sábado, 25 de julho de 2015

MINHA VIDA MUDOU? Gedimar de Araújo, Pr

TEXTO: Efésios 4.17-19 (NVI)
17 Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. 18 Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. 19 Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.

OBSERVAÇÃO:
Paulo após orientar sobre o nosso papel no corpo (v.9-16), passa a falar sobre a nossa mudança de vida. Isto é, nosso papel na sociedade. A igreja é a Bíblia transformada em ação. A igreja precisa “adornar” a verdade. A igreja precisa ser a demonstração viva e fiel das verdades que a Bíblia proclama. Mas temos que admitir que nem sempre é assim. Paulo está mostrando para a igreja de Éfeso que nossa vida precisa ser diferente da vida daqueles que vivem no mundo, os gentios. Se você veio para a igreja e nada mudou em sua vida, qual é a diferença entre você e a pessoa que não está na igreja? Paulo conversa com aquela igreja no sentido de orientar para a mudança de comportamento que precisa acontecer. A vida do gentio é um viver por conta própria, fazendo o que dá na cabeça, demonstrando assim que não tem um Senhor na vida. Nós, os cristãos, temos um Senhor e este é Cristo, portanto devemos viver como Ele ordena e não na “vaidade e inutilidade dos nossos pensamentos”.

APLICAÇÃO:
Ao ler esta passagem fiquei me perguntando: “o que mais prejudica o evangelho?”. As respostas talvez revelem que as pessoas do mundo prejudicam o evangelho. A mentalidade do homem moderno, distante de Deus é o principal obstáculo. Talvez outros digam que a maior barreira ao evangelho seja o diabo, pois ele cega o entendimento dos incrédulos para que não conheçam a verdade que transforma. Em parte, tudo isso pode ser verdade. Temos que admitir, entretanto, que a pior coisa para o evangelho são as pessoas dentro da igreja que não mudaram em nada. Continuam a viver do mesmo modo de antes. Dizem que são cristãs, mas não vivem como cristãs. Não dão frutos de vida transformada, frutos de arrependimento. Continuam a praticar as mesmas coisas que praticavam antigamente.
Minha vida mudou? O que eu tenho demonstrado? O que mudou no meu comportamento como homem, como marido, como pai, como amigo? É terrível fazer estas avaliações! Principalmente para pessoas perfeccionistas como eu. Minha tendência é olhar para as minhas deficiências, para meus erros. Eles existem. Mas, eu sei que eu mudei. Sei que não sou mais movido por ambição, por paixões carnais, por intenções maldosas, por mentiras e traições. Sou autêntico, sou verdadeiro, sou honesto, sou justo, sou melhor do que eu era. Posso ainda não ser tudo que eu deva ser, mas pela graça de Deus já não sou quem eu era. Precisa continuar mudando a cada dia. Essa transformação ainda não terminou. Deus está formando em mim, pela ação do Espírito Santo, a imagem de Jesus. Quero ser semelhante a Ele e viver como Ele.

ORAÇÃO
Deus transforma minha vida de glória em glória. A cada dia me torna mais consciente de onde o Senhor deseja trabalhar em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário