quinta-feira, 1 de março de 2012

CRISTO OU BARRABÁS? Jo.18 - Pr. Marinho Soares


Texto: “Contudo, segundo o costume de vocês, devo libertar um prisioneiro por ocasião da Páscoa. Querem que eu solte 'o rei dos judeus'?" Eles, em resposta, gritaram: "Não, ele não! Queremos Barrabás!" Ora, Barrabás era um bandido.”” V.39-40

Obs. Pilatos tinha o poder de libertar ou condenar a Jesus e prefere passar esta responsabilidade para os judeus. Hoje vemos que tudo era para que se cumprisse a Escritura e Jesus fosse o cordeiro morto para remissão dos pecados do mundo. Contudo, sabemos que esta foi uma atitude covarde. Agora já nas mãos dos judeus eles preferem libertar a Barrabás, um bandido, e crucificar a Jesus, o Cristo. Quantas vezes precisamos decidir entre Cristo e Barrabás em nosso dia-a-dia? Cristo significa a verdade, a obediência, a pureza e santidade. Barrabás significa a traição, o pecado, a negação e a rejeição. O povo decidiu por Barrabás e foi a sua perdição.

Prática: Jesus me pede o coração e a vida. Ele espera de mim uma entrega irrestrita e incondicional. Todas as vezes que eu O nego, rejeito e o desprezo, escolhendo o meu orgulho, egoísmo e vaidade, estou escolhendo a Barrabás. Barrabás está sempre à minha espreita. Está sempre desejando minha derrota. Esperando a minha traição a Cristo. Torcendo por minha rejeição à Deus.

Oração: Pai, mais uma vez me coloco submisso a Ti, ao Filho e ao Espírito Santo. Rejeito o espírito de Pilatos, o espírito de Barrabás; e renovo minha escolha do Senhor como meu Mestre e Guia. Desejo honrá-lo com minha obediência e consagração ao Senhor e ao ministério, em nome de Jesus, amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário