quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Continuando na Presença de Deus em 2016, 17, 18, 99… Marinho Soares

*Texto um pouco longo... mas creio que vale ler!

Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” Jos.1:5

Há algo que tem sido profundamente ministrado ao meu coração neste final de ano: a presença do Senhor.
Sei que ela está em todo lugar. Chamamos de imanência da parte Deus. Uma presença do onipresente.
Mas o que estou falando é de uma presença manifesta, relacional e profundamente transformadora em minha vida.
O texto de Moisés, se a Tua presença não for comigo, não me faça subir do Egito (Ex. 33:15), ainda ressoa muito forte em meu coração.
Sabemos que o Egito significava escravidão, vida miserável, exploração, desumanidade, desrespeito e uma vida indesejável para os judeus; mesmo assim, Moisés diz que seria melhor ficar no Egito do que ir em direção a terra prometida, que emanava leite e mel; se a presença do Senhor não fosse com ele.
Agora encontramos Josué e a mesma expressão é usada aqui: “Como estive com Moisés, estarei com você”. A presença do Senhor é renovada na vida de Josué.
Josué acompanhou toda a trajetória de Moisés e tudo o que aconteceu no período de quarenta anos da travessia do povo em direção à terra prometida.
Agora estão na porta de entrada desta terra. Mais tem muito luta pela frente. Guerras irão acontecer. Lutas braçais irão de desenrolar. Chegar até ali era um preambulo do que ainda viria. Ou seja, enormes desafios pela frente. Possivelmente maiores do que já tinham enfrentado nos quarenta anos anteriores. 
Mais há um agravante, o pai da fé, o mentor master estava ausente! Morrera e fora sepultado no deserto. Moisés que viveu debaixo da presença, agora não está mais entre o povo.
Quem foi chamado? Josué, seu discípulo amado. Ele precisa de encorajamento e o Senhor renova Sua aliança com ele.
As palavras são lindas e poderosas: “Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei…”
Tomo estas palavras para mim em 2016. Confio plenamente que a presença do Senhor irá comigo. Confio plenamente que Ele me dará todo o bem que prometeu em Sua Palavra. Seus planos perfeitos, planos de prosperar, dar esperança e futuro, se cumprirão em minha vida (Jr.29:11).
O que preciso fazer? Confiar e praticar os princípios que Deus aconselhou a Josué.

1. Somente seja forte e muito corajoso! 

Ser forte (Verbo de ação: fortalecer, prevalecer, endurecer, ser firme, ficar firme, ser resoluto, ser persistente, ficar seguro, tornar arrojado, encorajar, exibir força, apoderar-se de, reter, sustentar, suportar e resistir). UAU… que coisa poderosa. 
Não era fácil. Rio Jordão, Jericó, Ái, dezenas de cidades fortificadas, povo guerreiro pela frente, dificuldades internas quanto a unidade e confiança no líder jovem que havia assumido. 
Somente um homem corajoso poderia dar seguimento ao propósito de Deus para aquela geração, naquele tempo.
Preciso desta força hoje. 2016 e os próximos anos serão profundamente desafiadores. As oportunidades são enormes. As possibilidades imensas, mas facilmente poderei me perder por falta de força. Força espiritual, emocional e até mesmo física. 
Preciso urgentemente me apegar ao Senhor e à Sua grande força. Me juntar a Ele no propósito que tem para mim. Mas especialmente saber que a presença Dele é comigo e me esforçar bravamente estar Nele, e com Ele vencer as dificuldades.
Corajoso: (novamente verbo de ação - ser forte, alerta, bravo, resoluto, audacioso, sólido, seguro, endurecer, tornar firme, tornar obstinado, ser determinado, persistir e mostrar- se superior).
Sei que estas expressões podem parecer muito humanistas. Antropocêntricas. Centralizadas no homem e sem a participação de Deus. Mas, entendo que o Senhor nos chama para uma posição Nele. Ser forte e muito corajoso é uma posição de caráter conquistada em Deus e que não posso deixar de nutri-la e praticar em minha vida.
Eu posso ser fraco e covarde. Depende de minha fé e posição que recebo ao caminhar com o Senhor. Ao confiar em suas promessas, ao ver a “nuvem de testemunhas” ao meu redor (Hb.12:1), posso saber que serei vencedor me posicionando nas regiões celestiais em Cristo Jesus. A atitude diante dos desafios, a plena confiança nas promessas de Deus e o exemplo de inúmeros irmãos, para Josué era Moisés, me capacitam a viver de forma forte e corajosa.

2. Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. 

Aqui um chamado a perseverança e obediência. São duas coisas facilmente negligenciadas nesta geração. Uma geração que “muito idealiza e pouco realiza.” Uma geração imediatista, consumista, egoísta e preguiçosa. 
Preciso obedecer ao mandamentos do Senhor. Preciso ansiar pela santidade. Me esforçar por viver os princípios da Palavra de Deus de maneira feliz e alegre. Ser bem-sucedido está completamente ligado a seguir os passos do Senhor Deus, revelados a nós agora através de Jesus (Hb.1:1). 
Muitos ensinos, filosofias e oportunidades nos chamam hoje. Facilmente nos desviamos dos princípios da Palavra de Deus. O Senhor mais uma vez encoraja a Josué: não desvie da minha lei, nem para a direita e nem para a esquerda. 
A Presença do Senhor é um GPS interior. Um sistema de posicionamento global. Ele me guia aos endereços corretos da vida. Preciso confiar neste GPS da vontade de Deus, de sua revelação e presença dentro de mim. Ele vai me levar às fontes eternas da benção e vida para sempre. Aleluias!

3. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. 

Meu Deus que coisa linda! Não somente preciso viver esta presença e vida de Deus, mas manifestar aos outros. Preciso falar. Fala muito! Até ficar rouco e sem voz! Em todas as oportunidades revelar a presença e o poder de Deus.
Mas para falar com revelação, preciso meditar nela dia e noite. A Palavra precisa estar escrita dentro de mim. Precisa estar cravada, marcada com fogo em minha alma. 
Serei próspero e bem-sucedido se a Palavra de Deus estiver continuamente dentro de mim, me guiando e orientando em tudo o que eu fizer. Creio plenamente que onde colocar as plantas dos pés nestes próximos anos serão meus, onde colocar as mãos prosperará; mas para tanto preciso falar, meditar e deixar cumprir a Palavra fiel de Deus em minha vida. Aleluias!

4. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! 

Recebo esta provisão da parte de Deus que me chamou. Me escolheu antes da fundação do mundo para andar Nele. Me elegeu juntamente com os seus. Me deu a oportunidade de crer Nele e viver para Ele. Continua me chamando todos os dias para permanecer firme, forte e corajoso. Terão dias maus? Sim! Mas poderei caminhar de maneira segura confiando no amor, bondade e misericórdia Dele. Sofrerei oposições? Terei frustrações? Sim! Mas confio plenamente que foi o Senhor quem me ordenou. Isto me encoraja a seguir em frente sem olhar para trás. Quem tem posto a mão no arado...

5. Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Se ando com Ele, ele promete andar comigo - como fui com Moisés… serei com você. Aleluia! 
O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Suas promessas fiéis se cumprirão nos próximos anos. 
Conquistas poderosas e maravilhosas terei (teremos) em andar com Deus para sempre.
Viva para Ele, persevere Nele e alcançará todo o bem que Ele prometeu para você, até a eternidade. Aleluias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário