sábado, 27 de fevereiro de 2016

O poder de Olhar para Jesus! Marinho Soares

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Co 3:18

Muitos pessoas acham que olhar (meditar, orar e contemplar) para Jesus seja perda de tempo. Alguns até criticam aqueles que assim o fazem. Mas, o que a Palavra nos diz é que se você investir tempo contemplando (orando, meditando e mirando) a Cristo, você será transformado na própria pessoa de Cristo - você vai brilhando mais e mais, de glória em glória, até ficar igual a Cristo. 

Li que, após a segunda guerra mundial, Israel foi atacado por todos os lados pelos seus vizinhos. Israel, que tem uma das aviações de guerra mais poderosa do mundo, venceu em seis dias os seus inimigos (guerra dos seis dias). O que fizeram? Neutralizaram a aviação do inimigo com ataques surpreendentes e fulminantes, com voos rasantes sobre o mar mediterrâneo, fugindo dos radares inimigos. 
O que me chamou a atenção foi o fato de que a aviação funciona como os “olhos” que guia toda a ação dos tanques em terra. A artilharia somente tem poder, se a aviação está lá de “cima” sendo os “mega” olhos deles. Ao tirar a aviação do inimigo, Israel tirou seus “olhos”, vencendo-os com facilidade e destruindo a enorme artilharia do inimigo que ficou “cega”.

O que aprendo? Ao olhar para Jesus, que está acima de todas as coisas, assentado nas regiões celestiais, ele me comunica o caminho que devo seguir a cada minuto de minha vida. Com sua “mega visão” me orienta e me leva aos lugares mais abençoados e seguros da terra. Os inimigos podem até tentarem contra mim, mas os seus planos já estão falidos, pois a glória de Deus me orienta em tudo. Sou mais que vencedor! Estou no caminho de uma glória cada vez maior!

Senhor, quero contempla-lo! Já estou com o rosto descoberto. O próprio sangue derramado me dá essa condição de olhar para o Senhor e não ser fulminado. Obrigado por me transformar em glória cada vez maior, semelhante a Ti, a cada hora de meditação. Aleluia!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Sou vítima da graça! Marinho Soares

Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu mantiveste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono. 1 Reis 3:6

Salomão herdara o trono de Davi seu pai. Ele está diante de Deus pedindo graça para poder governar. Ele fala com Deus a respeito de seu pai e afirma que Ele fora bondoso para com ele. Afirma também que Davi fora fiel, justo e reto diante de Deus. Como pode ser isto? Como um homem que adulterou, assassinou e que Deus o impediu de construir um templo para a habitação Dele, ser considerado fiel, justo e reto de coração? Só tenho uma resposta: pela graça de Deus atuando na vida deste homem. Davi foi escolhido por Deus para ser vítima da graça!

Confesso que durante anos tive muitas dificuldades com a simplicidade da graça de Deus. Nascido num berço Evangelico legalista, fui treinado a obter o favor de Deus por merecimento e esforço próprio. Vivi uma vida cristã triste e cheia de derrotas. Me condenava e sofria o tempo todo com culpas falsas. Hoje, experimentando um novo tempo de relação com Deus, vivo debaixo de uma graça maravilhosa. Não vou em direção ao barateamento desta graça. Mas, cada vez mais em direção à santidade que ela me dá.
Davi foi alvo dessa graça. Eu também sou. Hoje vivo mais um dia de justiça, fidelidade e retidão. Vivo debaixo do incondicional amor e favor de Deus! Aleluia!

Fui alcançado por Tua graça, maravilhosa graça, que trouxe salvação para mim. Eu não mereço tanta graça, mas por misericórdia recebi. Aleluias!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Antes de ser Jonathas seja um fiel escudeiro! Rodrigo Furtado

“Disse o seu escudeiro: “Faze tudo o que tiveres em mente; eu irei contigo”.”
1 Samuel 14:7 

Observação: A Bíblia deixa muito claro o modo como Jonathas era um homem de aliança foi assim com seu Deus, pai, Davi e o povo de Israel, homem de uma fidelidade ímpar. E é perceptível que isso foi gerado naturalmente naquele que o acompanhava, o verso acima deixa claro que certo ou errado seu escudeiro o acompanharia, pois entendia a missão que o Senhor direcionara seu líder. Tenho observado na Bíblia quão protetiva e produtiva é esta relação líder e liderado, líderes que buscam ouvir a Deus como Jonathas fazem toda a diferença pois geram em seus escudeiros que devem assim também fazer. O restante do capítulo é maravilhoso pois vemos claramente Jonathas seguindo a direção de Deus e seu escudeiro seguindo a sua direção resultado: uma vitória linda 2 x 20, um homem que é leal derruba 10 e ainda move o coração de Deus que destruiu todo um exército com terrível temor e confusão. 

Pratica: O que fica claro em meu coração é que para eu ser Jonathas preciso antes ser este escudeiro leal. O desafio não foi fácil, a proposta de Jonathas era assustadora. Saíram escondido, eram minoria e pelo que o texto indica estavam em uma posição de ataque abaixo dos filisteus, mas... Tinham a confiança na palavra de Deus. Preciso ter essa convicção em meu líder, o sucesso dele é meu sucesso. Vim do meio corporativo e percebo que quanto mais a equipe é alinhada com o líder mais todos ganham. Que assim eu seja, fiel no que me propor. 

Oração: Pai que princípio lindo o Senhor me ensina aqui, muitos ou duvidam ou avançam atropelando sua liderança. Não quero ser assim, não entendo que as coisas funcionam assim, entendo que a caminha de baixo de aliança trazem muito mais frutos do que a caminhada solitária. Pai antes de eu ser um Jonathas me torna um fiel escudeiro.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Alma de Criança! Marinho Soares

De fato, acalmei e tranqüilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Salmos 131:2

De fato, nas distrações, pressões e compromissos do dia a dia, ter a alma em descanso é quase impossível. Na verdade é impossível, a não ser que tenha uma alma de criança que se encontra no colo maravilhoso e generoso de uma mãe/pai. Davi, meu amigo de muitas horas nas meditações diárias, encontrou esse colo em Deus, seu amado Pai.

Às vezes minha'alma grita de desespero e ansiedade. Fico com o coração na mão diante de tantas necessidades não supridas; tantas expectativas não correspondidas; tantos sonhos não realizados! 
Mas em meio a tudo isso, vou para os braços poderosos e seguros do Pai. Lá minha'alma de criança encontra sossego e todo suprimento que preciso para mais um dia, mês e ano de caminhada.

Senhor obrigado pelo descanso diário em seus braços. Que minha'alma nunca envelheça, em nome de Jesus! Amém!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Nas mãos dos homens ou nas mãos de Deus? Marinho Soares

Davi respondeu: “É grande a minha angustia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia, a cair nas mãos dos homens”. 1 Crônicas 21:13

Cair nas mãos dos homens era algo que Davi conhecia bem. Desde a perseguição de Saul até se tornar rei, ele foi oprimido. Mesmo depois experimentou lutas e dificuldades com homens desleais e infiéis. Por isso, num momento de juízo da parte de Deus, por ter feito um recenseamento desnecessário, ele prefere a mão de Deus sobre ele do que a de homens.

Fiquei meditando sobre isto. Tenho muito temor a Deus. Creio que na formação cristã legalista que tive, esse temor se transformou em medo. Pois, ao pensar na decisão de Davi, penso que preferiria a mão dos homens. Hoje ao meditar melhor, descobri que o menos pior é estar nas mãos graciosas, amorosas e misericordiosas de Deus!

Senhor, graças lhe dou por nunca ter tido um juízo tão rigoroso sobre mim como teve com Davi. Contudo peço-lhe que me cubras com o seu manto de misericórdia, graça e bondade em todo tempo. No dia do juízo, lembre-se da misericórdia! Em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

De Bem com a Vida?! Marinho Soares

 “A minha dinastia está de bem com Deus. Ele fez uma aliança eterna comigo, firmada e garantida em todos os aspectos. Certamente me fará prosperar em tudo e me concederá tudo quanto eu desejo". 2 Samuel 23:5

Durante muitos anos ouvi a frase "de bem com a vida". As pessoas querem isto. É uma espécie de vivência numa bolha de saúde, prosperidade, curtição, ausência de conflitos ou problemas. Uma alienação ilusória e utópica. Mas é uma frase que soa legal e que já se tornou em livro.
Ao contrário desta frase, encontro Davi falando minha disnatia (minha casa, filhos, sua vida e propósito) ESTÁ DE BEM com Deus! Que coisa linda! Ele não estava preocupado de estar de bem com a vida. Mas sim, de estar bem com Deus! Ele também diz que isto se baseia numa aliança de Deus com ele, firmada e garantida. Este estar de bem com Deus, mais a aliança garantiriam a Davi prosperidade e favor da parte de Deus!

Inúmeras vezes sou tentado a estar "de bem com a vida". É TÃO atraente! É o que a grande maioria das pessoas procuram. Dentro e fora da igreja. Mas graças a Deus e à Sua Palavra aqui estou para dizer que desejo profundamente, do interior de minha alma e espírito, estar de bem com Deus. Ele me reconciliou com Ele mesmo através de seu filho Jesus. Ele fez uma aliança eterna, perfeita, firmada e garantida comigo e minha família (dinastia). Sou salvo e tenho um Senhor - dono que me guia em todos os meus caminhos, trazendo prosperidade e favor para comigo. 

Obrigado Senhor por me dar esta clareza quanto a não me preocupar em estar de bem com a vida. Mas sim, de estar de bem com o Senhor. Renovo hoje minha aliança de amor e fidelidade ao Senhor. Amém!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O Choro Angustiado do Desviado. Marinho Soares

Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava. Salmos 42:4

Algumas pessoas têm dificuldades com a expressão desviados, para aqueles que se afastaram da vida de Deus e da igreja. Mas entendo como um termo correto. Eles estavam no caminho e saíram dele. Ou seja, se desviaram para a esquerda ou direita. O caminho continua lá, eles pegaram outros. 
Davi chora angustiado, pois se lembra de quando andava com o povo de Deus. 
Quando celebrava junto com os irmãos nos cultos da igreja (casa de Deus). Ele conduzia o louvor e a dança. A festa era linda. Ele sente saudades. Ele lembra das vigílias, da adoração, das caminhadas e da palavra ministrada. Sua alma sente sede (saudade) como a corça anseia por águas (v.1).

Já fui um desviado. Já sofri de saudades de Deus e de sua casa. Lembro-me de um período difícil e tumultuado de minha vida, morando em São Paulo, quando fui ferido por líderes e me afastei da igreja, da comunhão com os irmãos.
Muitos dias eu ia furtivamente em uma grande igreja, onde ninguém me conhecia, sentava lá no fundo, chorava o tempo todo do louvor, concentrava na Palavra e saia antes de terminar, para que ninguém falasse comigo. Voltava um pouco melhor para casa. Fazia isto umas duas vezes por semana. 
De alguma forma, ao dar ouvido para minha sede (saudade) de Deus na minha alma, esta atitude me salvou. Pois aos poucos fui ganhando forças para perdoar os que tinham me ofendido, fortalecer meu espírito na Palavra de Deus e sentir de novo aquela comunhão maravilhosa com meus irmãos e com a vida no Espírito. 
Voltei para o Caminho, encontrei uma comunidade de fé, restabeleci minha aliança com Deus e com a igreja, retomei o chamado de liderança, e, graças a Deus há mais de vinte anos conduzo o povo "a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festeja".

Aleluia! Louvado seja Deus que me tirou do desvio e me colocou de volta no caminho. Senhor mantenha-me com Teu zelo fiel e com Tua mão poderosa sempre nos Teus caminhos, em nome de Jesus. Amém!

sábado, 6 de fevereiro de 2016

INTENSO! Marinho Soares

Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Sl.63:1

Se há alguém para ensinar sobre intensidade, esta pessoa é Davi. É precioso ver como ele se deleita em Deus. Clama, se joga, lamenta, ora, dança, suplica, agita, corre, chora, derrama, anseia, deseja, etc. É lindo! 

Meu Deus como sinto falta disto! Sinto saudades do Senhor. Descubro que existem três níveis na intensidade: os que já sentiram saudades de Deus e não sentem mais, os que sentem saudades do Senhor, e aqueles que não sentem mais, pois sua sede é saciada diariamente. Confesso que me alterno entre o segundo e terceiro. Sinto saudades, me sacio e volto a sentir saudades, me sacio… saudades… e volto… me sacio… 

Senhor quero me derramar. Quero me quebrantar. Viver intensamente minha relação contigo. Pois sei que um coração quebrantado e contrito o Senhor jamais desprezará. Me coloco para viver inteiramente consagrado a Ti Senhor. Me auxilia em ser cada vez mais intenso na adoração, palavra e entrega. Em nome de Jesus… amém.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Quando o Urubu de baixo "faz" no de cima! Marinho Soares

Ele atirava pedras em Davi e em todos os conselheiros do rei, embora todo o exército e a guarda de elite estivessem à direita e à esquerda de Davi. Enquanto amaldiçoava, Simei dizia: “Saia daqui, saia daqui! Assassino! Bandido!" 2 Samuel 16:6-7

Não é melhor forma de começar um devocional, com um ditado antigo bem deselegante. Mas, é o que me veio à mente ao ler este texto sobre a má sorte de Davi. Veja só, ele estava sendo traído pelo próprio filho Absalão, tem que fugir de Jerusalém chorando igual um bebê deixado na porta de uma casa, e um bendito profeta por nome Simei, vem com pedras, terra e insultos amaldiçoando a ele.
É terrível a onda de azar que Davi passa por ela. É muita urucubaca numa semana só. O baixo astral chegou e quando parece que já está passando, ainda consegue ficar pior.

Já passei por muitos momentos "baixos" em minha caminhada. Momentos que pensei: "por que só acontece comigo?". "Não vai parar esta onda de azar?" É interessante, pois posso ficar acreditando nisto, ou mudar minha mentalidade e ver as coisas numa perspectiva diferente. Davi, mesmo num momento negro de sua história, consegue lucidez para vencer estes embates. 
Ele diz: “Que é que vocês têm com isso, filhos de Zeruia? Ele me amaldiçoa porque o Senhor lhe disse que amaldiçoasse Davi. Portanto, quem poderá questioná-lo?” (V.10).
Com base nisto, posso ver que nenhuma má sorte me sobrevêm se o Senhor não estiver por detrás. O senhor me ama, e como Pai de amor constantemente me corrigi. Ele estava corrigindo a Davi e ele podia entender isto e não fazer justiça com as próprias mãos contra Simei que o ofendia desrespeitosa e publicamente. 
Preciso de sanidade mental, emocional e espiritual para suportar estas correções e fugir do lugar comum das superstições. A maioria das pessoas que conheço, inclusive crentes, estão sendo destruídas por não terem esta clareza. 
É por último Davi diz: "Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo” (V.12). 
Atitude de humildade que logo depois o reconduz ao trono novamente. Aquele que se humilha, sempre será exaltado.

Senhor, tua graça me basta, pois o Teu poder se aperfeiçoa em minha fraqueza. Amém!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Justo, porém dependente! Marinho Soares, Pr

"Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair." Salmos 55:22

Observo que Davi está buscando a Deus de todo o seu coração. Ele era intenso no que fazia. Tanto na alegria, quanto na dor. Se era para celebrar tinha que ser com danças, tamborins e muita agitação. Se era para lamentar, se jogava no chão por sete dias sem comer e falar. Que coisa! Lendo 2 Samuel ontem percebi como foi triste a revolta de seu filho Absalão. Se voltou contra o pai. Trouxe para si os aliados e melhores conselheiros de Davi - como Aitofel. Davi teve que fugir de Jerusalém. Enquanto foge chora até se desidratar, juntamente com o povo. Não escondia seu sofrimento e emoções. Davi dependia de Deus. Ele diz:  "Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz." Salmos 55:16-17.

Como não ser abençoado com a leitura da Palavra de Deus? Me renovo em Deus nesta manhã. Sei que inimigos querem me destruir. Eles são bem conhecidos: o mundo, a carne e o diabo. Todos eles usam pessoas. Inimigos internos - eu mesmo, minha carne. Externos - pessoas motivadas pelos valores deste mundo e pelo diabo. Por isso oro. Por isso peço que o Senhor me guarde pela manhã, ao meio-dia e à tarde/noite. Oro, por que ao fazê-lo saio justificado. A palavra então se cumpre: jamais permitirá que o justo venha a cair. Davi retorna para Jerusalém. Assume seu posto após a morte de Absalão e dos inimigos. Eu volto todos os dias à presença de Deus, a casa Dele e ao lugar que me colocou.

Senhor, entrego minhas preocupações a Ti, sei que me sustentas; não permitirá que os meus inimigos prevaleçam contra mim. Clamo a Ti e sou justificado. Por isso permanecerei de pé. Dependente de Ti para sempre.  Amém!

Discípulos - Amigos - Adriana Carlos

Texto Já não os chamo servos, por que o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, por que tudo o que ouvi de meu Pai, eu lhes tornei conhecido. João 15:15

Observação: Os últimos ensinos de Jesus aos discípulos, pouco antes da cruz, são palavras não apenas profundas mas também INSPIRADORAS. Ele é o modelo perfeito de discipulador, todas suas palavras e ações são dignas de imitação.

Lembrar que Jesus chamou seus discípulos de AMIGOS me liberta do incômodo causado pelo ensino equivocado de alguns estudiosos do discipulado, que vê essa relação mais como uma profissão que como um relacionamento propriamente dito.

Se nem nos meus atendimentos verdadeiramente profissionais eu consigo não ver a pessoa diante de mim sem me colocar no lugar e querer me aproximar, quanto mais entre irmãos! Pessoas que como eu estão vencendo uma batalha por dia, servindo Jesus do jeito que são, querendo crescer na revelação da Palavra, de glória em glória.

O mais interessante é observar que a Palavra (João 15:15) sempre esteve alí, nas mesma página...
Prática: Sim, eu quero ser amiga daquelas que o Senhor tem colocado diante de meus cuidados. As discípulas são sempre dele, mas essas amizades são presentes pra mim.

Oração: Jesus, o Senhor deu a vida por seus discípulos e nos tornou amigos seus. Enche-me de coragem e amor para investir na vida das que o Senhor me confia. Obrigada pelas muitas amigas que eu não percebia. Amplia sempre minha visão.