segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Castigando o Corpo para a Conquista - David San Martin

Texto: 1 Corintios 9:27 (NVI) Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado. 
1Corintios 9:27 (VIVA) - Eu castigo meu corpo como um atleta faz tratando-o com dureza, treinando-o para fazer o que deve, e não aquilo que ele deseja. De outro modo, eu temo que, depois de ter inscrito os outros para a corrida, eu mesmo seja considerado incapaz, e me mandem ficar de lado.

Observação: A disciplina utilidada pelo atleta, é colocada por Paulo, como um padrão a ser seguido. Acho interessante o texto na NVI, mas na Biblia Viva me chama atenção o trecho "Eu castigo meu corpo como um atleta faz tratando-o com dureza, treinando-o para fazer o que deve, e não aquilo que ele deseja". 3 coisas que me chama a atenção: 1 - Castigar o corpo: Geralmente adotamos um atitude protetiva com o nosso corpo, limitando a nossa disposição em buscar o Senhor e realizar a sua obra. Nos rendemos ao sono, cansaço, fome, stress, momento emocional, lazeres, tudo em prol do corpo. Porém a disciplina cristã exigirá castigar o nosso corpo nas suas manias e preferencias. 2 Treinando: Treinamento exige disposição, empenho, perseverança, exercício, e repetição das atividades. Disciplina espiritual não é mágica, é fruto de um coração disposto e perseverante, é resultado do treinamento. 3 - para fazer o que deve, e não aquilo que ele deseja: O treinamento dos exercícios espirituais nos habilita a cumprir o propósito de Deus e a realizar a sua vontade, que aquilo que deve ser feito. Obviamente, não é isso que o corpo quer, pois ele visa sempre o seu bem estar e conforto limitando a nossa renuncia ao cumprir o propósito de Deus.

Prática: A preocupação de Paulo é a minha também. Deus me livre de mesmo após ter sido canal de Deus inserindo pessoas neste ministério, eu ser impedido de ministrar por não viver aquilo que prego. Não quero ser sujeito ao meu corpo, fazendo aquilo que ele quer, aquilo que me trás conforto. Quero experimentar o melhor de Deus castigando o meu corpo. Orar quando o corpo quer dormir, jejuar quando o corpo quer comer, devocionar quando o corpo quer os entretenimentos e cuidados dessa vida, visitar e discipular quando o corpo quer descanso, conforto. Que eu possa me dispor ao treinamento todos os dias, para que o meu corpo seja usado para cumprir o propósito de Deus, fazendo o que tem que fazer, e não o que ele quer fazer.

Oração: Senhor me de a motivação correta! Os atletas se disciplinam pois tem a motivação da conquista. Me de essa motivação de conquista pelo Teu Reino. Que o meu corpo não me governe, mas que ele esteja submisso a Ti e a Tua vontade. Que pregando a muitos eu possa ser classificado como obreiro aprovado. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário