quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Uma Oferta Extravagante de um Discípulo Secreto! Marinho Soares

Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo. 39 Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite. Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés. João 19:38-39

José de Arimatéia, um discípulo secreto, pede a Pilatos o corpo de Jesus para o sepultar. Juntamente com ele, outro discípulo secreto, que conversava com Jesus nas sombras das noites, Nicodemos, o acompanha com o bálsamo precioso do sepultamento - cem libras (34 kilos) de mirra e aloés. O valor estimado varia de 1.200 a 30.000 denários (01 denário: valor de uma diária de trabalhador), conforme alguns estudiosos da época. 
A variação é muito grande - entre 240.000,00 a 3.000.000,00 reais valores atuais.
Mas se pegarmos o menor valor, já estamos falando de algo considerável.

Eu me surpreendo com algumas coisas neste texto. Primeiro pelo fato de o Senhor “aceitar” tem discípulos secretos. Como pode ser isto? Imagino que hoje ainda existam pessoas assim. São aqueles que seguem ao Senhor sem se manifestarem, mais que em momentos oportunos aparecem no cenário honrando ao Senhor Jesus e cuidando do seu corpo (hoje a igreja - o corpo de Cristo). 
Também me surpreende a generosidade da oferta de Nicodemos, que foi extravagante. O que ele levou era somente reservado às pessoas mais influentes da época. Gamaliel recebeu 29 kilos da mesma especiaria - ele era o presidente do sinédrio. 
Isto também se deu para o cumprimento de mais uma profecia a respeito de Cristo: “Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.” (Isaías 53:9)


Senhor, nunca desejei ser um discípulo secreto, sempre desejei que a Luz do Senhor em mim brilhasse diante dos homens. Sempre quis lhe ofertar, não somente recursos e honra, mas entregar toda minha vida ao Senhor, irrestritamente. Peço-te hoje, venha com Tua Graça sobre mim para ser este discípulo que no “secreto” é igual aquele que aparece. Em nome de Jesus. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário