insensíveis, carnais e rebeldes, a ponto de quererem (como aqueles judeus), dar fim aos que ministram a verdade. Eles não suportam a sã doutrina e querem ouvir somente aquilo que lhes convém, deixando de ser curados, viver uma vida plena e feliz em obediência ao Senhor. Quero como o grande apóstolo, que morreu pela causa do evangelho, não me intimidar diante dessas pessoas e suas ofensas, mas continuar pregando a genuína Palavra de Deus, pois conheço Aquele que me chamou, a seriedade do trabalho que me incumbiu, do qual prestarei contas a Ele naquele dia...

Oração : Pai celestial, ajude-me a ministrar a Tua palavra com sinceridade e ousadia. Não me deixe intimidar com a reação daqueles que rejeitam os Teus ensinos, e já estão com seus corações e mentes cauterizados. Sei que o Senhor não me deu espírito de covardia, mas de coragem, amor e equilíbrio, conforme Paulo diz em 1Tm. 1:7.  Quero agradar o Teu coração cumprindo o meu chamado, pedindo que o Teu Espírito Santo convença os corações do pecado, da justiça e do juízo, em nome de Jesus! Amém.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Coragem! Pr Marinho Soares


Texto: Atos 23:11
Na noite seguinte o Senhor, pondo- se ao lado dele, disse:“Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma”.

Obs. A palavra coragem é basicamente um sinônimo da palavra fé. Paulo precisava de encorajamento. Ele precisava ter muita coragem e confiança. Pois, o ministério que o Senhor tinha para ele envolvia os dois grandes centros do mundo para sua época: Jerusalém e Roma. Vemos aqui a estratégia divina com este homem, pois se o evangelho alcançasse nestes dois centros, alcançaria o mundo todo. Para isto acontecer, Paulo ainda enfrentaria muito sofrimento. Ele precisava de muita coragem/fé!

Prática: Sei que as perseguições que enfrento não são nem sombras das vividas por Paulo. Mas há dias de lutas com gigantes que insistem em me afrontar: o pecado, o mundo e o diabo. Eles continuam a se opor, a bloquear a visão e a obra que Deus tem para realizar em mim e através de mim. Preciso ouvir: CORAGEM muitas vezes ao dia.

Oração: Senhor, ponha-se ao meu lado mais uma vez e me diga: Coragem! Amém!

sábado, 22 de junho de 2013


Estou Pronto? Pr Marinho Soares

Texto: Atos 21:13
Então Paulo respondeu:“Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.

Obs. Mais uma vez sou desafiado pela renuncia e abnegação de Paulo. Ele aqui, depois de vários irmãos terem lhe alertado e um profeta veementemente profetizado, sobre prisões, acoites e risco de morte, Paulo se coloca dizendo: ESTOU PRONTO! Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus! Que convicção! Que fé! Que atitude. E ele vai nesta direção sem medo e sem duvida.

Prática: Estou pronto? Estou pronto para ser amarrado, e se necessario for, morrer pelo nome do Senhor Jesus? Confesso que às vezes uma calunia ou maledicência já me deixa chateado, imagina açoites, prisões e morte! Preciso amadurecer! Preciso avançar na minha fé. Preciso ganhar convicção de que minha entrega a Cristo e ao ministério de Cristo, poderá me custar a própria vida!

Oração: Senhor nunca estive ameaçado no nível que Paulo esteve. Já tive traições e frustrações na caminhada do ministério que me marcaram de maneira profunda. Te peço, em nome de Jesus, que por misericórdia, guarde o meu coração de deixar qualquer coisa me afastar de Ti e do teu chamado para minha vida. Amém!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um Ministerio Totalmente Consagrado! Marinho Soares, Pr


Texto: Atos 20:24
Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão- somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.
Atos 20:35 - Em tudo o que fiz, mostrei- lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse:‘Há maior felicidade em dar do que em receber’”.

Obs. Paulo tem um profundo compromisso com o chamado de Deus para sua vida. Ele tinha uma consciência clara do ministério que Jesus lhe confiara, TESTEMUNHAR DO EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS. Era profundamente focado. Não se desviava. Não considerava nem a sua vida por preciosa. Pelo contrario, a sua vida era a corrida do seu ministério. Era TOTALMENTE CONSAGRADO! Ele também era um exemplo. Ajudava os fracos e sabia que era melhor dar do que receber. Isto lhe trazia felicidade.

Prática: Varias vezes me encontro neste dilema: minha vida ou ministério? Qual é mais precioso? Qual tem a prioridade? Com que intensidade respondo ao chamado de Deus para comigo? Ele é mais importante que minha vida? Que minha família? Do que meus desejos? Como tenho tratado os mais fracos? Com amor, suporte e doação? Sou feliz em mais dar que receber? Preciso responder a estas perguntas com sinceridade. 

Oração: Senhor, quero dizer sim a estas perguntas. Quero pratica-las. Me auxilie em nome de Jesus. Amém

A Cia de Paulo! Marinho Soares, Pr


Texto: Atos 20:4-5
"sendo acompanhado por Sópatro, filho de Pirro, de Beréia; Aristarco e Secundo, de Tessalônica; Gaio, de Derbe; e Timóteo, além de Tíquico e Trófimo, da província da Ásia. Esses homens foram adiante e nos esperaram em Trôade."

Obs. Paulo, além das muitas qualidades de pregador, apologista e evangelista, era um poderoso homem de equipe. Onde ia sempre tinha duas ou mais pessoas com ele. Aqui, o time de Paulo, conta com sete homens. Era um G7. Um maravilhoso grupo que se reuniam, andavam juntos, aventuravam pelo reino nas estradas das missões do primeiro século. Desbravaram e implantaram igrejas. Foram pastores e formaram novos pastores. Era uma riqueza de salvação, curas e milagres. Tudo isto acompanhado de severas perseguições, choro e muito trabalho!

Prática: Como sonho com companheiros assim disponíveis para caminharmos juntos. Eles não eram presos a nada. Nem ao dinheiro, a família ou qualquer outra coisa. Era incrível a entrega e disponibilidade deles. Paulo e alguns outros trabalhavam, especialmente fazendo tendas (casas) para se manterem e serem livres. Sei que Deus me dará isto. Oro e sonho por ter pelo menos dez companheiros como Paulo tinha aqui. Na verdade em toda a vida de Paulo ele teve mais de cinqüenta destes homens com ele. Sonho com dez na igreja local, uns trinta no concilio regional e mais uns quinze na companhia do Mapi. 

Oração: Senhor me ajude a receber de ti, a nutrir estes relacionamentos que sonho. Da-me recursos para mante-los. Preciso de uma graça maior, pois sou casado e me divido entre a tua obra e a esposa. Me ajude nisto, em nome de Jesus. Amem.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

QUANDO A ADMOESTAÇÃO É NECESSÁRIA - Pr. Gedimar de Araújo


TEXTO: I Coríntios 4.14 - BV
Não lhes estou escrevendo sobre estas coisas para envergonhá-los, mas para advertir e aconselhá-los como a filhos queridos.

OBSERVAÇÃO:
“Paulo está pegando pesado!”, diriam alguns. “É isso mesmo, tem que usar a vara”, falariam os que gostam de bater. O ministério pastoral deve ser exercido da mesma maneira como um pai cuida de um filho. É assim que Paulo está se colocando. Nisto fica evidente algumas coisas:
1.
Sua convicção do seu papelApesar das críticas que vinha recebendo, Paulo não deixou de cumprir seu papel, muito embora eles o tenham colocado no banco dos réus – v.1-5.
2.
Sua percepção da necessidadePaulo percebeu um grande desvio de caráter de algumas pessoas quanto ao orgulho e arrogância. Elas estavam se colocando em posição superior, inferiorizando ao próprio Paulo (v.6-13).
3.
Seu amor incondicional. Sua responsabilidade de pai espiritual fazia com que ele advertisse com palavras duras, movidos pelo amor que tinha por eles (v.14-15).
4.
Sua orientação e propostaSeu exemplo e seu ensino da verdade precisavam ser seguidos. Ele estava enviando Timóteo para ajudá-los no processo de correção (v.16-17).
5.
Seu método de ensino. Paulo usava o método benefício ou consequência. Se escolhessem obedecer haveria benefícios, se escolhessem desobedecer haveria consequências. Paulo demonstrou muita firmeza em corrigir e admoestar (v.18-21).

APLICAÇÃO:
Sei que preciso ser mais firme quanto a corrigir e admoestar os insubmissos. Sei que tenho dificuldade de falar duro e confrontar os erros. Esta atitude faz com que as pessoas pensem que eu não estou me importando.
Sei que tenho meu papel de “pai espiritual” e que a paternidade envolve responsabilidade de orientar, corrigir, admoestar, apontar o caminho do concerto, e apontar as consequências da escolha de obedecer ou não.
Sei que tenho crescido, mas preciso avançar ainda mais. Sei que amor e correção são dois lados da mesma moeda.

ORAÇÃO:
Senhor. Ajuda-me a seu um verdadeiro pai espiritual para aqueles que eu tenho responsabilidade de cuidar.

As Gerações de Deus Através de Mim! Marinho Soares Pr


Texto: 2 Timóteo 2:1-2
 Portanto, você, meu filho, fortifique- se na graça que há em Cristo Jesus. E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie- as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.

Obs. Confie- as:
παρατιθημι paratithemi: v 1) colocar ao lado ou próximo ou diante 1a) comida, i. e., comida colocada sobre uma mesa (alimentar ao outro) 1b) colocar- se diante de (alguém) em ensino 1c) partir (de si mesmo), explicar 2) colocar (de si mesmo ou para si mesmo) nas mãos de outro 2a) depositar 2b) confiar, entregar aos cuidados de alguém.

Prática: Deus me chamou para discipular pessoas (Mt.28:19-20). Para gerar vidas Nele, através de mim. Sou um canal. Sou um discipulador mestre. Preciso cuidar, amar e adestrar (colocar à minha direita) os discipulos que Ele me tem dado. Preciso investir seriamente neles para que também tenham as suas gerações. Hoje posso ver mais claramente como funciona este ensino em minha vida. Recebo de Jesus através de meus discipuladores: 
1. David Kornfield e Cristian Gimenez (Paulo para Timóteo)
2. Marinho (Timóteo)
3. Pastores e Supervisores (Homens fiéis)
4. Lideres (Outros)
5. Lideres em treinamento (outros)
6. Membros e novos convertidos (outros)

Oração: Senhor me dê graças para que eu seja encontrado fiel em ser um discipulador. Que eu seja um homem fiel, pois tenho recebido através de excelentes fontes. Em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Título: "Obedecendo Àquele Que Vê O Que Eu Não Vejo" - Pra. Mira Soares

Texto: (Atos 18:9-10)
"Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão:'Não tenha medo, continue falando e não fique calado, pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade'."

Observação: O apóstolo Paulo estava sofrendo oposição e afrontas na cidade de Corinto; porém, o Senhor o encorajou dizendo para não desistir e continuar pregando, pois havia muitas pessoas alí que pertenciam a Deus. Ao obedecer e permanecer em Corinto, Paulo ganhou muitos para o Senhor Jesus, foi estabelecida uma igreja forte, que o motivou posteriormente a escrever duas de suas cartas com ensinos profundos, que nos abençoam até hoje: 1 e 2 Coríntios.

Prática: Precisamos ouvir o Senhor sempre quanto ao que, onde, como e quando fazer. Certa ocasião, eu decidi sair de Cuiabá e voltar para São Paulo, minha cidade de origem, num momento de dor e frustração. Porém, ao chegar lá, o Senhor me disse para voltar, que Ele havia me trazido e tinha para mim uma grande obra neste lugar. Obedeci sem entender, e hoje vejo claramente o que o Senhor planejava. Recebi duas grandes bênçãos do Senhor, que foram o meu casamento com Marinho e o meu chamado pastoral; vejo quantas pessoas foram salvas, transformadas, e chamadas para se tornarem obreiros do Senhor Jesus ao longo do nosso trabalho nesses últimos vinte anos. Quantas igrejas o Senhor abriu, quantos milagres e maravilhas pudemos experimentar, e quantas pessoas o Senhor ainda tem nesta cidade e região...

Oração: Querido Pai celestial, só o Senhor é Onisciente e pode ver quantas almas ainda há para serem ganhas para Ti. Preciso estar atenta à Tua voz e orientação, a fim de poder cumprir o Teu chamado de forma plena e eficaz, não fazendo a minha vontade, mas a Tua que é boa, perfeita e agradável. Quero estar em sintonia com o Teu Santo Espírito como estavam Paulo, Barnabé, Silas, e demais irmãos da igreja primitiva, na missão de levar o evangelho onde quer que fossem enviados. Quero ser uma filha que serve no lugar certo, na hora certa, pelos motivos certos, em nome de Jesus, o meu Salvador, Amém!!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Por Favor, meu Habeas Corpus! Pr Marinho Soares


Texto: Atos 16:22-25
A multidão ajuntou- se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados. Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá- los com cuidado. Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.

Obs. Estou profundamente constrangido com a atitude de Paulo e Silas. Haviam acabado de pregar o evangelho, expulsado um espirito de adivinhação, libertando uma escrava e recebem como "paga" um surra nus na praça da cidade, seguida de prisão com algemas e troncos. Eles ficaram severamente feridos! Que atitude tomaram? Chamaram os advogados da igreja para tira-los da prisão? Articularam com políticos ou outras pessoas de influencia? NÃO, não! Simplesmente oravam e cantavam hinos a Deus sem parar. Por volta da meia-noite, imaginando que eles dormiam muito cedo, já fazia horas de adoração, um terremoto causa a libertação de todos. O carcereiro e sua casa foram salvos e em seguida batizados. Com Paulo e Silas? Suas prisões foram relaxadas pela manhã!

Prática: hoje me deparei com um irmão que está sofrendo algumas perseguições em seu serviço. Ele já havia procurado irmãos para orar com ele (boa atitude), consultado advogados e até mesmo estava acionando um conhecido que é delegado. Tudo por causa de uma calunia que ainda nem se concretizou. Fiquei pensando como estamos sensíveis. Qualquer coisa já estamos apelando. E comigo? Estou com o mesmo nível de sensibilidade? Estou disposto a sofrer o dano por causa do nome de Cristo? Estou disposto a pagar o preço de ser testemunha fiel? 

Oração: Senhor, obrigado por me constranger com a renuncia poderosa de Paulo e Silas a qualquer justiça própria. A qualquer desejo de reivindicar alguma coisa para si mesmo. Que eu aprenda. Que eu seja assim. Pois sei que o tamanho da minha renuncia, será o tamanho da minha benção. Amém!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Lutando com os Partidos na Igreja! Marinho Soares, Pr


Texto: Atos 11:2-3
Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram do partido dos circuncisos o criticavam, dizendo: “Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles”.

Obs. Esta coisa de "partido" dentro das igrejas vem desde a igreja primitiva. Vemos que em Jerusalém, quando Pedro o principal dos apóstolos prega aos gentios, é severamente confrontado por um grupo conservador. Me alegra ver a maneira sabia como eles trataram este conflito. A humildade de Pedro em contar com paciência todo o ocorrido e a alegria dos irmãos, que mesmo sendo partidários da circuncisão, naquele momento, cederam aos argumentos de Pedro. Ele usou da revelação de Deus e prática desta revelação. Ele também tinha testemunhas, pois foi com seis irmãos à casa de Cornélio.

Prática: Tenho buscado graça e habilidade em tratar de "partidos" dentro da igreja local e geral. Não é algo fácil. Não existem receitas prontas. Mas tenho procurado aplicar alguns princípios com bons resultados. Aqui com Pedro e os irmãos de Jerusalém aprendo: paciência, amor e espirito ensinável. Três coisas que me ajudam a lutar com os partidos atuais. Preciso usar mais a revelação da Palavra e o testemunho do que Deus está realizando. "Contra fatos, não há argumentos!"

Oração: Senhor! Muito obrigado pelos últimos seis anos, pois obtenho vivido sem partidos dentro da igreja que pastoreio. Que ela permaneça assim, em nome de Jesus. Amém!

MEU NOME ESTÁ NO SPC - Pr. Gedimar de Araújo


TEXTO: Romanos 138  NTLH
Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei.

OBSERVAÇÃO:
Romanos treze é uma cartilha do comportamento adequado. Mostra que devemos ter uma vida correta:
1.
Em relação ao governo – Sendo-lhe submisso, pagando os impostos, vivendo de acordo com as leis do país, fazendo o que é certo. Pois toda autoridade é estabelecida por Deus (v.1-7).
2.
Em relação ao próximo – Amando de forma prática, não fazendo mal ao meu próximo, e o amando como amo a mim mesmo. Pois toda a lei se resume no amor ao próximo (v.8-10).
3.
Em relação ao Senhor – Sabendo que o tempo da sua vinda está próxima, despertando do sono espiritual, deixando as obras das trevas e me revestindo das obras da luz, sendo honesto e verdadeiro em tudo que fizer. Pois toda a nossa conduta haverá de ser julgada (v.11-14).
Estas três áreas da vida são importantes e complementares.

APLICAÇÃO:
Ao ler Romanos 13.8, me perguntei: A quem eu estou devendo? Não estou devendo dinheiro a ninguém (até onde posso me lembrar!), mas a quem eu estou devendo amor?
Fiquei com uma sensação de dívida com os discípulos que caminham comigo. Sei que não tenho demonstrado na prática o quanto eu os amo. Também fiquei lembrando que não tenho dedicado tempo para minha mãe e sei que ela gosta de ter tempo com os filhos. Também estou bem ausente da vida dos meus filhos, sem conseguir investir profundamente em suas vidas.
Meu Deus. Tenho recebido amor de tantas pessoas, minha dívida com algumas delas é impagável.

ORAÇÃO:
Senhor, dá-me a consciência do devedor que sou em relação à pessoas que tem tornado minha vida melhor pelo fato delas me amarem. Ajuda-me a expressar todo meu amor por elas.


Oferta e Oração, Trazem o Mover de Deus! Marinho Soares, Pr


Texto: Atos 10:2
Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus.

Obs. Um homem chamado Cornélio, comandante do exercito romano com 100 soldados aos seus cuidados, tinha algumas características que proporcionaram o mover de Deus entre os gentios. É o primeiro grupo de não judeus a se converter. Ofertas (esmolas) e orações de Cornélio foram responsáveis por esta benção que me alcança hoje - um gentio. Por causa de quem? Cornelio. Ele dava muitas ofertas e orava continuamente. São obras práticas que tocam o coração de Deus.

Prática: Preciso melhorar tanto nas orações como nas ofertas. Oro, mas não o suficiente. Oferto, mas não tudo o que poderia fazer. A palavra traz dois adjetivos que me tocam profundamente: muitas ofertas e continuamente orava a Deus. Preciso mudar: muitas e continuamente. 

Oração: Senhor me dê abundante graça para poder avançar muito mais. Sei que tem um mover de Deus em minha vida e ministério. Sei que o Senhor pode desencadear muito mais poder e unção. Por isso me ajude com estas duas obras de maneira abundante em minha prática: ofertas e orações!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

" A Oferta Que Deus Considera Memorial "- Pra. Mira Soares



Texto : (Atos 10:4)
Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou:“Que é, Senhor?”
O anjo respondeu:“Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus". 

Observação: Cornélio era um homem especial, temente a Deus e generoso. O texto não diz que ele realizou grandes obras por isso chamou a atenção de Deus, mas que foram suas orações e esmolas que o Senhor aceitou como oferta que ficaria para sempre diante d'Ele. O Senhor conhecia o coração de Cornélio, e sabia que se ele conhecesse Jesus, seria um discípulo íntegro e frutífero, uma vez que apesar de ainda não ter recebido as boas novas do evangelho, já havia levado toda sua família a ser piedosa e temente ao Senhor, conforme o v.2 desse mesmo capítulo.

Prática : O que o Senhor deixa muito claro neste capítulo, é o quanto Ele ouve as orações, olha para nossas atitudes e se importa conosco. Deus sabia do que Cornélio precisava, embora nem ele mesmo soubesse. O que importava é que Cornélio amava a Deus e como resultado disso amava as pessoas, era generoso, via suas necessidades e as socorria. Isso fez toda a diferença, a ponto de o Senhor enviar Pedro exclusivamente para levar a mensagem de Jesus a ele e sua família. Preciso orar "continuamente" como Cornélio orava, e não deixar que o fazer, o ativismo, tome meu tempo de tal forma, que eu não enxergue as necessidades de meus irmãos e das pessoas ao meu redor. Quero aprender com este homem de Deus a tocar o coração do Pai com minhas orações sinceras e um coração generoso. 

Oração: Querido Pai celestial, quantas vezes me envolvo com as atividades na seara, deixando de priorizar o tempo de oração. Preciso orar muito mais do que tenho orado, e também olhar com maior atenção as pessoas ao meu redor, percebendo e me importando com suas as necessidades. Peço-lhe que me ajude a cada dia ser mais generosa e piedosa, tomando como exemplo Seu servo Cornélio,  agradando dessa forma o Seu coração, e entregando ao Senhor uma oferta que seja memorial...Tudo isso eu peço em nome do Seu filho Jesus, amém!! 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sinais de uma Igreja Saudável! - Pr Marinho Soares


Texto: Atos 9:31
A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Obs. Vejo que nestes capítulos de Atos (6-9), muitas aventuras e experiências foram vividas pela igreja primitiva (pioneira). Diáconos trabalhando como apóstolos, sinais e maravilhas acontecendo e por fim o grande perseguidor tornando-se em perseguido. Saulo recebe de Deus uma missão poderosa após sua conversão: "Mas o Senhor disse a Ananias:“Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel." (Atos 9:15), neste tempo a igreja desenvolveu algumas características preciosas:
A. Tinha paz
B. Alcançou as três grandes regiões de Israel (Judéia, Galiléia e Samaria)
C. Era edificada
D. Encorajada pelo Espirito
E. Crescia em número
F. Vivia no temor do Senhor

Prática: Minha vid tem sido dedicada a isto desde minha conversão aos 15 anos. Já se vão 30 anos de caminhada com Jesus, amando e me apaixonando cada vez mais pela igreja de Jesus. Não esta igreja que muitos estão pintando hoje, caracterizada por apatia, rebeldia, mundanismo, carnalidade e outras dificuldades. Mas sim a igreja de Cristo. A noiva pura, embranquecida, adornada para o encontro com o noivo. Vejo as características de saúde na igreja do Senhor: pacificadora, missionaria, discipuladora, cheia do Espirito, evangelizadora e temente. Coisa linda! Que o Senhor me dê graça maior para viver isto a cada dia.

Oração: Louvado seja o Teu nome que fala comigo mais uma vez sobre as marcas da igreja saudável. Que o Senhor me ajude a buscar estes sinais em minha vida e ministério sempre. Amém!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Ouça o Espirito, Viva no Espirito! - Pr Marinho Soares


Texto: Atos 8:29
E o Espírito disse a Filipe:“Aproxime- se dessa carruagem e acompanhe- a”.

Obs. Filipe me impressiona pela disponibilidade e graça para evangelizar. Era um diácono com dom apostólico. Ao chegar em Samaria rapidamente manifestou os dons que o Espirito havia depositado nele. Pregava, curava os enfermos, expulsava os demônios e batizava homens e mulheres. Interessante observar que ele era cheio do Espirito, ouvia o Espirito, manifestava o Espirito, as pessoas recebiam o Espirito. Toda a obra era feita pelo Espirito. A manifestação do Espirito era tão forte que aparentava magia, por isso um mago convertido, chamado Simão, desejou comprar desta autoridade. Não a recebeu e foi repreendido. Ela é dada de graça pelo Espirito, àqueles que buscarem.

Prática: Um dos maiores desafios de minha vida é viver no Espirito. É ouvir o Espirito. A palavra forte que me vem ao coração hoje é: "...Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne." (Gálatas 5:16) Vejo que durante muitos anos lutei contra minha própria carne e com minhas próprias forças. Mas o Senhor esta me dizendo viva no Espirito. Então o meu esforço maior é para viver no Espirito. O que procuro são oportunidades diárias de viver no Espirito. Quero ser cotidianamente espiritual!

Oração: Senhor me comprometo a viver no Espirito, a ouvir ao Espirito e buscar somente o Espirito. Sei que se assim o fizer, minha carne estará morta e subjugada. Amém!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Rosto de Anjo - Pr Marinho Soares


Texto: Atos 6:15
Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo.

Obs. Estevão é conhecido como o primeiro mártir da igreja. O primeiro, de muitos discipulos, que viriam morrer de forma sacrificial. Ele abriu caminho. Sua ousadia e intrepidez me inspira. Ele é descrito no verso 8 como um homem cheio da graça e do poder de Deus que realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo. Agora ele tinha uma característica que até os farizeus e os lideres das sinagogas dos judeus, que eram cegos e obtusos espiritualmente puderam enxergar: rosto de anjo. Expressão angelical. Uma expressão de dignidade e honra. 

Prática: Não sei se algum dia o meu rosto "resplandeceu" como o de Estevão. Imagino que para isto acontecer preciso ter características parecidas às dele. Ousadia, poder, graça, sabedoria, unção poderosa do Espirito, profecia e conhecimento profundo da Bíblia (AT), eram características imanentes neste discípulo de Cristo. Rosto de anjo, Jesus presente, Deus encarnado, Espirito vivido. Eu preciso trazer o céu para a terra e ser visto com rosto de anjo!

Oração: Senhor, peço misericórdia e graça, para viver como um anjo do Senhor nestes dias. Um anjo na vida de muitas pessoas. Um anjo ousado e intrépido como Estevão. Que vê os céus abertos e sem medo se entrega para estar com o Senhor para sempre. Em nome de Jesus. Amém!