sexta-feira, 29 de novembro de 2013

"Preparado Para Falar de Jesus Com Mansidão e Respeito" - Pra. Mira Soares


Texto : (1 Pedro 3:15-16)  "Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias."

Observação:  Este texto de Pedro, nos orienta a estarmos sempre prontos para falar de Jesus e das Boas Novas do evangelho a todas as pessoas, fazendo isso porém, de maneira amável, respeitosa, ganhando o coração daqueles a quem estamos evangelizando. Mesmo que no momento eles possam rejeitar ou falar contra nós, haverá um momento em que reconhecerão e ficarão envergonhados com a maneira como procederam. 

Prática :  A Palavra de Deus nos manda pregar a "tempo e fora de tempo"; ou seja, todo momento é oportuno para levarmos a salvação às vidas, através da pessoa de Jesus Cristo. O mundo carece da graça salvadora do Senhor, e precisa urgentemente  dessa esperança que há em nós...mas o problema é que, ou sou omissa por medo de ofender alguém e ser importuna, ou sou tão afoita e precipitada, que acabo não sendo tão mansa, e às vezes desrespeito a fé e crenças das pessoas. Preciso achar esse equilíbrio entre "ousadia e prontidão", e "mansidão e respeito", ao levar a mensagem da salvação. Sei que dessa maneira atrairei muitos para o Senhor, confrontando as mentiras, heresias e falsas doutrinas, respeitando porém, a individualidade, personalidade e a fé de cada um. Me portando assim, darei testemunho até mesmo aos que rejeitarem de imediato, mas que no tempo certo o Espírito Santo fará germinar a semente em seus corações...

Oração : Pai celestial, não posso me olvidar de proclamar o Teu evangelho, a Tua salvação; porém, ensina-me a fazê-lo de forma eficaz, com mansidão e respeito àqueles que o Senhor quer salvar, ainda que possam me  rejeitar e falar mal de mim no momento. Sei que quem convence do pecado, da justiça e do juízo, é o Espírito Santo; assim, não quero estar preocupada com as reações das pessoas que estou evangelizando, uma vez que é o Senhor que trabalha em seus corações, mas sim, fazê-lo de forma a dar testemunho do Teu amor e da Tua graça, em nome de Jesus,amém!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Título: " Se você é filho(a), então tem que ser santo(a)..." -Pra. Mira Soares


Texto : (1 Pedro 1:15,16,17)
"Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito:“Sejam santos, porque eu sou santo”. Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem- se com temor durante a jornada terrena de vocês."

Observação : O apóstolo Pedro falando aos eleitos e escolhidos por Deus em Cristo Jesus, os lembra da importância de manter-se em santidade e temor, uma vez que o Deus a quem chamam de Pai é santo e julga imparcialmente as obras de cada um. A vida daqueles que tiveram uma experiência de conversão através do precioso sangue do Cordeiro, deve ter a expressão do caráter do seu Pai, manifestado através de um comportamento de obediência, santidade e amor fraternal.

Prática : A tendência daqueles que se tornam filhos de Deus, é muitas vezes ao longo do tempo, se acostumarem com a voz do Pai, e deixarem de viver em obediência e temor a Ele. Isso ocorre por descuidarem de prosseguir em conhecer em profundidade esse Deus e Pai, e deixarem de valorizar o sacrifício do Senhor Jesus, em seu favor. Preciso a cada dia de maior intimidade com meu Deus, pois é através da meditação em Sua Palavra e da oração, que percebo e sinto o quanto Ele é Amoroso, Santo e Poderoso. Meu temor vem na medida que conheço esse Deus através das Escrituras, e esse temor me leva a obedecê-Lo; não por medo, mas por prazer, respeito e honra. Preciso manifestar santidade através do meu viver, para que o mundo creia na verdade do evangelho, pois cada vez mais as heresias tem proliferado, invadido as redes de comunicação e desviado centenas de pessoas da "verdade que liberta". 

Oração: Querido Pai celestial, cada vez mais percebo a tua igreja se afastando da santidade e tomando a forma deste mundo. Sei que o Senhor deseja que sejamos santos como o Senhor, e que sem santidade não poderemos vê-Lo ( ainda que muitos estejam pregando o contrário). Numa sociedade tão promíscua e apodrecida pelo pecado, nunca houve tanta necessidade de luz e sal;  porém, muitos tem deixado de brilhar e perdido o seu sabor. Preciso do poder e da unção do Teu Espírito para permanecer brilhando em meio às trevas, refletindo como filha o Teu caráter, e com isso ganhando muitos para Ti. Quero que quando o Senhor voltar, possa me encontrar fiel e santa, a fim de poder receber a herança que está reservada aos que o amam e temem; em nome de Jesus, amém!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Silenciados - Marinho Soares

Texto: Tito 1:11
É necessário que eles sejam silenciados, pois estão arruinando famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, e tudo por ganância.

Obs. Paulo estava enfrentando grandes dificuldades com os lideres da igreja que ele havia plantado em Creta. Eram falsos profetas, enganadores do povo de Deus. Eles deveriam ser silenciados. Calados. Estavam pregando e ensinando doutrinas estranhas. Lendas judaicas, mandamentos de homens, mentes e consciências corrompidas, negando a Deus com seus atos. Devem ser silenciados!

Prática: Sinto-me perplexo. Os principais pregadores que me inspiravam estão abatidos. Caio, Gondim e por último, Ed Rene Kivitz. Tomaram o caminho da licenciosidade. Estão liberais. Universalistas. O que eu devo fazer? Primeiro, NÃO OUVI-LOS MAIS! Segundo, explicar para as pessoas que também não devem receber mais suas ministrações. Terceiro, silencia-los - mesmo que somente  onde eu tenha alguma influência. A comunicação hoje democratizou, especialmente com a internet. Eles estão por aí, de maneira viral, desgraçando e desviando a muitos. Preciso fazer minha parte! Silencia-los!

Oração: Senhor tenha misericórdia dos lideres evangélicos, pensadores e formadores de opinião que se afastaram da simplicidade do evangelho e da doutrina saudável. Tenha misericórdia de nós que aprendíamos com eles. Nos ajude a depender do Senhor em todo tempo! Amém!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

DÊ A JESUS UM BOM MOTIVO PARA AGIR - Pr Gedimar

TEXTO: João 5.6-7 (NTLH)
Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: —Você quer ficar curado? Ele respondeu: —Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim.

OBSERVAÇÃO:
Sempre que eu leio esta passagem me pergunto a razão de Jesus ter feito esta pergunta: “Você quer ficar curado?”. A pergunta parece fora do lugar, pois perguntar a um homem que estava a trinta e oito anos esperando uma chance que nunca chegava e que não tinha ninguém por ele, me parece uma pergunta descabida.
Jesus não fez esta pergunta por ignorar a situação, pois o texto afirma cabalmente que ele sabia a história daquele homem. Também me parece que Jesus não fez a pergunta apenas para puxar conversa, pois não tinha o que falar. Havia muitos outros ali naquele lugar e Jesus poderia ter conversado com qualquer um.
Para mim, pode não ser o que muitos pensariam, Jesus estava esperando encontrar a resposta certa para operar o milagre. E aquele homem deu a resposta certa. Como aquelas brincadeiras em que a pessoa tem que dizer a senha correta.
A senha que abre o coração de Jesus é uma pessoa que realmente reconhece sua necessidade e sabe que para ele não tem mais jeito, a não ser que um milagre aconteça. Enquanto o homem ficar procurando achar um jeito de resolver seus problemas, nada vai acontecer. Mas, quando alguém diz: “Não tenho ninguém”. Esta é a razão certa para Deus entrar em ação.
PRÁTICA:
Fiquei pensando que eu mesmo já estive à beira do poço de Bestesda com a oportunidade de experimentar o milagre de Jesus mas não me rendi. Pensando que eu daria um jeito, confiando nas minhas forças, com isso abri mão do milagre de Deus.
Não é terrível pensar isso, que eu estive à beira do milagre que só não aconteceu porque eu endureci o meu coração e confiei em mim mesmo. Porque ao invés de dizer: “Não tenho ninguém”, afirmei: “Eu darei um jeito”, ou “Eu resolvo isto”, ou ainda “Não preciso de ninguém”. O que memove a fazer isso pode ser o orgulho, a dificuldade de pedir ajuda, a autossuficiência.
Quero manter-me dependente de Deus, reconhecendo minha necessidade e declarando que minha esperança está apenas nele.

ORAÇÃO:
Senhor Jesus. Reconheço que muitas vezes tenho tomado o caminho da autossuficiência e que por orgulho tento resolver as coisas do meu jeito. Mas, nesta manhã, resolve dizer: Não tenho ninguém, só tenho a ti. Que isto seja sincero e que mova teu coração para agir em mim e por mim.

Pr. Gedimar

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Irrepreensível - Pr Marinho Soares

Texto: Tito 1:6-7
É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível:não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.

Obs. Irrepreensível - que não pode ser julgado, irreprovável, não acusável. Paulo exorta a Tito para que se junte ao time dos irrepreensíveis. Daqueles que não cabe repreensão. Paulo já havia afirmado isto de si mesmo: 1 Tess. 2:10 "Tanto vocês como Deus são testemunhas de como nos portamos de maneira santa, justa e irrepreensível entre vocês, os que crêem". Esta característica era esperada para os lideres da igreja, presbíteros e bispos, mas se estende a todo aquele que deseja agradar a Deus. Três dimensões são colocadas por Paulo: família, emoções e finanças. São três áreas que todo líder precisa investir e guardar com toda diligência.

Prática: Esta palavra veio ao meu coração a aproximadamente quatro anos atrás. Tomei uma forte decisão de amadurecer de forma que me tornasse  irrepreensível. Que não coubesse acusação, reprovação e julgamento contra minha pessoa. Tenho percebido que este é um alvo gigante! Com tantas inverdades, relativismo e independência, tem sido difícil manter-me irrepreensível à Palavra de Deus. Meu esforço tem aumentado. Estou buscando cada vez mais a santidade e o amor. Desejo ser encontrado irrepreensível para o dia de nosso Senhor Jesus Cristo!

Oração: Senhor sei que no momento ainda enxergo as coisas como sombras, como o cego do primeiro toque, mas um dia verei face a face. Verei como será por toda a eternidade. Até lá, me dê graça de viver de maneira digna e irrepreensível, sendo benção para o Senhor e Sua igreja. Hoje e sempre. Amém!

"Paciência, Paciência...Jesus Está Voltando!" - Pra. Mira Soares


Texto:  (Tiago 5:8)  "Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima."

Observação :  Em todo o seu livro, Tiago motiva os irmãos, para se alegrarem com o sofrimento, pois ele produz perseverança e a perseverança maturidade; aconselha-os a refrearem sua língua, evitando problemas e os alerta a serem pacientes apesar dos sofrimentos e perseguições, fortalecendo seus corações, porque a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo se aproxima.


Prática :  Muitas são as coisas que podem nos deixar impacientes; aliás, impaciência parece ser algo muito comum em nossos dias. "Paciente" , é também o nome que se dá, àqueles que esperam e se submetem a um atendimento médico, por estarem doentes; e para esses, não haveria nome mais apropriado...Porém, como é difícil ser paciente principalmente quando sofremos injustiças, desprezo, indiferença, ou maus tratos. Já experimentei isso muitas vezes, e das mais diversas formas: em atendimentos bancários, lojas, restaurantes, transportes coletivos, enfim, não poucas vezes fiquei impaciente e até mesmo irada. Tiago me tem ensinado (com a ajuda do Espírito Santo), a exercitar essa paciência. O interessante,  é que a cada vitória meu coração vai ficando mais fortalecido e resistente à impaciência. Hoje entendo que todas essas coisas que sofremos, passamos, e que às vezes nos pertubam, nos deixam impacientes, irritados, ou irados, deixarão de existir...pois a vinda do Senhor nunca esteve tão próxima.

Oração:  Querido Pai celestial, sei que a  vinda do meu Senhor Jesus se aproxima, e não podemos estar desapercebidos. Preciso estar em constante comunhão com o Senhor, a fim de desenvolver de maneira integral O fruto do Espírito (Gálatas 5: 22).  Sou uma cidadã da Pátria celestial, e como tal, preciso já experimentar do padrão, da cultura, dessa pátria;  não quero me angustiar, afligir, irar, com coisas passageiras deste mundo, agindo e parecendo com aqueles que não Lhe conhecem. Peço que continue me fortalecendo o coração e a mente em Cristo Jesus, meu Senhor, amém!!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

SER SACERDOTE TAMBÉM É EVANGELISMO - Michelle Jesus de Figueiredo


TEXTO:
Hebreus 5: 1– Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designados para representá-los em questões relacionadas a Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados;  2. Ele é capaz de se compadecer dos que não tem conhecimento e se desviam, visto que ele próprio está sujeito à fraqueza. Por isso ele precisa oferecer sacrifício por seus pecados e pelos pecados do povo.

OBSERVAÇÃO:
O Senhor diz que Jesus é o sumo sacerdote designado para viver e morrer  pelos pecados do povo e assim se fez, Jesus nasceu, cresceu e morreu, sofreu pelo povo, mas também se compadeceu, amou, foi tentado, mas não se desviou, porque foi enviado para nos salvar e livrar. 

PRÁTICA:
Durante a caminhada cristã, muitos desistem de estar com o Senhor. Hoje o Senhor me diz que também fui designada a lutar, chorar, orar, jejuar (oferecer sacrifícios e pagar o preço) por aqueles que se desviaram num momento de fraqueza ou ainda aqueles que não conheceram a Deus. Fui escolhida por Deus, dentre os homens da terra para isso fazer, interceder e dar suporte aos que estão longe de Deus e ajudá-los a se aproximarem do Senhor. Isso também é evangelismo, ter amor pelo meu próximo, pelos que se afastaram do Senhor um dia e representá-los diante de Deus. Devo me compadecer daqueles que não conhecem a palavra do Senhor. Devo a cada dia mais, buscar essa palavra, porque ela me fortalece e me sustenta. Só estando firme, conseguirei ajudar os que precisam de mim, pois fui designada por Deus (mesmo que o diabo tente dizer o contrário) para ajudar meus irmãos em Cristo a voltar ou a chegar a Deus. 

ORAÇÃO:


Pai, oro para que me ajude e me sustente nessa palavra, preciso me fortalecer para que através de Ti,  eu fortaleça outros e os incentive a voltarem e a conhecerem ao Senhor. Sustenta-me Senhor. Peço perdão pelas vezes que deveria me compadecer dos meus irmãos e não o fiz. Oro para que me sustente em sua palavra, que é viva e eficaz e têm me fortalecido. Sei que estou sujeita a fraquejar, mas sei que a sua palavra me fortalece. Que eu nunca perca o amor pela Sua palavra.  È o que te clamo hoje e sempre. Amém! 

PERMANECER = CONHECER = PERMANECER - Michelle de Jesus Figueiredo

Texto: Timóteo 3:14 – Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e nas coisas que tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Jeremias 35:14b – Mas eu tenho falado a vocês repetidas vezes e, contudo, vocês não me obedecem. Tito: 3:9 – Evite, porém, controversas tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da Lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.

Observação: As décadas e gerações se passam e o Senhor continua a falar com o seu povo. Em Timóteo, o Senhor diz que todos devem permanecer n’Ele e confiantes nas coisas que ensina através da sua palavra. Em Jeremias, o povo não dava ouvidos ao Senhor, mas obedeciam cegamente as ordenanças de seus antepassados, mesmo Deus enviando profetas e sacerdotes para falar-lhes. Em Timóteo, Paulo diz a ele para que permanecesse no Senhor, porque viriam tempos difíceis, com pessoas egoístas, avarentos, blasfemos, arrogantes e que ele deveria guardar sobretudo a palavra do Senhor, porque seria perseguido , assim como aconteceu a Paulo, mas ao contrario disso tudo, deveria transmitir amor, mansidão, fé, paciência, paz e perseverança. Em Tito, o Senhor diz que podemos e devemos evitar essas coisas, essas conversas tolas, discussões, contendas, para conseguir transmitir e testemunhar o amor e exercer a fé.

Prática: Estamos vivendo esse tempo hoje. Tenho percebido e muitas vezes me aborrecido com pessoas usando suas bocas ou a influencia das redes sociais, para agredir cristãos e blasfemar contra o Senhor. Muitas vezes me cobro por achar que não estou defendendo o Senhor como ele merece, ou até sendo conivente com essas pessoas. Mas hoje o Senhor me diz que não é batendo de frente que isso acontecerá. O Senhor se manifestará quando necessário. Ele é a justiça. Contudo, diante dessas pessoas, devo guardar meu coração e acima de tudo, devo guardar sua Lei (a palavra) para suportar as perseguições e ter sabedoria para lidar com essas pessoas, e acima de tudo, amá-las como Cristo as ama. Em Tito 3:9 o Senhor, mais uma vez me dá a receita: Evitar conversas tolas, contendas, discussões, porque são inúteis e sem valor diante de Deus, mesmo que essas discussões tolas sejam para defendê-lo, porque Ele é a justiça, o amor e a repreensão.

Oração: Pai, oro para que me livre todos os dias de controversas e discussões com pessoas tolas. Oro para que me ajude a guardar sempre a sua Lei, pois creio que é ela que me livrará dessas coisas. Clamo por sabedoria, paciência e amor. Peço que o Senhor derrame essas características sobre mim, porque só com a sua graça é que posso suportá-los, em nome de Jesus. Amém! Seu Nome

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

"Você Tem Adulterado?" - Pra. Mira Soares


Texto:  (Tiago 4:4) - "Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz- se inimigo de Deus."

Observação: Nosso Deus é exclusivista e sempre deixa isso muito claro. Tanto neste texto deTiago, quando fala que não aprova a ambição e desejo desenfreado pelas coisas do mundo e que ao amarmos o mundo nos tornamos adúlteros e inimigos de Deus, como também em 1 João 2:15,16 que diz: "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo".

Prática :   A grande verdade é que não podemos amar a dois senhores, sem pender para um dos lados.
Deus nos amou de forma plena, integral e total, enviando Seu único Filho Jesus Cristo, para morrer em nosso favor. Se realmente compreendemos e recebemos esse tão grande amor, não conseguiremos amar a nada nem a ninguém, mais do que ao Senhor. Todas as vezes que meu coração se inclina para as coisas deste mundo,  o meu amor por Deus começa a esfriar, não consigo tempo mais para orar, para meditar na Palavra, enfim, vou pouco a pouco me distanciando d'Ele... Adúltera, é um termo tão feio e indigno; mas é como serei chamada, ao deixar o amor do meu Senhor e me apaixonar pelo mundo. Pior ainda é me tornar inimiga de Deus, o Todo Poderoso. Preciso estar em constante comunhão com meu Deus, orando e vigiando, para não ser contaminada ou atraída pelos prazeres deste mundo banal e passageiro, porque minha linda pátria celestial é eterna, e meu noivo, Jesus Cristo está prestes a vir buscar a Sua noiva.

Oração: Querido Pai celestial, o Seu amor me tem constrangido e me levado a Lhe amar com todas as minhas forças. Porém, as pressões desta vida, os deslumbres das coisas deste mundo, às vezes querem nos envolver, ludibriar e aprisionar. Não tenho dúvidas que ao me enamorar do mundo, me separo do Senhor; e não há nada que se compare ao prazer, a alegria, a paz e a segurança que Sua presença me trás. Não quero me tornar sua inimiga, pelo contrário, a cada dia quero me tornar mais sua amiga, filha e serva. Assim, peço que o Seu Espírito Santo me fortaleça, me leve cada vez mais para perto do Senhor, renovando a minha mente através da Sua Palavra, me levando a desprezar as coisas deste mundo e a experimentar a Sua vontade, que é boa, agradável e perfeita...em nome de Jesus!!

sábado, 2 de novembro de 2013

Jovens! Pr Marinho Soares

Texto: Eclesiastes 12:1
 Lembre- se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”

Obs. Existe muita graça em ser jovem. É uma fase maravilhosa. Curti muito este período da minha vida. Me encontrei com meu Criador aos 15 anos. Foi bom demais! Salomão já velho sabia o valor de ter vivido a juventude ao lado do seu criador. Tem pessoas e igrejas que não investem mais em jovens. Acham-nos volúveis, instáveis e que não dão retorno. Ou ainda acham que são facilmente influenciáveis, diminuindo assim o "efeito" da persuasão do evangelho.

Prática: prefiro ficar com a sabedoria! Conheci meu Criador jovem, desenvolvi um relacionamento permanente com Ele a partir dali. Amo jovens, prego a jovens, encorajo jovens e quero ter um ministério sempre renovado e com grande espaço para jovens.

Oração: Senhor, mantenha meu coração jovem e sempre agradecido por te-lo conhecido ainda neste período. Converta e transforme muitos jovens através de minha vida, em nome de Jesus. Amém!