quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A realidade das tentações. - David San Martin

A realidade das tentações.
Texto: 2 Corintios 10:12-13(NVI) Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

1 Corintios 10:12(BV) Portanto, tenham cuidado. Se você está pensando: "Eu nunca faria uma coisa dessas" que isso lhe sirva de advertência. Porque você também pode cair em pecado.

Observação: Neste texto, Paulo cita os pecados que os israelitas cometeram no deserto como um exemplo para os irmãos da igreja de Corinto. Ele diz que essas práticas foram escritas nas escrituras, para advertir a cada um deles e também de nós contra elas. Idolatria, rebeldia, imoralidade sexual, murmuração, tentar a Deus eram uma das práticas. Paulo porém, faz uma advertência para aqueles irmãos que julgam que jamais cairão em um desses pecados. Ele disse que todas essas coisas servem como advertência, e que todos nós podemos sim cair em pecado e por isso precisamos estar atentos. Porém ele também disse que, as tentações às quais passamos são comuns, que podemos suportar todas elas, pois o nosso Deus é justo, jamais nos permitiria passar por alguma tentação que nós não fossemos capaz de suportar, por isso ele nos deu o seu Espírito, para nos lembrar de tudo aquilo que ele nos disse na sua palavra. E também nos ensinou a orar: não nos deixe cair em tentação mas nos livra do mal. E ele é poderoso para nos dar a provisão diante de todas as tentações que passamos.

Prática: Por incrível que pareça, todas as vezes que cai em algum pecado, foi justamente o momento que eu pensei que jamais poderia cair naquele determinado pecado. Pensar que todos podem cair menos eu, manifesta a arrogância que há dentro de mim, o orgulho que me promove. Ou seja, porque todos cai e menos eu? Porque eles são fracos, evidentemente essa é a lógica. Deus me guarde de pensar assim, preciso me atentar a esta advertência que Deus me deixou na sua palavra, devo me lembrar que sou homem e posso cair em tentação sim se não vigiar. Mas como estou em Cristo devo me lembrar também, que
diante de qualquer tentação que eu passar não estarei sozinho. O Senhor Jesus estará comigo, me dando o escape necessário, pois ele jamais permitirá que eu passe alguma tentação que eu não possa suportar.

Oração: Senhor diante de ti Deus reconheço a minha fragilidade como homem. Enquanto estiver neste corpo mortal estarei sujeito a pecados e tentações. Livra me primeiramente da arrogância que me faz pensar o contrário disso. Oro como Jesus me ensinou: não me deixe cair em tentação mas livra me do mal porque teu é o Reino, o poder e a glória para
sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário