quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O conhecimento da liberdade em Cristo, pode matar outros. - David San Martin


Texto: 1 Corintios 7:9-11 - Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não faça com que os fracos na fé caiam em pecado. Porque, se uma pessoa que tem a consciência fraca neste assunto vir você, que tem “conhecimento”, comendo alimentos no templo de um ídolo, será que essa pessoa não vai querer também comer alimentos oferecidos aos ídolos? Assim este cristão fraco, este seu irmão por quem Cristo morreu, vai se perder por causa do “conhecimento” que você tem.*

Observação: Muitos de nós em nosso entendimento temos várias praticas as quais estritamente não há maldade muito menos pecado. Alguns irmaos da igreja de Corinto, tinham como hábito comer comidas sacrificada aos idolos. Paulo ao orientar os irmaos com relação a esse hábito, ele não é legalista, pelo contrário ele prega a liberdade em Cristo dizendo que o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. Mas ele ainda sim traz o outro lado da moeda. O conhecimento de que esse hábito não interferia na relação dos irmaos com o Senhor, poderia trazer escândalo aos irmaos mais fracos na fé levando eles ao pecado.

Prática: Resumindo, o meu conhecimento pode levar os irmaos que não tem conhecimento a pecar. Louvo a Deus por que nestes últimos anos que tenho experimentado o privilégio de liderar, essa revelação tem se consolidado em meu coração. Há coisas que mesmo eu sabendo que não vão interferir no meu relacionamento com Deus, mesmo sabendo que não existe base biblica que me proiba delas, tenho que pensar se vale a pena ou não adota-las para mim. Coisas como: uso de bebida alcoólica, escutar músicas seculares com letra poética, fazer apologia de filmes "biblicos" hereges, jogar certo tipos de jogos eletronicos, uso de brincos e piercing, uso de tatuagens, determinados tipos de empregos, e tantas outras coisas. São coisas que mesmo sendo licitas para mim, não me convem. Pois não devo pensar apenas em mim, mas sim se o que eu faço pode levar meu irmão mais frágil a pecar.

Oração: Senhor Jesus, foi para liberdade que o Senhor me chamou. E por isso te peco, que esse conhecimento não me leve a praticar coisas que apesar de inofensivas pode ser fonte de pecado para os meus irmaos. Derrame dessa revelação não somente sobre mim, mas sobre a tua igreja. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário