quarta-feira, 27 de maio de 2015

Promessas Infalíveis de Deus para Mim! Marinho Soares, Pr

Texto: De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram. Jos 21:45

Obs. Como é lindo viver debaixo dos cuidados de um Deus de promessas. Israel cumprira um ciclo maravilhoso: ida para o Egito, saída miraculosa de lá, travessia do mar vermelho, provisão no deserto, vitória ao entrar na terra prometida e agora o assentamento de todos os milhares de judeus nas novas terras. Tribo por tribo, clã por clã, cada um recebeu sua porção. Os levitas receberam suas cidades (48 cidades rodeadas por pastagens para seu gado), as cidades de refúgio foram designadas e eram governadas pelos levitas. Josué e Calebe receberam também suas heranças, prometidas pelo Senhor. Enfim, um ciclo maravilhoso terminara. Deus cumpriu todas as boas promessas feitas a Israel, nenhuma delas falhou.

Prática: Deus tem promessas para minha vida. Promessas que se cumprem em saúde (espiritual, emocional e física), sabedoria, ministério crescente e próspero, e por fim, o reino, onde irei reinar com Ele para sempre. Muitas destas boas promessas já se cumprem. Tenho um casamento abençoado e guardado por Deus, tenho um ministério local e extra-local firme, crescente e renovado, tenho amigos e muitos irmãos. Usufruo de mentoria tanto pessoal, pastoral e ministerial. Tenho tido o privilégio de construir prédios para acolher a igreja de Jesus. Duas promessas que espero ainda realizar: uma igreja na cidade de Cuiabá com mais de 3.000 pessoas e um prédio que receba mais de 1200 pessoas. Formação de vinte novos pastores nos próximos anos e envio para a plantação de dez novas igrejas. Agora uma promessa maior: verei os filhos dos meus filhos. Verei multiplicações dos ministérios destes que foram e serão enviados.

Oração: Senhor Cumpridor de promessas. Cumpra em minha vida as palavras que tem me falado desde minha infância. Desde os primeiros dias de meu chamado ainda adolescente, suas palavras de promessas de cuidado, provisão e de grande crescimento. Já tenho experimentado de muitas promessas, mas continuo com santa expectativa esperando as demais se cumprirem. Obrigado por ser escolhido pelo Senhor. Em nome de Jesus. Amém.

domingo, 24 de maio de 2015

"Quero Ser Um Vaso Perfeito e Útil ao Senhor!" Pra Mira Soares


Texto:  "Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade." (Jeremias 18:4)

Observação: Deus levou Jeremias à casa do oleiro para lhe revelar algo profundo em relação ao que queria fazer ao povo de Israel. Mostrou-lhe que Ele é soberano, e da mesma maneira que o oleiro molda o vaso, Ele poderia moldar aqueles que lhe pertencem.

Prática:  Um grande temor se apossa da minha alma ao meditar nesse texto de Jeremias. O Senhor me faz entender, que mesmo quando já estamos em Suas mãos, às vezes queremos tomar uma forma que não é a que Ele deseja, e começamos a ficar "estragados".  Então, como o oleiro faz com aquele vaso, o Senhor começa a nos refazer...moldar conforme Ele deseja. Que lição poderosa é reveladora! Posso entender que preciso me deixar moldar pelo Senhor, ainda que não seja o formato que eu queria, para a função que eu desejaria; porém, Ele é o oleiro e sabe qual o melhor propósito para mim...quando saio da forma que Ele designou, tenho que sofrer todo o processo de ser refeito. 

Oração:  Querido Deus e Pai, quantas vezes eu senti que o Senhor estava me remodelando... Em todas essas ocasiões, o processo foi sofrido; porém, o resultado foi sempre lindo! Não quero mais estragar em Suas mãos, mas quero estar pronta para cumprir o Seu propósito em mim e através de mim. Não quero retardar a obra que o Senhor quer realizar através de minha vida; por isso, quero a cada dia alinhar meus planos e vontades com os do Senhor, através de uma vida de consagração em oração e obediência à Sua Palavra. Em nome de Jesus, amém!

"Não quero só correr com homens, mas sim, competir com cavalos!" Pra Mira Soares


Texto: "Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno  seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão? (Jeremias 12:5)

Observação:  Este capítulo começa com uma oração questionadora de Jeremias a Deus. Ele estava desgostoso e desanimado por ver a rebeldia do povo, o seu desprezo com a Palavra de Deus, e mesmo assim, pareciam estar muito bem... 
O Senhor então lhe responde no verso 5 com essa pergunta confrontadora. 

Prática : Hoje estava pedindo que o Senhor falasse comigo, pois estava desanimada, decepcionada, 
com as atitudes de indiferença, apatia e comodismo por parte de algumas líderes, em relação ao seu compromisso com o chamado do Senhor.  Ao ler esse texto de Jeremias, confesso que fiquei chocada com a resposta de Deus ao meu lamento. Ouvi a voz do Senhor me trazendo à realidade do Seu Reino, me lembrando que Ele não me chamou para um trabalho pequeno e leve, mas para uma obra grandiosa e poderosa. Jamais Ele me havia dito que esse trabalho seria fácil, simples, light...mas sempre deixou claro, que Ele é quem me capacitaria!  Me fez lembrar que a missão é desafiadora, e exige coragem, destemor, ousadia, e perseverança. Hoje o Senhor me confronta, me dizendo, que se eu estou demonstrando fraqueza, cansaço, no início da corrida, como poderei vencer então os momentos mais difíceis que estão para vir, quando os desafios serão maiores, e será exigido de mim muito mais dinamismo, resistência e coragem?

Oração: Querido Pai celestial, choro comovida diante da Tua Palavra. É incrível que mesmo lhe conhecendo e ao Seu poder, eu ainda tenha momentos de fraqueza como este...mas o Senhor é tão misericordioso é bom, que me levou à Palavra, para me lembrar que Jeremias, Teu servo fiel, também teve seus momentos de questionamentos e desânimo, e usou comigo,a mesma pergunta que fez a ele; pude então entender o que o Senhor espera de mim. Peço querido Deus, que me fortaleça a cada dia, porque quero sim competir com cavalos! Eu sei que isso é possível, em nome de Jesus!! Amém! 

terça-feira, 19 de maio de 2015

Dormindo com o Inimigo. Marinho Soares, Pr

Texto: Josué 9:14-15
Os israelitas examinaram as provisões dos heveus, mas não consultaram o Senhor. Então Josué fez um acordo de paz com eles, garantindo poupar-lhes a vida, e os líderes da comunidade o confirmaram com juramento.

OBs. Havia um povo jebionita que quando Israel chegou á terra prometida, souberam enganá-los bem, para que suas vidas fossem poupadas. Montaram uma estratégia de comparecer com roupas, sandálias e pão envelhecidos. Os israelitas acreditaram que era um povo de muito longe e os deixou viver. Eles passaram a dormir com eles. Percebo que a vida cristã também é assim. O inimigo chega sorrateiramente, disfarçado e passando-se por um pobre e necessitado. 

Prát. Já permiti este tipo de coisa acontecer. Já tive dó do inimigo que veio disfarçado. Algumas vezes o inimigo astuto ganhou terreno. Algumas alianças foram feitas sem consultar ao Senhor. As consequências foram sempre desastrosas. Lembro-me especialmente de uma mulher com espírito de Jezabel que se levantou com o propósito de auxiliar os jovens da igreja. Ela fez aliança conosco, mas causou uma divisão e prejuízos grandes na juventude. Foi trabalhoso romper com ela e os frutos negativos duraram muito tempo.

Oração: Senhor abra os meus olhos para ver e ouvidos para ouvir. Dá-me sabedoria e entendimento para consultar sempre ao Senhor antes de fazer alianças. Preciso continuamente de direção. Em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Rasgando Minhas Vestes. Marinho Soares, Pr

Texto: Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do Senhor, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até a tarde. Josué 7:6

OBs. Rasgar as vestes perante o Senhor era um sinal de grande quebrantamento, humildade e pedido de socorro. Josué estava muito decepcionado com a derrota tão inesperada contra o rei da cidade de Ai. Haviam terminado de vencer Jericó, cidade muito maior e fortificada e perdido a guerra para Aí. Esta atitude de Josué, de rasgar as vestes, prostrar-se rosto em  terra, cobrir a cabeça com terra e ficar o dia todo diante da arca / presença de Deus, me encoraja a não desistir diante de aparentes derrotas como a que eles haviam acabado de sofrer. Eles encontraram uma solução em Deus e retornaram, após expurgar o rebelde Acã, alcançando plena vitoria contra a cidade inimiga. 

Prática: Preciso aprender a rasgar mais as vestes. Não posso me dar por vencido no primeiro round. Não posso desabar diante de desafios, que aparentemente são fáceis, mas que se tornam difíceis. Preciso ter fé e coragem e não me poupar, mas me humilhar diante de Deus e buscar a sua face até encontrar a resposta. Rasgarei minhas vestes sempre que preciso for!

Oração. Senhor obrigado por me abrir os olhos para ver que liderar e viver na tua direção não é algo fácil e simples. Tem infortúnios sérios a serem vencidos. Mas, confio em Ti que me dará sempre a solução no Senhor para todos os desafios que enfrentar. Em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Obediência X Desobediência - Glorioso X Terrível! Marinho Soares, Pr

Texto: “Se vocês não seguirem fielmente todas as palavras desta lei, escritas neste livro, e não temerem este nome glorioso e terrível, o Senhor, o seu Deus, ele enviará pestes terríveis sobre vocês e sobre os seus descendentes, desgraças horríveis e prolongadas, doenças graves e persistentes, etc. etc.” Deut. 28:58-59

Obs. Creio que este capítulo de Deuteronômio é um dos mais controvertidos nestes dias de graça extrema. Podem perguntar: como um Deus tão gracioso traria tanto horror aos que fossem desobedientes? Contudo, este versículo acima mostra com clareza quem é este Deus. O nome dele é glorioso e terrível. Glorioso pois cobre de glória toda a terra e aqueles que o buscam. Terrível porque age com justiça e equidade para com todos os que vivem no pecado e nas suas próprias vontades. É um contraponto da graça. É igual céu  e inferno. Porque o céu é tão terrível? Por que a graça é tão linda e abundante! Somente um inferno terrível para poder contrapor à maravilhosa graça de Deus. 

Prát. Graças a Deus que sempre compreendi estas verdades. Já vivi com culpa verdadeira por longos períodos em minha vida. Vivia na desobediência e debaixo das consequências da mesma. Hoje, salvo, perdoado, curado e liberto, posso viver sem culpa e debaixo da graça abençoadora de Deus. Creio firmemente que nenhuma destas maldições me alcançam e que todas as bênçãos são abundantes sobre minha vida. Recebo a cada dia graça para viver debaixo destas bençãos. Sou vitima das bênçãos de Deus. Elas me acompanham todos os dias de minha vida.

Oração: Senhor, graças lhe dou por me dar de sua graça abundante que me alcançou dando-me de suas poderosas bençãos. Não vivo debaixo da culpa do pecado, o Senhor já me perdoou. Viverei para sempre em obediência, vitória e benção. Amém!

Sou Tesouro Pessoal de Deus! Marinho Soares, Pr

Texto: E hoje o Senhor declarou que vocês são o seu povo, o seu tesouro pessoal, conforme ele prometeu, e que vocês terão que obedecer a todos os seus mandamentos. Deuteronômio 26:18

Obs. Ser tesouro já é uma grande honra. Agora ser tesouro do Senhor é algo extremamente valoroso. Um dos maiores sentimentos que as pessoas carregam, e com Israel não era diferente, chama-se rejeição. Há um complexo de inferioridade no ar. Todos somos atingidos por esta maldição desde que nossos pais pecaram.  Nos sentimos inadequados e errantes. Deus afirma a identidade de Israel dizendo:  vocês são o meu povo, o meu tesouro pessoal. Coisa linda!

Prática: não sou diferente da maioria. Vivi muitos anos me abatendo com baixa auto-estima e os mais diversos complexos que me causaram danos e dificultaram meu crescimento e prosperidade. Foi difícil para eu acreditar que era um tesouro pessoal de Deus. Minha mentalidade de escravo do pecado me subjugava. Somado a isto, uma vivência desde a infância numa igreja legalista, agravou a situação. Hoje, graças a Deus e aos novos mentores que me rodeiam, uma nova identidade tem sido formada. Hoje posso não somente dizer, mas viver como verdadeiro tesouro pessoal de Deus!

Oração: obrigado Jesus por me dar o direito de me tornar filho de Deus. Por me dar uma nova história, com um novo nome e um destino maravilhoso. Obrigado por me tornar Seu tesouro pessoal. Amém.

domingo, 3 de maio de 2015

A seriedade do Casamento - Marinho Soares

Texto: Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para ficar em casa e fazer feliz a mulher com quem se casou. Deuteronômio 24:5

OBs. Uma das maneiras de Deus expressar valor a algo era priorizando-o ao seu povo. Vemos isto acontecer no que diz respeito ao casamento. Um homem ao casar-se ficava livre do principal encargo de um homem naqueles dias: de ir guerrear pelo seu povo.  Também estaria livre de compromissos públicos. Ele deveria se dedicar ao casamento, e, especialmente fazer feliz a mulher com quem se casou.  

Prática: Confesso que comigo não foi assim. Recebi a igreja que pastoreei por dez anos na sexta (06/01/1995) e casei-me no sábado (07/01/1995). Ou seja, assumi meu primeiro ministério pastoral um dia antes do casamento. Fui para a guerra um dia antes do meu casamento. Tiremos uma semana de lua de mel e nos próximos cinco anos praticamente não tiramos férias. Hoje ao olhar para trás percebo que foi a graça, extravagante graça de Deus, que não  permitiu que nosso casamento já estivesse destruído. Hoje, busco ajudar novos casais, a darem uns meses a um ano de investimento focado no casamento. É bem difícil. A maioria já casa com os dois precisando trabalhar e alguns também estudar. É guerra!

Oração. Senhor percebo quanto valoriza o casamento. Agradeço-te por manter meu casamento vivo e abençoado em meio a tantos desafios enfrentados desde os primeiros anos. Falta de liberdade financeira, excesso de trabalho, estresse e outros ataques vieram com força. Mas o Senhor nos livrou de todos. Isto mostrou o quanto ama o casamento. Obrigado Jesus. Amém!