sábado, 8 de fevereiro de 2020

A Caminho de Emaús. A jornada em que a dor se transforma em fervor


A Caminho de Emaús

A jornada em que a dor se transforma em fervor

Lucas 24:13-32



O Espírito Santo tem falado ao meu coração sobre o porquê de muitas pessoas não conseguirem reavivar o coração. Deus falou muito forte ao meu coração a respeito das dores da vida e da desesperança. Pessoas que, como os discípulos a caminho de Emaús, perderam a esperança por um momento. Estão em uma cansativa jornada, sem conseguir perceber o que está minando seus corações. A dor pode se tornar algo insuportável. Existem vários tipos de dores. Dor aguda, dor crônica, dor nos ossos e ligamentos, dor nos órgãos, mas existe uma dor muito comum que remédios não conseguem curar que é a dor da alma. A alma desses discípulos estava sofrendo com a morte do seu Mestre. Essa dor manifestava decepção, frustração e angústia. Quero falar sobre a jornada em que a dor se transforma em fervor, a caminho de Emaús. Eu tenho convicção de que Jesus avivará o seu coração hoje.



1.       A dor os afasta de Jerusalém (v.13)

Dois discípulos a caminho de Emaús. Esses dois discípulos saíram de Jerusalém no primeiro dia da semana. Eles não deveriam sair de Jerusalém. Jerusalém é o início de tudo, mas é difícil permanecer em Jerusalém! Essa foi uma Páscoa atípica na história de todas. Eles estão se ausentando de Jerusalém. Antes de sua ida ao Getsêmani, próximo de sua prisão, Jesus disse: "Esta noite serei uma pedra de tropeço para todos vocês, porque está escrito: "Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas". (Mateus 26:31). Diante da profunda decepção, da frustrada expectativa, é comum que muitos se dispersem. Depositaram todas as esperanças em Jesus, mas o vexame foi muito grande. Justamente na festa mais importante para o povo judeu, o líder deles é crucificado. Assim, cada um vai procurar o seu caminho. É uma caminhada de questionamentos! É uma caminhada de decepção! É uma caminhada de frustração. A dor os afasta de Jerusalém. A dor pode nos afastar da nossa Jerusalém.



2.       A dor os impede de reconhecerem a Jesus (v.14-17)

a)O coração está tomado de dor (v.14). Eles estão conversando a respeito de tudo. Não havia outro assunto. A boca fala do que o coração está cheio. Na caminhada, não há nada mais o que falar. Com tamanha decepção, nada mais ocupa o coração e as conversas. As minhas conversas revelam o que tem marcado o meu coração. O que domina a maior parte dos meus pensamentos e diálogos revelam o estado do meu coração. b)Os olhos estão cegos (v.16). Eles têm olhos, mas não veem. Surpreendentemente Jesus está ao lado deles, caminha com eles, mas eles não o percebem. A dor é maior! A frustração, a decepção, o estado de perplexidade são muito maiores do que a presença de Jesus. É Jesus glorificado, mas a eles não percebem! Como?! c)As pernas sentem o peso da tristeza e paralisam (v.17). Por um momento Jesus pergunta: O que aconteceu? E eles param. A tristeza é tão grande que eles param de caminhar. Como a angústia, a tristeza, a perplexidade podem nos paralisar!

A dor pode nos impedir de reconhecer a Jesus quando o nosso coração está tomado de dor, os nossos olhos estão cegados pela dor e as pernas já não conseguem seguir na jornada por causa da dor. 



3.       A dor é por eles compartilhada (v.18-21)

a)A pergunta toca na ferida (v.18-19). A pergunta de Jesus toca na ferida. Isso me remonta a Elias na caverna quando Deus lhe pergunta: "Que fazes aqui Elias"? Será que Deus não sabe o que está acontecendo? No caminho da dor, é preciso falar!

Elias fala com Deus! Cleopas fala com Jesus, mas ambos estão em um momento em que a dor está mais forte do que a Presença de Deus que está diante deles. Eles são como eu! Humanos! Humanos não tem a visão do todo e precisam desabafar quando sua mente não compreende toda a dor. Então, segundo a ótica humana deles, explicam tudo!

É preciso externar a dor, o ponto de vista, o sofrimento para que haja cura. b)A explicação revela o pus da ferida: "Esperávamos que fosse ele...". Provérbios 13:12 diz: "Esperança adiada faz adoecer o coração". No ano retrasado eu fiquei muito triste com o fato de, no último momento, o dono do galpão ter recuado na venda. Esse é um excelente exemplo. As expectativas frustradas de um emprego, de uma faculdade, de um dinheiro que estávamos contando que chegaria, a cura, o milagre, enfim, a esperança adiada faz adoecer o coração. Aqui está a razão pela qual os discípulos estavam machucados. Por um momento, esperavam que fosse ele, mas a circunstância minou a fé deles! A circunstância minou o coração deles. Infelizmente, em minha experiência com aquele galpão eu também adoeci. "Esperávamos que fosse ele!" Mas, não aconteceu como queríamos. A dor precisa ser compartilhada!



4.       A dor suprime a alegria e a fé (v.22-27)

a)Eles não se entusiasmam com as boas notícias (v.22-24). Não tem jeito. Quando a dor é muito forte, a esperança está adiada e o coração adoecido, o questionamento está grande e não conseguimos enxergar a Deus e duvidamos, podemos até ficar irritados porque a alegria e o entusiasmo dos outros deixa em maior evidência o triste sentimento que está no nosso. Eles foram surpreendidos, as não se entusiasmaram. A eles foi compartilhada visões de seres angelicais, mas não se entusiasmaram. A eles foi dito que Jesus ressuscitou, mas eles não se entusiasmaram. Na verdade, a pergunta na dor é: "Como Deus está nesse negócio? Ele nos enganou? b)Eles não conseguem crer (v.25-27). Elias, na caverna, passou um tempo desacreditado. A tristeza, a perplexidade e a cegueira infelizmente nos roubam o discernimento. Ficamos insensatos, isto é, perdemos a capacidade de entender os fatos e a verdade de Deus. Jesus os traz para as Escrituras. A resposta para aqueles fatos estava nas Escrituras. Para pessoas sem fé, somente as Escrituras podem fazer o coração arder no peito novamente. A dor suprime a alegria e podemos estar sem entusiasmo. A dor suprime a fé e podemos estar sem esperança.



5.       A dor tem um encontro com Jesus e o coração recebe fervor (v.28-32)

Foi uma jornada. Que jornada! Com Jesus ao lado, com o coração entristecido, chegando no destino, Jesus faz menção de seguir viagem, mas eles O convidam para ficar com eles. Jesus não é invasivo. Mas, as suas palavras provocam neles um desejo por sua companhia. Jesus sabe como falar ao coração sem que soubessem que era Jesus. Será que você já não pensou em desistir? Talvez tenha sido o mês passado. Talvez tenha sido na semana passada. Talvez hoje. Para as mulheres que foram embalsamar seu corpo ele disse - "Maria", de forma que somente ela saberia ser ele. Para estes dois, ao partir o pão e dar a eles, seus olhos se abriram. Para Elias, foi em um cicio tranquilo e suave. E você? Como foi que Ele se revelou a você? Como Ele se revelaria particularmente a você? As Escrituras têm o poder de fazer o coração arder no peito novamente. Acredito que esse relato também esteja fazendo seu peito arder novamente. Jesus que vir ao encontro de sua dor e aquecer o seu coração!



No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário