segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O Discípulo/líder como Bom Pastor! Marinho Soares, Pr

T. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” Jo 10:11

O. Jesus está encorajado em falar sobre como o pastor deve ser. Ele falava aos pastores de Israel (líderes religiosos - fariseus e saduceus). Jesus tinha tanta convicção de quem Ele era, que praticava tudo o que falava. Na verdade falava tudo o que praticava. 
Aqui Ele traz princípios poderosos para o discípulo que deseja pastorear as almas que ele lhe deu.
1. Entra pela porta do aprisco. Isto me fala de pastores que entram pela porta do coração das pessoas. Eles ouvem suas histórias primeiro, conquistam sua confiança e amizade, depois falam ao seu coração. Eles amam verdadeiramente as suas ovelhas.
2. Não sobem por outro lugar. Ou seja, não usam das suas ovelhas. Não as toma de assalto. Não querem somente sua lã, leite e carne. Eles querem cuidar e apascentar. O resultado será uma conseqüência. “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir.
3. Ovelhas ouvem a sua voz. Tem intimidade. Já falou tanto na vida das ovelhas, que elas distinguem claramente a voz do líder. 
4. Vai adiante delas. É exemplo em tudo. Na palavra, oração, no caráter, na verdade, no amor, paciência e frutos do Espírito.
5. Elas o seguem. Não existe líder sem seguidores. Se líder não tem seguidores, é porque ainda não é pastor. Ele as alimenta. Leva a pastos verdejantes, refrigera a alma e dá segurança.
6. O verdadeiro líder/discipulador dá a sua vida pelas ovelhas. O que mais entristece o coração de Jesus nos líderes/pastores da época, é que eles queriam uma boa vida, mas não estavam dispostos a dar suas vidas pelas ovelhas. Já estou crucificado com Cristo e não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. Queremos manter nossa vida a todo custo. Dizemos o tempo todo que queremos ser bons líderes, mas estamos consagrados a nós mesmos. Nosso tempo, recurso e dons, são para nós mesmos.

P. Esmurro meu corpo. Como Paulo, preciso a cada dia bater no meu corpo - submetê-lo a Deus e ao chamado. Me doar, quebrantar e servir aos que Deus tem me dado a pastorear. Me anular. É isto mesmo, preciso dar a minha vida pelas ovelhas. Vida - dons, força e recursos.

O. Senhor, graças lhe dou por falares ao meu coração e ensinar os princípios da tua santa missão. Me coloco como pastor, como bom pastor, para dar a minha vida pelas ovelhas. Me ajude a cumprir isto, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário