quinta-feira, 24 de julho de 2014

Zombadores de Deus - Marinho Soares, Pr

Texto: Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Gl. 6:7-8.


Obs. A lei da semeadura parece contrastar com a graça de Deus. Ela dá um tom de merecimento. A meritocracia parece ser exaltada. Ou seja, se planto colho, se não semeio não colho. Mas, se observarmos o outro lado da questão, percebemos que a lei da semeadura é uma expressão da graça de Deus. Nela a justiça é revelada. A justiça coloca todas as coisas no lugar. Carne gerando carne e Espírito gerando vida eterna. A pergunta é: o que significa semear na carne e no Espírito? Na carne é investir nas obras da carne. É exaltar e praticar a vontade própria, orgulho, egoísmo, inveja, imoralidade sexual e outras formas de manifestações carnais. E no Espírito? É semear as disciplinas espirituais. Oração, meditação, adoração, comunhão, generosidade, discipulado; tornam-se a prática cotidiana do discípulo de Jesus.


Prática: Tenho me esforçado para semear no Espírito. Para plantar no reino de Deus. Percebo que quanto mais me aproximo Dele e me consagro, mais vida de Deus recebo. Estou semeando para a vida eterna. Quero ajuntar tesouros nos céus. Quero viver no Espírito, quero me quebrantar e subjugar minha carne. Vida de Deus é o que mais desejo. Vida no Espírito é o que mais anelo. Não quero ser um zombador de Deus: aparência de vida, quando pratico as obras da carne. 


Oração: Senhor, quero me derramar. Me esvaziar de mim mesmo e me encher de Tua glória. Livra-me de ser um zombador! Ajuda-me a semear no Espírito, em nome de Jesus. Amém!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Da Imaturidade à Maturidade! Marinho Soares, Pr

Texto: Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gl.5:1

Obs. Viver em liberdade sem ninguém para nos guiar ou “policiar” é um dos maiores desafios de um cristão. A palavra chama isto de maturidade, homem perfeito, pessoa inteira. É uma posição que os gálatas ainda não tinham alcançado. É a posição que a maioria de nós desejamos, mais ainda não alcançamos. O discipulado, acompanhamento sério e consistente para nossas vidas, auxiliam em conquistar esta posição. Por isso, o discipulado não pode ser manipulativo e super protetor. Ele deve prover proteção, mas acima de tudo crescimento para a pessoa chegar à maturidade. Uma vez que chegou à maturidade, uma das escolhas dela será continuar sendo discipulada/mentoriada como forma de proteção e de crescimento continuo.

Prática: Tive muita dificuldade em me firmar na fé. A imaturidade me acompanhou por muitos anos. Não sabia como resolver isto e não tinha pessoas maduras ao meu redor para me instruírem. Vivi por anos debaixo do medo, culpa e condenação. Errava ignorantemente e sofria as conseqüências dos mesmos erros. Hoje, pela misericórdia e graça de Deus, tenho amadurecido. Como é bom viver na liberdade da escravidão de jugos e pesos sobre humanos que me eram colocados. Contudo, meu coração é enganoso e pode facilmente se perder. O que faço? Submeto-me diariamente a Deus e resisto ao diabo através de orações e devocionais. Semanalmente submeto-me a um grupo de cuidado/discipulado mútuo (pastoreio de pastores), mensalmente a  mentoria ministerial e regularmente à mentoria pessoal/familiar/conjugal. Como é bom fazer escolhas, inclusive a de me submeter a Deus e às pessoas maduras que Ele colocou para andar com elas.

Oração: Senhor, quero dançar e celebrar na Tua presença por tantas bênçãos e graças que me tem dado. Hoje, especialmente por ter me amadurecido e me levado a viver livre. Em nome de Jesus. Amém.

domingo, 20 de julho de 2014

Quando Falar a Verdade Faz Inimigos! Marinho Soares, Pr.

Texto: Gálatas 4:16-17
Tornei- me inimigo de vocês por lhes dizer a verdade? Os que fazem tanto esforço para agradá- los não agem bem, mas querem isolá- los a fim de que vocês também mostrem zelo por eles.

Obs. É incrível como as pessoas confundem a amizade na hora da verdade. Paulo havia gerado estes irmãos e igreja na galácia. Ele tinha-os gerado com "dores" de parto. Estava novamente sofrendo as mesmas dores, pois não haviam amadurecido e voltavam ás práticas antigas da lei. 
Ao falar com clareza a revelação da graça de Deus em Jesus, que não precisavam viver debaixo dos rudimentos das tradições, costumes e interpretações, eles ficam zangados. Esta Ira leva-os a rejeitarem e resistirem a Paulo. Uma das piores coisas para um pai é a rejeição e ingratidão, principalmente quando fala a verdade. Paulo sentiu isto mas não se abateu e falou a verdade. 

Prát.  Sofri e sofro este mesmo tipo de dor de vez em quando. Ensino a palavra, revelo a verdade e várias vezes sou incompreendido e resistido. Esta dor se torna maior quando, além de ensinar, desenvolvo relacionamento integro, amigável e generoso. Tenho consciência de que não sou "amiguinho" dos discípulos de Cristo que caminham comigo. Sou líder pastoral e amigo. Ou seja, ministro graça e verdade, sempre procurando manter esta ordem: graça e verdade! Prefiro, como diz o senso comum, falar a verdade a manter um relacionamento hipócrita e conveniente. 

Oração: Senhor que desafio em meio a tantas dores, feridas e desconfianças, vivermos relacionamentos verdadeiros e graciosos. Me ajude a perdoar antes de me ofender. A não desistir de ser servo da verdade a despeito da rejeição e resistência, em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Quero Ser Como Criança? Marinho Soares, Pr

Texto: Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Gl. 3:24-25

Obs. Maravilha o entendimento da Palavra que o Senhor nos traz a cada dia. Hoje relembrando que a Lei foi como um tutor (aio na ERA). "A Lei era como aqueles tutores gregos, bem conhecidos de vocês, que conduzem as crianças à escola e as protegem de perigos ou distrações, certificando- se de que chegarão aonde devem ir" (A Mensagem - Eugene Peterson). Hoje vivemos um novo tempo, uma nova era debaixo da justificação do sangue de Jesus. Somos feito filhos de Deus e vivemos conduzidos pelas mãos da graça de Deus. Muitos ainda vivem debaixo de tutores (lei) precisam ser conduzidos pelas mãos como crianças qua não conseguem nem atravessar uma rua sozinhos. Há grupos de igrejas que vivem assim. Nós porém queremos viver como livres e maduros em Cristo, como verdadeiros homens de Deus.

Prática: Minha infância foi vivida numa igreja legalista e que conduzia-nos como crianças. Tínhamos regras para tudo. O que fazer, o que vestir, onde ir, o que falar, etc. Era bem complicado, pois a cada dia tínhamos novas regras sendo acrescentadas. Foi difícil para mim amadurecer e viver como um verdadeiro filho da liberdade em Deus. Até hoje luto com os resquícios desse legalismo que ficou impregnado dentro de mim. Pior do que uma prática errada é uma crença errada. Luto para viver em liberdade, sem cair num libertinismo. Luto para viver na graça, sem cair num relaxamento e descompromisso.

Oração: Senhor, mais uma vez declaro que preciso de Ti para me firmar nesta nova identidade em Cristo. Amadurecido e não vivendo mais como criança. Me ajude em nome de Jesus. amém.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Quando eu me Deixo Levar! Marinho Soares, Pr

Texto: “Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.” Gálatas 2: 13

Obs. É muito bom quando encontramos homens que admiramos cometendo alguma falha e se mostrando necessariamente humanos. Tenho em altíssima estima Barnabé. Ele é para mim o maior discipulador do novo testamento depois de Jesus. Discipulou Paulo, João Marcos e encorajou a muitos. Homem fiel, cheio do Espírito Santo e fé. Seu nome significa ENCORAJADOR. Mas o que encontramos em Gálatas 2? Ele entrando no mesmo espírito judaizante de Pedro e dos demais hipócritas da época. Barnabé se deixou levar. Isto me fascina, pois o evangelho não tem a pretensão de cobrir as fraquezas dos grandes líderes, mas sim de revelar, que mesmo com suas fraquezas, foram grandes homens usados por Deus.

Prática: Sei que o discurso acima pode parecer uma licença para pecar ou viver claudicando o tempo todo. Não é isto! É somente uma constatação de que aquele que vive debaixo da graça, pode, de vez em quando errar, mudar de opinião e até mesmo se deixar levar por uma doutrina de conveniência em determinado momento. Vejo isto em Davi, Abraão e outros líderes na Bíblia. São exemplos de pessoas que superaram suas próprias limitações e avançaram apesar das dificuldades e inconsistências. Eu luto para não cair nestes erros, mas mesmo que venha acontecer, quero ter o espírito de reconhecer, me arrepender e voltar a firmeza da verdade de Deus!

Oração: Senhor cada dia mais me aqueço vivendo debaixo da tua graça. Tuas asas me dão proteção e posso subir acima das nuvens onde o sol nunca deixou de brilhar. Apesar de mim, o Senhor tem feitos grandes coisas. Obrigado Pai por me amar e me aceitar de maneira incondicional. Me auxilie a viver em santidade, ainda que às vezes eu me deixe levar. Em nome de Jesus. Amém.



quarta-feira, 9 de julho de 2014

O Desastre de Não Saber Orar! Marinho Soares, Pr

Texto: Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Tg. 4:2


Obs. Percebo que neste texto Tiago coloca a oração como sinônimo de pedir. Não têm, porque não pedem. Sei que há muitos ensinos sobre a oração. Que ela deve até ter uma determinada ordem, começando pela gratidão, adoração, passando pelo louvor e seguindo com confissão, suplicas e intercessões. É tudo muito bonito e especial. Outros pegam a oração do Pai Nosso e a distrincham como o modelo que devemos seguir. 
Mas observando este texto e outros, percebo que o “cerne” da oração é pedir. É declarar nossa total dependência do Senhor e da Sua vontade. É expressar para Ele nosso coração e necessidades. É pedindo que se recebe. Tudo quanto pedirem em oração, crendo receberão.

Prát. Uma das maiores dificuldades que tive em minha vida cristã foi aprender a orar e desenvolver uma vida de oração firme e constante. Somente avancei quando entendi este principio de pedir/orar. Pois era muito auto-suficiente e ativista. Duas grandes fortalezas contrárias a oração. Hoje as coisas mudaram muito e já posso avançar, pois, combati minha auto-suficiência com a humidade de pedir e depender do Senhor. Peço desavergonhadamente. Peço sempre, pois quero receber o que Deus tem para minha vida. Sou um pedinte de carteirinha - esta é minha principal oração. 

Oração: Estou aqui para pedir. Para fazer dos meus pedidos minha principal oração. Me ensine a pedir cada vez mais para não cair na tragédia de não orar, em nome de Jesus. Amém.

domingo, 6 de julho de 2014

MALDIÇÃO? TÔ FORA! Marinho Soares, Pr.

Texto: Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? Tg. 3:10-11

Obs. A língua aqui é colocada como a mais poderosa arma que uma pessoa possui. Ela é comparada ao leme do navio, que, ainda sendo um gigante em toneladas é conduzido por uma pequena pá; e, comparada a um pequeno fósforo, que com sua fagulha é capaz de incendiar uma grande floresta. É chamada também de um mundo de iniquidade, indomável e fogo consumidor. Meu Deus! Penso que devo ficar muito mais calado do que falando. Também é deixado bem claro a questão de abençoar e amaldiçoar. Muitas crenças hoje colocam a maldição como uma entidade. Uma coisa que está no ar. NÃO! A maldição nada mais é do que MAL-DIZER, MAL-FALAR, mal-expressar. Por isto a gravidade no uso da língua. Por outro lado ela pode abençoar. Também não é uma ação confiada aos sacerdotes e ungidos de plantão, ela é uma ação da língua. Abençoar vem do verbo BEM-DIZER, BEM-FALAR, bem-comunicar. A palavra correta seria bendição!

Prát. Meu esforço diário tem sido usar a língua para abençoar. Hoje sinto que já flui com naturalidade. Mas já fui de língua “dura”. De ferir (amaldiçoar) com palavras. Gosto de saudar as pessoas com a pergunta/afirmação: BENÇÃO! VOCÊ ESTÁ NA BENÇÃO! Ou simplesmente: na benção? Que gostoso começar a conversa com a palavra BENÇÃO assumindo o controle. É uma forma que encontrei para abençoar. Como pregador da palavra me encaixo com temor no verso primeiro: nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor! Mas, confiado na graça e cuidando diariamente da língua, sigo avançando para abençoar o máximo de pessoas!

Oração: Graças ao Senhor que me abençoa sempre, tenho me tornado um abençoador. Me ajude a reproduzir todas as bênçãos que tenho recebido. Principalmente as espirituais em Cristo Jesus. Amém! 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

VIVENDO COMO UM FORA DA LEI! Marinho Soares, Pr.

Texto: Tg. 2:12-13
Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!

Obs. Tiago conselheiro sábio e fiel nos ensina mais sobre como viver debaixo da graça. Viver debaixo da graça é viver fora da lei. Fora dos julgamentos pesados e impraticáveis da lei. Ele nos ensina que devemos falar e agir como aqueles que serão julgados pela lei da liberdade. Que lei é esta? A lei de Cristo Jesus que nos faz livres de todas as prisões, maldições e julgamentos. Ele também chama esta lei no verso 08 de lei do Reino - ame o seu próximo como a si mesmo. Ele termina o ensino advertindo: a misericórdia triunfa sobre o juízo! 

Prática: Vivi muitos anos de minha fé baseada na lei do esforço próprio. Na lei humana. Era quase olho por olho, dente por dente. Uma das frases que mais repetia e gostava de citar era baseada na lei da semeadura: DEVE ESTAR RECEBENDO PORQUE PLANTOU! Hoje fico pensando que imaturidade! Que legalismo! Como é bom viver debaixo da graça, agindo sempre com misericórdia. Sempre com o coração perdoador e aberto a oferecer acolhida e misericórdia. Imagino se eu mesmo fosse julgado debaixo desta lei: NÃO ESTARIA MAIS AQUI! Vivo um novo tempo em meus relacionamentos do líder que brilha. Deus, eu mesmo, família, grupo pastoral, equipe, mentor, amigos; recebem uma nova atenção e carinho de minha parte. Muito mais misericórdia do que juízo! 

Oração: Misericórdia Senhor para comigo para que possa aprender a viver debaixo desta lei da liberdade do reino de Deus. Misericórdia Senhor para que meus relacionamentos sejam cada vez mais baseados em amor e compaixão. Em nome de Jesus. Amém!