sexta-feira, 17 de abril de 2015

"Fora da rota. O que fazer?" Rodrigo Rodrigues Lima, Pr.

TEMA: Fora da rota. O que fazer?
TEXTO: "Mas José, seu esposo, sendo justo e não querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente" Mateus 1:19

OBSERVAÇÃO
Maria achou-se grávida pelo Espírito Santo mesmo sendo virgem. José, por sua vez, resolveu deixá-la, pois, como poderia ela estar grávida sem ter relações com ele? Apesar disso, ele não a expõe por hombridade (fidelidade). José certamente ficou confuso, decepcionado e irado com tudo aquilo. Maria deve ter dito a ele diversas vezes que foi obra de Deus. Certamente os dois estavam muito confusos e angustiados. Ambos chocados com essa rota que surgiu no meio do caminho. Eles eram tementes a Deus e, de repente, estava tudo fora do planejado, tudo fora da rota.

PRÁTICA
Deus me encoraja mais uma vez  lidar com situações que me tiram da rota de tranquilidade e segurança. Ele nunca é pego de surpresa, eu sim. Aprendo três princípios: 1. Agir com hombridade (v.19), pois, José era justo e fiel, não querendo infamar Maria apesar do ocorrido. Devo agir com hombridade em situações que me tiram da rota; 2. Ponderar (v.20) (pensar; deliberar). José ouviu de Maria seus argumentos e certamente dormiu com a mente cansada de tanto pensar no assunto tenso; 3. Discernir a direção de Deus e agir por ela (v.24). Deus falou com José em sonho e o mesmo discerniu a direção de Deus e agiu por ela. Aprendo que NÃO devo agir sem a direção de Deus. Minha vida deve ser guiada pela rota de Deus.

ORAÇÃO
Querido Pai, me ensine mesmo a lidar com as situações que saem da minha rota e me tiram a segurança, mas não fogem da Sua apesar de sair do controle e da compreensão humana. Quero sempre agir guiado pelo Teu Espírito com hombridade, ponderando as situações e discernindo a Tua voz para por meio dela agir. Fala Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário