quarta-feira, 24 de abril de 2013

APRENDENDO COM A PACIÊNCIA - Mônica Furtado

24.04.2013

Texto: “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. Provérbios 16:32

Observação: O Texto de hoje revê-la uma genealogia, contando nos 32 versículos de provérbios um resumo de como dever ser a vida do homem, citando os principais fatos. Geralmente, é assim que se conta uma vida, salienta-se as grandes conquistas, ou, os destaques dela. Em consequência, não raro, começamos a valorizar a vida, visando as grandes ocasiões, desprezando assim os momentos comuns. Só que a vida acontece em todas as ocasiões, sejam elas grandes momentos ou nos momentos cotidianos, acontece em todas as horas do dia; cada hora tem haver com o que vem antes e depois conquistas. Os provérbios de hoje me ensina uma grande chave de vitória, porém, extremamente difícil de se praticar, é preciso desenvolvê-la. A Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. Embora a pessoa que pratica a paciência e o domínio próprio recebe muito menos atenção e aplausos que o guerreiro que conquista uma cidade, ela realiza coisas melhores.

Prática: A vida é uma sequência de decisões, em sua maioria são os momentos menos marcantes, que fazem a grande diferença, os meus momentos solitários, comuns é que definem quem eu sou, e quem sou determina meu jeito de agir nas grandes oportunidades. Eu sendo uma verdadeira cristã, sou chamada para viver de um jeito diferente do que determina a humanidade, a carnalidade. Preciso desenvolver a paciência, para que traga para a minha vida a conquista de inúmeros benefícios. Devo exercitar a paciência em diversas áreas do meu cotidiano, como, no trânsito, na fila do banco, na convivência familiar e com os irmãos em Cristo, no namoro ou casamento, no trabalho, nos estudos, etc. A palavra de Deus me ensina que o domínio próprio é a grande conquista. Mantendo um controle emocional equilibrado, pacientemente ao longo da minha vida. Devo desenvolver o caráter de Cristo, perseverando nas coisas que vem do alto, no crescimento e no conhecimento e na dedicação com da palavra, no amor ao próximo e na comunhão. O Espírito Santo age em meu favor, quando me rendo a Jesus, praticando a paciência que a palavra me ensina, desenvolvo um caráter alvo mais que neve.

Oração: SENHOR, Deus e Rei meu, guardador de muitas promessas, obrigado por permitir que eu deposite minha esperança, meu futuro, e meu significado nas suas mãos. Dê-me coragem e perseverança para agir de forma que desenvolva em mim um caráter paciente e determinado. Que eu alcance um coração puro parecido com o do meu Jesus. Eu preciso desenvolver a paciência em muitas áreas da minha vida, e preciso que me conduzas em águas tranquilas. Quero permanecer e ser aquilo que agrada o teus olhos. No nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário