quarta-feira, 23 de julho de 2014

Da Imaturidade à Maturidade! Marinho Soares, Pr

Texto: Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gl.5:1

Obs. Viver em liberdade sem ninguém para nos guiar ou “policiar” é um dos maiores desafios de um cristão. A palavra chama isto de maturidade, homem perfeito, pessoa inteira. É uma posição que os gálatas ainda não tinham alcançado. É a posição que a maioria de nós desejamos, mais ainda não alcançamos. O discipulado, acompanhamento sério e consistente para nossas vidas, auxiliam em conquistar esta posição. Por isso, o discipulado não pode ser manipulativo e super protetor. Ele deve prover proteção, mas acima de tudo crescimento para a pessoa chegar à maturidade. Uma vez que chegou à maturidade, uma das escolhas dela será continuar sendo discipulada/mentoriada como forma de proteção e de crescimento continuo.

Prática: Tive muita dificuldade em me firmar na fé. A imaturidade me acompanhou por muitos anos. Não sabia como resolver isto e não tinha pessoas maduras ao meu redor para me instruírem. Vivi por anos debaixo do medo, culpa e condenação. Errava ignorantemente e sofria as conseqüências dos mesmos erros. Hoje, pela misericórdia e graça de Deus, tenho amadurecido. Como é bom viver na liberdade da escravidão de jugos e pesos sobre humanos que me eram colocados. Contudo, meu coração é enganoso e pode facilmente se perder. O que faço? Submeto-me diariamente a Deus e resisto ao diabo através de orações e devocionais. Semanalmente submeto-me a um grupo de cuidado/discipulado mútuo (pastoreio de pastores), mensalmente a  mentoria ministerial e regularmente à mentoria pessoal/familiar/conjugal. Como é bom fazer escolhas, inclusive a de me submeter a Deus e às pessoas maduras que Ele colocou para andar com elas.

Oração: Senhor, quero dançar e celebrar na Tua presença por tantas bênçãos e graças que me tem dado. Hoje, especialmente por ter me amadurecido e me levado a viver livre. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário