terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Esforço Próprio é insensatez e feitiçaria! Marinho Soares, Pr

Texto: Gálatas 3:1-3
 Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gostaria de saber apenas uma coisa:foi pela prática da Lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?

Obs. Palavra reveladora a de Paulo aos Gálatas. Chama-os de insensatos e enfeitiçados. Loucos, pois tinham começado pela fé em Cristo, mas agora estavam lutando pelo esforço próprio. Esforço próprio é o mesmo que lei. Esforço próprio é tentar viver as coisas da fé com a mente humana. Esforço próprio é tentar ter justificação por si mesmo. Esforço próprio é não ter vida no Espírito. Muitos começam pela fé. Começam no Espírito. Não possuem nada quando chegam. Estão se arrastando e falidos. São conquistados pela graça que derrama fé em seus corações. Mas, com o passar do tempo, ao adquirirem uma determinada maturidade, começam a achar que são capazes, suficientes em si mesmo. Este é um grande risco, pois saem da fé e entram na lei do esforço próprio. Cuidemos!

Prática: tenho repetido inúmeras vezes para mim mesmo: sou carente, dependente, necessitado da graça. Tudo o que tenho é porque sou falido em mim mesmo. Não sou merecedor e muito menos consigo algo por esforço próprio. Não quero ter começado pela fé viva no Espirito e terminar na tristeza de achar que posso fazer algo de mim mesmo. Busco maturidade, equilíbrio e serenidade. Mas, confesso diariamente que tudo é pela fé. Quero viver no Espírito. Recebendo revelação diária de como caminhar debaixo da graça.

Oração: Senhor me livra diariamente da insensatez e feitiçaria. Não quero ser fascinado, encantado por mim mesmo e minha capacidade de ser e fazer. Confesso mais uma vez minha falência e total dependência do Senhor. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário