quinta-feira, 3 de outubro de 2013

TRATAR A MULHER MAL DÁ CADEIA ESPIRITUAL Pr. Gedimar de Araújo.

TEXTO: I Pedro 3.7-11 (NVI)
7 Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 8 Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. 9 Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. 10 Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. 11 Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

OBSERVAÇÃO:
Poucas vezes a Bíblia fala tão diretamente aos maridos, como neste texto. Pedro se torna direto, claro, curto e objetivo. Revelando que nossa atitude como marido pode determinar a bênção ou a maldição do nosso casamento. A pior coisa que pode acontecer é ver que as consequências serão terríveis. Tratar a mulher de forma errada dá cadeia – cadeia espiritual. Nossas orações são bloqueadas e não obtemos resposta de Deus. Talvez esta seja a razão de os céus se fecharem para muitos homens “espancadores” de mulheres. Pedro dá algumas recomendações ou orientações:
1.     Homem que trata bem a sua mulher a trata com sabedoria – Estamos acostumados a dizer que a mulher sábia edifica a sua casa. Aqui está falando que o homem sábio também a edifica.  A vida em comum no lar gera muitas tensões para ambos e por isso é necessário agir com conhecimento, com discernimento. Refletir antes de falar ou antes de agir, pode evitar muitos aborrecimentos.
2.     Homem que trata bem a sua mulher a trata com respeito – A mulher deve ser tratada com consideração, com honra, com respeito. A sensibilidade da mulher faz com que ela se sinta machucada ou ferida por nossas palavras ou ações duras.
3.     Homem que trata bem a sua mulher a trata como parceira – A mulher não está numa posição de escrava ou de serva. Ela é coerdeira do dom da graça da vida. Ela é parceira das mesmas promessas de Deus.

PRÁTICA:
Como tenho tratado a Wanda? Do lado positivo: sei que a trato com carinho, procuro afirmar meu amor, procuro ajudar nas tarefas, procuro ser manso, procuro me dispor para auxiliá-la naquilo que ela precisa de mim.
Do lado negativo: sei que não demonstro muita paciência quando ela quer falar, sei que sou áspero quando fico nervoso tendo facilidade para feri-la com palavras, sei que às vezes sou enjoado tentando que ela aja ou seja como eu quero.
Diante do que Deus está falando sei que preciso mudar minhas atitudes, por amor a ela, por amor ao nosso casamento, mas também por amor a Deus. Não quero estar “aprisionado” em cadeias espirituais, vendo minhas orações bloqueadas, com sinal de ocupado, sem acesso a Deus por ser um marido “espancador”, quero trata-la com sabedoria, respeito e minha parceira em tudo.

ORAÇÃO:
Senhor. Quero cumprir meus votos acima. Preciso de tua graça para me dar controle, especialmente nos momentos em que me vejo cansado e sem paciência com ela. Ajuda-me a ser gentil e carinhoso e vê-la do modo que o Senhor a vê, como a parte mais sensível em nosso casamento. Ajuda-me a ser fiel em tudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário