terça-feira, 7 de outubro de 2014

HOMEM DE PALAVRA! Marinho Soares, Pr

Texto. Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno. (Lc 6. 29, 30)

Obs. Jesus está ensinando que não devemos jurar nem pelos céus, nem pela terra, nem por nós mesmos ou pessoas. Não devemos jurar por nada e ninguém. Qual o motivo da dificuldade de Jesus com os juramentos? Tem a ver com a palavra fiel, verdadeira e transparente que Ele espera de todos os seus discípulos. Veja só, para que jurar, se o que você fala é a verdade? Para que jurar se o que você acerta/acorda com alguém será cumprido? Jesus questiona, pois os antepassados juravam como forma de fazer valer sua palavra. Precisavam de um “aval”, um "fiador"para sua palavra. 

Prát. Desde muito cedo aprendi com meus pais que a palavra era suficiente. Depois, com o andar da vida, percebi que nem sempre a palavra era suficiente. Quase tudo que faço preciso de um contrato, reconhecer firma em cartório, fiadores, etc. Minha credulidade foi colocada à prova quando tive uma falência na empresa que havia aberto quatro anos antes. Fiquei com muitas dividas e tive que honrar cada uma delas. Foi um tempo difícil. Foram mais quatro anos pagando fornecedores, bancos e locatários. Como aprendi com aquela fase. Hoje me esforço de todas as formas para honrar com a palavra. Outra área que sofro é a da agenda. Marcar compromissos e depois cumpri-los. Preciso marcar menos para não cair na tirania do urgente.

Oração: Senhor como é complicado falar e cumprir tudo o que falo. Me ajude a saber dosar o que falo e prometo, com aquilo que posso cumprir. Me ajude a ter uma agenda saudável e honrar todos os compromissos financeiros, não somente meus, mas também os da Tua igreja. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário