quarta-feira, 26 de março de 2014

Sou o Resultado dos meus Pensamentos! Marinho Soares, Pr

Texto: Rm 8:6-7
A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê- lo. 

Obs. Somos o que pensamos. Somos o que nos permitimos pensar. A Palavra nos diz, que tudo o que é amável, digno, de boa fama, etc, isto devemos pensar. Tudo é uma questão de mentalidade. Por isso em Rm 12, Paulo diz: não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. Na ERA a palavra para mentalidade é “pendor” significando “o que alguém tem em mente, os pensamentos e propósitos”. O que temos permitido pensar define se vivemos ou morremos, se somos amigos ou inimigos de Deus.

Prática: Como é maravilhoso poder ser cada vez mais esclarecido pela Palavra de Deus. Não luto mais com a minha carne. Me entreguei totalmente a Jesus. Meus pensamentos estão Nele. Minha fé, crença, confiança, prática vem Dele, para Ele e somente Nele. Desenvolvo a cada dia minha intimidade com Ele. Isto tem fortalecido meu espírito. O Espírito Dele mora em mim. Sou habitação, morada, casa de Deus. Quero que esta casa seja Seu lugar favorito. Que o espírito deseje morar em mim cada vez com mais liberdade e graça. Sou canal, instrumento de Sua graça. Minha mente está guardada dentro da mente Dele. Penso e vivo Nele e para Ele. Vivo no espírito!

Senhor: Sinto-me guardado e protegido por seu amor e graça. Hoje me coloco ao teu querer para cumprir em mim Tua vontade. Minha mente, corpo e espírito são teus. Faça morada e desfrute deles, em nome de Jesus. Amém!

terça-feira, 25 de março de 2014

Vivendo Livre do Pecado. Marinho Soares, Pr

Texto: Rm 6:2-4
“… Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.”

Obs. Como pode alguém morto praticar pecados? É o que Paulo se surpreende nesta passagem. Nós que morremos para o pecado podemos continuar vivendo nele? Sei que o batismo tem um valor muito mais simbólico de aliança com Jesus, do que uma poção mágica que liberta-nos do ato de pecar. Agora, o que nos faz parar de pecar é a gratidão e temor a Deus. É o sentido de aliança que temos com Ele. É o desejo de viver uma vida santa. Não podemos viver em Deus e no pecado. 

Prática: Desde minha conversão lutei contra o pecado. Era uma batalha muito grande e por inúmeras vezes sem vitória. Tenho aprendido nos últimos anos a depender de Deus e de sua graça. Tenho experimentado vitórias significativas. Meditei esta semana em Rm 8:5, que ganhou um novo significado para mim: Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. Tenho procurado desenvolver uma mente espiritual. Uma mente voltada para aquilo que o Espírito deseja. Penso e me alimento das coisas espirituais. Medito nas coisas espirituais. Busco encontros diários com Deus. Vivo meditando na Palavra e no próprio Deus. Isto tem me livrado do pecado. 

Oração: Obrigado Senhor por ter minha mente renovada todos os dias. Obrigado por viver no Espírito. Obrigado por me dar inúmeras vitorias sobre o pecado todos os dias. Obrigado pelo exercício da meditação através de devocionais diários, orações, jejuns, vigílias, pregações, cultos, adorações, ensino, etc. Tenho sido enriquecido pela Tua graça e vida no Espírito. Amém.

Tomando posse do Amor de Deus - Rodrigo Furtado e João Silvério


Texto:"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu filho Unigenito, para todo o que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna". João 3:16
Observação:Neste texto percebemos quão grande é o amor de Deus. E podemos reparar  aqueles que reconhecem Jesus como o Senhor receberam está promessa, pois apesar de amar todo o mundo e dar seu filho por todo o mundo só aqueles que reconheceram Jesus não perecerão e terão a VIDA ETERNA. A bíblia é repleta de verdades e algumas bem conhecidas e chegam a se tornar chavões em nosso meio como João 3:16 porem devemos nos atentar em crer naquilo que ela diz e isso nos fará possuir as promessas de Deus para nossas vidas. Pois sou o que a bíblia diz que eu sou; Tenho o que a bíblia diz que eu tenho e posso tudo aquilo que a bíblia diz que eu posso.
Prática:No texto de hoje percebo que as verdades da bíblia apesar de serem para todo o homem é possuída por aqueles que crêem nela. Devo então a cada dia possuir estas verdades e levar aqueles que precisam a possui-las. Pois crer é o primeiro passo para alcançar os milagres do Senhor.
Oração:Pai me ajude a crer a cada dia em sua palavra que eu me apegue firmemente a ela e sei que possuirei e conquistarei grandes coisas tomando posse de suas verdades. Me ajude Senhor a ter convicção em cada parte de sua escritura pois quero ser tudo aquilo que a bíblia tem para mim.


quinta-feira, 13 de março de 2014

Paz! Marinho Soares, Pr

Texto: Romanos 5:1
"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo"

Obs. Paz vem da palavra grega eirene, que significa: segurança, seguridade, prosperidade, felicidade (pois paz e harmonia fazem e mantêm as coisas seguras e prósperas); o estado tranqüilo de uma alma que tem certeza da sua salvação através de Cristo e por esta razão nada temendo de Deus e contente com o que Deus lhe proporciona na terra. Quanta guerra acontece neste momento? Não guerras externas, militares ou civis, mas guerras na alma aflita e desesperada sem Deus no mundo. Isto mostra a grande necessidade de ministrarmos aos perdidos sobre a paz em Jesus. 

Prática. Lendo este texto meu coração se encheu de paz. Sou justificado por Deus em Jesus Cristo, isto me é suficiente. Deus não está mais "zangado" comigo. Pelo contrário, onde abundou o pecado, superabundou a graça. Há um descanso. Há paz e prosperidade em meu coração. Isto é maravilhoso, aleluia! Posso dizer a todo momento: Marinho acalme-se! Deixe a doce paz de Deus encher seu coração. Não tenhas medo, Deus é consigo!

Oração: Obrigado pela paz que excede o meu e todo entendimento! Obrigado pela oportunidade de levar esta paz aos desesperados. Obrigado por mais uma vez experimentar do Senhor! Amém!

terça-feira, 11 de março de 2014

Recebendo Sem Trabalhar! Marinho Soares, Pr

Texto: Rm 4:3-5
Que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça. ”Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida. Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça".

Obs. Como pode alguém não trabalhar e receber o salário? A Bíblia diz que isto pode acontecer pela fé. Aquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça. Ele é comparado a Abraão, que creu em Deus e isto lhe foi creditado como justiça. Esta atitude de crer em Deus, de viver pela fé, é que traz glória para Deus. Todas as vezes que eu faço por mim mesmo, na minha capacidade, recebo o pagamento do que é devido, e a glória se estabelece em mim e não em Deus. Vs. 23 e 24 > As palavras “lhe foi creditado” não foram escritas apenas para ele (Abraão), mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, a nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor". Ou seja, Abraão é o pai da fé. Somos filhos dele, consequentemente temos as promessas e as virtudes dele nas nossas vidas.

Prática: Já trabalhei muito por esforço próprio e até mesmo por condenação. Trabalhei pressionado por um Deus que me cobrava resultados. Este foi um tempo difícil. Havia bons frutos, mas não abundantes como posso experimentar hoje que vivo uma fé renovada e aperfeiçoada na justiça de Cristo Jesus. Tenho a impressão que voltei ao primeiro amor. A infância da minha fé. Das crianças, que Jesus disse que delas é o reino dos céus. Estou como criança pedindo ao pai aquilo que, aparentemente não mereço, mas que já foi providenciado por Ele. Não somente minha justificação, mas um ministério grande baseado na fé naquele que pode todas as coisas. Estou vivendo debaixo da onipotente mão de Deus. Ela tem poder suficiente para me guiar e guardar de todo pecado e injustiça. Esta potente mão me fará mais que vencedor!

Oração: Senhor guarda minha mente e coração para viver debaixo de Tua graça. Desejo cada dia viver um ministério apaixonado e gracioso. Não me deixa cair no legalismo e sair da fé pura de uma criança. Creio na Tua Palavra e descanso nela. Me ajuda Pai a viver sempre no primeiro amor. E, se sair dele, retornar o mais rápido possível. Em nome de Jesus, Amém.

sábado, 8 de março de 2014

Não vivo na Lei, mas na Fé! Marinho Soares, Pr

Texto: Romanos 3:28-30
Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei. 29 Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também, 30 visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.

Obs. Não temos dúvidas que estamos vivendo no tempo da graça e justificação pela fé. Mas muitas vezes, nossa religiosidade nos levam para a Lei. Somos legalistas por natureza. Somos religiosos e vivemos uma aparência de cristianismo. A Palavra afirma que somos justificados pela fé, independente da obediência à Lei. Lei revela o pecado, a graça perdoa o pecado. Lei condena, graça absolve. Lei nos mostra o erro, a graça é a provisão para vivermos longe do erro/pecado. 

Prát. Minha fé está aumentando. Um dia os discípulos ficaram tão perplexos com uma situação que pediram a Jesus: aumenta-nos a fé. Confesso que diante da justificação pela fé, preciso pedir que o Senhor aumente a minha fé. Pois, por inúmeras vezes, me vejo tentando me justificar pela Lei. Por obedece à Lei. Me vejo com muita justiça própria. Hoje, mas do que ontem, estou descansando em Deus e crendo, que mesmo a santificação que já alcancei e a que ainda alcançarei, será pelo favor e graça Dele.

Oração: Senhor aumenta minha fé não somente para salvação/justificação, mas também para viver a vida cristã diária. Confio e descanso com fé no Senhor que me sustenta em todas as coisas.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Promovendo a Paz e Edificacão - Luiz Henrique

Texto"Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. Romanos 14:19
Observação:É possivel observar na vida de Paulo a paixao que ele tem pela igreja de Cristo, seu cuidado com tantos assuntos, dos mais diversos. Em suas cartas, seus conselhos muitas vezes duros é possivel ver seu zelo pela obra do Senhor, pela Sua casa e pelas pessoas, o rebanho precioso. Paulo aqui orienta acerca da edificacão de todos, do bom convivio, da paz. Como isso tem sido trocado em nossos dias, temos uma profunda sede de sermos os certos, colocamos um padrao que nem sempre é o da palavra e acabamos matando nossos irmaos. Paulo nos orienta sobre a tolerancia com o proximo. Muitas vezes nao há o respeito com as diferencas do proximo, com sua forma adoracao ou dedicacao para com a obra, temos nossa mente voltada para nossa propria forma de pensar e nos esquecemos do respeito para com o outro. Criamos um padrao, nosso e queremos que todos sejam dessa maneira.
Prática:Preciso profundamente mudar meu pensamento para não impor para outros minha forma de pensar, de fazer a obra, preciso respeitar ao pensamento do proximo mesmo quando este está fora da palavra de Deus, e procurar em amor confrontar, com a correta motivacao. Isso é amar, nao buscando meus interesses, mas a edificacao do outro, na paz de Deus. Se meu irmao escolhe viver se abstendo de algo, para o Senhor o faz, porque vou chegar criticá-lo?
Oração:Senhor, preciso de mais paixão pela sua igreja, pela edificao das pessoas, prezar pelo bom convivo, pelo respeito e amor. Ajuda-me a ser esse agente, que tem zelo pela sua obra e que ame e respeite meus irmaos, com suas diferencas no agir e no pensar.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Segredos do Coração - Marinho Soares, Pr

Texto: Romanos 2:16
"Isso tudo se verá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho."

Obs. Segredos são coisas guardadas em nosso corações. Normalmente não abrimos para pessoas ao nosso redor. Hoje, em nome do direito à privacidade, as pessoas não querem se mostrar. Se escondem e dizem, eu não tenho que me expor a ninguém! Ser transparente não é se expor, é ser como somos e como Deus é: revelacional. Paulo mesmo disse, eu sou o que sou pela graça de Deus. Ou seja, somos de Deus e sua graça nos salvou e santificou. Então somos transparentes para que a presença, poder e glória de Deus se revele/manifeste. Agora, não adianta escondermos hoje, um dia será manifesto diante de Deus que irá julgar os segredos dos homens.

Prát. Como foi difícil para mim entender este principio de que não preciso ficar me protegendo, guardando o que sou dentro de mim mesmo. Mas louvo a Deus pela liberdade de hoje ter conquistado uma nova e privilegiada posição, poder me abrir e transparecer quem realmente sou. Pois, sinto que pela graça e misericórdia de Deus, estou mais parecido com Jesus Cristo. Tenho escolhido a vulnerabilidade. Tenho buscado a ela. Entendo que ela é o primeiro degrau de relacionamentos saudáveis e duradouros. É ela quem constrói a base de confiança.

Oração: Senhor desejo manter sempre minha vida transparente. Não somente nas coisas nas quais já sou vitorioso, mas naquelas que ainda estou conquistando a vitória. Obrigado por me dar pessoas, discipuladores e mentores, que posso confiar meu coração a eles. Sao pais espirituais que o Senhor preparou. Obrigado Jesus por viver livre e ser o que sou! Amém!

terça-feira, 4 de março de 2014

O Domínio Sobre o Pecado - Débora Morais



Texto"O Senhor disse a Caim:porque você está furioso? porque se transtornou o seu rosto? se você fizer o bem,não será aceito? mas se não fizer saiba que o pecado o ameaça á porta;ele deseja conquistá-lo mais você deve dominá-lo"
gênesis 4;6-7
Observação:Abel e Caim foram ofertar ao Senhor. Um ofertou o fruto da terra e o outro as partes gordas das primeiras crias de seu rebanho e Deus se agradou mais da segunda oferta que foi a de Abel e Caim ficou furioso,seu rosto se transtornou e Deus conversou com ele e oque mais me chama atenção foi que o Senhor termina sua conversa com Caim dizendo: saiba que o pecado o ameaça a porta;ele deseja conquistá-lo,mas você deve dominá-lo"
Prática:Toda vez que o pecado estiver a minha porta eu posso e devo dominá-lo,porque nas mais diversas situações o mesmo (pecado) vem de forma atraente justamente na hora em que mais estamos sensíveis a errar,por isso hoje Deus me ensina a ter domínio sobre o pecado,a ouvi-lo antes de tomar qualquer atitude precipitada nesses momentos da minha vida,não posso aceitar o pecado e me deixar levar por ele,mais devo dominá-lo pois o Senhor me dá forças pra vencer e me orienta através do espírito Santo para isso.
Oração:Senhor obrigado por me fazer entender tantas coisas maravilhosas através da tua palavra,o Senhor é o Deus fiel justo e verdadeiro,tenha misericórdia de mim pois estou aqui para agradar a ti e não ao homem,me livra Senhor a todo momento do pecado e da aparência do mal em nome de Jesus amém.

sábado, 1 de março de 2014

Fé do Início ao Fim! Marinho Soares, Pr

Texto: Rm 1:17
"Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito:“O justo viverá pela fé”.

Obs. Que alegria quando alcançamos não somente a graça da salvação, a firmeza da fé, mas também a clareza da revelação da Palavra de Deus. Que texto precioso este de Paulo. A justiça de Deus é revelada. A justiça de Deus é o que nos faz justos. É aquela capacidade trazida pela morte de Seu filho Jesus, de eu agora ser justo diante de Deus Pai. Nos dias de Cristo não havia nenhum justo. Somente com o sacrifício de Jesus a justiça de Deus, aquela condição de me fazer justo, chegou.  Agora eu posso me achegar diante de Deus sem ser destruído, fulminado, pois em Cristo sou justo/justificado.  Agora, esta benção é obra da fé. A fé não somente para a salvação, mas para a vida cristã. Uma justiça que do principio ao fim é pela fé. Começa com fé e terminará pela fé.

Prática: Sempre busquei viver pela fé. Observando um pouco melhor agora, sinto que em alguns momentos minha fé foi mais em mim mesmo e no esforço próprio, do que na justiça de Deus. A fé é o que Deus requer de mim para minha justificação. Ele não requer que eu seja todo arrumadinho e correto. Ele espera que eu tenha fé e seja justificado. Pois, assim que esta justiça for manifesta em mim, sou por meio Dela regenerado, transformado e santificado. E isto produz a glória devida ao nome de Deus. Que coisa linda é viver nesta fé. E devo buscá-la todos os dias. Ela é do principio ao fim. Ela que me dá vida. O justo viverá pela fé. Marinho viverá pela fé. Marinho é justificado e continua sendo santificado pela fé. Obra da graça de Deus!

Oração: Senhor obrigado por Tua palavra me alcançar a cada dia. Tem dias e momentos que é difícil assentar o coração e a mente para poder ouvir Tua voz. São tantas vozes gritando dentro e ao redor, que fico atordoado. Por isto lhe peço, em nome de Jesus, acalme o meu coração. Silencie as vozes ao meu redor que me chamam para tantas coisas, para que eu possa ouvir ao Senhor e experimentar a Tua santa palavra e receber a vida que tens para mim. Obrigado Jesus. Amém.