quarta-feira, 9 de abril de 2014

Não Venda sua Alma! - Marinho Soares, Pr

Texto: Mt 16:24-28
“Então Jesus disse aos seus discípulos:“Se alguém quiser acompanhar- me, negue- se a si mesmo, tome a sua cruz e siga- me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito. Garanto- lhes que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino”

Obs. Perder a alma. Muitas pessoas já perderam. Outras estão perdendo a todo o momento. Perder a alma é sinônimo de vender a alma. O texto nos diz que adianta “ganhar (seu) mundo inteiro e perder a sua alma?’ Alma fala de nossa essência. Do propósito que fomos criados por Deus. De que adianta acumularmos? De que adianta buscarmos o mundo, a fama e o poder? Elas tomam o lugar de Deus em nossa alma.
Quais são alguns sinais de quem perdeu/vendeu a alma? 
1. Perda do tempo das coisas essenciais da vida. Entra na “correria”.
2. Afrouxamento de seus valores morais e éticos. Mentira, engano, sofisma, passam a ser normais.
3. Os fins passam a justificar os meios. Uso das pessoas, egoísmo e sucesso a qualquer preço.
4. Abandono das práticas devocionais e meditação. Não consegue mais ler a Palavra, ausência da comunhão (cultos, células, etc), seu espírito fica estéril e sufocado!
5. Afastamento dos amigos, familiares e irmãos.
6. Consciência pesada o tempo todo e culpa.

Prática: Já vendi minha’lma algumas vezes.  Foram as fases mais trágicas de minha vida. Acumulei coisas e ganhei ansiedades. Acumulei poder e angustias. Hoje luto bravamente por não perder a minha alma. De que maneira faço isto? Guardando meu coração em Deus. Negando a mim mesmo e seguindo a Jesus como um discípulo amado que sou. Perdendo a minha vida pela causa de Cristo. Centrando minha mente firmemente Nele. 
Sinais de alguém que guarda sua alma:
1. Seu tempo é centrado em Deus e naquilo que foi chamado. Encontra propósito e significado naquilo que faz. Não vive na tirania do urgente, tendo vida simples.
2. Torna-se cada vez mais santo, vivendo e valorizando a verdade, transparência e interdependência tornam-se suas principais virtudes.
3. Deixa-se ser bênçãos para as pessoas. Torna-se altruísta e cheio de graça no trato e no cuidado com elas.
4. Viva vida devocional, ama a Deus de todo coração, alma, entendimento e força. Busca incessantemente comunhão com o corpo de Cristo, se entregando a Deus e sua igreja. Usa seus dons e talentos para a edificação do reino de Deus.
5. Torna-se intimo, tendo sede de relacionamentos. Cultiva relacionamentos profundos, duradouros e deixa um legado para as próximas gerações! Faz isto investindo intencionalmente em um grupo pequeno de pessoas, discipulando-as e treinando-as.
6. Voa livre, leve e solto. Nada o prende e o abate. Tem a verdadeira liberdade dos filhos de Deus, correndo em suas veias!

Oração: Senhor como é fácil perdermos nossa alma. O salmista dizia, porque está abatida ó minha’alma? Por que choras dentro de mim? Assim é que me vejo de quando em quando. Mas hoje estou aqui me centrando mais uma vez no Senhor. estou submetendo minha’alma ao teu querer e propósito. Obrigado por dar significado e sentido para minha vida. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário