quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Começando mal e terminando bem! Marinho Soares, Pr

Texto: Então José partiu para sepultar seu pai. Com ele foram todos os conselheiros do faraó, as autoridades da sua corte e todas as autoridades do Egito, e, além deles, todos os da família de José, os seus irmãos e todos os da casa de seu pai. Somente as crianças, as ovelhas e os bois foram deixados em Gósen. Carruagens e cavaleiros também o acompanharam. A comitiva era imensa. Gn. 50:7-9.

Obs. A comitiva que foi ao sepultamento de Israel, ex-Jacó, era imensa. Todos os conselheiros, as autoridades da corte de José e do Egito, toda a família, além de soldados com carruagens e cavaleiros. Uma viagem de dias, que numa parada tomou sete dias de pranto, para homenagear um homem ilustre: Jacó!
Seu inicio não foi promissor. Seu nome de nascença revelava sua identidade: enganador, suplantador, espertinho. Tinha um caráter e vida complicados. Se relacionou com gente complicada, como seu sogro Labão. Era gato correndo atrás de rato. Mas a graça de Deus o alcançou. O favor de Deus veio sobre ele, que foi transformado pelos sucessivos encontros com Deus.

Prát. Me identifico muito com Jacó. Nasci como o penúltimo numa família de cinco irmãos e uma irmã. Fomos criados por pais sérios e tementes a Deus. Mas a "gurizada" não era fácil. Logo desenvolvemos competitividade e os relacionamentos em casa não ficou muito fácil. Eu me destaquei com facilidade em ser espertinho, encrenqueiro, líder dos meninos da vizinhança e de meu irmão mais novo. Meus amigos me dizem, se a graça de Deus não me encontrasse, facilmente me tornaria em um jagunço. Um líder de quadrilha. Tinha uma índole inclinada para o mal. Mas, como Jacó Deus veio em meu favor. Me encontrou aos quinze anos e tocou na perna direita - poliomielite. Até hoje carrego a marca deste toque. Comecei mal, mas me esforço em Deus para terminar bem!

Oração: Senhor agracia-me mais uma vez com o Teu santo favor. Neste dias de poucos referenciais que meu coração se afeiçoe mais e mais ao teu coração. Como fez com Jacó, mudando-lhe a sorte e dando um fim honroso, peço que faça o mesmo comigo. Me toque e me transforme dia após dia, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário