sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Pregação, salvação e santificação! Marinho Soares, Pr!

... Quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!1 Coríntios 9:16 (NVI)

Neste texto o apóstolo Paulo fala da força irresistível do chamado de Deus para pregar o evangelho da graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Sente-se completamente constrangido a fazer isto. Este é o chamado central para toda pessoa que foi salva. O chamado central não é pregar a santificação. Nossa pregação não é a para que sejam santos, mas sim para que sejam salvos. Pois a salvação é uma obra exclusiva de Deus. Ela não depende do meu esforço. Então o único esforço que devo fazer é pregar o evangelho e a salvação será um resultado da obra já consumada por Jesus no calvário.

E a santificação? É um chamado para ser discípulo! Jesus disse em Lucas 14:26, Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo". veja também Mateus 16:24 "Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me". Vemos que muitos são salvos, mas poucos são discípulos. Pois o discipulado é um chamado à parte. Se alguém quer vir... Pessoas salvas podem e devem pregar a salvação com seu testemunho de salvação. Pessoas salvas podem e devem caminhar para a santificação, atendendo o chamado para serem discípulos.

Isto traz grande clareza para minha vida e chamado. Às vezes, no passado, por não entender isto eu ficava muito chateado com as pessoas da igreja que, mesmo sendo salvas ainda não manifestavam pensamentos e práticas condizentes com um cristão, discípulo de Cristo. Hoje, percebo claramente, que devemos ensinar a diferença entre ser salvo e ser discípulo (santificado). Minha pregação e de toda a igreja é para a salvação. O nosso ensino e prática, principalmente entre os domingos, é para o chamado para a santificação (discipulado). Discipulado tem a ver com uma caminhada de vida na vida. Com processos de imitação. Desejo de ser ensinável e continuar crescendo sem nunca parar. Vamos, pela graça de Deus, continuar pregando e ensinando. Que você que já é salvo, atenda o chamado para ser discípulo!

Senhor, graças lhe dou por trazer clareza mais uma vez ao meu coração quanto à pregação e ensino. Continue usando a igreja, que me incluo nela, para a pregação da salvação. Consequentemente não nos deixa parar somente aí, mas nos leva a uma vida santificada como caminho e ensino para aqueles que responderem ao chamado de serem discípulos. Eis-me aqui, Seu discípulo para obedecer à Sua palavra. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário