sábado, 31 de março de 2012

GRAÇA MAIOR - Tg. 4-5 - Pr. Marinho Soares

Texto: “Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes"” Tg. 4:06

Obs. Perdoar, amar, doar-se é para quem recebe graça maior. Deus fala neste texto que Ele concede graça maior. Ele me concede (presente) graça maior. Preciso me apropriar dela. Preciso experimentar esta verdade em minha vida. C. S. Lewis escreve em seu livro Cristianismo Puro e Simples, que o maior de todos os pecados é o orgulho. Este foi o pecado primal que levou à queda de Lúcifer, o anjo de luz, e que continua levando à queda o ser humano a cada dia. Sem a GRAÇA MAIOR eu não poderei viver o verdadeiro cristianismo. A verdade central do discípulo é a humildade que destrói o orgulho. Veja só o que diz a Palavra antes deste versículo: “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras... Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus “ (v.1-2, 4). Vivemos a lutar e a fazer guerras entre nós mesmos. É um prazer diabólico viver desta forma. Sem perdoar. Magoados, feridos e ferindo uns aos outros. Intriga-me, pois a graça já é algo poderoso, contudo aqui ele diz que tem uma graça maior. Preciso disto encarecidamente.

Prática: Como tenho tido a oportunidade de experimentar e viver debaixo desta graça maior nestes dias. Como tenho visto e percebido a guerra que está no meio do povo de Deus. São tantos egos inflamados. Tantas lutas e contendas. O orgulho tem matado a humildade. Tenho lutado comigo mesmo. Tem horas que meu desejo imediato é desistir. É abandonar estas pessoas. É dizer a elas que devem viver suas vidas mesquinhas e egoístas longe de mim. Mas não percebo que é assim que o Senhor age. Percebo que a graça maior está em Ti e no exemplo da cruz. “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.” Fl.2:5-7

Oração: Pai, nesta manhã eu preciso desta graça maior. Preciso exercitá-la com aqueles que falam mal de mim. Com aqueles que têm me traído. Com aqueles que não me compreendem. Com aqueles que são arrogantes e orgulhosos. Não devo pagar o mal com o mal, mas sim com o bem. Ajude-me a viver esta verdade todos os dias. Não deixe que as sugestões de satanás ganhem espaço em minha mente. Dê-me a coragem de humilhar. De me dobrar, abaixar, curvar-me diante do Senhor e também diante dos meus inimigos. Que eu alcance esta graça maior de amar, perdoar e buscar (ir atrás) incondicionalmente a todos os que me causam mal ou dano, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário