sábado, 3 de março de 2012

Síndrome de Tomé - Jo. 20 - Marinho Soares


Texto: E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu!" Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". V.27-29

Obs. Os discípulos tiveram muitas experiências naqueles dias. Jesus foi crucificado, enterrado por José de Arimatéia e agora eles vão até o sepulcro para verem com seus próprios olhos o fato da ressurreição. Ficam assustados. Quase aterrorizados com a notícia de que Jesus havia ressuscitado. Jesus aparece a eles quando estavam trancados em casa com medo de serem perseguidos. Mostra a marca dos pregos nas mãos, o lado furado... Tomé está ausente, fica incrédulo. Jesus aparece uma semana depois. Tomé agora presente e Jesus o repreende: pare de duvidar e creia! Tomé grita assustado e surpreso. Isto acontece inúmeras vezes conosco quando descremos do que Deus está fazendo ou de Sua presença conosco.

Pratica: Louvo a Deus que tenho aprendido muito nos últimos anos da jornada com Cristo. Tenho resistido firme à síndrome de Tomé. Mas de vez em quando ainda fico em dúvida. Bate um questionamento se Jesus está presente mesmo. Às vezes as coisas ganham um aparente caos. Elas fogem do meu controle. Nestas horas fico balançado e preciso renovar minha fé e buscar a confiança em Jesus ressurreto e presente em minha vida. Felizes os que não viram e creram. Obrigado Jesus por proporcionar a mim esta felicidade.

Oração: Senhor me livra de qualquer espírito de incredulidade. Quero a cada dia viver mais os milagres que tens para minha vida. Sou feliz e agradecido por viver a bem aventurança de lhe servir de todo o coração sem tê-lo visto, mas com uma fé gerada pelo Teu Espírito em mim. Muito obrigado, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário