segunda-feira, 1 de julho de 2013

Devocional sobre Telexfree e congêneres

Olá amados graça e paz
Muitos irmãos têm sido convidados a participarem destes programas de ganho, que se auto-denominam investimentos. Eu mesmo fui convidado por um vizinho que estava muito empolgado com os ganhos que estava tendo.
Me senti, ainda que um pouco atrasado, a fazer uma breve reflexão bíblica sobre este assunto para você que está sendo convidado a participar, ou quem sabe, já participando.

1. A bíblia nos orienta sobre ganhos e trabalho.
Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto.” Ex.18:21
O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.” Pv.13:11
De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro” 1 Tm.6:6

Todo o ganho/lucro deve ser justo e honesto. O que enxergo nestas propostas é que alguns ganham muito, principalmente os que entram primeiro, para muitos que perdem depois. O que vejo na Telexfree e congêneres é a mesma proposta: ganho rápido e fácil. Ou seja, estou sendo desonesto quando ganho o dinheiro que outra pessoa está perdendo. O modelo, também conhecido como marketing multínivel ou comumente chamado de pirâmide, é como uma caixa de água que vai tirando enquanto está sendo colocada nova água. A hora que parar de colocar, quem colocou por último perderá tudo o que depositou.

2. A Bíblia orienta-nos sobre transparência.
“7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 Jo 1:7
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.” Mt.5:14
A maioria destas empresas trabalha sem clareza no que fazem. Seus contratos não são claros. Suas propostas são duvidosas. Vemos isto através do próprio ministério publico e outros órgãos estarem questionando a forma de trabalho e o que elas prometem. A nós, discípulos de Cristo cabe andar na luz. Não podemos viver sob obscuridade ou dúvida. Se há duvida pode haver confusão e onde há confusão não está a luz de Deus.
Portanto, devemos andar na luz em todas as nossas práticas. Paulo escreveu: Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos (2 Co 3:2). Devemos ser completamente transparentes e nossas ações conhecidas de todos.

3. A Bíblia nos adverte quanto ao desejo de enriquecimento.
A maior parte do marketing destas empresas prega o enriquecimento. Esta é a chamada mais poderosa. Então vejamos alguns textos sobre isto.
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição.” 1 Tm 6:9
Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!" Mc.10:23

Vemos que podemos ter grandes prejuízos com o desejo de riqueza. Em especial um novo convertido da igreja, fez empréstimo bancário para entrar nesta empresa e hoje está com a divida no banco e terá dificuldades para pagar. Já tem ganhos pequenos e ficará sem recursos. Muitas pessoas fizeram isto. Pegaram grandes somas e investiram nestas empresas. Fico preocupado pois, se a motivação do coração é enriquecer, terão grandes problemas.


Minha oração é a mesma que fiz para aquele irmão novo convertido, Senhor tenha misericórdia e compaixão, para que o prejuízo de muitos irmãos seja diminuído. Oro também para que aprendamos a lição e não venhamos cair no caminho do ganho fácil, da falta de transparência e do desejo das riquezas. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário