quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

DEUS DOS MONTES E DEUS DOS VALES

TEXTO: “Os servos do rei da Síria lhe disseram: — Os deuses deles são deuses dos montes, e por isso eles foram mais fortes do que nós. Mas vamos lutar contra eles na planície, e, por certo, seremos mais fortes do que eles”. 1 Reis 20:23

OBSERVAÇÃO: Ben-Hadade, juntamente com 32 reis, atacaram Samaria, a cidade de Acabe, rei de Israel, porem o Senhor disse por meio de um profeta “Você viu toda esta grande multidão? Eis que hoje a entregarei nas suas mãos, e você saberá que eu sou o Senhor" (v.13) e deu outras instruções sobre como seria a vitória dada por Ele. Após a vitória dessa batalha, Ben-Hadade foge e o rei Acabe é avisado pelo profeta que seria atacado novamente no decurso de um ano.

Ben-Hadade recebe conselhos de pessoas que achavam que o fato deles terem sido derrotados se dava pelo local da luta e disseram “.... Os deuses deles são deuses dos montes, e por isso eles foram mais fortes do que nós. Mas vamos lutar contra eles na planície, e, por certo, seremos mais fortes do que eles” (v. 23). Reuniram-se então em Afeca, “...os filhos de Israel acamparam de frente para eles, como dois pequenos rebanhos de cabras, mas os sírios enchiam a terra” (v.27b), e permaneceram assim por 7 dias e, tendo iniciado a batalha, Israel matou num só dia mais de cem mil homens, porque o Senhor era com eles.

PRÁTICA: Não importa o local ou mesmo a situação, Deus é Deus dos montes, mas também é Deus dos vales! Ele é Deus quando tudo me é favorável, quando estou por cima e tenho uma visão privilegiada, clara e nítida da situação, pois é Ele quem me leva aos lugares altos! E Ele também é Deus e está comigo quando estou no vale e as situações não são claras, quando eu não vejo saída e quando os problemas se avolumam como um grande exército inimigo.

Deus estará comigo me guiando e me dando vitórias sobre todas as situações. Eu posso não estar vendo a saída, mas Ele de onde está vê tudo e sabe de tudo! Ele é o EL ROI - Deus que me vê! Eu posso confiar que Ele está me guiando, me livrando e me aperfeiçoando em cada batalha vencida! Aleluia!

ORAÇÃO: Senhor meu Deus, eu te agradeço por me guiar sempre na direção correta! Ainda que muitas vezes eu tenha tomado decisões não consultando o Senhor, tuas misericórdias têm me alcançado todos os dias e são elas a razão de eu não ser consumida. Eu te louvo por tua graça e por se fazer conhecido. Eu te peço que continue falando ao meu coração sobre teus propósitos e manifestando tua graça em minha vida e te agradeço por me mostrar que és Deus em minha vida tanto nos montes, como nos vales. A Ti toda honra, glória e louvor eternamente. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário