segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Procrastinação! Pr Marinho Soares

Texto: Eclesiastes 11:4
Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.

Obs. A procrastinação é um dos pecados menos disciplinado que temos. Às vezes procrastinamos em nome do descanso em Deus, de que não é chegado o tempo, ou ainda que a porta não se abriu. 
Pode ser que algumas coisas se encaixam nisto. Mas, a maioria dos desígnios e mandamentos de Deus devem ser cumpridos e realizados imediatamente. Não devemos ficar olhando e vendo o tempo passar. Salomão realizou muitas coisas, pois plantava a despeito do vento e colhia a despeito das nuvens.

Prática: Às vezes me encontro essa luta dentro de mim: fazer ou não fazer? Realizar ou não? Na maioria das vezes em que fiz ou realizei, foi o melhor. E a maioria das vezes que deixei para depois, foi procrastinação. Isto é muito sério. É uma questão de timing. As oportunidades são únicas. Muitas delas jamais voltam a se repetir. 
Estamos construindo um prédio para a igreja. Quando compramos o terreno a quatro anos atrás, parecia loucura o preço que pagamos (terminaremos de pagá-lo daqui a dois meses). Hoje não compraríamos mais. Vale pelo menos três vezes o valor pago. Mesmo antes de terminar o pagamento da área, começamos a construção. Devemos mudar daqui a dois meses. Tudo parecia uma loucura. Mas, "quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá."

Oração: Senhor, preciso muito de sua graça para saber quando começar e quando parar as coisas. Eclesiastes mesmo diz: Para tudo há uma ocasião certa;há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu (3:1). Portanto preciso de discernimento. Mais do que discernimento, preciso coragem para começar as coisas que precisam ser feitas. Ajuda-me Senhor a não ficar olhando o tempo e me desculpando pelas oportunidade perdidas, em nome de Jesus. Amém.

domingo, 27 de outubro de 2013

"Quem Não Receia Jogar o Seu Pão, Vai Recebê-lo de Volta- Pra. Mira Soares


Texto:  (Eclesiastes 11:1)
"Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tonará a encontrá-lo."

Observação:  O texto fala de algo literal que acontece: caso você jogue um pedaço de pão sobre as águas, ele irá encharcar-se, ficará boiando, e você poderá encontrá-lo. Porém, o que Salomão em sua sabedoria está querendo dizer, é que se formos generosos, doadores, abençoadores, tudo aquilo que estivermos dando, compartilhando, semeando, um dia receberemos de volta.

Prática: Este é um versículo que tenho ouvido e lido desde a mais tenra idade, porém, hoje o Senhor me leva a meditar nele em maior profundidade. A palavra "atirar sobre as águas", me  leva a pensar que eu não devo me preocupar com quem é que vai ser beneficiado com o meu pão, eu não tenho que escolher a quem abençoar, mas simplesmente devo abençoar a quem estiver necessitando. Não tenho que que tirar pedacinhos do meu pão para dar a alguém, mas simplesmente lançá-lo sem reservas, sem egoísmo; não ficar preocupada se vai me faltar ou se serei reconhecida, mas confiar que assim como naturalmente o pão lançado às águas voltará, aquilo que eu semear na vida das pessoas, no Reino de Deus, o Senhor trará de volta para mim no tempo certo.

Oração: Querido Pai celestial, preciso aprender a ser cada vez mais generosa e desprendida com aquilo que o Senhor tem me dado. Quer sejam os bens materiais, quer sejam os dons e depósitos que o Espírito Santo tem feito em mim, quero repartir com os que estão à minha volta, doar àqueles que necessitam. Sei que haverà um tempo em que eu precisarei, e o Senhor fará com que tudo o que semeei retorne abundantemente para mim; não somente isso, mas sei também que há um galardão sendo preparado por Ti, o qual herdarei na eternidade. Por isso, dá-me um coração bondoso e generoso como o Teu , que não mediu esforços para nos enviar Teu Filho amado Jesus, que se entregou totalmente por nós. Em nome de Jesus, amém!!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

" Santidade X Imoralidade"- Pra. Mira Soares


Texto: (1 Tessalonicenses 4:3,7)
"A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham- se da imoralidade sexual.  Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade."

Observação:  O apóstolo Paulo orienta os irmãos de Tessalônica a buscarem a santificação, evitando a imoralidade sexual e a impureza. Ele deixa claro que Deus nos quer santos e que foi para isso que Ele nos chamou. Em Efésios 1:4 também vemos que:  "o Senhor nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença."

Prática: Santidade é um dos mais lindos e fortes atributos de Deus, e Ele deixou em Sua Palavra o alerta, o chamado, para que Seus filhos também sejam santos. Em contrapartida, o Príncipe deste mundo, através da sociedade e dos seus meios de comunicação, tem pregado e incentivado das mais diversas formas, a promiscuidade, a libertinagem e a devassidão sexual. Nunca antes se viu tanta pornografia explícita, jovens sendo levados à práticas sexuais aberrantes e nossas crianças sendo expostas à uma sensualidade precoce. Isso tudo tem atingido a igreja de Jesus Cristo, através de basicamente duas coisas: primeiro- pessoas que estão se convertendo ao Senhor, cujas práticas de vida eram cheias de vícios sexuais e aberrações das mais diversas; segundo- cristãos sem vida de oração, jejum e estudo da Palavra, o que os tem tornado crentes mornos e carnais. Em ambos os casos, a libertação dos vícios, a cura da mente poluída, e a mudança das práticas, vem através do ensino, da meditação e da obediência à Palavra de Deus. Precisamos acordar e mudar essa realidade, porque: "Sem santidade ninguém verá o Senhor!"(Hebreus 12:14b)

Oração : Querido Pai celestial, como Tua filha, quero fazer a Tua vontade e me tornar parecida com o Senhor no quesito santidade. Sei que para isso tenho que lutar contra a influência deste mundo pecaminoso e não permitir me contaminar;  para tanto, preciso estar diariamente renovando a minha mente através da Tua santa Palavra, buscar estar cheia do Espírito Santo através da oração, pensar nas coisas que são de cima, e, vigiar para não deixar que meus olhos e ouvidos sejam contaminados com as mensagens sutis de Satanás, que tem conseguido enganar e destruir a tantos irmãos queridos. Quero ser do time daqueles que o Senhor diz em Apocalipse 22.11: "...e continue o santo a santificar- se”. Que o Senhor me ajude também a levar outros a buscarem a santificação e a odiarem cada vez mais o pecado. Isso te peço em nome de Jesus, amém!!



domingo, 13 de outubro de 2013

Foi para Isso que Eu Vim! Pr Marinho Soares

Texto: Marcos 1:38
Jesus respondeu:“Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim”.

Obs. Creio que já fiz um devocional neste texto em algum período atrás. Mas hoje esta palavra veio fortemente ao meu coração: Foi para isso que eu vim. Não sei se sou tão carente de propósito e sentido ou se procuro ser radicalmente obediente ao chamado de Deus para minha vida! Só sei que estas coisas de chamado, propósito, motivo de existência, mexem profundamente comigo. Jesus estava ali começando seu ministério. Foi batizado, tentado, aprovado, chama os quatro primeiros discípulos e agora começa a ensinar, expulsar demônios e curar. As pessoas O cercam e querem rete-lo somente para elas, mas Jesus subverte o desejo delas e sai. Vai para outros lugares para cumprir seu propósito de pregar a todo "o seu mundo". 

Prática: Tenho lutado para responder algumas perguntas: quem sou? Por que estou aqui? Para onde vou? Sei que são perguntas simples, do senso comum, mas que precisam de respostas vigorosas. Jesus as respondia: era o Filho de Deus, estava aqui para pregar e implantar o reino de Deus e que voltaria para Deus. Ou seja, veio do Pai, trabalhava com o Pai e voltaria para o Pai. E eu? Devo ser bem parecido a Cristo! Ter firmado minha identidade e prática de filho de Deus - viver cada dia como um filho amado em quem o Pai tem prazer; estou aqui para pregar e implantar (com palavras e prática) o reino de Deus - orando, jejuando, pregando, expulsando, curando e pedindo a manifestação do Reino de Deus; e com convicção que voltarei para o Pai para viver para sempre com ele - sendo galardoado por tudo que cri, vivi e fiz aqui para onde vim!

Oração: Senhor sou um homem feliz! Mas, muitas vezes angustiado. Pois, são inúmeras as vezes que perco minha identidade. Há tantas ameaças, medos, insucessos que o pecado produzem em mim, que ofuscam a felicidade do filho amado que sou em Ti. Mas neste dia renovo meu desejo de  ser o filho amado que o Senhor criou para andar contigo e cumprir os Teus propósitos. Pois foi para isso que eu vim! Em nome de Jesus. Amém!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

"Não Escolhemos Que Tipo de Vaso Queremos Ser" - Pra. Mira Soares


Texto: ( Isaías 64:8)   "Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos."

Observação:  Em meio ao abandono e sofrimento, Israel clama pela misericórdia de Deus. Após reconhecer o seu pecado, apela para o coração bondoso e compassivo do seu Deus, reconhecendo que Ele é o seu Pai e o Oleiro, e que eles são apenas o barro moldado por Ele. 

Prática:  Muitos de nós erramos com o Senhor, desprezamos a Sua Palavra e orientação para nossas vidas. Eu mesma já tomei atitudes que me levaram à dor, vergonha e sofrimento; porém, ainda em tempo consegui reconhecer o meu pecado, fraqueza e desobediência, agindo como o Povo de Israel, pedindo que o Senhor olhasse para mim, e não se irasse mais, pois Ele era o meu Pai, o meu Oleiro; que não se lembrasse dos meus erros, e me moldasse conforme Ele quisesse. E assim Ele tem feito, aleluia!!

Oração: Quantas vezes errei contigo Pai celestial, me tornando rebelde e desobediente à Tua Palavra, e dessa forma sofrendo consequências tão ruins. Porém, ao reconhecer minhas falhas e voltar-me para Ti, o Senhor foi tão amoroso e misericordioso comigo. Deu-me novas chances de acertar o caminho e poder ser abençoada, deu-me um ministério, um chamado, que queima, arde em meu coração, e me leva cada dia a alinhar minha vida ao prumo da Tua Palavra. Reconheço que sou barro e Tu és o Oleiro; quero ser moldada por Tuas poderosas mãos da maneira como o Senhor quiser, e ser usada para a glória do Teu precioso nome. Em nome de Jesus, amém!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

"O Senhor Tem Prazer na Morte do Justo"- Mira Soares


Texto :  (Isaías 57:1) "O justo perece, e ninguém pondera isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal."

Observação: O Senhor está chamando a atenção para a morte dos justos, dos bons e piedosos. Parece que não há entendimento sobre a morte deles, mas Deus está revelando que eles são tirados para serem poupados da dor, para não sofrerem o mal que haveria de vir. 

Prática : Muitas vezes ficamos pensando porque algumas pessoas tão especiais e boas, fiéis e justas, vão embora tão cedo...Poderiam viver mais, e muitas pessoas ainda seriam enriquecidas com sua presença. Me lembro que quando o Senhor levou meu querido pai, eu pensei: "Puxa, Deus poderia ter lhe dado alguns anos a mais; era um grande homem de Deus, quanta coisa boa ele ainda poderia realizar...Mas o Senhor com certeza quis poupá-lo de sofrimentos, decepções, dores, frustrações, e males que com certeza viriam. Chegou o dia em que o Pai celestial deve ter dito: "Filho está na hora de vir para casa; você está pronto, cumpriu sua missão e tenho outras coisas para você aqui!".
Precisamos saber que se estamos vivos, é porque Deus tem permitido; Ele tem coisas a fazer em nós e através de nós. Nossa missão continua; porém, não podemos pensar que Ele nos mantém vivos para nos deleitarmos nas coisas deste mundo; gastarmos nosso tempo, talento e recursos com as coisas efêmeras, fúteis e passageiras... Sei que o Senhor me tem dado a oportunidade de tratar o meu caráter, me tornar mais parecida com Jesus, aprender através de Sua Palavra, a fim de estar preparada para encontrar com Ele. Enquanto isso, preciso frutificar no Seu Reino, ajuntando tesouros nos céus, onde a ferrugem não corroe e o ladrão não rouba.

Oração: Querido Pai celestial, obrigada por me fazer entender que o Teu tempo para todas as coisas é perfeito, inclusive o momento para levar os justos e e fiéis. Também tenho entendido que o Senhor tem me mantido viva para aperfeiçoar-me, e ao mesmo tempo poder contribuir para a colheita no Teu Reino. Ajuda-me a cumprir minha carreira como o apóstolo Paulo e outros homens e mulheres piedosos que foram fiéis até o fim, e ganharam muitos filhos para Ti. Em nome de Jesus, amém!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Combater a Carne na Mente - Prª. Silvia Copoli Araújo

Texto: Colossenses 3:1-11 "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo buscai as coisas lá do alto... pensai nestas coisas e não nas que são da terra;...fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, avareza... despojai-vos, igualmente de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despiste do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou..."

Observação: Paulo leva os colossenses à lembrança de que, uma vez que são de Cristo, devem combater a carne (o que começa na mente) - PENSAI nas coisas lá do alto! Então continua imperativamente: FAZEI morrer a vossa natureza terrena! DESPOJAI-VOS das atitudes do velho homem; pois, vos revestistes do Novo Homem que SE REFAZ para o pleno conhecimento...

Prática: Cabe a mim a mudança e me refazer, uma vez que sou revestida do novo homem em Cristo Jesus e meus pensamentos devem estar nas coisas do alto. Devo despojar-me diariamente das atitudes passadas, fazer morrer a natureza terrena que constantemente deseja ressuscitar. Buscar do alto, Pensar nestas coisas, Fazer morrer a natureza terrena, para o pleno conhecimento!

Oração: Senhor, houve momentos que não agi como revestida do novo homem, antes, permiti que o velho homem manifestasse suas atitudes. Mas por Tua graça e perdão, Sua forte mão me resgatou. E aqui estou, ante Tua face, buscando a cada dia o pleno conhecimento. Ajuda-me sempre, através do Teu Espírito Santo, a pensar nas coisas lá do alto e buscar me revestir do novo homem, dia após dia. É meu desejo, de todo coração. Em nome de Jesus, te agradeço. Amém!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

TRATAR A MULHER MAL DÁ CADEIA ESPIRITUAL Pr. Gedimar de Araújo.

TEXTO: I Pedro 3.7-11 (NVI)
7 Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 8 Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. 9 Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. 10 Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. 11 Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

OBSERVAÇÃO:
Poucas vezes a Bíblia fala tão diretamente aos maridos, como neste texto. Pedro se torna direto, claro, curto e objetivo. Revelando que nossa atitude como marido pode determinar a bênção ou a maldição do nosso casamento. A pior coisa que pode acontecer é ver que as consequências serão terríveis. Tratar a mulher de forma errada dá cadeia – cadeia espiritual. Nossas orações são bloqueadas e não obtemos resposta de Deus. Talvez esta seja a razão de os céus se fecharem para muitos homens “espancadores” de mulheres. Pedro dá algumas recomendações ou orientações:
1.     Homem que trata bem a sua mulher a trata com sabedoria – Estamos acostumados a dizer que a mulher sábia edifica a sua casa. Aqui está falando que o homem sábio também a edifica.  A vida em comum no lar gera muitas tensões para ambos e por isso é necessário agir com conhecimento, com discernimento. Refletir antes de falar ou antes de agir, pode evitar muitos aborrecimentos.
2.     Homem que trata bem a sua mulher a trata com respeito – A mulher deve ser tratada com consideração, com honra, com respeito. A sensibilidade da mulher faz com que ela se sinta machucada ou ferida por nossas palavras ou ações duras.
3.     Homem que trata bem a sua mulher a trata como parceira – A mulher não está numa posição de escrava ou de serva. Ela é coerdeira do dom da graça da vida. Ela é parceira das mesmas promessas de Deus.

PRÁTICA:
Como tenho tratado a Wanda? Do lado positivo: sei que a trato com carinho, procuro afirmar meu amor, procuro ajudar nas tarefas, procuro ser manso, procuro me dispor para auxiliá-la naquilo que ela precisa de mim.
Do lado negativo: sei que não demonstro muita paciência quando ela quer falar, sei que sou áspero quando fico nervoso tendo facilidade para feri-la com palavras, sei que às vezes sou enjoado tentando que ela aja ou seja como eu quero.
Diante do que Deus está falando sei que preciso mudar minhas atitudes, por amor a ela, por amor ao nosso casamento, mas também por amor a Deus. Não quero estar “aprisionado” em cadeias espirituais, vendo minhas orações bloqueadas, com sinal de ocupado, sem acesso a Deus por ser um marido “espancador”, quero trata-la com sabedoria, respeito e minha parceira em tudo.

ORAÇÃO:
Senhor. Quero cumprir meus votos acima. Preciso de tua graça para me dar controle, especialmente nos momentos em que me vejo cansado e sem paciência com ela. Ajuda-me a ser gentil e carinhoso e vê-la do modo que o Senhor a vê, como a parte mais sensível em nosso casamento. Ajuda-me a ser fiel em tudo.



Insignificância, irrelevância e propósito! Pr Marinho Soares

Texto: Eclesiastes 1:11
Ninguém se lembra dos que viveram na antigüidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois deles.

Obs. Tenho lido Eclesiastes esta semana. É um livro contundente, desesperançoso e bastante mal humorado. Foi escrito em dias difíceis da vida de Salomão. Contudo, há sabedoria nestes escritos, senão, não estariam registrados na Palavra de Deus! Ele começa confrontando-nos falando da insignificância, irrelevância e de que quanto somos desnecessários. Quem já foi não é lembrado, quem vem não será lembrado depois. Que vazio existencial, que falta de propósito.

Prática: já vivi e me senti assim. Porém, ao conhecer Jesus Cristo, a quem Salomão não teve o privilegio de conhecer, minha vida ganhou uma identidade e significados eternos. Não procuro a relevância ou significância entre os homens, mas para Deus que me criou, me amou e me salvou em Cristo Jesus. Vivo com Ele e para Ele! Através Dele viverei para sempre. Jesus me ensinou o significado de servir - o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir. O menor será o maior. O humilhado será exaltado. Vivo hoje no pleno propósito de Deus para minha vida. Estes propósitos são o de viver para Cristo e para seu corpo que é a igreja. Experimento hoje a verdadeira liberdade dos filhos amados de Deus, e na eternidade uma vida para sempre reinando com Ele.

Oração: Senhor dá-me a cada dia a humildade de reconhecer e praticar que sem o Senhor nada sou e nada posso fazer. Reconheço e declaro que minha vida está em Ti e que dependo de Ti para tudo. Em nome de Jesus. Amém!