terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Vivendo o Passado, Futuro e Presente Debaixo da Graça de Deus! Marinho Soares, Pr

Texto: "Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz- me andar em lugares altos." Hab 3:17-19

Observação: Os sentimentos que Habacuque expressa, são muitas vezes aqueles que ficam parados em nossa garganta e não temos coragem de falar nem para as pessoas e nem para Deus. Ele escancara sua alma em questionamento e até mesmo desespero pela situação difícil que Israel estava vivendo. Da Mesma forma que expressa de maneira contundente sua confiança profunda e inequívoca em Deus. É lindo este paradoxo na vida do profeta. Esta mesma tensão vivemos todos os dias. Rick Warren, autor de Uma Vida com Propósitos, ensina que a vida é como uma linha de trem com dois trilhos: de um lado o trilho das alegrias, realizações, sonhos e conquistas. E do outro o trilho de nossa dores, lutas, decepções e batalhas.

Prática: Vejo pelo menos cinco sentimentos que Habacuque enfrenta em sua alma: Abandono de Deus (Hab 1:2), incompreensão (1:3), devaneio futuro, revelador e apocalíptico (3:3-6), medo do castigo de Deus - o que fizemos de errado? (3:8-150 e uma aparente vitória do mal (Hab 1:3). Diante destes sentimentos também aprendo a saber quem é o meu Deus, que as circunstancias são passageiras, que posso chorar, suplicar e desesperar e saber que insucessos não mudam minha realidade espiritual. Ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz- me andar em lugares altos.

Oração: Senhor livra-me do otimismo barato, que pode me levar a viajar em sonhos e viver num futuro escapista. Livra-me do pessimismo que pode me levar ao total desespero e viver no passado remoendo minhas dores e perdas. Do realismo cruel, que pode me levar ao cinismo, vivendo no presente de maneira incrédula e descrente. Dê-me um coração CONFIANTE, um ESPÍRITO INABALÁVEL, vivendo cheio de fé e graça, equilibrando passado, futuro e presente, tirando lições e crescimento em todas as coisas. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário