quinta-feira, 21 de novembro de 2013

DÊ A JESUS UM BOM MOTIVO PARA AGIR - Pr Gedimar

TEXTO: João 5.6-7 (NTLH)
Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: —Você quer ficar curado? Ele respondeu: —Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim.

OBSERVAÇÃO:
Sempre que eu leio esta passagem me pergunto a razão de Jesus ter feito esta pergunta: “Você quer ficar curado?”. A pergunta parece fora do lugar, pois perguntar a um homem que estava a trinta e oito anos esperando uma chance que nunca chegava e que não tinha ninguém por ele, me parece uma pergunta descabida.
Jesus não fez esta pergunta por ignorar a situação, pois o texto afirma cabalmente que ele sabia a história daquele homem. Também me parece que Jesus não fez a pergunta apenas para puxar conversa, pois não tinha o que falar. Havia muitos outros ali naquele lugar e Jesus poderia ter conversado com qualquer um.
Para mim, pode não ser o que muitos pensariam, Jesus estava esperando encontrar a resposta certa para operar o milagre. E aquele homem deu a resposta certa. Como aquelas brincadeiras em que a pessoa tem que dizer a senha correta.
A senha que abre o coração de Jesus é uma pessoa que realmente reconhece sua necessidade e sabe que para ele não tem mais jeito, a não ser que um milagre aconteça. Enquanto o homem ficar procurando achar um jeito de resolver seus problemas, nada vai acontecer. Mas, quando alguém diz: “Não tenho ninguém”. Esta é a razão certa para Deus entrar em ação.
PRÁTICA:
Fiquei pensando que eu mesmo já estive à beira do poço de Bestesda com a oportunidade de experimentar o milagre de Jesus mas não me rendi. Pensando que eu daria um jeito, confiando nas minhas forças, com isso abri mão do milagre de Deus.
Não é terrível pensar isso, que eu estive à beira do milagre que só não aconteceu porque eu endureci o meu coração e confiei em mim mesmo. Porque ao invés de dizer: “Não tenho ninguém”, afirmei: “Eu darei um jeito”, ou “Eu resolvo isto”, ou ainda “Não preciso de ninguém”. O que memove a fazer isso pode ser o orgulho, a dificuldade de pedir ajuda, a autossuficiência.
Quero manter-me dependente de Deus, reconhecendo minha necessidade e declarando que minha esperança está apenas nele.

ORAÇÃO:
Senhor Jesus. Reconheço que muitas vezes tenho tomado o caminho da autossuficiência e que por orgulho tento resolver as coisas do meu jeito. Mas, nesta manhã, resolve dizer: Não tenho ninguém, só tenho a ti. Que isto seja sincero e que mova teu coração para agir em mim e por mim.

Pr. Gedimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário