terça-feira, 10 de novembro de 2015

Tudo Junto e Misturado! Marinho Soares, Pr

“… em vez disso, misturaram-se com as nações
e imitaram as suas práticas. Prestaram culto aos seus ídolos,
que se tornaram uma armadilha para eles.” Sl.106:35-36

Obs. Tudo junto e misturado - esta é uma das frases mais recorrentes nos dias de hoje. Vemos que Israel também teve esta prática. Foi-se misturando com todos os povos ao redor deles. Não tinham filtros e nem critérios - ainda que soubessem o que era correto e que fora ensinado a eles desde a infância. A Palavra diz que isto se tornou em armadilha para eles. Foram todos “fisgados” e acabaram iguais às nações repugnantes que viviam ao seu redor. “Por isso acendeu-se a ira do Senhor contra o seu povo e ele sentiu aversão por sua herança.” (v.40). Que coisa triste! Ser completamente rejeitado pelo seu Senhor! Sofreram consequências: morte, destruição, escravidão e rejeição. 

Prática: A coisa não está diferente hoje com a igreja - o novo Israel. Uma grande maioria dos crentes está “tudo junto e misturado”. Confesso que, como líder da igreja, sou pressionado todos os dias a afrouxar os valores e práticas que tenho aprendido da Palavra do Senhor desde a infância. Primeiro preciso lutar comigo mesmo. Meus pensamentos e valores são chocados em todo momento com as tentações e atrações da mídia e dos exemplos de outros líderes. A luta para manter a pureza sexual, a distancia pela avareza (amor ao dinheiro) e o coração manso e humilde (fuga do poder), são batalhas homéricas a serem vencidas cotidianamente. 
Segundo, preciso lutar para não desistir diante do caráter extremamente duvidoso dos líderes que ando com eles. Tanto os acima, ao lado ou liderados por mim. São insolentes, descomprometidos, desonrosos, traidores, manipuladores, preguiçosos, sem palavra (infiéis), misturados; enfim sem caráter de Cristo (características de Cristo).

Oração: Senhor minha luta é para não ser um hipócrita, julgando aos outros e deixando-me isento de minha parcela de responsabilidade. Perdoa-me pelos meus pecados de não me aplicar ao aprendizado mais claro e sistemático de Sua Palavra. Perdoa-me por perder tempo com distrações e não me concentrar no essencial. Perdoa-me por não passar com autoridade (palavra+prática) todas as coisas que creio. E por fim, me ajude Senhor a desviar da mentira e viver na prática da verdade. Em nome de Jesus, amém!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Descanso

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Mt. 11:28

Obs. Jesus diz nos versos anteriores que Ele se alegrava pelo fato do Pai ter revelado as coisas grandes aos pequenos e ocultado dos  grandes e entendidos que ficaram sem revelação.
Em Corintios, a palavra revela que sábios e entendidos não receberam. 
Que coisas grandes são essas? A primeira é conhecer o Pai. Somente Jesus, o Filho, conhece ao Pai. E ele diz, que os demais somente o conheceriam se o Filho quiser revelar. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai s a não ser por mim” Jo. 14:6.
O caminho do descanso é conhecer a Cristo. Por isso Ele grita alto: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados”, eu lhes darei descanso.

Prática: Já andei cansado e sobrecarregado. Mesmo que já tenha conhecido a Cristo há anos, ainda preciso ouvir este chamado: Marinho, venha a mim! Como anseio por viver em paz e descanso, vou a ele todos os dias e momentos de minha vida. 
Como é maravilhoso este descanso. É alivio imediato e seguro para minha alma. As pressões e tribulações do tempo presente são vencidos com o alivio que encontro em Cristo.

Oração: Senhor o Teu jugo é suave e Teu fardo é leve. Posso me questionar: como pode ser jugo suave e fardo leve? Não seria melhor não ter jugo e nem fardo? Não! Senão viveria completamente solto, sem dono e sem destino. Aliancei com o Senhor um dia, e toda aliança pressupõe ligação, compromisso até a morte. Portanto, recebo com alegria Teu jugo (domínio) e fardo (chamado e trabalho) com alegria. Sou Teu Senhor! Amém. 

Marinho Soares, Pr