sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SUPERIOR AOS FARISEUS. Marinho Soares, Pr

T. “Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.” Mt. 5:20

O. Os versos 17 a 20 de Mateus 5 sempre me pareceram enigmáticos, pois Jesus veio trazer um novo mandamento (Jo ) e agora ele diz que Ele não veio abolir a Lei, mas cumpri-la. Ele fala sobre aqueles que desobedecerem a um desses mandamentos, será menor no reino dos céus, e todo o que praticar e ensinar será maior. Termina dizendo: a sua  justiça deve ser superior à dos fariseus e mestres da lei, com o risco de não entrar no Reino dos céus. Esses mesmos fariseus que Ele “bateu” de frente o tempo todo, agora são colocados como aqueles que devemos ser superiores a eles. Como entender isto?

P. Entendo que o novo mandamento é muito superior à Lei e os Profetas. Preciso expandir a leitura e aumentar o contexto para os próximos versículos: Ouvistes o que foi dito (v.21, 27, 31, 33, 38 e 43). Jesus vai muito mais longe do que imagino. ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’; ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo:Qualquer que olhar para uma mulher para desejá- la, já cometeu adultério com ela no seu coração; ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar- lhe certidão de divórcio’. Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera; ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo:Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça- lhe também a outra; etc. Meu Deus, as coisas vão bem mais longe do que eu penso. 

O. Senhor, seguir as Leis e os Profetas pareciam difíceis, mais viver debaixo da graça parece impossível. Preciso do Teu grande e poderoso favor imerecido para poder cumprir os Teus mandamentos. Ajuda-me, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário