quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cuida de ti e da doutrina! Rodrigo Rodrigues Lima, Pr.

TEMA: Cuida de ti e da doutrina!
TEXTO: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes." I Timóteo 4:16

OBSERVAÇÃO
Paulo ensina a Timóteo que este deveria cuidar bem de si mesmo e da doutrina e como consequência ele preservaria a si mesmo e o povo dos perigos de heresias, lobos mercenários e tornaria perseverantes em Cristo. Cuidar de si mesmo neste contexto é exercitar-se na piedade, aplicar-se à leitura, não ser negligente com o dom, meditar nas orientações recebidas e receber cuidado (mentoria/discipulado), pois, era isso que Paulo estava fazendo ao escrever essa carta ao jovem líder. Cuidar da doutrina é expor "estas coisas", ordenar, ensinar "estas coisas", aplicar-se à exrotação e ao ensino e não ser negligente com o dom.
Assim é um líder saudável que gera vida e saúde!

PRÁTICA 
Deus me dá o privilégio e a responsabilidade de preservar a vida cristã dos meus ouvintes e a minha própria vida cristã através do cuidado comigo mesmo e com a doutrina. Como líder sou chamado a influenciar pessoas pela Palavra e mentoria/discipulado. Não posso ser negligente com a mentoria que tenho recebido e com as mentorias e supervisões que tenho ministrado. Deus me encoraja mais e mais a ter a postura de Timóteo quanto a estes conselhos e me encoraja a ter a postura de Paulo quanto ao cuidado com as pessoas, especialmente líderes. A base de tudo é a Sua Palavra.

ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado por essas preciosas lições. Não me deixe ficar acomodado. Me quebre a cada dia para que eu seja sempre servo e pronto a receber cuidado através de conselhos, confrontações divinas através de pessoas e faça-me diligente e zeloso para cuidar da doutrina. Que Cristo seja exaltado sempre!

sábado, 25 de julho de 2015

MINHA VIDA MUDOU? Gedimar de Araújo, Pr

TEXTO: Efésios 4.17-19 (NVI)
17 Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. 18 Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. 19 Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.

OBSERVAÇÃO:
Paulo após orientar sobre o nosso papel no corpo (v.9-16), passa a falar sobre a nossa mudança de vida. Isto é, nosso papel na sociedade. A igreja é a Bíblia transformada em ação. A igreja precisa “adornar” a verdade. A igreja precisa ser a demonstração viva e fiel das verdades que a Bíblia proclama. Mas temos que admitir que nem sempre é assim. Paulo está mostrando para a igreja de Éfeso que nossa vida precisa ser diferente da vida daqueles que vivem no mundo, os gentios. Se você veio para a igreja e nada mudou em sua vida, qual é a diferença entre você e a pessoa que não está na igreja? Paulo conversa com aquela igreja no sentido de orientar para a mudança de comportamento que precisa acontecer. A vida do gentio é um viver por conta própria, fazendo o que dá na cabeça, demonstrando assim que não tem um Senhor na vida. Nós, os cristãos, temos um Senhor e este é Cristo, portanto devemos viver como Ele ordena e não na “vaidade e inutilidade dos nossos pensamentos”.

APLICAÇÃO:
Ao ler esta passagem fiquei me perguntando: “o que mais prejudica o evangelho?”. As respostas talvez revelem que as pessoas do mundo prejudicam o evangelho. A mentalidade do homem moderno, distante de Deus é o principal obstáculo. Talvez outros digam que a maior barreira ao evangelho seja o diabo, pois ele cega o entendimento dos incrédulos para que não conheçam a verdade que transforma. Em parte, tudo isso pode ser verdade. Temos que admitir, entretanto, que a pior coisa para o evangelho são as pessoas dentro da igreja que não mudaram em nada. Continuam a viver do mesmo modo de antes. Dizem que são cristãs, mas não vivem como cristãs. Não dão frutos de vida transformada, frutos de arrependimento. Continuam a praticar as mesmas coisas que praticavam antigamente.
Minha vida mudou? O que eu tenho demonstrado? O que mudou no meu comportamento como homem, como marido, como pai, como amigo? É terrível fazer estas avaliações! Principalmente para pessoas perfeccionistas como eu. Minha tendência é olhar para as minhas deficiências, para meus erros. Eles existem. Mas, eu sei que eu mudei. Sei que não sou mais movido por ambição, por paixões carnais, por intenções maldosas, por mentiras e traições. Sou autêntico, sou verdadeiro, sou honesto, sou justo, sou melhor do que eu era. Posso ainda não ser tudo que eu deva ser, mas pela graça de Deus já não sou quem eu era. Precisa continuar mudando a cada dia. Essa transformação ainda não terminou. Deus está formando em mim, pela ação do Espírito Santo, a imagem de Jesus. Quero ser semelhante a Ele e viver como Ele.

ORAÇÃO
Deus transforma minha vida de glória em glória. A cada dia me torna mais consciente de onde o Senhor deseja trabalhar em mim.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Não seja negligente com o dom que há em você! Rodrigo Rodrigues Lima, Pr.

TEMA: Não seja negligente com o dom que há em você!
TEXTO: "Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos dos presbíteros." I Timóteo 4:14

OBSERVAÇÃO
Paulo chama a atenção de Timóteo para que este não seja descuidado com o dom que recebeu de Deus. Significa que ele deve ser zeloso em se aperfeiçoar e executar com excelência, pois, o termo profecia aqui mencionado revela que esse dom serve a um propósito divino.

PRÁTICA 
Deus me chama a perseverar no aperfeiçoamento e excelência do dom que Ele me presenteou. Se eu não fizer estas coisas e cair no comodismo e estagnação, ou permitir que situações me roubem a convicção que Dele recebi significará negligenciar o propósito da minha vida, pois, é a vontade Dele para mim. Por isso, perseverarei ainda mais nos estudos, nas mentorias e no cuidado do rebanho, pois, este é o propósito de Deus para a minha vida.

ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado por me presentear com dons que servem ao Teu propósito em minha vida. Livra-me do comodismo e da estagnação ministerial e espiritual. Não quero ser negligente! Guia-me.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Tenho Inimigos? Quem são? Marinho Soares, Pr

Texto: “…ou se poupei sem motivo o meu adversário…” Sl 7:4

Obs. Este Salmo de Davi foi escrito em meio às perseguições que sofria quando, já ungido rei, ainda se submetia ao rei de fato: Saul. Era rei por direito, mas de fato ainda se submetia a outro. 
Adversários para Davi eram todos aqueles que se opunham e se levantavam contra os propósitos de Deus para sua vida. Desde Saul, até seus aliados, eles tentavam de todas as maneiras se oporem aos propósitos de Deus para ele.

Prática: Minha pergunta hoje é, tenho adversários? Inimigos que se oponham contra mim e os propósitos de Deus? No fundo do meu coração sempre penso que, se houverem inimigos, eles, antes de serem meus, são inimigos do meu Deus. Fico em paz e sigo em vitória, pois me asseguro da graça de Deus. Mas, vejo que Davi percebe que pode ter poupado seu adversário. Bem, o que isto me diz? Que preciso ter clareza quanto ao propósito de Deus para minha vida, viver neles e não permitir que inimigos o atrapalhem. 

Oração: Senhor Deus, venha com tua graça me defender dos meus inimigos, o maior deles, o diabo, seja subjugado e resistido. Que a carne, seja dia a dia crucificada contigo. Que os homens que se levantarem contra mim, venham cair na força do Seu poder. Em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Vivo pela Fé ou pelas Emoções? Marinho. Soares

Texto: "Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito. Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Judas 1:19-20

OBs. Vemos que esta questão da fé x emoções já era discutida nos tempos do novo testamento. O texto de Judas esclarece, falando a pastores e líderes que seguem "a tendência da sua própria alma". Como é triste isso. São pessoas instáveis, afogadas em sUas próprias emoções diárias, que dependem da disposição do dia para definirem suas atitudes. Se perdem em si mesmas, pois são poços de areia movediça emocional. Como isso é ruim. A Bíblia fala que a alma do homem (coração) é enganosa, não é confiável. Quem vive pelas emoções dificilmente prosperará naquilo que se propõe a fazer, pois não manterá a perseverança, que é fruto da fé. Logo entrara em descrédito.

Prática: Vivo pela fé. Ao contrário daqueles que seguem a tendência da sua própria alma, vivo edificado na "santíssima fé, orando no Espírito". Ao ter o Espírito Santo tenho a firmeza e convicção de fé que Ele produz. Ele revela Sua vontade, ela se torna soberana, me firmo nela e esqueço de minhas emoções. Sou dirigido pelo Espírito e manifesto diariamente seus frutos: alegria, paz, amor, fé... 
Quando sou firmado nesta fé, nada pode me demover dos propósitos eternos de Deus. Nenhuma pessoa, por mais importante que seja para mim, ou circustância, das mais difíceis e improváveis, poderão me fazer mudar a direção/atitude/alegria de minha vida. Me torno inabalável e indestrutível! 

Oração: Oro para que o Espírito de revelação venha trazer clareza para minha vida a cada dia. Que eu viva pela fé, não por vista e muito menos pelas minhas falíveis emoções. Em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Gere Filhos! Marinho Soares, Pr

"E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”. 1 Samuel 1:11

OBs. Ana é um símbolo maravilhoso de quem vence a esterilidade. Sua rival Penina dava inúmeros filhos ao marido Elcana, Ana porém, era humilhada por ela, pois não gerava filhos. Filhos eram a coisa mais preciosa que uma família poderia ter neste período do Antigo Testamento. Não tê-los era como uma maldição. Daí a tristeza e desespero de Ana. Podia ter tudo, como o amor incondicional do marido, mas sem filho não era nada. Hoje os filhos são desimportantes. As famílias quando tem, são bem poucos. Perdeu o valor que tinha há séculos atrás. Então como podemos aplicar hoje? Pensando nos filhos espirituais que Deus deseja que teremos. 

Prática: sei um pouco do que sentia Ana, pois não concebemos filhos biológicos nestes vinte anos de casados. Mira e eu não sabemos porque não geramos, apesar da aparente saúde dos dois. Então, pensando nos filhos espirituais, buscamos gerá-los nestas décadas de caminhada com Cristo. Sinto que o inimigo tenta de todas as maneiras matar este desejo. Ele usa filhos gerados para me trair, decepcionar, frustrar, ferir, abandonar e até mesmo caluniar, maldizer, etc. Se fosse olhar pelas ingratidões, já teria desistido de gerar. Mas, os filhos gerados, como os de Ana, são para o Senhor. Então, tenho tranquilidade e paz que Ele vai agir e transformá-los em filhos conforme o Seu coração. Creio que Samuéis estão sendo gerados para impactar esta geração e as próximas. Profetas de Deus estão nascendo do meu choro constante.

Oração: Senhor traga a existência os filhos que tens para mim. Anseio, choro e desejo ardentemente que eles venham. Me consagro, entrego e choro diante do Senhor para que eles nasçam. Também os consagro ao Senhor para que deem muito mais fruto do que tenho dado, em nome de Jesus. Amém!