quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Noras que Infernizam - Pr. Marinho - Gn. 26


Noras que Infernizam!

Texto:34 Tinha Esaú quarenta anos de idade quando escolheu por mulher a Judite, filha de Beeri, o hitita, e também a Basemate, filha de Elom, o hitita. 35 Elas amarguraram a vida de Isaque e de Rebeca.”

Obs. Hoje, chamou minha atenção, que Isaque não somente repetiu o pecado de seu pai, chamando sua esposa de irmã para livrar-se de ser morto – atitude egoísta e covarde – bem como não buscou uma esposa para seu filho entre os de sua casa. Isto trouxe grande amargura para ele e Rebeca. Repetição de erros é algo que vemos acontecendo todos os dias em nossas vidas. Precisamos buscar a graça de Deus e vigiarmos para não cairmos nesta tentação.  Contudo podemos repetir as coisas certas – Abraão buscou uma noiva para seu filho da mesma família, crença e cultura. Isaque poderia fazer o mesmo – pelo menos com Esaú a quem se afeiçoara. Mas não o fez e trouxe grande tristeza a eles. Esaú escolheu não uma, mas duas mulheres dos Hititas – povo cananeu, que vivia próximo a Canaã – e se tornaram  posteriormente em inimigos de Israel. Veja a dor de Rebeca no cap. 27:46 “Então Rebeca disse a Isaque: "Estou desgostosa da vida, por causa destas mulheres hititas. Se Jacó escolher esposa entre as mulheres desta terra, entre mulheres hititas como estas, perderei a razão de viver”".

Prática: Tenho eu vivido repetições negativas ou positivas em minha vida? Quais heranças tenho recebido e praticado em meu viver? Pelo fato de não ter gerado filhos biológicos , não posso dizer que tenho imitado a Abraão – positivamente, ou Isaque - negativamente. Contudo, tenho procurado passar para os filhos espirituais a mesma experiência que tive de buscar entre os da casa do Senhor uma esposa para mim. Esperei por vários anos. Casei-me aos vinte e cinco anos com uma mulher que busca a Deus, é temerosa e honra ao Senhor, tanto ou mais que eu. Me entristeço muito quando vejo jovens criados na casa do Senhor, discipulados e conhecedores do bem e do mal, fazendo as escolhas erradas. Mas também me alegro com os que fazem as escolhas certas e permanecem nelas!

Oração: Senhor meu desejo profundo é aprender com os homens e mulheres do Senhor e praticar sua virtudes sempre. Desejo viver para tua glória e louvor. Desejo ser exemplo para os filhos espirituais. Peço que os livre de errar. De fazer escolhas que venham trazer amargura a eles e também a seus pais. Livra-nos do mal, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário